Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD
3 Maio, 2018 2435 Views

Câmara de Oliveira do Hospital quer SAP 24h no hospital da FAAD

image_pdfimage_print

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por unanimidade, a proposta a dirigir ao governo com vista à reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas…

…por dia, mas no hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), onde o serviço de urgência já é garantido no período noturno (20h00- 08h00), aos feriados e fins de semana.

A proposta, que carece ainda de redação final, foi esta manhã foi apresentada pelo vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, depois de ter sido reprovada na última reunião da Assembleia Municipal. “Desafio o presidente da Câmara a esquecer as questões partidárias e a defender esta questão junto da Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro e do governo por ser esta a solução que melhor serve os interesses de Oliveira do Hospital”, afirmou o único eleito pelo PSD no seio do executivo municipal.

Em causa está a proposta que a Assembleia Municipal rejeitou, mas que José Carlos Alexandrino disse que deveria merecer a união dos eleitos, no sentido de reivindicar a reposição do SAP 24 horas por dia. Isto mesmo voltou a ser defendido, esta manhã, pelo presidente do Município. “A minha posição sempre foi clara em relação a isto”, afirmou o autarca, verificando que a esta altura Oliveira do Hospital não deve apenas reivindicar um SAP de 12 horas, mas sim de 24 horas. Fez questão de voltar a esclarecer que o SAP, entre as 08h00 e as 20h00 fechou “porque os médicos propuseram uma unidade de cuidados de saúde familiar e propuseram deixar de fazer SAP” e “com a conivência do ACES e da ARS Centro”. “Se a proposta é para ter SAP das 08h00 às 20h00 eu associo-me. Não posso ser um mar de contradições”, afirmou o autarca, verificando que à frente dos interesses partidários, estão os interesses do concelho.

Atendendo àquela que vem sendo a posição assumida pelos médicos e direção do Centro de Saúde que, segundo o autarca, não vêem com bons olhos o regresso do SAP àquela estrutura, José Carlos Alexandrino defende que o SAP fique a funcionar na FAAD. “O próprio diretor do centro de saúde não concorda que o SAP regresse ao centro de saúde”, afirmou. “Já que a FAAD tem (a urgência) das 20h00 às 08h00, sábados, domingos e feriados, também deve ter durante o dia porque tem melhores mecanismos, como raio x…”, afirmou José Carlos Alexandrino que, do mesmo modo, pretende que o serviço de emergência assegurado pelo INEM, encaminhe os doentes para a urgência do hospital da FAAD , em vez de os encaminhar para Seia ou Arganil, porque “ali também se faz raio x e análises clínicas”.

Previous Despiste de camião na A25 provoca um morto e vários feridos
Next Greve de pessoal não docente fecha escolas de Lagares, Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Município de Arganil promoveu ação de sensibilização sobre Ordenamento do Território

O Município de Arganil promoveu, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), no passado dia 20 de abril, uma ação de sensibilização no âmbito

Politica

Luís Almeida tomou posse na presidência do PSD de Arganil

A Comissão Política de Secção de Arganil do Partido Social Democrata (PSD), liderada por Luís Almeida, reeleito presidente pelo terceiro mandato consecutivo,…

Última Hora

Feliciano da Silva apresentou livro de poesia na Rádio Boa Nova

Feliciano da Silva, conhecido autor do concelho de Oliveira do Hospital (natural de Travanca de Lagos) apresentou hoje o seu mais recente livro de poesia “O Meu Lindo Jardim Florido”.

Última Hora

Seia: Feira do Queijo Serra da Estrela com inscrições abertas

A Câmara Municipal de Seia realiza, na altura do Carnaval, mais uma edição da Feira do Queijo. A 42ª Feira do Queijo decorre, como vem sendo habitual, ao longo de

Informação

Estradas na serra da Estrela reabriram esta sexta-feira

As estradas de acesso ao maciço central da serra da Estrela, que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira devido à queda de neve, reabriram hoje.

Destaque

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Informação

Fogo em Manteigas dado como dominado

O incêndio que deflagrou no domingo na freguesia de Sameiro, no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, foi dado como dominado hoje de manhã, disse à agência Lusa fonte dos

Sociedade

Rádio Boa Nova em simultâneo com Antena 3 em programa de Ana Galvão e Joana Marques

A Rádio Boa Nova vai amanhã, dia 28 de outubro, emitir em simultâneo com a “Antena 3” no programa “Donas de Casa”.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 31.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Incêndios: Administração Regional de Saúde do Centro desmente Passos Coelho sobre suicídio

O presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) disse esta segunda-feira que não há, até agora, “nenhum caso de suicídio com ligação” direta à zona afetada pelo incêndio

Educação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino