Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD
3 Maio, 2018 2266 Views

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

…por dia, mas no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde o serviço de urgência já é garantido no período noturno (20h00- 08h00), aos feriados e fins de semana.

A proposta, que carece ainda de redação final, foi esta manhã foi apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, depois de ter sido reprovada na última reunião da Assembleia Municipal. “Desafio o presidente da Câmara a esquecer as questões partidárias e a defender esta questão junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do governo por ser esta a solução que melhor serve os interesses de Oliveira do Hospital”, afirmou o único eleito pelo PSD no seio do executivo municipal.

Em causa está a proposta que a Assembleia Municipal rejeitou, mas que José Carlos Alexandrino disse que deveria merecer a união dos eleitos, no sentido de reivindicar a reposição do SAP 24 horas por dia. Isto mesmo voltou a ser defendido, esta manhã, pelo presidente do Município. “A minha posição sempre foi clara em relação a isto”, afirmou o autarca, verificando que a esta altura Oliveira do Hospital não deve apenas reivindicar um SAP de 12 horas, mas sim de 24 horas. Fez questão de voltar a esclarecer que o SAP, entre as 08h00 e as 20h00 fechou “porque os médicos propuseram uma unidade de cuidados de saúde familiar e propuseram deixar de fazer SAP” e “com a conivência do ACES e da ARS Centro”. “Se a proposta é para ter SAP das 08h00 às 20h00 eu associo-me. Não posso ser um mar de contradições”, afirmou o autarca, verificando que à frente dos interesses partidários, estão os interesses do concelho.

Atendendo àquela que vem sendo a posição assumida pelos médicos e direção do Centro de Saúde que, segundo o autarca, não vêem com bons olhos o regresso do SAP àquela estrutura, José Carlos Alexandrino defende que o SAP fique a funcionar na FAAD. “O próprio diretor do centro de saúde não concorda que o SAP regresse ao centro de saúde”, afirmou. “Já que a FAAD tem (a urgência) das 20h00 às 08h00, sábados, domingos e feriados, também deve ter durante o dia porque tem melhores mecanismos, como raio x…”, afirmou José Carlos Alexandrino que, do mesmo modo, pretende que o serviço de emergência assegurado pelo INEM, encaminhe os doentes para a urgência do hospital da FAAD , em vez de os encaminhar para Seia ou Arganil, porque “ali também se faz raio x e análises clínicas”.

Previous Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos
Next Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Destaque

Exames nacionais e provas de aferição decorrem “com normalidade” em Oliveira do Hospital

O diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital, Carlos Carvalheira, garantiu há instantes à Rádio Boa Nova que a realização dos exames nacionais do secundário…

Última Hora

Associação de Melhoramentos Aldeense promove caminhada ao Monte do Colcurinho

A Associação de Melhoramentos Aldeense está a organizar uma caminhada ao Monte do Colcurinho, a acontecer no próximo dia 13 de maio, domingo.

Informação

Associação de vítimas em condições de recorrer ao Tribunal contra o Estado

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal está mandatada para avançar com uma ação coletiva contra o Estado se o Governo…

Última Hora

“mOHve-te Verão 2018” entra em ação e prolonga-se até julho

A quinta edição do programa “mOHve-te Verão” arranca este domingo, dia 27 de maio, pelas 9h00, no largo Ribeiro do Amaral,…

Última Hora

Deputado do PSD opõe-se às urgências na FAAD

O deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, João Brito, está contra a transição parcial do SAP para o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz.

Informação

Góis promove Orçamento Participativo pela primeira vez

O Município de Góis avanÇAa este ano, pela primeira vez, com o Orçamento Participativo de Góis. Como forma de potenciar os valores de democracia, incentivando a comunidade à participação na

Politica

Cerca de 200 militantes de Oliveira do Hospital em condições de votar nas diretas para o PSD

As eleições diretas para a Nacional do PSD realizam-se amanhã, dia 13 de janeiro, entre as 14h00 e as 20 horas. Em Oliveira do Hospital, os cerca de 200 militantes

Última Hora

Pedrógão: Concluídas 189 das 259 casas a reabilitar através do Revita

O Fundo Revita revelou hoje que está já concluída a reconstrução de 189 das 259 casas de primeira habitação afetadas pelos incêndios de junho de 2017, pelo que se encontram

Região

Lamego: Criança morre atropelada por trator conduzido pelo pai

Uma criança morreu na tarde desta quarta-feira, dia 15 de agosto, atropelada por um trator, em Candedo de Baixo, em Lamego.

Última Hora

Maria de Lurdes Castanheira pondera pedir dissolução da Câmara de Góis

A presidente da Câmara de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, admite pedir em tribunal a dissolução do executivo e revelou que será a candidata ao cargo pelo PS.  

Informação

CISE acolhe 15º Concurso de Fotografia de Ambiente

Retratar o Património Ambiental da Serra da Estrela é o desafio lançado, uma vez mais, pelo Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) a fotógrafos amadores ou profissionais, naquele

Última Hora

Especialistas debatem em seminário “perturbação de hiperatividade com défice da atenção”

A Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe no próximo dia 9 de setembro, a partir das 9h00, o seminário “Hiperatividade e Deficit de Atenção: dos mitos