Câmara Municipal de Arganil aprova orçamento municipal superior a 23 milhões de euros para 2019

Câmara Municipal de Arganil aprova orçamento municipal superior a 23 milhões de euros para 2019

O Orçamento da Câmara Municipal de Arganil para 2019, de 23.101.901,00€, foi aprovado por maioria, esta quarta-feira, em Reunião de Câmara Extraordinária.

Ficando a aguardar o resultado da votação da Assembleia Municipal a realizar no próximo mês de dezembro, o Orçamento Municipal e as Grandes Opções do Plano (GOP) para o próximo ano refletem o esforço que o Município de Arganil continuará a efetuar para minimizar as consequências dos trágicos incêndios de 2017.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o município de Arganil refere que “têm sido muito significativos os recursos humanos e financeiros alocados às consequências dos incêndios, nomeadamente no que diz respeito aos procedimentos relacionados com o programa de reconstrução de habitações permanentes e com a reposição da atividade produtiva das empresas; as intervenções efetuadas na estabilização de taludes e linhas de água; a estabilização e demolição de dezenas de imóveis que colocavam em causa a segurança de pessoas e bens e a criação do programa de apoio à recuperação de habitações não permanentes”

O Orçamento e as GOP 2019 refletem, também, “um esforço assinalável ao nível da proteção civil: entre equipas de intervenção permanente, apoios às corporações de bombeiros, limpeza de perímetros e faixas de gestão de combustível, cadastro das propriedades no perímetro urbano, estabilização pós-incêndio e demolições e contenções por razões de segurança de pessoas e bens preconiza-se um investimento superior a 1,5 milhões de euros”

Ao nível do abastecimento de água, do saneamento de águas residuais e dos resíduos sólidos urbanos “estão em curso investimentos há muito ambicionados, que corporizam uma autêntica revolução nestes sectores”. “As empreitadas em curso e as que brevemente terão início correspondem ao maior investimento jamais efetuado nestas áreas, no concelho de Arganil, numa grandeza que ultrapassa os 10 milhões de euros: construção da nova ETA de Alagoa e fusão com o sistema de Feijoal, nova captação e centro de comando na Alagoa, novo reservatório de Arganil, ETAR da Zona Industrial da Relvinha, empreitadas de rede em vários subsistemas de abastecimento de água e de tratamento de águas residuais e reabilitação dos sistemas de Vila Cova de Alva, Pomares e Alqueve”, refere.

“Relativamente ao desenvolvimento económico, destaque para a ampliação e requalificação da zona industrial da Relvinha, naquele que se assume como um investimento determinante na criação de condições para a atração e fixação de empresas: este projeto implica um investimento de sensivelmente 3 milhões de euros”, acrescenta.

Apoio ao comércio local, turismo, rede viária, educação e cultura são outras das apostas da autarquia arganilense que espera que 2019 seja um ano de afirmação no âmbito da modernização administrativa

Para além da concretização dos importantes projetos preconizados no orçamento e nas GOP, o Município pretende afirmar o concelho como um concelho amigo das famílias e das empresas. “A taxa de IMI praticada é a mais reduzida do País, continuaremos a devolver 5% do IRS aos munícipes com residência fiscal no Concelho de Arganil, manteremos a derrama sobre o lucro das empresas nos 0%. Ao mesmo tempo, continuaremos a praticar os tarifários mais reduzidos ao nível do abastecimento de água, saneamento de águas residuais e resíduos sólidos urbanos”, adianta em comunicado.

image_pdfimage_print
Previous Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais
Next Mário Patrão campeão TT3 na Baja Portalegre 50

Artigos Relacionados

Informação

PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O PCP vai realizar umas Jornadas de contactos nas zonas afetadas pelos grandes incêndios de Outubro de 2017. Delegações de dirigentes e deputados do PCP vão percorrer,…

Informação

17 detenções, 934 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 16 a 22 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Sociedade

Sampaense perde em casa 84-83 após prolongamento, em jogo da LPB, segunda fase.

