Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

provocou uma ‘crise’ de crescimento no Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital.

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, arrecadou no ano passado o prémio RegioStars da Comissão Europeia, na categoria de Crescimento Sustentável: Economia Circular.

Em declarações à agência Lusa, João Nunes explicou que este prémio de reconhecimento europeu, um verdadeiro ‘óscar’ em inovação, acabou por dar um grande ‘empurrão’ no crescimento e reconhecimento do Campus de Tecnologia e Inovação, situado em Oliveira de Hospital.

“Levou-nos a uma ‘crise’ de crescimento e falta de capacidade de resposta, o que fez com que tivéssemos de aumentar os recursos humanos. Aumentámos os recursos humanos em 15%, tendo passado de 30 para 35 e, neste momento, temos quatro doutorados, seis em doutoramento e os restantes quase todos com nível mestrado”, informou.

O impulso do ‘óscar’ da inovação atribuído pela Comissão Europeia proporcionou ainda a abertura de caminho para a ligação a empresas e fez com que a BLC3 começasse a ser chamada para o envolvimento e apoio à decisão de projetos importantes, por parte da Comissão de Coordenação, Fundação Ciência e Tecnologia, GGPQ (Desafio Societal n2 do fundos Europeus do H2020) e Ministério da Ciência.

Surgiram também convites de integração em cinco projetos internacionais, quatro nacionais e para a coordenação de 10 projetos de investigação e inovação muito ligados à economia circular e bioeconomia.

“Ainda montámos um grande projeto mobilizador em economia circular, com mais de 160 pessoas de investigação e inovação nacional, de um conjunto de 14 universidades e Centros I&I e 14 empresas”, acrescentou.

O presidente da BLC3 evidenciou que muitas pessoas duvidavam do sucesso do projeto, o que fez com que tivessem recebido imensas visitas e pedidos para ver a tecnologia de produção de biopetróleo através de matos e incultos e resíduos agroflorestais.

Um ano depois do prémio RegioStars, a BLC3 voltou a Bruxelas para participar na Semana Europeia das Regiões e das Cidades, com o intuito de partilhar experiências deste exemplo de aplicação de fundos europeus.

“O Piloto de produção de biopetróleo está a funcionar e é possível demonstrar que podemos converter matos e incultos e resíduos florestais, que estão na génese de um dos grandes problemas dos incêndios florestais, em biopetróleo, um petróleo verde, que é um substituto do petróleo normal. É possível, isso faz-se na região interior em Portugal, com tecnologia nacional e não estamos dependentes do estrangeiro”, descreveu.

Agora, o passo seguinte é o da evolução para a demonstração industrial, que irá permitir ter argumentos e capacidade para atrair investidores e acelerar o processo de industrialização do projeto.

“Queremos avançar com a produção industrial do biopetróleo num processo bem mais acelerado. Estamos a falar de um investimento de 120 milhões de euros para criar os primeiros quatro territórios com autonomia energética e depois fazer a replicação pelo território e até a nível internacional”, avançou.

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, congratulou-se com a evolução do projeto BLC3 ao longo deste último ano, admitindo que esta tinha sido uma aposta de alto risco.

“Estamos a falar de um investimento ainda elevado e que ainda tem de continuar a ser feito, cujos resultados eram incertos, mas acho que cumprimos o que é também o papel dos fundos comunitários: partilharmos os riscos de projetos que são muito inovadores e, por isso mesmo, de elevado risco”, considerou.

Esta revelou-se “uma aposta certa”, pois o que “o que era um projeto-piloto demonstrou que era possível produzir biodiesel a partir dos matos”.

image_pdfimage_print
Previous Fim de semana com calor. chuva regressa segunda-feira devido ao Ophelia
Next Entidade certificadora estima que a seca provoque redução de 50 % na produção de Queijo Serra da Estrela

Artigos Relacionados

Região

Idosa de 79 anos atropelada mortalmente em Coimbra

Uma mulher de 79 anos foi ontem atropelada mortalmente, em Coimbra, por um automóvel que subia a avenida Elysio de Moura.

Última Hora

“Sob Pressão” venceu concurso “Soltem Talentos” em Oliveira do Hospital

A banda “Sob Pressão” venceu a 6.ª edição do concurso “Soltem Talentos” realizada na noite de 25 de julho na EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau após ter efetuado uma ação de fiscalização…

Última Hora

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Informação

Congresso Internacional do Termalismo realiza-se em Nelas

O congresso internacional “O Termalismo e Desenvolvimento Regional” vai decorrer, de 2 a 4 de junho,  no Edifício Multiusos de Nelas e Termas da Felgueira.

