Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor e reconhecimento à BLC3 por projeto premiado em Bruxelas (Com vídeo)

Câmara de Oliveira do Hospital aprovou voto de louvor e reconhecimento à BLC3 por projeto premiado em Bruxelas (Com vídeo)

No rescaldo da conquista do prémio RegioStars em Bruxelas, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou esta manhã, por unanimidade, …

.. um voto de louvor e reconhecimento à BLC3 e à equipa que lidera o projeto Centro Bio, assim como um voto de agradecimento à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.

bruxelas2José Carlos Alexandrino assistiu, no início desta semana, à conquista do prémio RegioStars, em Bruxelas,pela BLC3 através do seu projeto Centro Bio. Esta manhã, em reunião pública do executivo não escondeu a sua satisfação pela boa prestação da BLC3 e pelo bom trabalho desenvolvido por João Nunes, Helena Freitas e António Campos, propondo um voto de reconhecimento e louvor à BLC3 e àquela equipa. Propôs ainda um voto de agradecimento a Ana Abrunhosa, presidente da CCDRC que “se tem mostrado amiga de Oliveira do Hospital e uma entusiasta dos territórios de baixa densidade”.

Votos que João Brito, vereador do PSD não hesitou em votar favoravelmente, dirigindo mesmo os parabéns à BLC3 “por mais este prémio”. Disse contudo que “chega de ser só prémio” e que é hora de este campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira, “mostrar frutos dos prémios e deixar de ser subsídio-dependente”.

Em Bruxelas, o presidente da Câmara Municipal disse ter notado o “entusiasmo” dos responsáveis europeus pelo projeto de Oliveira do Hospital, com a própria Comissária Europeia da Política Regional, Corina Cretu, a aceitar uma visita ao concelho e à região. Diante disto, José Carlos Alexandrino acredita que o projeto Centro Bio “tem pernas para andar” e que o prémio alcançado vai abrir “portas para financiamentos mais fortes”. Quanto a resultados práticos e à subsidiodependência, o autarca nota que só pela própria recuperação da antiga Acibeira, “já valeu a pena o investimento da Câmara Municipal” na BLC3, ao contrário de “outros que deixaram cair o espaço”.

“Fiz um grande negócio para o concelho que outros não foram capazes de fazer, porque (a Acibeira) tinha revertido gratuitamente para a Câmara Municipal se em tempo oportuno tem feito o direito de opção”. “Foi preciso comprar as instalações todas por 150 mil euros, a pagá-las em três anos, sem taxa de juro”, lembra o autarca, notando que hoje o espaço “já não é o mesmo”. Conta que, no passado, “deixaram roubar tudo, até os canos, com, a complacência de algumas pessoas que tinham responsabilidades”.

fotos:ccdrc

image_pdfimage_print
Previous ESTGOH promove aula inaugural do Mestrado em Gestão de Negócios
Next Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Artigos Relacionados

Última Hora

Eptoradio termina primeira temporada com programa em direto

O programa Eptoradio termina hoje, dia 19 de maio, a sua primeira temporada na Rádio Boa Nova. Hoje, a partir das 14h00, o programa acontece em direto.

Cultura

Feliciano da Silva lança livro “O meu lindo jardim florido”

No próximo domingo, 16 de julho, decorrerá o lançamento do novo livro de Feliciano da Silva, “O meu lindo jardim florido”.

Região

60 acidentes e um morto na última semana nas estradas do distrito de Coimbra

A semana de 28 de março a 3 de abril ficou marcada, nas estradas do distrito de Coimbra, pela ocorrência de 60 acidentes que resultaram numa vítima mortal.

Desporto

Programa mOHve-te Verão 2016 encerra hoje em Oliveira do Hospital

Chega hoje ao fim a iniciativa mOHve-te Verão 2016 promovida pelo município de Oliveira do Hospital. Todas as atividades desportivas …

Última Hora

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Última Hora

Festival de Sopas com a maior participação de sempre em Santa Ovaia

As tradicionais e saborosas sopas são o centro das atenções da 7.ª edição do Festival de Sopas de Santa Ovaia, concelho de Oliveira do Hospital, …

Cultura

No domingo, dia 10 de abril, o Município de Tábua celebrou o Feriado Municipal

A sessão Solene contou com as intervenções do secretário da Assembleia Municipal de Tábua, Pedro Cardoso e do Presidente da Câmara Municipal de Tábua, Mário Loureiro, que deu o mote

Destaque

Arquitetos e engenheiros chamados a participar no projeto de requalificação da Zona Histórica de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital quer envolver os arquitetos e engenheiros do concelho na elaboração do projeto de requalificação da Zona Histórica.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital expressa solidariedade e pesar pelas vítimas de Pedrógão Grande

Diante da “enorme tragédia que colocou o país de luto”, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital partilhou uma “mensagem de solidariedade e de profundo pesar aos familiares

Última Hora

Marchas Populares desfilam em Seia na noite de São João

Na noite de São João, a 23 de junho, Seia volta a encher-se de cor e alegria com as tradicionais Marchas Populares. Este ano serão cinco as marchas …

Região

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Desporto

Ténis de Mesa: Atletas do CCPOH bem sucedidos no campeonato distrital

Quatro atletas dos escalões de infantis e de juniores do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH), orientados pelo técnico Luís Marques, participaram, no último sábado, …

Destaque

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Desporto

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Informação

Seia promove ocupação de tempos livres para crianças e jovens em julho

As férias de verão estão a chegar e, com ele, está de regresso o programa de ocupação de tempos livres “Julho em Férias” em Seia.

Informação

“Coimas pesadas” para autores de descargas ilegais na ETAR de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital está a investigar “descargas ilegais” que estarão a a ser feitas na ETAR da cidade, ao que tudo indica por parte de unidades

Última Hora

Detidos dois suspeitos de tráfico de estupefacientes em Montemor-o-Velho

 A GNR deteve, ontem, dois homens e identificou uma mulher, por suspeita de tráfico de estupefacientes, na freguesia de Abrunheira. A operação, levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal

Última Hora

Polícia Judiciária deteve guarda prisional e recluso por suspeita de tráfico de droga e corrupção

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, deteve dois homens, um recluso em gozo de licença jurisdicional e um guarda prisional, …

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança concurso “Postal de Natal Digital”

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lança, uma vez mais, o desafio aos alunos do concelho de Oliveira do Hospital para a elaboração do “Postal de Natal Digital”,…

Última Hora

Reacendimento em Soure. Fogo tem duas frentes ativas

O incêndio em Soure que começou na segunda-feira e que tinha sido dominado às 09h30 de hoje estava novamente ativo às 14h00, na sequência de um reacendimento,…

Informação

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Última Hora

Acusado de atropelar peregrinos admite culpa, mas “não estava embriagado”

O arguido que atropelou mortalmente cinco peregrinos em Coimbra admitiu hoje a culpa no acidente, mas assegurou que, apesar de ter bebido “umas cervejas”,

Informação

Seia recebe 4ª prova da Taça de Portugal de Maratonas BTT (XCM)

O concelho de Seia recebe este domingo, dia 30 de julho, a Maratona de Seia / XCM Aldeias de Montanha, prova pontuável para o ranking da Taça de Portugal XCM,…

Última Hora

Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira

As sucessivas trocas de tiros que se registaram, desde esta madrugada, na sequência de um assalto em Aguiar da Beira, já feriram dois militares da GNR …