Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD
3 Maio, 2018 2925 Views

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

image_pdfimage_print

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

…por dia, mas no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde o serviço de urgência já é garantido no período noturno (20h00- 08h00), aos feriados e fins de semana.

A proposta, que carece ainda de redação final, foi esta manhã foi apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, depois de ter sido reprovada na última reunião da Assembleia Municipal. “Desafio o presidente da Câmara a esquecer as questões partidárias e a defender esta questão junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do governo por ser esta a solução que melhor serve os interesses de Oliveira do Hospital”, afirmou o único eleito pelo PSD no seio do executivo municipal.

Em causa está a proposta que a Assembleia Municipal rejeitou, mas que José Carlos Alexandrino disse que deveria merecer a união dos eleitos, no sentido de reivindicar a reposição do SAP 24 horas por dia. Isto mesmo voltou a ser defendido, esta manhã, pelo presidente do Município. “A minha posição sempre foi clara em relação a isto”, afirmou o autarca, verificando que a esta altura Oliveira do Hospital não deve apenas reivindicar um SAP de 12 horas, mas sim de 24 horas. Fez questão de voltar a esclarecer que o SAP, entre as 08h00 e as 20h00 fechou “porque os médicos propuseram uma unidade de cuidados de saúde familiar e propuseram deixar de fazer SAP” e “com a conivência do ACES e da ARS Centro”. “Se a proposta é para ter SAP das 08h00 às 20h00 eu associo-me. Não posso ser um mar de contradições”, afirmou o autarca, verificando que à frente dos interesses partidários, estão os interesses do concelho.

Atendendo àquela que vem sendo a posição assumida pelos médicos e direção do Centro de Saúde que, segundo o autarca, não vêem com bons olhos o regresso do SAP àquela estrutura, José Carlos Alexandrino defende que o SAP fique a funcionar na FAAD. “O próprio diretor do centro de saúde não concorda que o SAP regresse ao centro de saúde”, afirmou. “Já que a FAAD tem (a urgência) das 20h00 às 08h00, sábados, domingos e feriados, também deve ter durante o dia porque tem melhores mecanismos, como raio x…”, afirmou José Carlos Alexandrino que, do mesmo modo, pretende que o serviço de emergência assegurado pelo INEM, encaminhe os doentes para a urgência do hospital da FAAD , em vez de os encaminhar para Seia ou Arganil, porque “ali também se faz raio x e análises clínicas”.

Previous Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos
Next Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Carlos Bica foi homenageado em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil homenageou, no passado dia 10 de março, Carlos Bica, antiga lenda dos ralis e um orgulhoso filho da terra, pelo seu 60.º aniversário.

Última Hora

Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela”: inscrições abertas até 13 de fevereiro

Encontram-se abertas as inscrições para o Concurso Gastronómico “Com Queijo Serra da Estrela” que será promovido pelo Município de Oliveira do Hospital no âmbito da XXVI Festa do Queijo Serra

Informação

Operação “Oficina Limpa”: GNR abre 395 autos de contraordenação a oficinas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 19 e 20 de novembro, realizou, em todo o território continental, ações de fiscalização com o objetivo de…

Nacional

Chuva e neve regressam a Portugal Continental

Depois de um longo período de frio, eis que está de regresso a prometida chuva e, com ela, chega também uma subida das temperaturas mínimas.

Informação

Equipa de Santo António do Alva vence 1ª eliminatória da Taça da Fundação Inatel

Após o empate na quarta Jornada do Campeonato Distrital, a equipa da Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, no concelho de Oliveira do Hospital,venceu a ACR

Sociedade

Estão abertas as inscrições para a Feira do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

A 26ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital realiza-se este ano entre os dias 11 e 12 de março, …

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 17.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Avião amarou na barragem do Sabugal quando combatia incêndio

Um avião que, ontem, combatia um incêndio no Sabugal, distrito da Guarda, amarou numa barragem, na sequência de uma avaria mecânica, disse fonte da Proteção Civil.

Região

Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Um incêndio destruiu hoje uma habitação localizada em Vila Nova de Ceira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, e provocou três desalojados, um casal e uma criança, que foram acolhidos

Nacional

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

Sociedade

Campus de Inovação de Oliveira do Hospital com grande crescimento após prémio europeu

O presidente da BLC3 assegurou que o prémio RegioStars, atribuído no ano passado pela Comissão Europeia, teve um impacto tão positivo que…

Última Hora

Oliveira do Hospital comemora a Revolução dos Cravos

O Município de Oliveira do Hospital vai assinalar o 44.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com uma sessão solene evocativa esta quarta-feira, a partir das 10h30 nos Paços