CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se ontem “muito preocupado pela perda brutal de explorações de muito pequena dimensão”…

… e “pelos animais que morreram e outros que ficaram mal”. Eduardo Oliveira e Sousa defendeu “ajudas a 100 por cento” para aquelas explorações, ou os agricultores “vão desistir”.

capA participar no Conselho Regional da CAP que teve lugar em Oliveira do Hospital, um dos concelhos mais afetados pelo fogo do 15 de outubro, o presidente daquela confederação que quis “ouvir de viva voz as preocupações”, afirmou à Rádio Boa Nova que o sentimento é de preocupação pelas perdas verificadas no concelho e na região.


Em particular, Eduardo Oliveira e Sousa está preocupado com a pequena exploração. Por isso, apela à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que alerte o governo de que “no âmbito do Orçamento de Estado deve haver medidas que ultrapassem as ajudas normais”. “Tem que haver medidas indemnizatórias que possibilitem ajudas que não tenham que ser reembolsadas”. Verifica que a anunciada comparticipação de 50 por cento só será aceitável para os “agricultores com algum estofo”. “O de pequena dimensão não tem condições. Ou a ajuda é a 100 por cento ou vai desistir”, avisa o dirigente, defendendo que a ajuda possa ser total “para determinados montantes e situações”.


De Oliveira do Hospital e da região, Eduardo Oliveira e Sousa espera levar um caderno reivindicativo para apresentar ao governo e à Assembleia da República que é o órgão com capacidade para proceder a alterações no Orçamento do Estado.

image_pdfimage_print
Previous  Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro
Next Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

Artigos Relacionados

Última Hora

Quatro detidos por tráfico de estupefacientes em Gouveia

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia detiveram três homens e uma mulher, com idades entre os 21 e os 24 anos, por tráfico de estupefacientes, em Gouveia.

Educação

EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

No âmbito do programa “Empreendedorismo nas Escolas da Região de Coimbra” e sob o slogan “Imagine. Create. Succeed” dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), em parceria com

Última Hora

Jorge Conde sucede a Rui Antunes na presidência do Politécnico de Coimbra

Jorge Conde, atual presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra (ESTeSC), que venceu a eleição para a presidência …

Última Hora

GNR reforça patrulhamento no âmbito na operação Verão Seguro 2018

A Guarda Nacional Republicana (GNR) reforça, durante o verão, em todo o território nacional, as ações de patrulhamento e apoio na sua área de responsabilidade,…

Região

Neve na cidade da Guarda exige atenção redobrada dos condutores

A queda de neve na cidade da Guarda, onde algumas ruas de maior inclinação estão fechadas ao trânsito, levou hoje a proteção civil municipal a apelar aos condutores para que

Última Hora

Penacova moderniza luminárias e poupa na fatura energética

O município de Penacova vai poder poupar na fatura de consumo elétrico com o investimento que acabou de realizar na iluminação pública, cifrado em mais de 58 mil euros.

Sociedade

Carta de condução com novas regras a partir de Janeiro 2017

A partir de Janeiro, os condutores não vão ter de alterar a carta de condução quando mudam de morada, já que passa a ser considerada a que está registada no

Informação

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 28.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Alexandrino substitui autocarro escolar que circulava “fora dos prazos da legislação”

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital confirmou que um autocarro escolar estava em circulação “fora dos prazos” que a legislação impõe… 

Informação

País: GNR deteve 157 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 157 pessoas em flagrante delito durante o fim de semana e apreendeu 546 doses de haxixe e 195 doses de heroína. Em comunicado sobre o

Última Hora

País: Dois feridos em incêndio na nova fábrica da “Kayaks Nelo”

Um incêndio nas futuras instalações da empresa Nelo, na EN13, na freguesia de Fajozes, em Vila do Conde, esta sexta-feira de manhã, causou dois feridos ligeiros.

Informação

Escola de Mortágua venceu Concurso de Ideias de Negócio em Oliveira do Hospital

O projeto INsmartLIN Kit, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, venceu ontem à tarde, em Oliveira do Hospital, a 5.ª edição do Concurso de Ideias de Negócio, …

Última Hora

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME em Coimbra

A Associação Industrial Portuguesa promove no próximo dia 25 de setembro, o II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”,…

Informação

Portugueses têm ouvido mais rádio através da internet

A rádio tem passado por um processo de inovação e a presença na internet faz parte dessa aposta em muitos órgãos de comunicação portugueses.

Desporto

FCOH volta a liderar o campeonato após deslize do Condeixa

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) voltou à liderança do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra após vencer o Vinha Rainha por duas

Informação

Marcelo Rebelo de Sousa tranquiliza autarca de Oliveira do Hospital quanto aos apoios à agricultura

Face à preocupação do presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, de que os apoios previstos para os produtores da agropecuária…

Última Hora

FAAD investe cinco milhões de Euros na ampliação do hospital

A Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD) vai avançar com a ampliação do hospital num investimento de cinco milhões de Euros.

Informação

Alvôco de Várzeas entre as 73 praias do Centro de Portugal que vão exibir bandeiras azuis em 2018

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, renovou pelo quinto ano consecutivo a Bandeira Azul e conquista, assim, a Bandeira de Ouro.

Informação

Seis pessoas morreram nas estradas durante Operação Páscoa da GNR

Seis pessoas morreram nas estradas portuguesas durante a Operação Páscoa da GNR, que terminou às 24h00 de segunda-feira, segundo os dados disponíveis no ‘site’ da corporação.

Desporto

O futebol local já mexe em preparação para a nova época que está prestes a iniciar.

O FCOH já iniciou os seus trabalhos no passado sábado, com vista à participação no Distrital de Honra da AFC. O objetivo passa por recolocar a equipa oliveirense nos nacionais.

Informação

CISE organiza saída de campo e curso de identificação de cogumelos

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela realiza, no dia 3 de novembro, mais uma saída de campo para observação de cogumelos, com o intuito de dar

Última Hora

Oliveira de Frades: Duas pessoas desalojadas devido a explosão de botija de gás

Duas pessoas ficaram ontem desalojadas em Travanca, Oliveira de Frades, na sequência da explosão de uma botija de gás, que não provocou feridos.

Última Hora

Despiste de mota provoca um morto em Viseu

Um homem morreu ao início da noite desta segunda-feira na sequência do despiste de uma mota em Gumirães, na cidade de Viseu.

Região

Circulação na Linha da Beira Alta retomada

A circulação na Linha da Beira Alta, interrompida desde as 08h00 de hoje, foi retomada às 14h40, disse à agência Lusa fonte da Infraestruturas de Portugal (IP).