• CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas
  • CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas
  • CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas
  • CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas
  • CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas
  • CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas

CCDRC e Município oliveirense entregaram mais uma casa. 70 casas de 123 estão concluídas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Município de Oliveira do Hospital entregaram hoje, num ato simbólico, mais uma casa pronta a habitar depois de ter sido consumida pelas chamas no incêndio de 15 de outubro de 2017. Para a semana mais cinco casas vão ser entregues no concelho.

A presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, e o presidente do Município oliveirense, José Carlos Alexandrino, juntamente com os vereadores Graça Silva e José Francisco Rolo, deslocaram-se à Sobreda, freguesia do Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, para visitar a habitação do casal Acácio Nunes e Maria Isolinda Santos, de 78 e 69 anos respetivamente, que há mais de um ano ficou parcialmente reduzida a cinzas.

Na ocasião, Ana Abrunhosa voltou frisar que “Oliveira do Hospital foi dos concelhos mais afetados” e que, incluídos no programa de apoio do Governo, tem 123 habitações”. Neste momento, destas 123, “estão concluídas 70”, referiu, enaltecendo o “trabalho extraordinário das juntas de freguesia, da Câmara Municipal , da CCDRC e todos os parceiros como as empresas de construção e fiscalização”.

“Ficarão concluídas muitas mais todas as semanas.É isto que nos move. A nossa preocupação são as pessoas e resolver os problemas quando surgem e não descansaremos enquanto não entregarmos a última casa”, afirmou Ana Abrunhosa, dando conta de que “para a semana” estará de regresso a Oliveira do Hospital “para entregar cinco casas reconstruídas”.

José Carlos Alexandrino agradeceu, uma vez mais, o empenho da equipa da CCDRC e das empresas responsáveis pelas reconstruções. O autarca referiu ainda que, neste momento, a Câmara Municipal já está sob “o desafio das segundas habitações”.

Também Margarida Claro, presidente da junta de freguesia do Seixo da Beira, se mostrou satisfeita por ver mais uma família feliz e com a habitação pronta. Segundo Margarida Claro, naquela freguesia, “cerca de 13 habitações estão a ser apoiadas pela CCDRC”, sendo que duas, de reconstrução parcial, já foram entregues aos respetivos proprietários. “Gostaria que fosse mais depressa mas temos que ter consciência que não havia outra forma de fazer as coisas. Há muita burocracia e, por isso, é normal que demore”, disse, em declarações à Rádio Boa Nova.

Maria Isolinda Santos, pronta a voltar a viver na sua casa, mostrou-se “comovida mas feliz”, contudo as memórias daquela fatídica noite ainda estão bem presentes. “Tenho alturas em que acordo de noite com aquela sensação… Custa esquecer”, contou.

Beatriz Cruz (jornalista estagiária)

image_pdfimage_print
Previous Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana
Next Eptoliva celebra Natal com a Comunidade

Artigos Relacionados

Informação

Leiria: GNR detém sete pessoas por tráfico de droga e posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Leiria da GNR informou ontem que deteve sete pessoas suspeitas dos crimes de tráfico de estupefacientes e posse de armas proibidas, no concelho de Leiria.

Sociedade

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil

Região

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os

Informação

Cidade de Oliveira do Hospital “encheu-se” de gente com o regresso do Downtown Nocturno

Passados oito anos o Downtown Nocturno regressou a Oliveira do Hospital e foi motivo para que muitas centenas de pessoas mostrassem o interesse por este tipo de prova.

Informação

Agricultores lesados dos incêndios exigem “ajudas justas” ao Governo

Vários agricultores atingidos pelos incêndios de 2017 manifestaram-se, hoje, em Góis e entregaram ao ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, e ministro-adjunto, Pedro Siza Viera,…

Informação

Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão

Subiu para dez o número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos há praticamente um ano e que tiraram a vida a 66 pessoas.

Informação

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, …

Sociedade

Amanhã há greve na função pública

Os funcionários públicos vão estar em greve na sexta-feira em defesa de aumentos salariais, o que deverá levar ao encerramento de escolas e serviços municipais …

Região

Bolo Vínico gigante nos 25 anos da Feira dos Vinhos de Nelas

A 25ª edição da Feira dos Vinhos de Nelas, que decorre de 2 a 4 de setembro, vai ficar marcada pelo fabrico de um bolo vínico com cerca de 250

Informação

Especialistas debatem “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe” em Oliveira do Hospital

Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, Oliveira do Hospital acolhe a realização do workshop “Respostas Emocionais a Situações de Catástrofe”.

Última Hora

Funeral de Mário Soares realizou-se esta tarde

Terminou o funeral de Estado de Mário Soares, no cemitério dos Prazeres, onde vão ficar depositados os restos mortais do estadista.

Última Hora

DGS alerta para temperaturas de 40º nos próximos dias

A Direção-Geral da Saude alertou hoje a população para as elevadas temperaturas que se prevêem para os próximos dias, aconselhando as pessoas a manterem o corpo fresco e hidratado e

Região

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um

Última Hora

Governo garante que há 191 casas completamente reconstruídas após fogos de outubro

Cento e noventa e uma casas de habitação permanente, destruídas pelos incêndios de outubro de 2017, estão completamente reconstruídas…

Informação

“Be Queen” é o novo espaço de estética em Tábua

“Personalizado, acolhedor e familiar” assim se apresenta o novo espaço de estética, localizado em Tábua, em frente à Câmara Municipal.

Informação

Queda de neve obriga ao encerramento de estradas na Serra da Estrela

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, …

Desporto

Nogueirense – Atl. Reguengos para o play-off de descida, joga-se este sábado.

Campeonato de Portugal Prio –  Jogos do Play-off de descida iniciam-se este sábado às 17:00 horas Estas são as partidas da 1ª mão que se disputam este sábado: AD Nogueirense

Informação

Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela

O projeto de infraestruturação em fibra ótica, pela Altice Portugal, em seis concelhos do Maciço Central da Serra da Estrela (Seia, Covilhã, Manteigas, Gouveia, Fundão e Oliveira do Hospital) …

Última Hora

Mulher encontrada morta dentro de um poço em Nelas

Uma mulher de 61 anos foi, ontem, encontrada morta dentro de um poço, na localidade de Vilar Seco, em Nelas, distrito de Viseu.

Informação

No domingo, muda a hora e entramos no horário de verão

Domingo, 27 de março,  é dia de acertar o relógio para a hora nova. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às

Cultura

Tuna Cantares de Avô assinala oito anos de “música tradicional portuguesa”

A Tuna Cantares de Avô prepara-se para comemorar o seu 8º aniversário no próximo domingo, 29 de abril, no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, numa tarde onde

Informação

Sinistralidade: 11 detenções, 247 infrações e 80 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 30 de outubro a 5 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta

Última Hora

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou, ontem, o Ançã Futebol Clube por cinco bolas a zero, em partida realizada em casa a contar para a 16ª jornada.