“Casa d’O Brasileiro” vai ser Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência

“Casa d’O Brasileiro” vai ser Centro de Acolhimento Temporário para a Deficiência

image_pdfimage_print

O Bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, abençoou ontem a primeira pedra daquele que virá a ser o Centro de Acolhimento Temporário (CAT) para a Deficiência,…

… promovido pela Santa Casa da Misericórdia de Galizes. O projeto vai dar vida nova à “Casa d’O Brasileiro”, na localidade de Senhor das Almas.

O lançamento da primeira pedra do CAT para a Deficiência marcou, ontem, o final das cerimónias de encerramento das comemorações dos 350 anos da Misericórdia de Galizes, que momentos antes procedeu à apresentação do livro “Compromisso da Misericórdia de Galizes – 1668” e descerrou um monumento comemorativo da efeméride.

Virgílio Antunes, Bispo de Cimbra considerou que 350 anos constituem “um marco” porque demonstra “o pulsar do coração de uma população” .E quanto àquela que vai ser a nova resposta social da instituição, considerou que a mesma é “urgente” para o acolhimento de crianças com deficiência, seja porque as suas famílias não têm condições adequadas para as ter em suas casas, seja porque estão inseridas em famílias destruturadas.

O futuro CAT vai funcionar no “palacete” localizado junto à EN17 conhecido como a Casa do Brasileiro. Há dois anos o imóvel foi oferecido à Misericórdia de Galizes para fins sociais pelo casal Albano Ribeiro de Almeida e a sua esposa Maria Augusta, herdeira da casa que o pai inaugurou em 1931. Em jeito de graça, Ribeiro de Almeida disse que a casa não era sua, mas antes da sua esposa que a herdou, contando lá ter vivido pouco tempo, por a achar “grande de mais”. “ A casa sofreu muitas alterações”, contou, recordando que à data da inauguração só tinha uma casa de banho e há dois anos tinha 15. Não deixou de sublinhar “os asares” que houve na casa, com os últimos inquilinos, mas considerou que “com a bênção do Sr. Bispo está tudo completamente resolvido”.


A apontar para o projeto do futuro CAT para a Deficiência, que manterá a traça original do palacete, Bruno Miranda, provedor da Santa Casa, referiu que o objetivo é criar “um lar de acolhimento, um lar familiar, que será composto por 16 camas normais e quatro de berçário. “Será estritamente para acolher crianças com deficiência, o que faz dele um projeto inovador” e “diferenciador” a nível nacional. “Contámos sempre com o apoio da Câmara Municipal, reconhecendo que seria uma mais valia para o concelho e que seria algo de bom e inovador para o concelho”, referiu Bruno Miranda.


Um trabalho em parceria que foi também apreciado pelo presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, considerando que a família que ofereceu o imóvel escolheu “a melhor instituição do concelho” para os fins que desejava. Esta é uma resposta que o autarca considera necessária no concelho por perceber o “drama de muitas famílias, sem capacidade financeira e com jovens com um grau de deficiência elevada. Destacou a “angústia” dos pais que quando começam a envelhecer não sabem a quem é que os filhos vão ser entregues. “Isto são coisas do nosso dia a dia, coisas reais do nosso concelho”.

Os trabalhos do futuro CAT para a Deficiência deverão ter início antes do final do ano. A obra estimada entre 750 a 800 mil Euros deverá estar concluída no final de 2020, altura em que o espaço entrará em funcionamento.

Previous Festa do Município de Nelas decorre de 21 a 24 de junho
Next Mário Brito é o novo presidente do FCOH

Artigos Relacionados

Informação

Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de junho e outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de maio.

Informação

Carnaval: GNR na estrada com detenções por álcool, drogas e armas

O fim-de-semana de Carnaval levou a um conjunto de operações excecionais da Guarda Nacional Republicana, para lá da atividade diária, que resultaram em diversas detenções, apreensões e multas de trânsito. Durante

Região

Guarda: Detidos por furto de combustível

Dois homens, com 37 e 44 anos, foram detidos pela GNR da Guarda por furto de combustível em Celorico da Beira.

Informação

Coimbra: PSP apreendeu 4.348 doses de haxixe e cocaína e detém sete suspeitos

O Comando da PSP de Coimbra apreendeu, durante o fim de semana, 4.348 doses de estupefacientes (4.325 de haxixe e 23 de cocaína) …

Informação

Tertúlia “não tem objetivo de comemorar Fátima, mas de debater Fátima”  

Luís Filipe Torgal, docente de História do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), responsável pela organização da tertúlia sobre Fátima adiantou à Rádio Boa Nova…

Última Hora

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME em Coimbra

A Associação Industrial Portuguesa promove no próximo dia 25 de setembro, o II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”,…

Informação

Entrada gratuita nos Museus do Brinquedo e da Eletricidade no Dia dos Museus

No próximo sábado, dia 18 de maio, para assinalar o Dia Internacional dos Museus, os espaços museológicos municipais em Seia têm entrada gratuita e promovem atividades para visitantes.

Sociedade

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias

ETAR de Oliveira do Hospital provoca cheiro nauseabundo intenso, na cidade nos últimos dias É uma situação que os habitantes da zona norte e mais alta da cidade, tem vindo

Informação

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Região

Região: Tribunal condena acusados de homicídio a penas de 12 e 13 anos de prisão

O Tribunal de Leiria condenou hoje três pessoas a penas de prisão entre os 12 anos e os 13 anos e seis meses, pelos crimes de homicídio…

Informação

Luís Lagos renuncia à liderança do CDS em Coimbra para assumir defesa das vítimas

O empresário de Oliveira do Hospital Luís Lagos confirmou ter renunciado à liderança do CDS/PP no distrito de Coimbra para poder…

Informação

Aldeia da Serra da Estrela recebe projeto de intervenção artística

Docentes, investigadores e estudantes de pós-graduação do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro iniciam hoje um projeto…