Carnaval com chuva devido a um anticiclone

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este ano, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado junto ao arquipélago da Madeira, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, que irá enfraquecendo gradualmente e permitir a aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais.

Do dia 1 (esta sexta-feira) ao dia 5 (terça-feira de Carnaval) vamos contar com períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e o céu geralmente pouco nublado na região Sul, com condições favoráveis à formação de neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

Em relação à precipitação, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde de sexta-feira, podendo prolongar-se até ao início da manhã de sábado.

A precipitação voltará ao Minho e Douro Litoral no domingo, intensificando durante a tarde, e estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, prolongando-se até ao início da manhã de segunda-feira.

Para terça-feira, dia de Carnaval, a probabilidade de ocorrência de precipitação é entre 60 e 90% no Minho e Douro Litoral, entre 50 e 70 % nas restantes regiões do Norte e Centro e entre 20 e 50% na região Sul.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste no domingo e intensificando para moderado a forte nas regiões do Norte e Centro a partir da manhã desse dia, com rajadas até 80 km/h durante a tarde em especial na região Norte, enfraquecendo durante a noite de domingo para segunda-feira. O vento deverá voltar a intensificar durante a tarde de terça-feira no litoral Norte.

Prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima, até sábado, dia em que esta irá variar entre 8 e 12ºC e, no interior Norte e Centro, entre 4 e 8ºC. Até lá a máxima deverá variar entre 16 e 22ºC. No entanto, a partir de domingo prevê-se uma descida de temperatura, em especial da máxima que, na terça-feira, deverá variar entre 15 e 19ºC e, no interior Norte e Centro, entre 11 e 14ºC.

A agitação marítima deverá ser forte com ondas de oeste/noroeste com 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo da Roca a partir da tarde de dia 3 e até à manhã de dia 4. Assim, as situações mais significativas serão a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Previous GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março
Next Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos"

Artigos Relacionados

Última Hora

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Última Hora

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Sociedade

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Região

 “Vinal – Vinhas de Altitude” destaca o melhor do Dão em Vila Nova de Tazem

Nos dias 19 e 20 de maio, a Adega Cooperativa de Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, é destino obrigatório para “wine lovers”.

Informação

Casal de radialistas homenageado em noite de Gala da Rádio Boa Nova

Zé Conde e Natália Novais, o conhecido casal de radialistas que, desde há quatro anos, asseguram as tardes da Rádio Boa Nova, em Oliveira do Hospital, foram distinguidos na Gala

Última Hora

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Sociedade

Oliveira do Hospital “Mostra o Cartão Vermelho à Violência Doméstica”

O Município de Oliveira do Hospital, através da equipa Igualdade Local: Cidadania Responsável, com o apoio da Rede Social e dos pelouros da Ação Social e do Desporto, vai dinamizar

Destaque

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Informação

Caule comemora Dia Mundial da Árvore

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemora hoje, 21 de março,  o Dia Mundial da Árvore com demonstração de controlo de invasoras lenhosas – mimosas –  e plantação

Última Hora

Município de Penacova em Cerimónia Comemorativa do Centenário do Armistício em França

O Município de Penacova participou, no passado fim-de-semana, na cerimónia comemorativa do Centenário do Armistício, na cidade geminada de Pont-Saint-Esprit, em França.