Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

Câmaras querem mais tempo para pedir empréstimos para recuperar segundas habitações

As autarquias querem que o Governo alargue prazo para pedidos de empréstimos à Direção-Geral das Autarquias Locais, que termina a 30 de novembro,…

… para reconstruir as habitações não permanentes afetadas pelos incêndios de 2017.

O mecanismo tinha sido regulamentado em junho, mas foi alterado em setembro pela Portaria n.º 243/2018, de forma a alargar o prazo para apresentação dos pedidos de empréstimo. Ainda assim, as autarquias dizem que o prazo continua a ser curto, tendo em conta a burocracia que envolve os processos.

José Brito, presidente da Câmara de Pampilhosa da Serra, disse à TSF que o autarquia está a “fazer todo o esforço para cumprir aquilo que está determinado, que é 30 de novembro”, mas não pode afirmar “que esse objetivo seja atingido, ciente de que o prazo é curto, como é evidente”.

O mesmo admite o presidente da Câmara de Arganil. Luís Paulo Costa lembra que é preciso tempo para elaborar o regulamento, aprová-lo em Assembleia Municipal, publicá-lo, remeter o caso para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional e só depois pedir o empréstimo à DGAL.

Com os processos administrativos ainda em curso, as câmaras só podem avançar com os pedidos de empréstimo quando for feita uma análise de todas as candidaturas. Por isso, o autarca de Arganil sugere: “Eu acho que era desejável que o prazo pudesse ser prorrogado durante mais algum tempo, pelo menos mais um mês seria de todo conveniente.”

Para ajudar os proprietários com tempo, os autarcas apelam ao Governo para que alargue o prazo dos pedidos de empréstimo.

image_pdfimage_print
Previous Cáritas de Coimbra vence prémio BPI Seniores
Next Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso

Artigos Relacionados

Informação

DESPORTO – Resultadodos de fim de semana

Nesta jornada 5 do Campeonato de Portugal Prio, o FCOH deslocou-se aos Açores para defrontar o Sp. Ideal e foi goleado por 4-0. Já o Nogueirense em casa bateu a

Informação

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Sociedade

Coimbra vai ser a capital mundial dos eventos em novembro

Coimbra vai tornar-se a capital mundial dos eventos nos dias 21, 22, 23 e 24 de novembro. Nestes quatro dias, a cidade do Centro de Portugal acolherá a 13.ª edição

Informação

“Quase dois terços” de casas destruídas pelos incêndios estão “em obra ou já concluídas”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, disse hoje que “quase dois terços” das casas destruídas pelos incêndios de junho e de outubro de 2017 na região Centro

Última Hora

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Última Hora

Mau tempo coloca Coimbra entre os distritos com aviso amarelo

Os distritos de Coimbra, Viseu, Guarda, Castelo Branco e os grupos ocidental (São Miguel e Santa Maria) e central (Graciosa, Terceira, S. Jorge, Faial e Pico) dos Açores estão, hoje,…

Sociedade

Rancho Folclórico Sampaense comemora 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense, de S. paio de Gramaços, comemora domingo, dia 11, 40 anos de “centenas de atuações” em festivais no país e no estrangeiro. O objetivo do grupo,

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 9 de setembro, realiza-se a Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra”,…

Última Hora

Papa confirma visita a Fátima em 2017

O bispo auxiliar de Lisboa, Nuno Brás, disse ontem que o Papa Francisco lhe confirmou que se deslocará a Portugal em maio do próximo ano, “mas a Fátima”, …

Informação

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da

Informação

Médicos dão consultas grátis em Lagares da Beira para vítimas dos incêndios

Mais de uma dezena de médicos realiza, nos dias 9 e 10 de dezembro, consultas grátis no quartel de bombeiros de Lagares da Beira,…

Destaque

“Em Oliveira do Hospital há 49 casas concluídas e 49 não é igual a zero, como se quis fazer crer”

O presidente do Município de Oliveira do Hospital (MOH) reagiu, hoje, à reportagem da TVI “Ajuste direto”, alusiva à situação do concelho um ano após o grande incêndio de 15

Última Hora

Leiria: PJ deteve incendiária florestal

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Leiria e no desenvolvimento de imediatas investigações com a estreita colaboração da GNR de Leiria,…

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 3 de junho, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 32.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Dezoito concelhos em risco máximo de incêndio. Calor coloca 14 distritos sob aviso amarelo no fim-de-semana

Dezoito concelhos dos distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Santarém e Portalegre estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Região

GNR apreende 48 toneladas de folha de tabaco em Castelo Branco

A GNR apreendeu mais de 48 toneladas de folha de tabaco no distrito de Castelo Branco, representando um valor aproximado de imposto em falta de 10 milhões de euros, foi

Última Hora

Homem morreu em despiste de trator

O despiste de um trator na localidade de Nogueira, em Santiago da Guarda, no concelho de Ansião, distrito de Leiria, provocou a morte do condutor.

Região

Montemor-o-Velho: Detido autor de crimes de violação, coação sexual e abuso sexual de criança

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de abuso sexual de crianças, de que foi vítima uma menina

Informação

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital aposta em iluminação pública eficiente

O Município de Oliveira do Hospital e a EDP Distribuição – Energia, S.A assinaram um protocolo que tem como objetivo a definição dos tipos correntes de iluminação, …

Última Hora

Penacova: 3ª edição da Funny Run garantiu explosão de cor, água e música

Penacova foi, pela terceira vez, o palco da Funny Run, uma iniciativa do Município que associa a cor à água e à música.

Nacional

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio nos próximos dias

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para “um agravamento significativo” do risco de incêndio no continente, a partir de quinta-feira, com previsão de índice muito elevado e

Última Hora

Frio coloca todos os distritos do continente sob aviso amarelo

Todos os distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo na quarta e na quinta-feira devido ao tempo frio.

Informação

Sinistralidade: sete detenções, 660 infrações e 60 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 6 a 12 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a