“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país

“Cabeça, Aldeia Natal”, o Natal mais ecológico do país

image_pdfimage_print

Depois da experiência positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição,…

…que este ano se realiza de 15 de dezembro a 6 de janeiro, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão decorar a aldeia nesta época natalícia.

Segundo comunicado enviado à Rádio Boa Nova, Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto, e que tem o visual completo com a utilização de luzes a led. Um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da Serra da Estrela. Tradições como a missa do galo e a fogueira de natal nas ruas da aldeia, oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais. De destacar, este ano, os momentos musicais com um concerto de Natal com os Figo Maduro e com o grupo da aldeia “Balancé da Cabeça”.

O evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e natureza, contempla ainda um conjunto atividades como um desfile de moda inspirado no tecido produzido de forma artesanal na Serra da Estrela – o burel; ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens; passeios fotográficos para a descoberta da aldeia; percursos pedestres interpretativos.

Considerando o sucesso da 1ª edição, a organização promove o 2.º Trail da Aldeia Natal (dia 16 de dezembro), um percurso de 14km que dá a conhecer uma das paisagens culturais mais emblemáticas da Serra da Estrela, os socalcos da Aldeia de Cabeça e Casal do Rei. O valor angariado resultante da participação dos atletas reverterá na totalidade para ações de silvicultura e plantação de árvores autóctones.

A Cabeça- Aldeia Natal resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o Município de Seia, sendo uma das Festas que consubstancia o Plano de Animação da Rede.

Esta ação integra o Plano de Animação da EEC PROVERE iNature, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do CENTRO 2020 – Programa Operacional Regional do Centro.

Previous Seia promove festividades de Natal
Next Sabugal conta com presépio natural gigante que ocupa 1100 metros quadrados

Artigos Relacionados

Informação

Despiste causou um morto em Arganil

Um homem  de 62 anos morreu no seguimento de um despiste, na manhã desta quarta-feira no Piódão, em Arganil, adiantou fonte do Comando Territorial da GNR de Coimbra.

Desporto

Volta: João Benta vence em Felgueiras e Joni mantém amarela

O ciclista português João Benta deu a segunda vitória consecutiva à equipa da RP/Boavista.

Informação

Região: GNR resgatou cães que foram colocados no caixote do lixo

A GNR resgatou cinco cães recém-nascidos que se encontravam colocados num contentor de lixo, na localidade de Teixoso, no concelho da Covilhã, esta quarta-feira.

Informação

Participantes da Subida Épica do Colcurinho rendem-se à beleza da prova

Cerca de 70 ciclistas participaram, no domingo, na 2ª Cronoescalada – Subida Épica do Colcurinho – o “Angliru” português, como já alguém lhe chamou.

Informação

Rui Fernandes é o convidado do Espaço BLC3 – Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Rui Fernandes, investigador na Spin-off Micnatur.

Região

Câmara de Arganil com investimento superior a 1 milhão de euros na área da Educação

A Câmara Municipal de Arganil aprovou o orçamento para 2020, contabilizando cerca de 1 milhão e 110 mil euros para investimento na área educação, encarada pelo Município como um dos

Informação

Greve dos motoristas de matérias perigosas provoca corrida aos postos de combustíveis

Desde o início da tarde que se assiste a uma corrida aos postos de combustíveis no concelho de Oliveira do Hospital, à semelhança do que se verifica por todo o

Região

Empresas do interior podem ter redução até 80% nas taxas de portagem

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, anunciou ontem que as empresas que se localizem e tenham atividade no interior…

Destaque

“Dificuldades da empresa” suspendem obras na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital

Os trabalhos de retirada das placas de fibrocimento na sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) estão suspensos devido a “dificuldades “ da empresa CIP – Construções

Desporto

FCOH perde. ADN vence e AD Lagares perde na 1ª jornada da AFC

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua sem ganhar na Série C do Campeonato Nacional. Nogueirense e Lagares estreiam-se na AFC com uma vitória e uma derrota, respetivamente.

Região

Bispo de Coimbra preside a missa pelas vítimas dos incêndios

D. Virgílio Antunes, Bispo de Coimbra, celebra hoje, pelas 19h00, a missa de sétimo dia pelas 12 vítimas dos incêndios que assolaram o concelho na tarde …

Última Hora

Prova nacional de patinagem artística amanhã em Seia

Seia recebe amanhã, dia 20 de junho, o Torneio Nacional de Benjamins de patinagem artística. O evento realiza-se…