Carnaval com chuva devido a um anticiclone

Carnaval com chuva devido a um anticiclone

image_pdfimage_print

A época de mais folia do país, o Carnaval, vai contar com chuva, devido a um anticiclone. Está prevista a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), este ano, o estado do tempo em Portugal continental vai ser influenciado por um anticiclone localizado junto ao arquipélago da Madeira, estendendo-se em crista até à Península Ibérica, que irá enfraquecendo gradualmente e permitir a aproximação e passagem de sucessivas de superfícies frontais.

Do dia 1 (esta sexta-feira) ao dia 5 (terça-feira de Carnaval) vamos contar com períodos de céu muito nublado nas regiões Norte e Centro e o céu geralmente pouco nublado na região Sul, com condições favoráveis à formação de neblina e nevoeiro matinal em alguns locais.

Em relação à precipitação, prevêem-se períodos de chuva fraca ou chuvisco no litoral Norte e Centro a partir do final da tarde de sexta-feira, podendo prolongar-se até ao início da manhã de sábado.

A precipitação voltará ao Minho e Douro Litoral no domingo, intensificando durante a tarde, e estendendo-se gradualmente às restantes regiões do Norte e Centro, prolongando-se até ao início da manhã de segunda-feira.

Para terça-feira, dia de Carnaval, a probabilidade de ocorrência de precipitação é entre 60 e 90% no Minho e Douro Litoral, entre 50 e 70 % nas restantes regiões do Norte e Centro e entre 20 e 50% na região Sul.

O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste no domingo e intensificando para moderado a forte nas regiões do Norte e Centro a partir da manhã desse dia, com rajadas até 80 km/h durante a tarde em especial na região Norte, enfraquecendo durante a noite de domingo para segunda-feira. O vento deverá voltar a intensificar durante a tarde de terça-feira no litoral Norte.

Prevê-se uma subida de temperatura, em especial da mínima, até sábado, dia em que esta irá variar entre 8 e 12ºC e, no interior Norte e Centro, entre 4 e 8ºC. Até lá a máxima deverá variar entre 16 e 22ºC. No entanto, a partir de domingo prevê-se uma descida de temperatura, em especial da máxima que, na terça-feira, deverá variar entre 15 e 19ºC e, no interior Norte e Centro, entre 11 e 14ºC.

A agitação marítima deverá ser forte com ondas de oeste/noroeste com 3,5 a 4,5 metros a norte do Cabo da Roca a partir da tarde de dia 3 e até à manhã de dia 4. Assim, as situações mais significativas serão a ocorrência de precipitação e vento temporariamente forte durante a tarde e noite de domingo nas regiões Norte e Centro e, a partir da tarde de terça-feira, no Minho e Douro Litoral.

Previous GNR realiza operação “Carnaval 2019” de 1 a 5 de março
Next Ca$h Resto Z€ro: “Uma história de amor pela Rádio Boa Nova há sete anos"

Artigos Relacionados

Informação

Chuva e neve regressam a Portugal Continental

Depois de um longo período de frio, eis que está de regresso a prometida chuva e, com ela, chega também uma subida das temperaturas mínimas.

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Informação

Provedora recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves

A Provedora de Justiça recebeu 194 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios de junho e outubro de 2017, cujo prazo de candidatura terminou a 30 de maio.

Informação

CIM Região de Coimbra considera positiva a requalificação do IP3 

O Conselho Intermunicipal (CI) da CIM Região de Coimbra analisou, na passada sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Tábua, a solução apresentada pelo Governo para o IP3,…

Última Hora

Seis meses após o grande incêndio: “Acho que é um luto que eu tenho de fazer, que ainda não fiz, e não sei se algum dia o vou fazer”

Faz amanhã seis meses, exatamente num domingo, que Hélder Correia, de 59 anos, viu o fogo consumir o que construiu a vida toda.

Última Hora

Faleceu o empresário Jorge Manuel Faria

Jorge Manuel Faria, conhecido empresário metalúrgico, na área do cobre e latão, faleceu no domingo, dia 17 de fevereiro, com 72 anos. O funeral do conhecido gerente da “Casa Luzarte”,

Região

Detido autor do incêndio florestal da Guarda

Foi detido o autor do incêndio florestal do passado dia 6 deste mês, em Bogalhal/Valbom, no concelho de Pinhel.

Informação

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

FCOH perder 2-1 frente ao Nogueirense e a manutenção ficou muito mais longe

Campeonato de Portugal Prio – Jornada 8 O derbi jogou-se em Oliveira do Hospital FCOH – 1 AD Nogueirense -2 O FCOH ao perder hoje em casa frente ao Nogueirense

Vídeos

Oliveira do Hospital: De 127 casas, 55 estão concluídas e seis ainda não estão recomeçadas

De um universo de 127 casas afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro de 2017, em Oliveira do Hospital estão concluídas 55 habitações e seis ainda não iniciaram a

Última Hora

Agrupamento de Escolas sensibiliza para defesa do ambiente com “Festa da Primavera”

Pelo segundo ano consecutivo, o Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, entre os dias 3 e 5 de abril a iniciativa AEOH a Florir – Festa da

Última Hora

Desfile de Carnaval animou Seixo da Beira

Em dia de domingo gordo, cumpriu-se mais um desfile de Carnaval em Seixo da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. A acontecer pelo terceiro ano consecutivo, a iniciativa é