Câmara Oliveira do Hospital abre  gabinete de apoio técnico  para micro e pequenas empresas
9 Junho, 2017 975 Views

Câmara Oliveira do Hospital abre  gabinete de apoio técnico  para micro e pequenas empresas

O Município de Oliveira do Hospital vai disponibilizar a partir de segunda-feira, 12 de junho, apoio técnico aos promotores de candidaturas aos fundos comunitários …

… disponíveis no Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego (SI2E), um programa cuja primeira fase de apresentação de candidaturas decorrerá até ao dia 31 de julho de 2017.

“Este apoio técnico, que será prestado por um economista num gabinete especificamente criado para o efeito na Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH), poderá ser solicitado por pessoas singulares ou empresas que manifestem interesse em concorrer aos apoios do  SI2E à criação, modernização e expansão de micro e pequenas empresas e criação de postos de trabalho, assim como a outros instrumentos de apoio ao empreendedorismo de base local”, informa o município em comunicado.

O gabinete apoiará os promotores – mediante inscrição a efetuar junto do Gabinete de Apoio à Presidência – durante três dias por semana. Às segundas e quartas-feiras funcionará entre as 9h30 e as 12h30 e  à sexta-feira o horário de atendimento  é entre as 14h00 e as 18h00.

Refira-se que para a região da Beira Serra estão reservados cerca de 566 mil euros para apoio ao investimento através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 902 mil euros para apoio ao emprego através do Fundo Social Europeu (FSE).

A criação deste gabinete surge na sequência da sessão de divulgação e informação sobre o SI2E, que decorreu, dia 8 de maio, no salão nobre da Câmara Municipal e que foi participada por dezenas de potenciais empreendedores e investidores que tiveram oportunidade para esclarecer as suas dúvidas sobre a abertura dos novos avisos de concurso.

As entidades gestoras, a ADIBER  e a CIM Região de Coimbra apresentaram, na altura, as especificidades deste instrumento financeiro e a forma como poderão ser submetidas as candidaturas para os investimentos a concretizar,  com o objetivo de estimular e incentivar a apresentação de candidaturas por parte dos empreendedores locais, aumentando a competitividade do tecido económico local.

Da parte da Câmara Municipal, conforme sublinhou o presidente da CMOH, José Carlos Alexandrino, a concessão deste apoio técnico a nível municipal tem como objetivo apoiar quem quer empreender, quem quer transformar o negócio, dando-lhe  mais valia.

“É importante colocarmos este dinheiro do quadro comunitário ao serviço das micro e pequenas empresas”, refere o autarca, frisando também que na região de Coimbra foi possível articular a implementação do SI2E entre as entidades, ficando a ADIBER gestora de candidaturas de projetos 100 mil euros e a CIM Região de Coimbra para investimentos com montantes entre os 100 e os 235 mil euros, “complementando-se no trabalho de apoio aos potenciais investidores”. “Quanto mais dinheiro trouxermos para o nosso território melhor, porque precisamos de o desenvolver”, concluiu.

image_pdfimage_print
Previous Abertas inscrições para as “Férias Ativas nas Bibliotecas Municipais” de Oliveira do Hospital
Next GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

Artigos Relacionados

Politica

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Última Hora

Cooperativa da Beira Central vota balanço e contas de 2016 em Assembleia Geral

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central reúne, esta quarta-feira, em Assembleia Geral ordinária numa sessão marcada paras as 17h00 no seu edifício localizado na Zona Industrial.

