Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

O cadastro predial que arrancou em 2014 com fundos comunitários deve terminar até junho em Seia e Oliveira do Hospital, concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017 …

…e que terminam o projeto-piloto com cerca de 60% da área cadastrada.

O gabinete do ministro do Ambiente disse à agência Lusa que técnicos da Direção-Geral do Território (DGT) encontram-se no terreno “a concluir os trabalhos inerentes à resolução dos autos de reclamação apresentados durante as consultas públicas realizadas nos concelhos de Oliveira do Hospital e Seia, relativos a prédios caracterizados e expostos nas respetivas consultas”.

O projeto-piloto começou em 2014 nos concelhos de Oliveira do Hospital, Seia, São Brás de Alportel, Loulé, Tavira, Penafiel e Paredes, sendo que a conclusão do cadastro arrastou-se no tempo por via do encerramento do projeto de financiamento em 2015 e consequente interrupção dos trabalhos que estavam em curso, explicou a mesma fonte.

Segundo o Ministério do Ambiente, contabilizam-se 1.960 autos de reclamação em seis dos sete concelhos envolvidos (em São Brás de Alportel decorrem procedimentos para uma segunda consulta pública).

Fonte do Ministério do Ambiente informou ainda que nos casos de Oliveira do Hospital e Seia, dois concelhos gravemente afetados pelos incêndios de outubro de 2017, foi possível cadastrar 63% e 61%, respetivamente, correspondendo a um total de 80.000 prédios cadastrados.

“A programação estabelecida aponta para a conclusão das operações de cadastro predial de São Brás de Alportel, Oliveira do Hospital e Seia no final do primeiro semestre” deste ano, referiu.

Já nos casos de Loulé e Tavira, estará finalizado até ao final do ano e em Paredes e Penafiel no final do primeiro semestre de 2019.

“A informação cadastral de natureza geométrica ficará disponível logo que a respetiva operação de cadastro seja dada por concluída. Os dados abrangidos pelo regime de proteção de dados pessoais só poderão ser acedidos pelos próprios”, acrescentou o Ministério do Ambiente.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, confirmou à agência Lusa que estão, de momento, técnicos no terreno para resolver os casos de reclamações.

Segundo o autarca, o município já utiliza a informação, “por exemplo, para a questão da limpeza dos terrenos”, mostrando-se “um meio auxiliar fortíssimo”.

No entanto, lamenta que 35% do território não tenha sido possível cadastrar.

Porém, “muitos concelhos têm 0% e nós temos mais de 60%. É um trabalho difícil de executar e acho que estamos dentro de um tempo razoável” para ser dado como concluído, notou.

 

José Carlos Alexandrino espera que no futuro o concelho seja envolvido pelo projeto-piloto criado após os incêndios de Pedrógão Grande e que abrange dez municípios, por forma a conseguir chegar aos 90% – o objetivo firmado para o cadastro.

Em Seia, o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, recorda que o projeto foi afetado “por situações resultantes do próprio concurso” (divergências entre a contratante e adjudicatários), o que atrasou a sua execução.

Para o autarca, a possibilidade de ter mais de 60% dos terrenos florestais cadastros é “uma oportunidade para agora, depois da catástrofe dos incêndios, se procurar reordenar e colocar uma floresta mais resiliente e mais resistente aos incêndios”.

“Tudo isso poderá e deverá acontecer na base de políticas construídas a partir de ferramentas como esta”, realçou.

image_pdfimage_print
Previous Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar
Next Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

Artigos Relacionados

Última Hora

Incêndios: mais de 50% de casas de primeira habitação estão concluídas

Neste momento, 811 casas de primeira habitação, do total de 1.452 afetadas pelos incêndios em 2017, já estão com obras em execução ou concluídas, ficando a faltar mais de 300

Região

Motociclista morreu atropelado por carrinha após acidente em Aveiro

Um homem de 65 anos, morreu na manhã desta segunda-feira, na localidade de Santa Joana, em Aveiro. Fonte dos Bombeiros Novos de Aveiro adiantou que o homem seguia num motociclo

Região

Detido por caça ilegal em Miranda do Corvo

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Proteção Ambiental da Lousã, deteve ontem, na localidade de Cervajota, Lamas, …

Politica

Atribuição de subsídios às freguesias vai dominar Assembleia Municipal de 8 de setembro

