Cães continuam a dizimar rebanhos em Oliveira do Hospital

Cães continuam a dizimar rebanhos em Oliveira do Hospital

image_pdfimage_print

O primeiro alerta surgiu em novembro, mas grupos de cães continuam a atacar ovelhas no concelho de Oliveira do Hospital. De acordo com o vereador do PSD na Câmara Municipal, …

… um produtor, em Seixo da Beira, já sofreu sete ataques ao seu rebanho, somando prejuízos de 40 mil Euros.

Na última reunião do executivo municipal, João Paulo Pombo Albuquerque disse que são vários os produtores a queixarem-se dos ataques dos canídeos, sendo que no dia anterior tinham ocorrido mais dois ataques na zona da Cordinha, que resultou na morte de nove ovelhas.

De modo particular, o vereador do PSD deu o exemplo de um produtor de Seixo da Beira que chegou a visitar. “Fiquei atónito com o que vi, animais mortos, outros a morrer, a abortar, crias a nascerem de animais mortos. Um cenário dantesco de que trago algumas fotos”, referiu João Paulo Albuquerque, notando que os sete ataques que o pastor sofreu, dizimaram a totalidade do rebanho. “Era dos pastores que mais queijo certificava no concelho”, referiu, lamentando que ainda não tenha conseguido ajudas, apontando o dedo à Ancose que tem “feito ouvidos moucos aos seus apelos”. “Este produtor contabilizou mais de 40 mil euros de prejuízos. A pessoa nunca foi contemplada com ovelhas, ração…”, comentou.

José Carlos Alexandrino, presidente do Município, recordou ao vereador o “apoio de 1000 euros” que o próprio vereador votou. O autarca disse que a “a pessoa tem sido acompanhada pela Câmara Municipal”. “Sei que sofreu grandes prejuízos e teve muitas ovelhas mortas. Temos estado a tentar ajudar”, afirmou José Carlos Alexandrino desconhecendo o valor total do prejuízo.

O autarca oliveirense disse assistir a estes ataques com preocupação. Adiantou que têm sido feitos esforços para encontrar os cães e que a própria Câmara adquiriu uma arma para adormecer os animais, mas que também não há pessoas aptas a utilizá-la. A situação torna-se ainda mais grave pela dificuldade em encontrar os canídeos. José Carlos Alexandrino adiantou que, segundo o pastor, os cães se deslocam “com grande mobilidade”. O caminho passa por organizar uma “batida” tal como sugerido pelo Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.


João Paulo Pombo Albuquerque disse que também nunca viu os animais e mostrou-se disponível para todas as soluções que venham a ser encontradas, porque os cães têm atacado os rebanhos, “mas podem vir a atacar pessoas e até crianças”.

Previous Camião despistou-se e tombou na A25
Next Rádio Boa Nova apresenta “Dia 15” na comemoração do 33º aniversário

Artigos Relacionados

Última Hora

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

Sociedade

Hospitais de Coimbra homenagearam 204 enfermeiros em sinal de “respeito”

O Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) homenageou, ontem, 204 enfermeiros com 35 e mais anos de serviço, numa cerimónia que o presidente do conselho de administração…

Informação

Portugal 2020: Projetos aprovados no interior ultrapassam 400 milhões de euros

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, afirmou que, dos 1 600 milhões de euros aprovados no âmbito do Portugal 2020 para projetos

Região

GNR deteve suspeitos de furto em Tábua

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã, deteve dois homens com 30 anos, …

Última Hora

Acidente com motociclo provoca um morto em Viseu

Um despiste de um motociclo, ocorrido na localidade de Travassos, em S. Pedro de France, Viseu, provocou a morte ao condutor, um homem de 57 anos. 

Nacional

País: Sismo de magnitude 2,2 sentido em Arraiolos

Um sismo de magnitude 2,2 na escala de Richter foi hoje sentido em Arraiolos, no distrito de Évora, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), referindo que

Última Hora

“É importante a discussão dos problemas do interior”

A BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, localizado em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser hoje palco do programa “Prós e Contras” da RTP1.

Destaque

Oliveira do Hospital fez forte promoção da Festa do Queijo em Lisboa

Realizou-se hoje em Lisboa uma forte ação de promoção da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital e de valorização do Queijo Serra da Estrela.

Informação

Resultados desportivos de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN) jogaram, ontem, a 11ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Região

Neve corta estradas na Serra da Estrela

Esta sexta-feira a neve cobriu de branco a Serra da Estrela e chegou à cidade da Guarda. Algumas das principais estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje encerradas

Região

RTP2 exibe “Aquele Querido Mês de Agosto”, de Miguel Gomes

A longa –metragem “Aquele Querido Mês de Agosto” , que adopta o título da canção de Dino Meira (1940-1993) e foi rodado em aldeias de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis,

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 1 de dezembro, dia da Restauração da Independência, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do