Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

image_pdfimage_print

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, …

… na União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, danificadas pelas chamas que assolaram o concelho de Arganil em outubro de 2017, estão a ser alvo de um investimento de aproximadamente 700 mil euros, comparticipado pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), em resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Arganil, informa a autarquia em comunicado.

Construída em 1873, a Quinta Dr. Urbano manteve o nome do seu antigo proprietário mesmo depois de ser adquirida pela Câmara Municipal de Arganil. Durante a década de 90, o edifício principal, conhecido como Casarão, serviu de sede aos escuteiros e, numa fase transitória, acolheu os alunos do jardim-de-infância e da escola primária da freguesia de Benfeita.

A intervenção em curso prevê a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características próprias do lugar. “O empenho da autarquia passa por reabilitar esta propriedade, sem que se perca a identidade e essência do conjunto arquitetónico da Quinta Dr. Urbano, assim como o carácter secular do edifício”, refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “manter as características dos edifícios foi também a preocupação da autarquia na reabilitação, recuperação e reconstrução dos edifícios escolares de Anceriz e de Porto Silvado”.

Para Luís Paulo Costa, o atraso registado na disponibilização das verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia, por parte do Governo, “em nada afetou a vontade do Município em continuar a transformar os obstáculos, nomeadamente os que resultaram do malfadado incêndio de 2017, em oportunidades”, dando “uma nova vida aos equipamentos municipais, rentabilizando-os e colocando-os à disposição da comunidade”.

Esta intervenção, destinada à recuperação daquelas três propriedades do Município de Arganil, faz parte de um expressivo investimento que o Município de Arganil tem previsto executar para colmatar os danos e prejuízos inventariados após os incêndios, contando, para isso, com a comparticipação do FSUE.

 

Previous Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis
Next Primeiro-Ministro chama GNR e PSP para o transporte de mercadorias

Artigos Relacionados

Informação

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Informação

Proteção Civil alerta população devido ao agravamento do estado do tempo

A Proteção Civil emitiu, esta segunda-feira, um alerta à população uma vez que é esperado, nas próximas 48 horas, um agravamento do estado do tempo.

Última Hora

Região: Uma pessoa ficou ferida em incêndio que deflagrou num apartamento

Um incêndio deflagrou esta manhã num apartamento na cidade de Coimbra. O alerta foi dado pelas 8h44 desta segunda-feira, para um fogo num prédio junto ao Centro Comercial Alma Shopping.

Informação

Coimbra: Detido por crimes de homicídio na forma tentada e de roubo

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem pela presumível prática de um crime de homicídio, na forma tentada, e de dois crimes de

Educação

Semana do desporto adaptado no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Com a organização do grupo de Educação Especial irá decorrer entre os dias 6 e 10 de março, no agrupamento de escolas de Oliveira do Hospital, a Semana do Desporto

Informação

Oliveira do Hospital agradece “esforço de renascimento” em almoço com mil pessoas na Festa do Queijo

A Festa do Queijo de Oliveira do Hospital, que se realiza nos próximos dias 10 e 11 de março, foi hoje apresentada na Bolsa de Turismo de Lisboa,…

Região

Fenómeno ocorrido em Gouveia compatível com ‘downburst’

O fenómeno meteorológico ocorrido na segunda-feira em Gouveia é compatível com um ‘downburst’, fenómeno de ventos de grande intensidade …

Última Hora

Empresários são hoje julgados por crimes de auxílio à imigração ilegal

Três empresários ligados à restauração de Coimbra começam hoje a ser julgados por 34 crimes de auxílio à imigração ilegal, sendo acusados de…

Desporto

FCOH venceu e Nogueirense perdeu na 7ª jornada do Campeonato Nacional

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o Caldas Sport Clube por duas bolas a zero. No mesmo campeonato, a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) perdeu por 1-0

Região

Arganil isenta de IMI casas afetadas pelos fogos de outubro de 2017

A Câmara Municipal de Arganil, no distrito de Coimbra, vai isentar de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) as habitações destruídas pelos fogos de 15 e 16 de outubro de 2017,

Região

AIP promove seminário sobre o projeto MOVE PME em Coimbra

A Associação Industrial Portuguesa promove no próximo dia 25 de setembro, o II Fórum MOVE PME “Balanço intercalar e novos desafios”,…

Informação

Abertas as inscrições para o Mercadinho de Natal em Seia

Nos dias 15 e 16 de dezembro, a Câmara Municipal volta a dinamizar o Mercado Municipal com uma programação repleta de atividades direcionadas para os mais novos e o habitual