Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas
11 Julho, 2016 3062 Views

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

image_pdfimage_print

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

… Brás Garcia de Mascarenhas, possibilitando a construção de um novo auditório com capacidade para 300 pessoas.

Afinal, a Casa da Cultura oliveirense não vai ser apenas remodelada. Por decisão municipal e garantido o apoio dos fundos comunitários, no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, aquele espaço vai ser objeto de uma intervenção maior, com destaque para o novo e maior auditório. Uma solução só possível com a ligação ao desativado Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e terrenos adjacentes que também necessitavam de trabalho de recuperação. “Está na hora de fazer um novo auditório que leve 300 pessoas em Oliveira do Hospital. Para além de pequena, a Casa da Cultura não tem boca de palco. E os filmes que se estreiam em Lisboa e Porto têm que ser estreados, no mesmo dia, em Oliveira do Hospital”, referiu o presidente da Câmara Municipal.

José Carlos Alexandrino disse que já foi feito um “pré-esboço” e adiantou que o atual auditório vai dar lugar a uma sala de exposições e de receção das pessoas, quando se dirigem ao novo auditório.

A remodelação e ampliação da Casa da Cultura acontecem 25 anos após a sua construção, notando o atual presidente da Câmara que aquele espaço “serviu os seus propósitos”. “Mas, hoje o executivo tem nova visão. Temos que fazer história”, considerou José Carlos Alexandrino, notando que a equipa que lidera é “capaz de ver o futuro em Oliveira do Hospital”.  As obras de remodelação e ampliação da Casa da Cultura deverão arrancar no último trimestre deste ano.

No âmbito do PEDU e da requalificação da Zona Histórica, Alexandrino deu conta da primeira reunião com arquitetos e engenheiros do concelho, que acederam ao repto lançado de participação naquele que virá a ser o projeto final de intervenção naquele espaço. Pretende José Carlos Alexandrino que a requalificação tenha o “cunho das pessoas de Oliveira do Hospital”, com o apoio de uma gabinete especializado na requalificação de zonas históricas e que a autarquia contratará para prestar assessoria.

O objetivo é de levar a efeito um “concurso de ideias” de onde resultem “três projetos” que serão colocados a uma votação com vista à escolha do projeto final. Pretende o município “injetar dinheiro” nos gabinetes de arquitetura do concelho.

Previous Oliveirenses festejaram o título de “campeões europeus”
Next ASAE apreende 350 quilos de mel na região Centro

Artigos Relacionados

Última Hora

Sismo de 4,6 sentido no Norte e Centro de Portugal

Um sismo de 4,6 de magnitude foi registado no mar ao largo de Peniche, esta terça-feira pelas 07h12, e sentido particularmente no Norte e Centro do país.

Informação

Desporto para o fim de semana

Este fim de semana é marcado pela realização da terceira edição da Gala do Desporto (sábado 21h00). Reconhecer e valorizar todos os agentes desportivos que na época 2015/2016 contribuíram  para

Última Hora

Oliveira do Hospital já lançou “inquérito de opinião” para escolha de artistas da EXPOH 2020

Tal como tinha sido anunciado pelo presidente da autarquia, o Município de Oliveira do Hospital lançou a primeira fase do “Inquérito de Opinião”,…

Região

Montemor-o-Velho: Detido na posse de cerca de oito mil doses de cannabis

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Montemor-o-Velho, deteve, ontem, dia 15 de outubro, um homem com 52 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Montemor-o-Velho.

Região

Região de Coimbra com ações de fogo controlado

As ações de fogo controlado começaram, na passada sexta-feira, na Região de Coimbra, na sequência da candidatura apresentada pela CIM Região de Coimbra…

Última Hora

Obras de Requalificação da envolvente à Central de Camionagem, Pavilhão Municipal e Cemitério, já se iniciaram.

Iniciaram-se este mês de junho, as obras de requalificação da Zona Norte da cidade (antigo largo da feira), que se encontram inseridas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU)…

Cultura

Viseu: Fogo-de-artifício marcou arranque da Feira de S. Mateus

Um espetáculo de fogo-de-artifício marcou, ontem à noite, a abertura da Feira de S. Mateus, em Viseu.

Última Hora

Seia: Detidos dois homens que terão abusado sexualmente da mesma menor

A Polícia Judiciária (PJ) da Guarda deteve dois homens suspeitos de abusos sexuais de uma menor, em Seia, informou esta autoridade através de um comunicado enviado às redações.

Informação

Gafanha da Nazaré: Apreendidos 506 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu 30 quilos de raia curva, Raja undulata, e 476 quilos de biqueirão, engraulis encrasicolus, ontem e hoje, na

Informação

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Sociedade

A festa dos benfiquistas em Oliveira do Hospital

A Rotunda do Cavaleiro em Oliveira do Hospital foi, mais uma vez, o palco dos festejos do Tetra pelos benfiquistas.

Última Hora

Quiaios: detido por posse de armas proibidas

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, no dia 24 de maio, deteve um homem de 77 anos, em Quiaios – Figueira da Foz,