CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

CAP defendeu em Oliveira do Hospital “ajudas a 100 por cento” para os pequenos agricultores

O presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP) mostrou-se ontem “muito preocupado pela perda brutal de explorações de muito pequena dimensão”…

… e “pelos animais que morreram e outros que ficaram mal”. Eduardo Oliveira e Sousa defendeu “ajudas a 100 por cento” para aquelas explorações, ou os agricultores “vão desistir”.

capA participar no Conselho Regional da CAP que teve lugar em Oliveira do Hospital, um dos concelhos mais afetados pelo fogo do 15 de outubro, o presidente daquela confederação que quis “ouvir de viva voz as preocupações”, afirmou à Rádio Boa Nova que o sentimento é de preocupação pelas perdas verificadas no concelho e na região.


Em particular, Eduardo Oliveira e Sousa está preocupado com a pequena exploração. Por isso, apela à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital para que alerte o governo de que “no âmbito do Orçamento de Estado deve haver medidas que ultrapassem as ajudas normais”. “Tem que haver medidas indemnizatórias que possibilitem ajudas que não tenham que ser reembolsadas”. Verifica que a anunciada comparticipação de 50 por cento só será aceitável para os “agricultores com algum estofo”. “O de pequena dimensão não tem condições. Ou a ajuda é a 100 por cento ou vai desistir”, avisa o dirigente, defendendo que a ajuda possa ser total “para determinados montantes e situações”.


De Oliveira do Hospital e da região, Eduardo Oliveira e Sousa espera levar um caderno reivindicativo para apresentar ao governo e à Assembleia da República que é o órgão com capacidade para proceder a alterações no Orçamento do Estado.

Previous  Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro
Next Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã

Artigos Relacionados

Opinião

Comentário: “José Carlos Alexandrino vai ficar para a história de Oliveira do Hospital como o homem com as maiores vitórias de sempre”

Num comentário ao resultado das eleições autárquicas no concelho de Oliveira do Hospital, Vítor Neves está certo de que José Carlos Alexandrino,…

Última Hora

Município de Arganil volta a isentar empresas do pagamento da derrama de IRC

A Câmara Municipal de Arganil volta a isentar as empresas instaladas no concelho do pagamento da derrama de Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), mantendo o que tem

Última Hora

Turismo do Centro lança sistema que permite conhecer perfil dos turistas em tempo real

O Turismo Centro de Portugal implementou um sistema informático que possibilita a monitorização em tempo real do perfil dos turistas que visitam a região.

Informação

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Programas

EPTORADIO estreia esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

A Eptoliva estreia hoje na Rádio Boa Nova o programa EPTORADIO.

Sociedade

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Informação

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Informação

Chuva deixa Portugal continental sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar esta quinta-feira, a partir das 11h, sob aviso amarelo, devido à possibilidade de chuva, trovoada e vento forte.

Desporto

Direção do FCOH rejeita “viciação” de resultado e pergunta: “quem foi prejudicado e beneficiado”

O presidente da direção do FCOH, Paulo Figueira, rejeitou há instantes em declaração à Rádio Boa Nova as suspeitas de “viciação” que a ADN faz recair sobre o clube….

Região

Homem morre em acidente de trabalho em Coimbra

Um homem de 43 anos morreu, ontem, em Coimbra, após ter sofrido um acidente de trabalho numa fábrica de transformação de bagaço de azeitona.

Informação

Jovem oliveirense surpreende com novo vídeo alusivo à Festa da Primavera

No âmbito da programação da Festa da Primavera, que se inicia hoje e vai decorrer até quarta-feira, dia 21 de março, Duarte Mendonça Gouveia, aluno do Agrupamento de Escolas de