Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

image_pdfimage_print

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

… para reconstruir as habitações não permanentes afetadas pelos incêndios de 2017.

O mecanismo tinha sido regulamentado em junho, mas foi alterado em setembro pela Portaria n.º 243/2018, de forma a alargar o prazo para apresentação dos pedidos de empréstimo. Ainda assim, as autarquias dizem que o prazo continua a ser curto, tendo em conta a burocracia que envolve os processos.

José Brito, presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, disse à TSF que o autarquia está a “fazer todo o esforço para cumprir aquilo que está determinado, que é 30 de novembro”, mas não pode afirmar “que esse objetivo seja atingido, ciente de que o prazo é curto, como é evidente”.

O mesmo admite o presidente da Câmara de Arganil. Luís Paulo Costa lembra que é preciso tempo para elaborar o regulamento, aprová-lo em Assembleia Municipal, publicá-lo, remeter o caso para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e só depois pedir o empréstimo à DGAL.

Com os processos administrativos ainda em curso, as câmaras só podem avançar com os pedidos de empréstimo quando for feita uma análise de todas as candidaturas. Por isso, o autarca de Arganil sugere: “Eu acho que era desejável que o prazo pudesse ser prorrogado durante mais algum tempo, pelo menos mais um mês seria de todo conveniente.”

Para ajudar os proprietários com tempo, os autarcas apelam ao Governo para que alargue o prazo dos pedidos de empréstimo.

Previous Cáritas de Coimbra vence prémio BPI Seniores
Next Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso

Artigos Relacionados

Informação

Rádio Boa Nova em simultâneo com Antena 3 em programa de Ana Galvão e Joana Marques

A Rádio Boa Nova vai amanhã, dia 28 de outubro, emitir em simultâneo com a “Antena 3” no programa “Donas de Casa”.

Informação

Prisão preventiva para suposto homicida de segurança em Coimbra

O suspeito da morte de um segurança de uma discoteca em Coimbra, com nove tiros, ficou, ontem, em silêncio diante da juíza de instrução criminal e foi-lhe aplicada a medida

Região

Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  lidera classificação geral do Rally de Portugal com 1:03:26.7

Segunda passagem pelos troços de Lousã, Góis e Arganil deixam  Ott Tänak em Toyota Yaris WRC  em primeiro na classificação geral com 1:00:50.1 Em Lousada, a tendência manteve-se com Tänak

Região

Primeiro-ministro lança hoje concursos para reabilitação do IP3

O primeiro-ministro, António Costa, preside esta segunda-feira à cerimónia de lançamento dos concursos de empreitada para a reabilitação do Itinerário Principal 3 (IP3) entre Coimbra e Viseu.

Região

Agricultores afetados pelo incêndio reúnem domingo em Ervedal da Beira

A Associação Distrital dos Agricultores de Coimbra (ADACO) vai promover uma reunião de agricultores e produtores florestais,…

Informação

Rodrigues Gonçalves lança livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria”

No próximo sábado, 9 de dezembro, é apresentado o livro “Gomes Freire de Andrade, um mártir da pátria” da autoria de António Rodrigues Gonçalves.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital lança Concurso 3R NATAL Ambiental 2018

Encontram-se a decorrer, até 20 de novembro, as inscrições no concurso de decoração de natal, “3R_NATAL_Ambiental 2018”, promovido pelo Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Portugueses consomem álcool e açúcar a mais e comem pouca fruta

Vão ser hoje apresentados os resultados do Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF), liderado pela Universidade do Porto e que avaliou mais de 6500 pessoas, com idade até

Sociedade

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Região

Guarda: Bebé morreu no ventre da mãe à espera do parto

O Conselho de Administração da Unidade de Saúde Local da Guarda está a investigar o caso da morte de um bebé no ventre da mãe. A família fala em negligência

Região

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Região

Seia promove Festival Internacional da Canção Serra da Estrela

Seia volta a acolher, na última semana de agosto, o Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela (FICSE). Esta segunda edição do festival …