Carnaval com chuva devido a um anticiclone

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

image_pdfimage_print

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este ano, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado junto ao arquipélago da Madeira, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, que irá enfraquecendo gradualmente e permitir a aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais.

Do dia 1 (esta sexta-feira) ao dia 5 (terça-feira de Carnaval) vamos contar com períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e o céu geralmente pouco nublado na região Sul, com condições favoráveis à formação de neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

Em relação à precipitação, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde de sexta-feira, podendo prolongar-se até ao início da manhã de sábado.

A precipitação voltará ao Minho e Douro Litoral no domingo, intensificando durante a tarde, e estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, prolongando-se até ao início da manhã de segunda-feira.

Para terça-feira, dia de Carnaval, a probabilidade de ocorrência de precipitação é entre 60 e 90% no Minho e Douro Litoral, entre 50 e 70 % nas restantes regiões do Norte e Centro e entre 20 e 50% na região Sul.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste no domingo e intensificando para moderado a forte nas regiões do Norte e Centro a partir da manhã desse dia, com rajadas até 80 km/h durante a tarde em especial na região Norte, enfraquecendo durante a noite de domingo para segunda-feira. O vento deverá voltar a intensificar durante a tarde de terça-feira no litoral Norte.

Prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima, até sábado, dia em que esta irá variar entre 8 e 12ºC e, no interior Norte e Centro, entre 4 e 8ºC. Até lá a máxima deverá variar entre 16 e 22ºC. No entanto, a partir de domingo prevê-se uma descida de temperatura, em especial da máxima que, na terça-feira, deverá variar entre 15 e 19ºC e, no interior Norte e Centro, entre 11 e 14ºC.

A agitação marítima deverá ser forte com ondas de oeste/noroeste com 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo da Roca a partir da tarde de dia 3 e até à manhã de dia 4. Assim, as situações mais significativas serão a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Previous GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março
Next Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos"

Artigos Relacionados

Última Hora

FCOH perder 2-1 frente ao Nogueirense e a manutenção ficou muito mais longe

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 O derbi jogou-se em Oliveira do Hospital FCOH – 1 AD Nogueirense -2 O FCOH ao perder hoje em casa frente ao Nogueirense

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital obtém financiamento de 450 mil euros para investimentos na rede hidrográfica

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou, no passado dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no

Politica

Coimbra aprova orçamento de 94 milhões de euros

  A Assembleia Municipal de Coimbra aprovou ontem, por maioria, o orçamento da Câmara para 2017, no valor de 94,6 milhões de euros, …

Informação

Oliveira do Hospital combate desigualdades e violência doméstica e no namoro

Hoje comemora-se em Oliveira do Hospital o Dia Municipal para a Igualdade. A efeméride criada em 2011 no âmbito do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável”…

Sociedade

Aqua Village Health Resort & SPA é candidato a melhor hotel do mundo

O Aqua Village Health Resort & SPA, localizado em Caldas de S. Paulo, no concelho de Oliveira do Hospital, concorre em três categorias nos World Luxury Hotel Awards …

Cultura

Aldeias de Montanha: VIII Tradição e Transmissão em Alvoco das Várzeas

No próximo domingo, 16 de dezembro, Alvoco das Várzeas acolhe a realização da 8.ª edição do evento “Tradição e Transmissão”.

Informação

Unidade de Controlo Costeiro apreendeu 116 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, apreendeu, no dia 7 de janeiro, 116 quilos de pescado por figa à lota, num estabelecimento de

Última Hora

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 5 e 13 de outubro, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso

Última Hora

XV Torneio de Hóquei Patins realiza-se nos dias 10,11 e 12 de Junho em Oliveira do Hospital

Cerca de 180 atletas de 17 clubes participam no próximo fim de semana no 15º torneio de Hóquei Patins Cidade de Oliveira do Hospital. O “convívio” vai ter lugar…

Última Hora

Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto, conhecido veterinário, natural da

Última Hora

Os conselhos da GNR para todos ajudarem na prevenção dos incêndios (com vídeo)

A GNR publicou um vídeo nas redes sociais com conselhos que podem ajudar na prevenção de incêndios rurais, mas principalmente no combate.

Última Hora

Região: Homem detido por violência doméstica com armas de fogo apreendidas

O Comando Territorial da Guarda, através do Núcleo Investigação de Apoio a Vítimas Específicas, deteve na passada segunda-feira, na Covilhã, um homem por suspeita de violência doméstica.