Carnaval da Beira Serra pretende ser “mais aberto” e para “todos” (com vídeo)

Carnaval da Beira Serra pretende ser “mais aberto” e para “todos” (com vídeo)

Nos dias 4, 5 e 6 de março cumpre-se a 42ª edição do Carnaval da Beira Serra, em Lagares da Beira. A iniciativa promovida pela…

… Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBV) de Lagares da Beira conta, este ano, com mais  de 300 figurantes e uma dezena de carros alegóricos.


A tradição do Carnaval em Lagares da Beira já remonta à primeira metade do século passado, mas realiza-se de modo ininterrupto desde 1977, cumprindo este ano a 42ª edição.

É, por isso, com orgulho e sentido de missão que Telmo Esteves, recém eleito presidente da direção da AHBV de Lagares da Beira, assiste ao empenho e bom envolvimento de todos na preparação das festividades carnavalescas. Convidado desta manhã na Rádio Boa Nova, o dirigente referiu que esta é uma iniciativa da AHBV, mas que conta com “dois apoios e parceiros de excelência que são a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e Junta de Freguesia de Lagares da Beira”, bem como as 60 empresas que apoiam com publicidade. Só desta forma, refere Telmo Esteves, é possível contar com um orçamento a rondar os “12.500 Euros” que permite ter um Carnaval “com alguma qualidade”.

Às portas da 42ª edição do Carnaval da Beira Serra, Telmo Esteves defendeu esta manhã na Rádio Boa Nova que para “ter mais qualidade e dimensão”, o Carnaval “terá que ser mais aberto” e um “Carnaval que seja para todos”. Para o dirigente, o desejável é que, no futuro, seja criada uma comissão organizadora do Carnaval à margem da direção da AHBV que é eleita de dois em dois anos.

O Carnaval da Beira Serra tem, amanhã, participação no desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, apresentando um carro alegórico com a forma de um cogumelo. Em Lagares da Beira, as festividades iniciam na segunda-feira, dia 4, com o Baile do Chapéu. O momento alto está reservado para a tarde de terça-feira, dia 5, com o cortejo carnavalesco que, este ano, para além dos habituais grupos participantes, conta também com a participação de um grupo do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital e um grupo da Póvoa de Midões. Telmo Esteves estima que o Carnaval conte com mais de 300 participantes e 10 carros alegóricos.

O Carnaval da Beira Serra termina no dia 6, quarta-feira, com o tradicional Enterro do Entrudo e Leitura das Tradicionais Deixas.

Previous BLC3: Criação de mais de 45 postos de trabalho com Laboratório Colaborativo para a Economia Circular
Next GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março

Artigos Relacionados

Última Hora

Homem que estava desaparecido foi encontrado morto em Viseu

Um homem com cerca de 60 anos foi encontrado, ao final da manhã desta segunda-feira, a boiar no rio Pavia, em Viseu.

Última Hora

“Pedimos apoio igual. Há muitas pessoas que estão a ficar para trás” (com áudio)

Passados quatros meses desde o grande incêndio de 15 de outubro, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) insiste no tratamento “igual” para com os

Sociedade

Feira do Queijo de Oliveira do Hospital “resistiu” à chuva e ao vendaval

Com exceção da manhã de sábado, em que o sol fazia adivinhar o sucesso do certame, a Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital acabou por se

Última Hora

Neve coloca amanhã dez distritos sob aviso amarelo

Dez distritos de Portugal continental vão estar, amanhã, sob aviso amarelo devido à previsão de queda de neve.

Região

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Região

Vento forte causou estragos em S. Paio, Gouveia

Um episódio de vento forte registado ao final da tarde de ontem, na aldeia de S. Paio, no concelho de Gouveia , provocou quedas de árvores e de muros e

Cultura

Grupo completa sete anos de “Melodias e Tradições da Beira Serra”

O Grupo de Melodias e Tradições da Beira Serra comemora no dia 10 de junho, pelas 19h00, sete anos de atividade marcados pela recolha e divulgação de sonoridades tradicionais.

Informação

Jovens lançam corrente de positivismo em Oliveira do Hospital

“Mãos à Terra” é a expressão que três jovens oliveirenses adotaram para criar uma corrente de positivismo nas gentes de Oliveira do Hospital.

Região

Quase uma centena de concelhos do continente em risco máximo de incêndios

Quase uma centena de concelhos de 14 distritos de Portugal continental apresentam hoje risco ‘máximo’ de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Autarca de Oliveira do Hospital admite avançar para nova manifestação pelas acessibilidades

José Carlos Alexandrino admitiu, em reunião da Assembleia Municipal, avançar com uma nova manifestação para pressionar o governo a resolver o problema das acessibilidades no concelho.

Politica

PS de Oliveira do Hospital exige requalificação total da EN 230 até ao limite do distrito de Coimbra

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital não aceita que a requalificação da via entre Vendas de Galizes e Alvôco de Várzeas se fique pelo troço de nove quilómetros…

Nacional

GNR intensifica fiscalização ao uso do cinto de segurança e telemóvel

A GNR intensifica hoje, em todo o país, a fiscalização ao uso do cinto de segurança, das cadeirinhas para bebés e do telemóvel durante a condução, algumas das principais causas