Região

Cáritas inicia hoje peditório de quatro dias em todo o país

A Cáritas Portuguesa inicia hoje o seu Peditório Público Nacional de quatro dias, que visa angariar fundos para apoiar milhares de famílias carenciadas.

Última Hora

Bibliotecas do concelho promovem diversas atividades durante o mês de Maio

No próximo dia 18 de maio, pelas 21h00, vai ser apresentado um projeto pioneiro, na Biblioteca e Ludoteca de Lagares da Beiras, designado “Cozinhar Leituras – O Sabor do Livro”

Sociedade

“Forte embate” de embarcação à entrada do cais causou 34 feridos em Lisboa

Trinta e quatro pessoas ficaram feridas, esta quarta-feira, quando uma embarcação da Soflusa, proveniente do Barreiro com 561 passageiros…

Informação

PJ deteve três suspeitos de tráfico em Coimbra

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve três homens pela presumível prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Última Hora

Serra da Estrela integra rede espanhola de estâncias de esqui

A Estância de Esqui da Serra da Estrela vai integrar a Associação Turística de Estâncias de Esqui e Montanha (ATUDEM), organismo que integra várias estâncias de esqui espanholas.

Desporto

Aurora Cunha e Paulo Guerra apadrinham corrida solidária em Oliveira do Hospital

Aurora Cunha e Paulo Guerra vão apadrinhar a Corrida/ Caminhada São Silvestre, prova organizada pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Educação

Tábua acolhe conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”

Vai realizar-se no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 9h30m, no Centro Cultural de Tábua, a Conferência “Os Desafios do Ensino Profissional na Atualidade”,…

Região

Familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas por associação ainda não pediram indemnização

O presidente da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal, Luís Lagos, disse que até agora, apenas os familiares de 15 das 30 vítimas mortais representadas pela

Informação

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Última Hora

Evadido da prisão foi detido por furto de veículos em Vila Nova de Poiares

O Comando Territorial de Coimbra deteve na passada sexta-feira, dia 2 de março, em Vila Nova de Poiares, um indivíduo por furto de veículos.

Região

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Região

Nogueirense e FCOH vencem partidas e sobem nas respectivas tabelas classificativas

Campeonato de Portugal Prio  –  Série C – Fase de manutenção  – Jornada 3 AD Nogueirense 1 Pampilhosa 0 Vitória sofrida do Nogueirense com um golo marcado ao minuto 75

Região

30 localidades evacuadas em Góis e Pedrógrão Grande. Um canadair despenhou-se em Pedrógrão Grande

O incêndio em Góis obrigou hoje à evacuação de 27 localidades. Nas últimas horas o incêndio aumentou de extensão e motivou a ativação, pelas 14h00, …

Região

Autarca de Tábua mantém presidência da Associação de Municípios do Planalto Beirão

O presidente da Câmara de Tábua, Mário Loureiro, foi ontem reeleito para a presidência do conselho diretivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão, constituída por 19 municípios de

Região

Familiares das vítimas de outubro exigem relatório ‘Xavier Viegas’

A associação das vítimas dos incêndios de outubro exigiu hoje um relatório como o encomendado pelo Governo à equipa de Xavier Viegas sobre Pedrógão Grande,…

Destaque

Vereador do PSD comparado ao BES: “Há o João Brito Bom e há o João Brito Mau” (com vídeo)

O vereador do PSD na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital foi hoje acusado de “bipolaridade política”.

Última Hora

Oliveira do Hospital promoveu Feira do Queijo Serra da Estrela em Viseu

O Município de Oliveira do Hospital realizou ao final da tarde de sábado, uma ação promocional da Feira do Queijo Serra da Estrela, no Palácio do Gelo, em Viseu.

Informação

Vila Cova de Alva promove “Passos do Senhor”

Nos dias 17 e 18 de março, acontece, em Vila Cova de Alva, a cerimónia “Passos do Senhor”, organizada pela Comunidade Interparoquial Serra do Açor e Vale do Alva. No

Desporto

Maratona Clube Vila Chã disputou Cross e Corta Mato em Torres Vedras

O Maratona Clube Vila Chã participou no Cross de Torres Vedras/35º Corta Mato de Matos Velhos, no parque Municipal de Torres Vedras, no passado dia 20 de novembro.