Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações
2 Agosto, 2018 1146 Views

Calor extremo: Proteção Civil garante que dispositivo está “em prontidão permanente” e deixa recomendações

image_pdfimage_print

Nesta quinta-feira, 2 de agosto, o país enfrenta uma situação de calor extremo, com algumas zonas do país a enfrentar temperaturas que podem ultrapassar os 45 graus.

Onze distritos estão mesmo em situação de aviso vermelho. No concelho de Oliveira do Hospital a temperatura máxima esperada é de 41 graus, devendo prolongar-se até 6 de agosto.

José Carlos Marques, comandante operacional da Proteção Civil do Município de Oliveira do Hospital disse hoje na Rádio Boa Nova que a população enfrenta um “fenómeno de temperatura extrema”, que obriga a um conjunto de medidas. Em direto no noticiário das 12h00, o responsável lembrou a proibição de realização de queimadas, situação que já decorria da fase crítica de incêndios (1 de julho a 31 de setembro), avisando também que devido aos alertas da meteorologia está proibida qualquer utilização do fogo, incluindo fogo-de-artifício.

José Carlos Marques alerta também para os cuidados a ter por parte da população mais vulnerável, nomeadamente crianças e idosos. Para além de recomendar a frequente ingestão de água, o responsável aconselha a procura de ambientes frescos e que se evite a entrada de calor nas habitações. Também alerta para a importância do protetor solar e de se evitarem atividades que obriguem a grande esforço físico.

Com as temperaturas elevadas aumenta o risco de incêndio florestal. Na Rádio Boa Nova, José Carlos Marques garantiu que o dispositivo municipal está “em prontidão permanente”. Alertou também para a importância de a população cultivar a prevenção e a auto proteção. “Muitos incêndios decorrem de negligências”, avisou o responsável, apelando para que se “evite fumar e deitar a beata fora”. “Ações negligentes podem causar a ignição de incêndios de grande envergadura”, avisou.

Ouça a entrevista na íntegra>>>

Previous Leiria: PJ deteve incendiária florestal
Next Sete meios aéreos combatem incêndio em Castelo Branco

Artigos Relacionados

Última Hora

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Desporto

V Gala do Desporto distinguiu os agentes que “contribuem para o prestígio da atividade”

O Município de Oliveira do Hospital realizou, na passada sexta-feira, a quinta edição da “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes desportivos que mais se destacaram na última época desportiva, 2017/2018.

Vídeos

Sampaense vence Sanjoanense por 84-80

Sampaense vence AD Sanjoanense por 84-80 no primeiro jogo da 2ª fase Grupo A da Proliga de Basquetebol. Uma partida dificil para a equipa da casa, que só no terceiro

Última Hora

José Carlos Alexandrino apresenta candidatura sob o lema “No Caminho Certo”

José Carlos Alexandrino apresenta no próximo domingo, dia 30 de julho, pelas 18h00, a sua candidatura pelo Partido Socialista à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Forças Armadas reforçam vigilância contra incêndios nos próximos dias

As Patrulhas das Forças Armadas, num total de 84 militares, 60 do Exército e 24 da Marinha, vão reforçar a vigilância contra incêndios entre hoje e segunda-feira, devido à previsão

Politica

Acessibilidades adiam decisão de recandidatura de José Carlos Alexandrino à Câmara de Oliveira do Hospital

O PS deu ontem provas da forte mobilização em torno do projeto autárquico em Oliveira do Hospital. Porém, nem os muitos militantes e simpatizantes chegaram …

Última Hora

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

Última Hora

“Grupo Céus Limpos” exige que se apurem as causas do incêndio de 15 de outubro

O Grupo Céus Limpos, que surgiu de “conversas exploratórias”, impõe-se como um grupo “informal”, composto por sete testemunhos, num “movimento que procura descortinar melhor as causas mais profundas” dos incêndios

Informação

A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 3 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Viatura dos bombeiros de Oliveira do Hospital ardeu em incêndio em Alvôco de Várzeas

Uma viatura de combate a fogos florestais da corporação de bombeiros de Oliveira do Hospital, ardeu ao início da tarde de hoje no incêndio que consumiu mato e pinhal numa

Última Hora

Marchas Populares animaram noite de S. João em Seia

O ambiente festivo dos santos populares invadiu a cidade de Seia, no passado sábado, dia 23 de junho.

Informação

Homem de 76 anos morreu em despiste de trator agrícola no Sabugal

Um homem de 76 anos morreu na quinta-feira no concelho do Sabugal na sequência do despiste do trator agrícola que conduzia.