Câmara de Arganil investe mais de 300 mil euros na melhoria do abastecimento de água

Câmara de Arganil investe mais de 300 mil euros na melhoria do abastecimento de água

image_pdfimage_print

A melhoria da qualidade do sistema de abastecimento no concelho continua a merecer esforço e empenho por parte da Câmara Municipal de Arganil, que tem já em curso a empreitada de substituição e extensão de condutas de sistemas de abastecimento de águas e sistemas de drenagem de águas residuais.

Com um prazo de execução de 121 dias, esta intervenção totaliza um investimento de 331.928,28 Euros, totalmente suportado pelo Município de Arganil.

Segundo nota enviada à Rádio Boa Nova, abrangendo a União de Freguesias de Vila Cova do Alva e Anceriz e a União de Freguesias de Côja e Barril do Alva, esta empreitada prevê três operações distintas. Uma delas contempla substituição da conduta adutora entre o cruzamento de Vila Cova do Alva/Barril do Alva (bifurcação da EM517-1 com a N342) e o reservatório de Côja. Destinada a evitar perdas de água e a melhorar a eficiência do serviço de abastecimento, esta nova conduta adutora tem aproximadamente 6.100 metros lineares de extensão.

Está ainda contemplada na empreitada, a construção da rede de distribuição de águas em Vila Cova do Alva e a substituição e ampliação da rede de distribuição, a partir da Ponte de Côja até ao Moinho do Alva, numa extensão de 4.332 metros lineares, bem como a construção da rede de saneamento e a conduta elevatória desde o Moinho do Alva até à primeira caixa do coletor do Moinho de Côja.

Esta é uma intervenção que vem “complementar o investimento superior a dez milhões de euros que está em curso no concelho e que se destina a renovar e a revolucionar o processo de captação, tratamento e abastecimento de água em praticamente todo o território concelhio, servindo com mais qualidade, regularidade e eficiência os munícipes”, destaca Luís Paulo Costa, presidente da Câmara Municipal de Arganil. A autarquia “continua empenhada em trabalhar no sentido de ter uma rede de abastecimento de água cada vez mais eficaz e sustentável”.

Com conclusão prevista para novembro, esta intervenção destinada à substituição e extensão de condutas tem como finalidade não só a redução de perdas de água no sistema de distribuição, a diminuição de ocorrências de roturas, de avarias e de falhas, bem como a garantia de qualidade no serviço prestado aos utentes e o aumento da sustentabilidade económica ambiental do sistema de abastecimento do município de Arganil.

No decurso da intervenção, a circulação rodoviária nas vias envolvidas será alterada temporariamente, de forma a minimizar os constrangimentos aos condutores, a quem a autarquia de Arganil agradece a melhor compreensão e a habitual colaboração no cumprimento da sinalização temporária existente no local.

Previous Calor deixa 17 distritos sob aviso amarelo. Proteção Civil emite aviso à população
Next Região: Incêndio em fábrica de transformação de madeiras dominado. Não há feridos

Artigos Relacionados

Última Hora

Coletes Amarelos: PSP alerta para condicionamentos de trânsito em vários distritos do país

Está prevista para esta sexta-feira um protesto dos Coletes Amarelos portugueses. A lista das manifestações na área de atuação da PSP soma 25 protestos em 17 locais das principais cidades

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 18 de fevereiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 19.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de maio, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 33.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital

Foi lançado, no passado dia 8 de janeiro, um concurso de um milhão de euros, no âmbito da Iniciativa Portugal Inovação Social e do Programa de Revitalização do Pinhal Interior, para projetos de inovação

Sociedade

Bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram nascimento do “Santiago” a caminho da maternidade

Dois bombeiros de Oliveira do Hospital auxiliaram na última madrugada, cerca das 5h30, o nascimento de um bebé, Santiago,…

Última Hora

13ª Milha Urbana da Serra da Estrela realiza-se no dia 9 de junho

A Associação Cultural e Recreativa da Senhora do Desterro (ACRSD) promove, no sábado, dia 9 de junho, em São Romão (Seia) a tradicional Milha Urbana da Serra da Estrela.

Desporto

Nogueirense joga em Águeda na 5ª jornada do Campeonato de Portugal e FCOH vai a Poiares para o Distrital.

A Associação Desportiva Nogueirense, de Nogueira do Cravo, desloca-se  no próximo domingo, dia 2 de outubro, a Águeda em jogo da 5ª jornada. O Tourizense desloca-se ao reduto do Pampilhosa.

Nacional

Granizo, chuva e trovoada colocam cinco distritos sob aviso amarelo

Cinco distritos de Portugal continental estão hoje sob ‘aviso amarelo’ devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Ladrão reincidente apanhado a assaltar café em Aveiro

A PSP de Aveiro deteve um homem de 39 anos apanhado a assaltar um café no passado domingo, 20 de janeiro.

Região

Município de Arganil garante que equipamentos de escola dados como furtados estavam pagos

Equipamentos de uma escola de Arganil que haviam sido dados como furtados no final de dezembro, foram afinal retirados por uma empresa, por alegada falta de pagamento da responsável da

Informação

Federação Portuguesa de Futebol entregou casa a família vítima dos incêndios de Oliveira do Hospital

Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), deslocou-se hoje a Pinheirinho, freguesia de Lourosa, no concelho de Oliveira do Hospital, para acompanhar as obras de reconstrução de uma

Sociedade

Autarca de Oliveira do Hospital está “desagradado” com atuação da GNR

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital criticou na última reunião da Assembleia Municipal, realizada sexta-feira à tarde, …