Cães continuam a dizimar rebanhos em Oliveira do Hospital

Cães continuam a dizimar rebanhos em Oliveira do Hospital

O primeiro alerta surgiu em novembro, mas grupos de cães continuam a atacar ovelhas no concelho de Oliveira do Hospital. De acordo com o vereador do PSD na Câmara Municipal, …

… um produtor, em Seixo da Beira, já sofreu sete ataques ao seu rebanho, somando prejuízos de 40 mil Euros.

Na última reunião do executivo municipal, João Paulo Pombo Albuquerque disse que são vários os produtores a queixarem-se dos ataques dos canídeos, sendo que no dia anterior tinham ocorrido mais dois ataques na zona da Cordinha, que resultou na morte de nove ovelhas.

De modo particular, o vereador do PSD deu o exemplo de um produtor de Seixo da Beira que chegou a visitar. “Fiquei atónito com o que vi, animais mortos, outros a morrer, a abortar, crias a nascerem de animais mortos. Um cenário dantesco de que trago algumas fotos”, referiu João Paulo Albuquerque, notando que os sete ataques que o pastor sofreu, dizimaram a totalidade do rebanho. “Era dos pastores que mais queijo certificava no concelho”, referiu, lamentando que ainda não tenha conseguido ajudas, apontando o dedo à Ancose que tem “feito ouvidos moucos aos seus apelos”. “Este produtor contabilizou mais de 40 mil euros de prejuízos. A pessoa nunca foi contemplada com ovelhas, ração…”, comentou.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município, recordou ao vereador o “apoio de 1000 euros” que o próprio vereador votou. O autarca disse que a “a pessoa tem sido acompanhada pela Câmara Municipal”. “Sei que sofreu grandes prejuízos e teve muitas ovelhas mortas. Temos estado a tentar ajudar”, afirmou José Carlos Alexandrino desconhecendo o valor total do prejuízo.

O autarca oliveirense disse assistir a estes ataques com preocupação. Adiantou que têm sido feitos esforços para encontrar os cães e que a própria Câmara adquiriu uma arma para adormecer os animais, mas que também não há pessoas aptas a utilizá-la. A situação torna-se ainda mais grave pela dificuldade em encontrar os canídeos. José Carlos Alexandrino adiantou que, segundo o pastor, os cães se deslocam “com grande mobilidade”. O caminho passa por organizar uma “batida” tal como sugerido pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.


João Paulo Pombo Albuquerque disse que também nunca viu os animais e mostrou-se disponível para todas as soluções que venham a ser encontradas, porque os cães têm atacado os rebanhos, “mas podem vir a atacar pessoas e até crianças”.

Previous Camião despistou-se e tombou na A25
Next Rádio Boa Nova apresenta “Dia 15” na comemoração do 33º aniversário

Artigos Relacionados

Opinião

Ca$h Resto Z€ro convida à “Festa da Rádio Boa Nova”

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para as pessoas, e em particular para o Convívio de Verão da rádio que se realiza

Informação

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Informação

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

Sociedade

 Aprovado programa excecional para recuperar habitações afetadas pelo fogo de 15 de outubro

O Governo aprovou ontem, em Conselho de Ministros, o decreto-lei que implementa um programa excecional de apoio financeiro para recuperar habitações…

Cultura

Alunos da ESTGOH comemoram Dia Internacional de África com intercâmbio cultural

A comunidade de estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) que frequenta a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) comemora, nos dias 25

Informação

Camião despistou-se e tombou na A25

Um pesado de mercadorias “tombou lateralmente para a berma” na manhã desta terça-feira, situação que condicionou o trânsito na A25.  Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu

Região

Tábua aposta em projeto que promove o desporto em família

O Município de Tábua, em parceria com os Municípios de Mielec – Polónia e de Las Torres de Cotillas – Espanha, apresentou uma candidatura ao programa…

Destaque

GAL ADIBER aprovou 1,4 milhões de Euros em novos incentivos para as micro e pequenas empresas

O Órgão de Gestão do GAL ADIBER / Beira Serra 14- 20 reunido, ontem, em Oliveira do Hospital, aprovou os termos do Aviso de Concurso às medidas do DLBC Rural

Informação

Orquestra comunitária junta 200 músicos de 19 municípios da Região de Coimbra

A orquestra comunitária NÓS 19, criada pelo programa Coimbra Região de Cultura, vai atuar no próximo sábado, 12 de janeiro, às 21h30, no Convento São Francisco.

Informação

Queimadas entre as principais causas dos fogos até 15 de agosto

As queimadas foram a principal causa dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 15 de agosto, segundo do último relatório provisório de incêndios rurais do Instituto de Conservação da

Última Hora

Acidentes com tratores agrícolas fizeram um morto e um ferido grave em Viseu

Dois acidentes com tratores fizeram ontem um morto, em São Pedro do Sul, e dois feridos, um deles grave, em Viseu, disse a Proteção Civil de Viseu.

Sociedade

GNR fez 21 detenções e detetou 317 infrações no distrito na última semana

O Comando Territorial Coimbra da GNR, realizou no período entre 17 e 23 de maio, um conjunto de operações, no distrito de Coimbra, que visaram a prevenção e combate à