Campeonato Nacional Basquetebol – LPB – 2ª Fase  O Sampaense teve “o pássaro na mão” mas acabou por o deixar fugir nos momentos finais da partida. Uma partida muito disputada

Informação

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Informação

I Torneiro de Educação Gamificada no Agrupamento de Escolas de Gouveia

O Agrupamento de Escolas de Gouveia realiza o I Torneio de Educação Gamificada na próxima sexta- feira, dia 15 de junho, pelas 14h00, no pavilhão gimnodesportivo da Escola Secundária de

Informação

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.

Vídeos

BV Lagares da Beira, recebeberam equipamento de proteção (EPI)

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, em declarações aos jornalistas depois da entrega de novos equipamentos de proteção para incêndios (EPI) aos bombeiros de Lagares da Beira, disse

Destaque

Oliveira do Hospital continua à espera de apoios prometidos após o fogo

A demora na chegada dos apoios à recuperação do tecido económico, em particular o que é dirigido às empresas e à agricultura, é o que, passado um mês, maior preocupação…

Última Hora

Festas do Concelho animam Seia durante cinco dias

Seia está em festa entre 11 e 15 de agosto. Durante cinco dias, o centro histórico da sede do concelho, na área envolvente à Praça do Município, ganha mais vida…

Politica

Oliveira do Hospital comemorou 43º aniversário do 25 de Abril

Oliveira do Hospital comemorou, esta manhã, o 25 de Abril com uma sessão solene dando “voz” a todos os partidos com representação no concelho.

Última Hora

Ricardo Araújo em Oliveira do Hospital com espetáculo solidário

Ricardo Araújo Pereira, conhecido humorista, vai subir ao palco da Casa da Cultura César Oliveira, com o espetáculo “Uma conversa sobre assuntos”, dia 14 de abril, pelas 22 horas.

Última Hora

“Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

O Presidente da República disse, ontem, em Oliveira do Hospital que “mais que ficarmos presos à memória e ao passado”, importa “trabalhar no presente e exigir mais no futuro…

Região

Fogo em Manteigas mantém uma frente ativa

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, mantinha hoje de manhã …

Sociedade

Carpintaria Brito & Brito recupera do grande incêndio de 15 de outubro (com vídeo)

Quase um ano após o grande incêndio de 15 de outubro, a Carpintaria Brito & Brito, que ficou reduzida a cinzas e com registo de perda total, encontra-se em fase

Última Hora

Viseu e Mangualde unem-se para criar ciclovia

As Câmaras de Viseu e Mangualde assinaram ontem, 26 de novembro, um acordo para desenvolverem um estudo prévio para a criação de uma ciclovia entre as duas cidades.

Informação

Misericórdia de Galizes promove nova campanha “Criança Solidária”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes iniciou, no passado dia 30,  a 5ª edição da Campanha de Natal no âmbito do seu Projeto Criança Solidária. Até 21 de dezembro,

Região

Judiciária investiga “tiroteio” em Monte Formoso, Coimbra

A Polícia Judiciária está a investigar um “tiroteio” que ocorreu hoje na zona de Monte Formoso, na periferia de Coimbra, disse à agência Lusa fonte da PJ.

Região

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Última Hora

Polícia Judiciária deteve traficante de estupefacientes em Pombal

A Polícia Judiciária, através da Diretoria de Centro, deteve uma mulher, desempregada, presumível autora da prática de um crime de tráfico de estupefacientes.

Desporto

“The Castles Quest” desafia ciclistas a “conquistar” as 12 Aldeias Históricas

As inscrições para a aventura The Castles Quest, iniciativa que desafia ciclistas em BTT a percorrer 600 quilómetros pelas 12 Aldeias Histórias de Portugal, num tempo limite, já estão abertas.

Informação

Altice garante fibra ótica em 95 por cento do concelho de Oliveira do Hospital

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital garante a cobertura de fibra ótica em 95 por cento do concelho…

Informação

Governo garante que há 191 casas completamente reconstruídas após fogos de outubro

Cento e noventa e uma casas de habitação permanente, destruídas pelos incêndios de outubro de 2017, estão completamente reconstruídas…

Sociedade

ESTGOH tem curso novo e mais vagas

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira Hospital parte para o concurso nacional de acesso com uma licenciatura nova: Gestão da Bioindústria e mais vagas: 106.

Informação

Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Um incêndio que deflagrou ao início da tarde, numa zona de mato no distrito de Castelo Branco, está a ser combatido por sete meios aéreos e mais de 100 bombeiros.