Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo
18 Maio, 2016 1351 Views

Caule conhece exemplo coreano e constata que “Portugal continua a assobiar para o ar” na erradicação do nemátodo

image_pdfimage_print

Uma comitiva da Coreia do Sul esteve ontem reunida com responsáveis e técnicos da Caule – Associação Florestal da Beira Serra e outros especialistas…

… com vista à troca de conhecimentos sobre o trabalho de erradicação do nemátodo da madeira do pinheiro.

À saída do encontro que teve lugar na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e que contou também com visitas de campo, o presidente da CAULE, José Vasco Campos, destacou a importância do intercâmbio realizado, percebendo aquele responsável que a Coreia do Sul tem assumido uma “postura muito ativa” na erradicação do nemátodo que  apareceu mais cedo (1988) naquele país da Ásia Oriental, que  já gastou 609 milhões de Dólares no combate à doença e abateu cerca de 10 milhões de árvores. Impressionado com os números, José Vasco Campos percebeu ainda que na Coreia do Sul o problema é mais grave do que em Portugal, já que há mais espécies de árvores afetadas e “não só pinheiro” e “têm dois insetos vetores” responsáveis pela propagação da doença da madeira.

Na região, a Caule é a Associação Florestal que mais esforços tem feito com vista à erradicação do nemátodo. Porém, José Vasco Campos, nota que comparativamente ao trabalho que está a ser desenvolvido na Coreia do Sul, Portugal “continua a assobiar para o ar”. Porque se “há regiões onde as entidades estão a fazer um excelente trabalho, noutros sítios não está a ser feito nada”. “Isso é preocupante porque a cultura do pinheiro bravo em Portugal está em risco”, alerta José Vasco Campos.

 

Previous Clube BTT e GNR sensibilizam cicloturistas e automobilistas em Seia
Next Aluna de Oliveira do Hospital venceu II Concurso de Jornalismo Olimpíadas da Economia

Artigos Relacionados

Última Hora

Acesso à Serra da Estrela cortado devido à queda de neve

Os troços de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerrados ao trânsito devido à queda de neve. Segundo fonte do Comando Distrital de Operações

Informação

“Este é o dia mais dramático de Oliveira do Hospital”

É trágico o balanço que resulta do forte incêndio que no domingo afetou o concelho de Oliveira do Hospital, considerando o….

Informação

Identificados quatro suspeitos de incêndio em Viseu

A GNR anunciou hoje ter identificado quatro pessoas em Lordosa, no concelho de Viseu, na sequência de incêndios florestais que terão sido originados…

Cultura

Oliveira do Hospital: Mais de 37 mil pessoas usufruíram das bibliotecas no último ano

A utilização da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital e da Biblioteca/Ludoteca de Lagares da Beira resultou, no último ano, em números “nunca antes alcançados”. No total foram 37 026

Destaque

José Carlos Alexandrino revelou expectativas na EXPOH em entrevista Rádio Boa Nova/ Folha do Centro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino antecipou esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, …

Politica

 PSD realizou “pontal das beiras” com críticas ao PS e determinado a mudar o rumo do concelho

O PSD de Oliveira do Hospital realizou, ontem, o tradicional convívio nas Caldas de S. Paulo. No encontro conhecido por “Pontal das Beiras”, fizeram eco as críticas…

Região

Acidentes com árvores causam um morto e um ferido grave na região Centro

Um homem morreu, no sábado, no concelho de Trancoso ao ser atingido por uma árvore que estava a ser derrubada, e outro ficou gravemente ferido em circunstâncias idênticas, em Tondela,

Informação

“L’Artista” surpreende com menu asiático e aproximação à comunidade

O  conhecido Restaurante e Pizzaria L’Artista, localizado na Catraia de S. Paio, no concelho de Oliveira do Hospital inicia amanhã, dia 29 de junho, a “noite Asiática”.

Região

PJ fez quatro detenções por sequestro e escravidão em Gouveia

A Pj deteve quatro homens e uma mulher, suspeitos dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro e de escravidão, ocorridos no concelho de Gouveia e também em várias localidades de

Informação

GNR desmantelou rede de tráfico de droga na região Centro

A GNR anunciou hoje ter desmantelado uma rede de tráfico de droga na Região Centro na sequência de oito meses de diligências, que levaram à detenção de três homens.

Informação

Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Um homem de 36 anos, residente em Arganil, foi ontem condenado a cinco anos e meio de prisão pela prática de um crime de violação e de um crime de

Última Hora

Homem de 80 anos que estava desaparecido foi encontrado com vida

Um homem de 80 anos, que estava desaparecido na localidade de Sotão, em Góis, Coimbra, apareceu com vida.