Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações
2 Agosto, 2018 1042 Views

Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações

image_pdfimage_print

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, o país enfrenta uma situação de calor extremo, com algumas zonas do país a enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 45 graus.

Onze distritos estão mesmo em situação de aviso vermelho. No concelho de Oliveira do Hospital a temperatura máxima esperada é de 41 graus, devendo prolongar-se até 6 de agosto.

José Carlos Marques, comandante operacional da Proteção Civil do Município de Oliveira do Hospital disse hoje na Rádio Boa Nova que a população enfrenta um “fenómeno de temperatura extrema”, que obriga a um conjunto de medidas. Em direto no noticiário das 12h00, o responsável lembrou a proibição de realização de queimadas, situação que já decorria da fase crítica de incêndios (1 de julho a 31 de setembro), avisando também que devido aos alertas da meteorologia está proibida qualquer utilização do fogo, incluindo fogo-de-artifício.

José Carlos Marques alerta também para os cuidados a ter por parte da população mais vulnerável, nomeadamente crianças e idosos. Para além de recomendar a frequente ingestão de água, o responsável aconselha a procura de ambientes frescos e que se evite a entrada de calor nas habitações. Também alerta para a importância do protetor solar e de se evitarem atividades que obriguem a grande esforço físico.

Com as temperaturas elevadas aumenta o risco de incêndio florestal. Na Rádio Boa Nova, José Carlos Marques garantiu que o dispositivo municipal está “em prontidão permanente”. Alertou também para a importância de a população cultivar a prevenção e a auto proteção. “Muitos incêndios decorrem de negligências”, avisou o responsável, apelando para que se “evite fumar e deitar a beata fora”. “Ações negligentes podem causar a ignição de incêndios de grande envergadura”, avisou.

Ouça a entrevista na íntegra>>>

Previous Leiria: PJ deteve incendiária florestal
Next Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Artigos Relacionados

Destaque

EXPOH aposta em bilhete geral para atrair mais visitantes

Já é conhecido o cartaz da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que vai decorrer entre 30 julho e 7 de agosto. Este ano, a Câmara Municipal…

Destaque

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Região

Rebanho vai desfilar em Lisboa para promover Festa do Queijo de Oliveira do Hospital

Depois da experiência em Coimbra, segue-se Lisboa. O município de Oliveira do Hospital vai levar um rebanho de bordaleiras  à capital para promover…

Última Hora

Penacova promove iniciativa “A minha floresta é melhor que a tua”

A Biblioteca Municipal de Penacova em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penacova estão a implementar um novo projeto intitulado “A minha floresta é melhor do que

Informação

Região: Duas vítimas encarceradas e um morto em acidente

Uma colisão ocorrida esta manhã, na estrada nacional 234 que liga Cantanhede a Coimbra, deixou duas vítimas encarceradas e provocou uma morte.

Região

Proteção Civil alerta para chuva, neve, vento e ondulação

A Proteção Civil alerta para um agravamento das condições meteorológicas, especialmente entre a manhã de hoje e as 08h00 de quinta-feira, relacionado com chuva, vento, neve e ondulação.

Última Hora

Oliveira do Hospital assinalou Dia Mundial do Ambiente com plantação de árvores

Para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, comemorado a 5 de junho, o Município de Oliveira do Hospital promoveu a plantação de árvores de fruto nas escolas do 1.º Ciclo do Ensino

Destaque

Assembleia Municipal aprova por maioria orçamento para 2017

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, com uma abstenção do PSD, o Orçamento para 2017, no valor de 28 milhões de Euros.

Sociedade

Oliveira do Hospital vai investir um milhão de euros para eliminar eucaliptos

A Câmara de Oliveira do Hospital anunciou que vai investir um milhão de euros na compra de árvores autóctones como incentivo aos proprietários para arrancarem os eucaliptos que nasceram após

Região

Proteção Civil sem os meios aéreos previstos para hoje

A Proteção Civil não vai poder contar com o reforço de 20 helicópteros e aviões a partir desta quarta-feira, no dia em que aumenta o nível do risco de incêndios

Região

Associação de apoio às vítimas acusa governo de qualificar empresários como “portugueses de terceira”

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) está contra as primeiras ajudas regulamentadas pelo Governo destinadas às empresas afetadas pelo incêndios de 15 e 16

Destaque

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,