Sociedade

Carta de condução com novas regras a partir de Janeiro 2017

A partir de Janeiro, os condutores não vão ter de alterar a carta de condução quando mudam de morada, já que passa a ser considerada a que está registada no

Última Hora

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Informação

Projeto da Eptoliva distinguido com menção honrosa em Espanha

O projeto “Requalificação dos Resíduos do Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”…

Sociedade

Chuva e pequena subida da temperatura mínima a partir de quarta-feira

A chuva vai voltar a Portugal continental a partir de quarta-feira e pelo menos até domingo, enquanto as temperaturas mínimas deverão subir, de acordo com a Paula Leitão meteorologista do

Informação

Antigos mineiros em vigília devido a alegada contaminação de casas na Urgeiriça

Antigos trabalhadores da extinta Empresa Nacional de Urânio (ENU) que vivem na Urgeiriça, no concelho de Nelas, realizam na terça-feira à noite …

Sociedade

Dois feridos graves e um ligeiro num acidente na EN17 em Oliveira do Hospital

Um despiste automóvel, ocorrido ontem, cerca das 08h30, causou dois feridos graves e um ligeiro, na EN17, em Chamusca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. Segundo notícia avançada

Sociedade

“O Santiago marcou muito a minha vida”

Rui Santos foi um dos bombeiros da corporação de Oliveira do Hospital que, na madrugada de 3 de janeiro, auxiliou o nascimento do bebé Santiago, no IC6, a caminho da

Educação

Alunos da Secundária de Arganil levaram mantas para a escola

Os alunos da Secundária de Arganil foram ontem, dia 19,  para escola com mantas em jeito de protesto pelo frio que dizem sentir nas instalações da escola.

Destaque

Oliveira do Hospital avança com construção de 10 novas ETAR no concelho

O Município de Oliveira do Hospital vai avançar com a construção de 10 novas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) em 10 freguesias do concelho.

Região

Nelas adere a projeto de construção de nova barragem

O Município de Nelas, juntamente com os Municípios de Mangualde, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Sátão, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela, …

Informação

PJ da Guarda deteve jovem de 23 anos por suspeita de abuso sexual de crianças

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve um homem “fortemente suspeito da prática continuada,…

Politica

Autarca de Oliveira do Hospital reivindicou IC6 e arranjo das EN 17 e 230 a António Costa

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, com o congénere de Seia, reivindicou ontem ao primeiro ministro António Costa…

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos atropelada mortalmente em Montemor-o-Velho

Uma mulher de cerca de 70 anos morreu hoje atropelada por um veículo ligeiro em Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra, disse fonte da GNR.

Última Hora

Taxa de desemprego baixa no primeiro trimestre para os 10,1%

A taxa de desemprego baixou 0,4 pontos percentuais para os 10,1% no primeiro trimestre de 2017, face ao anterior, e em 2,3 pontos percentuais face ao trimestre homólogo de 2016.

Última Hora

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Última Hora

Estádio Municipal de Seia acolhe campanha de colheita de sangue e jogo solidário   

  A propósito da 14ª edição do FootPáscoa, realiza-se hoje, às 19h, no Estádio Municipal de Seia um Jogo de Futebol Solidário entre pais, encarregados de educação dos participantes, …

Última Hora

“Queijaria dos Lameiras” continua a apostar na certificação do Queijo Serra da Estrela

A Queijaria do Lameiras, em Vila Franca da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital é um nome de referência no que à produção do Queijo Serra da Estrela DOP

Última Hora

Tábua acolhe 2º encontro do Projeto “YOUNG LAB”

Depois de um primeiro encontro realizado em Lugo, Espanha, a Biblioteca Municipal de Tábua acolhe nos dias 19 e 20 de maio o segundo encontro do projeto “Young Lab”.

Destaque

Amianto mantém-se na escola de Oliveira do Hospital. Remoção “vai ser uma realidade” (Com Vídeo)

Na contagem decrescente para o início do novo ano letivo, mantém-se o problema do amianto na escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Carlos Carvalheira, diretor do

Destaque

Universidade Sénior é “um projeto de sucesso” em Oliveira do Hospital

A Universidade Senior Rotary de Oliveira do Hospital conta com cinco anos de atividade e cerca de uma centena de alunos. No arranque do novo ano letivo, a certeza é

Programas

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Última Hora

EPTORADIO esta sexta-feira na Rádio Boa Nova

Esta sexta-feira, 24 de fevereiro, a partir das 13h00, o EPTORADIO será um programa musical, dedicado aos prémios Grammy. Será dada atenção à 59ª cerimónia anual…