Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

image_pdfimage_print

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

… durante o prazo estabelecido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que terminou a 31 de janeiro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que “das 87 candidaturas apresentadas, 57 foram encaminhadas para a CCDR Centro totalmente finalizadas, sendo que 30 delas estão ainda em processo de conclusão, por se tratarem de situações complexas que envolvem imóveis que apresentam obstáculos legais, relacionados essencialmente com a falta de licenciamento e de registo predial”.

“Até que estes processos sejam concluídos com sucesso, os proprietários dos imóveis vão continuar a receber o devido acompanhamento do Gabinete de apoio ao Programa de Reconstrução das Habitações da Câmara Municipal, cujo empenho e profissionalismo têm permitido à autarquia cumprir os rigorosos prazos estabelecidos pela CCDR Centro”, refere nota da autarquia.

Decorrida a primeira fase do processo, as candidaturas preparam-se para sair do papel, dando lugar à efetiva concretização do processo de reconstrução das casas parcial ou totalmente destruídas pelas chamas, que vai permitir devolver o lar e a esperança a largas dezenas de pessoas no concelho.

A atribuição das verbas, que decorre do Protocolo celebrado entre a autarquia e a CCDR Centro no mês de novembro, visa a concessão de apoio às pessoas singulares e aos agregados familiares cuja primeira habitação foi danificada ou destruída pelos incêndios, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 142/2017, de 14 novembro. Os apoios consideram prejuízos de valor igual ou inferior a 25 mil euros e de valor superior a 25 mil euros. Neste último caso o apoio é, preferencialmente, feito em espécie, ficando todo o processo de reconstrução a cargo da CCDR Centro.

Previous Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela
Next Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de quatro milhões de euros

Artigos Relacionados

Informação

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Última Hora

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Informação

BLC3 integra consórcio piloto sobre “Bioeconomia de territórios de montanha”

O Secretário de Estado do Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, deslocou-se, no passado dia 8 de fevereiro, ao Instituto Politécnico da Guarda (IPG),…

Informação

Greve fecha escolas da Ponte das Três Entradas e sede do Agrupamento em Oliveira do Hospital

A greve da Função Pública obrigou, esta manhã, ao encerramento da Escola Básica da Ponte das Três Entradas, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Desporto

Sampaense Basket vai disputar a próxima época na Liga Portuguesa de Basquetebol num regresso aos grandes da modalidade.

Saiu hoje em comunicado, no site da FPB, a confirmação de que o Sampaense Basket vai participar na Liga Portuguesa de Basquetebol na época 2016-2017. Cláudio Figueiredo (um homem da

Última Hora

Seia assinala “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

Laços azuis em mais de 50 edifícios assinalam o início da campanha “Abril – Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” em Seia, iniciativa que contempla um amplo programa

Última Hora

Diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa

A diabetes afeta mais de 13% da população portuguesa e estima-se que 44% dos doentes esteja ainda por diagnosticar. Os números são conhecidos…

Região

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Informação

Estrangeiro que sequestrou pessoas em Viseu foi detido na Alemanha 

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje a detenção, na Alemanha, de um cidadão estrangeiro suspeito da prática de crimes de sequestro e roubo, …

Informação

Rádio Boa Nova realiza debate para assinalar Dia Municipal para a Igualdade

A Rádio Boa Nova associa-se às comemorações do Dia Municipal para a Igualdade promovidas pelo Município de Oliveira do Hospital. Amanhã, entre as 10h00 e as 12h00,…

Politica

João Brito quer um “PSD maior” em Oliveira do Hospital

João Brito, tomou posse, no sábado, na liderança da Comissão Política de Secção do PSD de Oliveira do Hospital de olhos postos num “PSD maior”, …

Última Hora

Paulo Ribeiro expõe pinturas baseadas em fotografias de Tiago Cerveira

O artista plástico oliveirense, Paulo Ribeiro, apresenta a sua mais recente exposição de pintura, na Ohphicina das Artes – Associação Cultural de Oliveira do Hospital.