Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD
3 Maio, 2018 2618 Views

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

image_pdfimage_print

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

…por dia, mas no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde o serviço de urgência já é garantido no período noturno (20h00- 08h00), aos feriados e fins de semana.

A proposta, que carece ainda de redação final, foi esta manhã foi apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, depois de ter sido reprovada na última reunião da Assembleia Municipal. “Desafio o presidente da Câmara a esquecer as questões partidárias e a defender esta questão junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do governo por ser esta a solução que melhor serve os interesses de Oliveira do Hospital”, afirmou o único eleito pelo PSD no seio do executivo municipal.

Em causa está a proposta que a Assembleia Municipal rejeitou, mas que José Carlos Alexandrino disse que deveria merecer a união dos eleitos, no sentido de reivindicar a reposição do SAP 24 horas por dia. Isto mesmo voltou a ser defendido, esta manhã, pelo presidente do Município. “A minha posição sempre foi clara em relação a isto”, afirmou o autarca, verificando que a esta altura Oliveira do Hospital não deve apenas reivindicar um SAP de 12 horas, mas sim de 24 horas. Fez questão de voltar a esclarecer que o SAP, entre as 08h00 e as 20h00 fechou “porque os médicos propuseram uma unidade de cuidados de saúde familiar e propuseram deixar de fazer SAP” e “com a conivência do ACES e da ARS Centro”. “Se a proposta é para ter SAP das 08h00 às 20h00 eu associo-me. Não posso ser um mar de contradições”, afirmou o autarca, verificando que à frente dos interesses partidários, estão os interesses do concelho.

Atendendo àquela que vem sendo a posição assumida pelos médicos e direção do Centro de Saúde que, segundo o autarca, não vêem com bons olhos o regresso do SAP àquela estrutura, José Carlos Alexandrino defende que o SAP fique a funcionar na FAAD. “O próprio diretor do centro de saúde não concorda que o SAP regresse ao centro de saúde”, afirmou. “Já que a FAAD tem (a urgência) das 20h00 às 08h00, sábados, domingos e feriados, também deve ter durante o dia porque tem melhores mecanismos, como raio x…”, afirmou José Carlos Alexandrino que, do mesmo modo, pretende que o serviço de emergência assegurado pelo INEM, encaminhe os doentes para a urgência do hospital da FAAD , em vez de os encaminhar para Seia ou Arganil, porque “ali também se faz raio x e análises clínicas”.

Previous Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos
Next Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Informação

ASAE apreendeu alimentos no valor de 5.500 euros em zonas de veraneio

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou diversas ações de fiscalização com especial enfoque na comercialização e consumo de géneros alimentícios em estabelecimentos …

Região

Proteção Civil apresenta Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais em Foz de Arouce

A Autoridade Nacional de Proteção Civil apresenta amanhã, dia 12 de abril, em Pegada, Foz de Arouce, no concelho da Lousã, o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais- DECIF

Região

Região: Idosa desaparecida foi encontrada caída num silvado

A Guarda Nacional Republicana localizou, ontem, uma idosa de 78 anos, que estava desaparecida desde o sábado, no concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.

Última Hora

Congresso Internacional do Termalismo realiza-se em Nelas

O congresso internacional “O Termalismo e Desenvolvimento Regional” vai decorrer, de 2 a 4 de junho,  no Edifício Multiusos de Nelas e Termas da Felgueira.

Informação

FAAD apela à consignação de 0,5 por centro do IRS

Iniciada mais uma campanha da declaração de impostos sobre o rendimento, a Fundação de Aurélio Amaro Diniz (FAAD)  recorda possibilidade …

Informação

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, dia 13 de maio, …

Informação

Turismo no Centro de Portugal cresceu  20 por cento em novembro

A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017. Atendendo ao resultados preliminares da atividade turística, …

Região

Cooperativa informa associados sobre apoio aos rendimentos

A Cooperativa Agro Pecuária da Beira Central realiza, hoje, em Oliveira do Hospital um colóquio alusivo aos apoios aos rendimentos e segurança no trabalho agrícola e florestal.

Região

Homem morreu atropelado por autocarro no IC2

Um homem de 51 anos morreu atropelado, esta segunda-feira de madrugada, no IC2, perto de Antanhol, Coimbra.

Última Hora

Arganil com espetáculo solidário “A Diferença Num Só Gesto”

A Câmara Municipal de Arganil, em conjunto com o Coimbra Gospel Choir, vai realizar um espetáculo solidário, intitulado “A Diferença Num Só Gesto”, a acontecer dia 8 de dezembro, pelas

Última Hora

PJ deteve oito suspeitos de tráfico de estupefacientes em Seia e outras localidades de Coimbra e Viseu

Cinco homens e três mulheres foram detidos através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda da Polícia Judiciária, …