Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

Câmara da Guarda garante continuidade na prevenção

image_pdfimage_print

A Câmara Municipal da Guarda vai continuar a apostar este ano na limpeza das florestas e na prevenção para minimizar o problema dos incêndios florestais, anunciou o seu presidente.

“Vamos definir um plano de ataque no domínio da prevenção”, disse o autarca Álvaro Amaro (PSD) aos jornalistas, no final da reunião quinzenal do executivo onde o assunto foi abordado.

Durante a reunião, o vereador socialista Eduardo Brito perguntou “o que está a ser planeado” pela autarquia em relação à limpeza de matos e à aplicação da lei, com o objetivo de minimizar as consequências dos fogos rurais.

Álvaro Amaro lembrou que, em 2017, no âmbito do plano municipal contra incêndios, o município investiu 600 mil euros em várias ações, com destaque para a limpeza das faixas de segurança.

“Foi feito um investimento brutal. O que nos conforta é que se não tivéssemos feito [o investimento], porventura, os impactos podiam ser maiores. E é isso que nos incentiva a prosseguir”, afirmou.

Garantiu que este ano a autarquia vai “continuar a apostar na limpeza e na prevenção”.

“Eu estou disponível para fazer tudo o que estiver ao meu alcance, com mais ajudas do Governo, menos ajudas do Governo. Nós investimos mais de 600 mil euros no verão passado e estamos dispostos naturalmente a continuar a investir de modo a minimizar esse problema. E acho que trabalhámos muito e acho, sinceramente, que o minimizámos”, rematou.

Em relação aos apoios disponibilizados este ano pelo Governo, reafirmou “que se controle, que se fiscalize o mais possível, mas que se faça”, porque “o caminho é o estímulo à prevenção e não o da penalização”.

“Quando o Governo vem dizer que tem uma linha de crédito de 50 milhões [de euros], vamos ver qual vai ser o acesso se não alterarem o quadro onde ela se torna mais efetiva”, observou.

Na opinião de Álvaro Amaro, “a questão chave [para diminuir os incêndios rurais] é ocupar e vigiar a floresta 24 horas por dia”.

Previous “Fátima. A (des)construção do mito” é o novo livro de Luís Filipe Torgal. Apresentação vai ter lugar no Agrupamento de Escolas
Next Incêndios: Já foram aceites 75 propostas de indemnização

Artigos Relacionados

Sociedade

Greve causa “constrangimentos” mas não fecha escolas em Oliveira do Hospital

A greve de funcionários não docentes convocada para esta sexta-feira está a causar “alguns constrangimentos” na escola sede do Agrupamento de Oliveira do Hospital, onde cerca de 50 por cento

Informação

Basquetebol ao mais alto nível joga-se em Oliveira do Hospital de 2 a 5 de fevereiro

Em Oliveira do Hospital está tudo preparado para mais uma  Taça Hugo dos Santos, em basquetebol, que na 8ª edição surge com um novo figurino, numa final a oito equipas.

Região

Coimbra: PSP detém burlão que dizia ser funcionário bancário

A PSP deteve um homem de 45 anos, na manhã da passada quarta-feira, na zona da Solum, em Coimbra, por este ser suspeito de várias burlas a idosos.

Informação

Leiria: Trabalhador morre após ser atingido por árvore

Um homem morreu hoje vítima de um acidente de trabalho, após ter sido atingido por uma árvore, em Valongo, Colmeias, no concelho de Leiria.

Última Hora

Ferido grave internado em São José está “clinicamente estável”

O ferido grave do incêndio que deflagrou no sábado em Vila de Rei, distrito de Castelo Branco, encontra-se clinicamente “estável”, disse à Lusa…

Última Hora

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos, mais 56 do que em 2016

O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou este ano cerca de 17%, tendo os acidentes rodoviários provocado 378 vítimas mortais, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Destaque

86 acidentes e 824 infrações na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR registou, na semana de 2 a 8 de abril, 86 acidentes e 824 infrações no âmbito de um conjunto de operações de prevenção,

Última Hora

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Região

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Última Hora

Festas do Concelho animam centro da cidade de Seia

O Município de Seia realiza,, entre 12 e 15 de agosto, as Festas do Concelho, no centro histórico da sede do concelho,…

Região

Projeto Fruticool: Município de Nelas distribui fruta aos alunos do 1º CEB e jardim-de-infância

No âmbito do Regime da Fruta Escolar (RFE) e do Projeto Fruticool, teve início ontem, dia 6 de novembro, a distribuição de fruta aos alunos do 1º CEB e jardins-de-infância

Sociedade

Incêndio em habitação desalojou casal e o filho em Arouca

Um casal com um filho ficou desalojado devido a um incêndio na habitação, ao início da noite de ontem, tendo pernoitado em casa de familiares.