Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

Câmara de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoio à reconstrução das habitações

O Município de Arganil recebeu 87 candidaturas de apoios à reconstrução das habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro …

… durante o prazo estabelecido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), que terminou a 31 de janeiro.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a autarquia adianta que “das 87 candidaturas apresentadas, 57 foram encaminhadas para a CCDR Centro totalmente finalizadas, sendo que 30 delas estão ainda em processo de conclusão, por se tratarem de situações complexas que envolvem imóveis que apresentam obstáculos legais, relacionados essencialmente com a falta de licenciamento e de registo predial”.

“Até que estes processos sejam concluídos com sucesso, os proprietários dos imóveis vão continuar a receber o devido acompanhamento do Gabinete de apoio ao Programa de Reconstrução das Habitações da Câmara Municipal, cujo empenho e profissionalismo têm permitido à autarquia cumprir os rigorosos prazos estabelecidos pela CCDR Centro”, refere nota da autarquia.

Decorrida a primeira fase do processo, as candidaturas preparam-se para sair do papel, dando lugar à efetiva concretização do processo de reconstrução das casas parcial ou totalmente destruídas pelas chamas, que vai permitir devolver o lar e a esperança a largas dezenas de pessoas no concelho.

A atribuição das verbas, que decorre do Protocolo celebrado entre a autarquia e a CCDR Centro no mês de novembro, visa a concessão de apoio às pessoas singulares e aos agregados familiares cuja primeira habitação foi danificada ou destruída pelos incêndios, conforme previsto no Decreto-Lei n.º 142/2017, de 14 novembro. Os apoios consideram prejuízos de valor igual ou inferior a 25 mil euros e de valor superior a 25 mil euros. Neste último caso o apoio é, preferencialmente, feito em espécie, ficando todo o processo de reconstrução a cargo da CCDR Centro.

image_pdfimage_print
Previous Autarcas e governo aplaudem projeto de infraestruturação em fibra ótica da Altice no Maciço Central da Serra da Estrela
Next Abastecimento de água em Arganil recebe investimento de quatro milhões de euros

Artigos Relacionados

Destaque

Jorge Ramos apresenta novo livro “Volto Já…”

“Volto já…” é o título do novo livro de Jorge Manuel Ramos, com sessão de lançamento agendada para amanhã, dia 29, pelas 21h00, na Feira do Livro de Oliveira do

Politica

João Paulo Albuquerque encara derrota “com uma certa mágoa”

O candidato derrotado nas eleições em Oliveira do Hospital admitiu ontem à noite que é “com uma certa mágoa” que olha para o desfecho das autárquicas no concelho,…

Região

Universidade de Coimbra visitada por mais de 300 mil turistas em 2015

A Universidade de Coimbra (UC) foi visitada em 2015 por 300 mil turistas, 90 por cento dos quais estrangeiros, disse hoje o reitor da instituição, João Gabriel Silva.

Região

Acidente com trator provoca uma vítima mortal em São João da Pesqueira

Um homem com cerca de 46 morreu, hoje, na sequência de um acidente com um trator agrícola em São João da Pesqueira.

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 5 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 27.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Destaque

Empresário da Mealhada ofereceu ovelhas Serra da Estrela a criadores de Oliveira do Hospital

Gonçalo Maria, proprietário de um restaurante na Mealhada, deslocou-se, ontem, a Oliveira do Hospital, num gesto solidário, para oferecer 82 ovelhas Serra da Estrela…

Desporto

“Cada vez se pratica mais e melhor desporto em Oliveira do Hospital”

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Prova disso foi o sucesso de mais um mOHve-te no Verão que, nas últimas sete semanas, …

Nacional

Chuva regressa quarta-feira mas não em todo o território. Temperaturas mínimas chegam aos zero graus

  Para quarta-feira está previsto o regresso da chuva mas não em todo o território.

Destaque

Apoio social para 67 famílias no último ano em Oliveira do Hospital

O Programa Ativos Sociais, que pretende auxiliar famílias carenciadas no concelho de Oliveira do Hospital, atribuiu, no ano passado, 77 subsídios a 67 agregados familiares, com um apoio de 37 610,

Última Hora

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Última Hora

Tondela decreta três dias de luto municipal após tragédia

A Câmara Municipal de Tondela decretou três dias de luto municipal a começar hoje, 15 de janeiro, após a tragédia que, no último sábado, abalou o concelho.

Informação

CDU apresentou a sua candidatura em Oliveira do Hospital para as Autárquica 2017

CDU apresentou ontem a sua candidatura em Oliveira do Hospital A organização da CDU de Oliveira do Hospital, realizou ontem, uma acção pública junto às piscinas e ao Parque dos

Última Hora

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

Mundo: Nobel da Paz para Campanha Internacional para Abolição de Armas Nucleares

O Nobel da Paz de 2017 foi atribuído à Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares. A presidente do Comité, Berit Reiss-Andersen, …

Última Hora

Proteção Civil emite aviso à população pelo perigo de incêndio rural

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta para

Região

Penacova acolhe fase intermunicipal do concurso nacional de leitura

O Plano Nacional de Leitura, em articulação com a RTP, com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede de Bibliotecas Escolares, promove o Concurso

Região

“Instrumentos musicais de todo o mundo” em exposição no Museu do Brinquedo

O Museu do Brinquedo, em Seia, tem  patente ao público a exposição temporária “Instrumentos musicais de todo o mundo”.

Região

Centenas de pessoas despediram-se, ontem, de Agostinho Almeida de Santos

Agostinho Almeida Santos, professor catedrático de Coimbra pioneiro da procriação medicamente assistida em Portugal, morreu no sábado, com 77 anos.

Informação

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no

Informação

Pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital

Na última noite, pelo menos sete empresas foram assaltadas na Zona Industrial de Oliveira do Hospital. Os assaltantes, que se presume serem estrangeiros, destruíram sistemas de videovigilância, furtaram computadores portáteis,

Região

Desporto de fim de semana – Resultados

No regresso do CNS fase de manutenção, o Nogueirense, agora comandado por João Pires, num regresso a uma casa que conhece bem,não foi além de um empate 0-0 frente ao

Última Hora

Dois mortos em acidente entre carro e camião em Aveiro

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, esta madrugada, na sequência de um acidente entre um veículo pesado e um ligeiro, em Aveiro

Informação

Volta a Portugal vai ligar, no dia 14 de agosto, os três Monumentos Nacionais em Oliveira do Hospital

A 79ª Volta a Portugal em Bicicleta vai, hoje, para a estrada e promete animar o concelho de Oliveira do Hospital. No dia 14 de agosto, em dia de etapa

Destaque

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.