Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

Cadastro predial que arrancou em 2014 devia terminar em junho

O cadastro predial que arrancou em 2014 com fundos comunitários deve terminar até junho em Seia e Oliveira do Hospital, concelhos afetados pelos incêndios de outubro de 2017 …

…e que terminam o projeto-piloto com cerca de 60% da área cadastrada.

O gabinete do ministro do Ambiente disse à agência Lusa que técnicos da Direção-Geral do Território (DGT) encontram-se no terreno “a concluir os trabalhos inerentes à resolução dos autos de reclamação apresentados durante as consultas públicas realizadas nos concelhos de Oliveira do Hospital e Seia, relativos a prédios caracterizados e expostos nas respetivas consultas”.

O projeto-piloto começou em 2014 nos concelhos de Oliveira do Hospital, Seia, São Brás de Alportel, Loulé, Tavira, Penafiel e Paredes, sendo que a conclusão do cadastro arrastou-se no tempo por via do encerramento do projeto de financiamento em 2015 e consequente interrupção dos trabalhos que estavam em curso, explicou a mesma fonte.

Segundo o Ministério do Ambiente, contabilizam-se 1.960 autos de reclamação em seis dos sete concelhos envolvidos (em São Brás de Alportel decorrem procedimentos para uma segunda consulta pública).

Fonte do Ministério do Ambiente informou ainda que nos casos de Oliveira do Hospital e Seia, dois concelhos gravemente afetados pelos incêndios de outubro de 2017, foi possível cadastrar 63% e 61%, respetivamente, correspondendo a um total de 80.000 prédios cadastrados.

“A programação estabelecida aponta para a conclusão das operações de cadastro predial de São Brás de Alportel, Oliveira do Hospital e Seia no final do primeiro semestre” deste ano, referiu.

Já nos casos de Loulé e Tavira, estará finalizado até ao final do ano e em Paredes e Penafiel no final do primeiro semestre de 2019.

“A informação cadastral de natureza geométrica ficará disponível logo que a respetiva operação de cadastro seja dada por concluída. Os dados abrangidos pelo regime de proteção de dados pessoais só poderão ser acedidos pelos próprios”, acrescentou o Ministério do Ambiente.

O presidente da Câmara de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, confirmou à agência Lusa que estão, de momento, técnicos no terreno para resolver os casos de reclamações.

Segundo o autarca, o município já utiliza a informação, “por exemplo, para a questão da limpeza dos terrenos”, mostrando-se “um meio auxiliar fortíssimo”.

No entanto, lamenta que 35% do território não tenha sido possível cadastrar.

Porém, “muitos concelhos têm 0% e nós temos mais de 60%. É um trabalho difícil de executar e acho que estamos dentro de um tempo razoável” para ser dado como concluído, notou.

 

José Carlos Alexandrino espera que no futuro o concelho seja envolvido pelo projeto-piloto criado após os incêndios de Pedrógão Grande e que abrange dez municípios, por forma a conseguir chegar aos 90% – o objetivo firmado para o cadastro.

Em Seia, o presidente da Câmara, Carlos Filipe Camelo, recorda que o projeto foi afetado “por situações resultantes do próprio concurso” (divergências entre a contratante e adjudicatários), o que atrasou a sua execução.

Para o autarca, a possibilidade de ter mais de 60% dos terrenos florestais cadastros é “uma oportunidade para agora, depois da catástrofe dos incêndios, se procurar reordenar e colocar uma floresta mais resiliente e mais resistente aos incêndios”.

“Tudo isso poderá e deverá acontecer na base de políticas construídas a partir de ferramentas como esta”, realçou.

image_pdfimage_print
Previous Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar
Next Espíritos Club quer reabrir em nova casa. Prejuízos após o fogo são de 400 mil Euros.

Artigos Relacionados

Informação

Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital

Nas últimas semanas, vários rebanhos de produtores do concelho de Oliveira do Hospital têm sido vítimas de ataque de cães.

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Última Hora

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Informação

Ministro da Educação visita Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

A Festa da Primavera, que decorre entre o dia de hoje até ao dia 21 de março, no Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH), vai receber, no último

Última Hora

Vila Nova de Poiares: Detido por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial de Coimbra, deteve, no passado dia 10 de julho, um indivíduo de 38 anos por tráfico de estupefacientes, em Vila Nova

Informação

Proteção Civil emite alerta à população

De acordo com os dados relativos às condições climatéricas disponibilizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, prevê-se para as próximas 48 horas um agravamento das condições meteorológicas.

Politica

PS apresentou programa voltado para o “futuro”, alicerçado na “era digital” e focado na “coesão territorial”

A Candidatura do PS à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital apresentou hoje o programa com que se propõe a votos no próximo dia 1 de outubro.

Região

Mais quatro arguidos no inquérito aos incêndios de Pedrogão

Subiu para dez o número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de Pedrógão Grande ocorridos há praticamente um ano e que tiraram a vida a 66 pessoas.

Informação

Temperaturas vão descer entre 4 a 8 graus devido a massa de ar polar

As temperaturas vão descer até sexta-feira entre 04 a 08 graus Celsius devido a uma massa de ar polar, que vai provocar também um aumento da intensidade do vento, disse

Última Hora

Grupo “Pomares no Coração” avança com reflorestação da freguesia após o fogo

A freguesia de Pomares, no concelho de Arganil, afetada pelo incêndio de 15 de outubro vai ser alvo de uma ação de reflorestação.

Destaque

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Informação

Gastronomia e Vinhos Viseu Dão Lafões contam com Programa Seleção

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal (TCP) apresentaram hoje, quinta-feira 24 de março, em Viseu, o

Informação

Papa Francisco só visitará Fátima na visita a Portugal

O papa Francisco confidenciou, no domingo, ao cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, que apenas deseja visitar Fátima em 2017, optando por não se deslocar a mais nenhuma localidade portuguesa.

Última Hora

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

Informação

Militar da GNR de Pinhel morre na sequência de queda de cavalo

Um militar da GNR a prestar serviço no Posto Territorial de Pinhel morreu no seguimento de ferimentos resultantes de uma queda de cavalo ocorrida …

Região

Doze detenções e 47 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 4 a 10 de julho, a GNR efetuou 12 detenções em flagrante delito e registou 47 acidentes no distrito de Coimbra, informou o Comando Territorial de Coimbra.

Informação

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Informação

Novo ano letivo começou “com toda a normalidade” no concelho de Oliveira do Hospital (Com vídeo)

As aulas arrancaram hoje para os 2441 alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Nas várias escolas, de Norte a Sul do concelho, tudo decorreu com “toda a

Região

“Pedalar para Plantar” com percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017

O Município de Góis está a promover a iniciativa “Pedalar para Plantar” que consiste num percurso pelas zonas mais atingidas pelos incêndios de 2017, entre os dias 10 e 17

Informação

Alvôco de Várzeas renova bandeira “Azul” e “Praia Acessível”

A praia fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a bandeira “Azul” no próximo sábado, 2 de julho, …

Última Hora

Última Assembleia Municipal marcada pelo apoio a José Carlos Alexandrino

Na derradeira Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, realizada na passada sexta feira, sobressaiu, o apoio a José Carlos Alexandrino …

Informação

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Última Hora

Movimento insiste no alargamento de prazos para pedir ajuda do Estado

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM) insiste na necessidade de serem alargados os prazos para os pedidos de diferentes ajudas …