Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

Câmara de Arganil recupera edifícios Municipais destruídos pelo incêndio

image_pdfimage_print

A Casa da Quinta Dr. Urbano, na Benfeita, e os edifícios das antigas escolas primárias de Porto Silvado, na freguesia de Pomares, e de Anceriz, …

… na União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz, danificadas pelas chamas que assolaram o concelho de Arganil em outubro de 2017, estão a ser alvo de um investimento de aproximadamente 700 mil euros, comparticipado pelo Fundo de Solidariedade da União Europeia (FSUE), em resultado da candidatura apresentada pela Câmara Municipal de Arganil, informa a autarquia em comunicado.

Construída em 1873, a Quinta Dr. Urbano manteve o nome do seu antigo proprietário mesmo depois de ser adquirida pela Câmara Municipal de Arganil. Durante a década de 90, o edifício principal, conhecido como Casarão, serviu de sede aos escuteiros e, numa fase transitória, acolheu os alunos do jardim-de-infância e da escola primária da freguesia de Benfeita.

A intervenção em curso prevê a reposição das condições de funcionalidade, preservando as características próprias do lugar. “O empenho da autarquia passa por reabilitar esta propriedade, sem que se perca a identidade e essência do conjunto arquitetónico da Quinta Dr. Urbano, assim como o carácter secular do edifício”, refere Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal, acrescentando que “manter as características dos edifícios foi também a preocupação da autarquia na reabilitação, recuperação e reconstrução dos edifícios escolares de Anceriz e de Porto Silvado”.

Para Luís Paulo Costa, o atraso registado na disponibilização das verbas do Fundo de Solidariedade da União Europeia, por parte do Governo, “em nada afetou a vontade do Município em continuar a transformar os obstáculos, nomeadamente os que resultaram do malfadado incêndio de 2017, em oportunidades”, dando “uma nova vida aos equipamentos municipais, rentabilizando-os e colocando-os à disposição da comunidade”.

Esta intervenção, destinada à recuperação daquelas três propriedades do Município de Arganil, faz parte de um expressivo investimento que o Município de Arganil tem previsto executar para colmatar os danos e prejuízos inventariados após os incêndios, contando, para isso, com a comparticipação do FSUE.

 

Previous Casal detido em Góis na posse de mais de 1 400 plantas de cannabis
Next Primeiro-Ministro chama GNR e PSP para o transporte de mercadorias

Artigos Relacionados

Nacional

Mais de metade dos jovens já sofreram de violência no namoro

Mais de metade dos jovens que namoram ou namoraram dizem já ter sofrido uma qualquer forma de violência por parte do companheiro e 67% acham isso natural, motivo para uma

Sociedade

GNR recuperou objetos furtados e apreendeu estupefacientes em Oliveira do Hospital

O Comando Territorial da Guarda da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Gouveia, recuperou ontem, dia 22 de março, na localidade de Oliveira o Hospital, diversos artigos furtados.

Informação

Eucaliptos passam a ser proibidos em áreas com outras espécies

O Governo aprovou hoje um regime transitório que define que não sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.

Região

Bombeiros da Figueira da Foz procuram homem perdido na Mata de Quiaios

Os bombeiros municipais da Figueira da Foz estão a proceder a buscas para encontrar um homem que se perdeu na Mata Nacional de Quiaios, mancha florestal situada no norte do

Informação

Pombal: Atropelamento provoca uma vítima mortal

Um atropelamento em Anços, no concelho de Pombal, provocou uma vítima mortal no domingo à noite. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o

Região

Cancros infantojuvenis aumentaram em Coimbra em 2017

O serviço de oncologia do Hospital Pediátrico de Coimbra registou um aumento de cancros infantojuvenis em 2017, ano em que foram realizadas quatro mil consultas e efetuados 480 internamentos, disse

Região

Neve corta estradas em Viseu

O mau tempo no norte do país obrigou ao corte de trânsito em diversas estradas municipais e, além do IP4 (Amarante/Vila Real), cortado desde terça-feira, também a A24 está interrompida

Informação

Município de Arganil apresentou ferramenta digital

A Câmara Municipal de Arganil prepara-se para implementar o E-Paper, a aplicação informática de modernização administrativa aplicada ao processo de Licenciamento de Obras Particulares.

Última Hora

ADSC do Vale do Cobral presta serviço social há 15 anos na freguesia de Meruge

A Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral, responsável pela prestação de serviço social na freguesia de Meruge, foi criada …

Última Hora

Viseu: Feira de S. Mateus arranca hoje e prolonga-se até 15 de setembro

O reforço da segurança e da comodidade marcam a 627.ª edição da Feira de S. Mateus, em Viseu, que arranca esta quinta-feira à noite, dia 8 de agosto, e prolonga-se

Região

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada um mês após incêndio

Um mês após o trágico incêndio na Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, em Tondela, esta encontra-se ainda fechada …

Informação

Tricross do Alva reuniu mais de uma centena de atletas em Oliveira do Hospital

O concelho de Oliveira do Hospital  foi ontem palco da prova TriCross do Alva, uma modalidade de Triatlo Todo-o-Terreno, que abrange três desportos distintos, a Natação, o Ciclismo e o