Está marcada para a próxima sexta-feira, dia 8 de setembro, a realização da última Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, …

Informação

Pedro Coimbra pede reabertura do processo eleitoral e desafia António Campos ou o filho a entrarem na corrida à Federação do PS

O líder da Federação do PS de Coimbra e recandidato a novo mandato solicitou a reabertura do processo eleitoral, que se encontra suspenso pela direção nacional, para permitir o aparecimento

Informação

Praia Fluvial de Avô eleita como “Praia + Acessível” de Portugal

A praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital, acaba de ser classificada como a  “Praia + Acessível 2016” de Portugal pelo Instituto Nacional para a Reabilitação.

Informação

Município de Oliveira do Hospital investe na modernização tecnológica dos estabelecimentos de ensino

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai equipar as escolas do 1º Ciclo de Ensino Básico e os estabelecimentos de ensino pré-escolar da rede pública municipal com novos

Destaque

Empresa “R6 Living” entregou donativo à Rádio Boa Nova

A empresa R6 Living, especializada em engenharia e construção com madeiras e derivados, atribuiu à Rádio Boa Nova um donativo de dois mil Euros. A medida decorre …

Sociedade

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal, que se joga no dia 4 de setembro. O sorteio realizou-se ontem.

Última Hora

PSD quer arrendamento “low cost” para jovens em Oliveira do Hospital

Rafael Costa, deputado do PSD na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, defendeu a criação de um programa de arrendamento “low cost”…

Última Hora

Eucaliptos passam a ser proibidos em áreas com outras espécies

O Governo aprovou hoje um regime transitório que define que não sejam plantados eucaliptos em áreas ardidas anteriormente ocupadas por outras espécies.

Última Hora

Eptoliva inicia ano letivo com cerimónia e entrega de diplomas

A Eptoliva está prestes a iniciar o novo ano letivo. O arranque acontece dia 15 de setembro, pelas 09h15 com uma cerimónia que vai ter lugar no Salão dos Bombeiros

Informação

“Feira da Primavera” em Meruge

Para assinalar o início oficial da estação mais colorida e fascinante do ano, a Junta de Freguesia de Meruge vai realizar a “Feira da Primavera”, com uma exposição e venda

Sociedade

Homem encontrado morto em Coimbra com sinais de violência

Um homem, de 55 anos, foi hoje encontrado morto, em Coimbra, com sinais de violência, disse à agência Lusa fonte da PSP.

Última Hora

Presidente da República vai condecorar Aristides de Sousa Mendes com Grã-Cruz da Ordem da Liberdade

Marcelo Rebelo de Sousa anunciou em Nova Iorque que vai condecorar a título póstumo o cônsul português Aristides de Sousa Mendes com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade.

Região

CIM Região de Coimbra propõe plano com 32 medidas para apoio às vítimas dos incêndios de 15 e 16 de Outubro

Reunido em Oliveira do Hospital, o Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra aprovou por unanimidade uma tomada de posição, composta por 32 medidas de apoio às vítimas dos incêndios

Educação

Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital distinguiu alunos com diplomas de mérito

Na passada sexta feira, dia 16 de setembro, decorreu no pavilhão gimnodesportivo da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH)…

Informação

Penacova promove iniciativa “A minha floresta é melhor que a tua”

A Biblioteca Municipal de Penacova em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penacova estão a implementar um novo projeto intitulado “A minha floresta é melhor do que

Região

FIT 2017 decorre na Guarda até 1 de maio

A 4ª edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT) decorrerá entre 28 de abril e 1 de maio de 2017, na cidade da Guarda (Portugal). A FIT é inaugurada oficialmente

Informação

Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal é formalmente constituída amanhã

Amanhã, dia 3 de Novembro, pelas 12h00, no Palácio da Justiça de Oliveira do Hospital, decorre cerimónia de constituição formal …

Região

Município de Penacova assume compromisso sustentável com Ambiente

O Município de Penacova assinou, na passada quinta-feira, dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa regular a prossecução dos objetivos

Informação

PSD de Oliveira do Hospital apresentou os seus candidatos para as Autárquicas 2017

Com o lema “Mudar o Rumo” a Comissão Politica Concelhia do PSD de Oliveira do Hospital apresentou esta segunda-feira os seus candidatos para a Câmara Municipal, Assembleia Municipal e Assembleias