Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

“Recebemos uma solicitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil para enviar para o local especialistas de engenharia, que pudessem fazer uma avaliação técnica das condições de segurança para apoiar futuras operações de busca”, disse a major Elisabete Silva.

O deslizamento de terras da estrada que ruiu para uma pedreira, na tarde de segunda-feira, provocou, pelo menos, dois mortos, segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

A equipa de três oficiais do Regimento de Engenharia número 1 encontra-se “desde manhã cedo” em Borba a realizar a avaliação técnica, juntamente com outras entidades no terreno, acrescentou a porta-voz do Exército.

“Até ao momento, não tivemos nenhum pedido de apoio nas operações de busca em si”, referiu igualmente a major Elisabete Silva.

Fonte da Proteção Civil já tinha explicado hoje à Lusa que as autoridades estiveram de manhã a fazer uma “avaliação no terreno” sobre as condições de segurança para o resgate das vítimas do deslizamento de terras para uma pedreira.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o objetivo é “haver condições de segurança” para a realização das operações de resgate das vítimas.

Fontes da GNR e dos bombeiros adiantaram também à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se registaram novos deslizamentos de terras no local, por os terrenos estarem “instáveis”.

As operações envolviam, cerca das 10:00 de hoje, 47 operacionais e 24 viaturas, entre bombeiros, Força Especial de Bombeiros (FEB), Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Exército e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

image_pdfimage_print
Previous Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior
Next Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Região

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Informação

Ténis de Mesa: Equipa do CCPOH afastada da Taça de Portugal

A equipa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) foi  afastada da Taça de Portugal, depois de ter perdido, por 3-0, com o  Barros CTM (Lisboa).

Informação

Temperaturas vão subir até quarta-feira

As temperaturas vão subir até quarta-feira, prevendo-se máximas entre os 22 e os 29 graus na generalidade do território, valores acima do normal para a época do ano, adiantou hoje

Última Hora

Calendário desportivo: FCOH recebe Leiria. ADN defronta Sintrense

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) está de regresso ao Campeonato Nacional e inicia a época com jogo frente ao União de Leiria.

Sociedade

Aldeias de Oliveira do Hospital “de fora” das 49 candidatas às 7 Maravilhas de Portugal

A “7 Maravilhas de Portugal” desvendou esta sexta-feira na Aldeia da Pena (São Pedro do Sul) as 49 candidatas de entre 322 às aldeias mais maravilhosas do país.

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abre esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), …

Informação

Suspeito de matar jovem de Santa Comba Dão em prisão preventiva

O alegado autor do homicídio de Miguel Ribeiro, jovem de 20 anos de Santa Comba Dão, ocorrido na madrugada de quarta-feira no Porto, ficou em prisão preventiva, medida de coação

Destaque

Debate sobre “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

“Abril – Mês da Prevenção dos Maus – Tratos na Infância”. Numa acção de sensibilização e numa parceria entre a CPCJ de Oliveira do Hospital e da Rádio Boa Nova,

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital aumenta para 50 mil euros o apoio a cada uma das corporações de bombeiros

O Município de Oliveira do Hospital aumentou em 12.500 Euros o subsídio anual a cada uma das duas corporações de bombeiros do concelho, que passam a contar com um apoio

Informação

Seia: Pastor de 90 anos que estava desaparecido já foi encontrado

O pastor de 90 anos que estava desaparecido desde terça-feira em São Romão, no concelho de Seia, foi encontrado “bem de saúde”.

Última Hora

“Tivemos boa adesão e atividade em pleno ao longo do ano”

O centro desportivo RD Sports assinalou no dia 19 de março o primeiro aniversário. O espaço localizado na Catraia de S. Paio, às portas da cidade de Oliveira do Hospital,…

Região

ADIBER agradece entusiasmo na candidatura da Mesa da Beira Serra às “7 Maravilhas à Mesa”

A ADIBER – Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra, na qualidade de Entidade Promotora da candidatura da Mesa da Beira Serra ao concurso 7 Maravilhas à Mesa, agradece a

Região

Serra da Estrela: GNR fecha EN338 devido a desmoronamento de terras

Um desmoronamento de terras, ao final da tarde de domingo, levou a Guarda Nacional Republicana (GNR) a cortar os dois sentidos da EN338, na Serra da Estrela.

Destaque

Ancose entrega primeiras borregas a criadores de ovinos afetados pelos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela vai proceder, no próximo sábado, dia 5 de maio, à primeira entrega de borregas …

Informação

Peniche: Bar na Praia do Baleal consumido pelo fogo

Esta manhã, o ‘Bar do Bruno’, na Praia do Baleal, em Peniche, foi consumido pelas chamas.

Informação

Viseu: GNR identificou dois suspeitos da prática de crime de fogo florestal

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental de Moimenta da Beira, identificou dois homens, com 61 e 77 anos, por suspeita da prática de crime de

Politica

Luís Lagos foi eleito presidente da distrital do CDS-PP

O oliveirense Luís lagos foi eleito, no dia 25 de maio, presidente da distrital do CDS-PP  de Coimbra. A Mesa do plenário distrital…

Desporto

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Desporto

Éder, autor do golo de Portugal na final do Europeu contra a França, jogou no FCOH

O jogador português que ontem, na final do Euro 2016, marcou o golo contra a França integrou o plantel do Futebol Clube de Oliveira do Hospital…

Informação

O ARTIS XVI – Festival de Artes de Seia decorre até 13 de julho 2018

O Festival de Artes de Seia- O ARTIS XVI, que teve início a 5 de maio de 2018, na Casa Municipal da Cultura de Seia, Foyer do Cineteatro e Galeria

Região

Sampaense promete “dar o máximo” em jogo com o Benfica

O jogo dos quartos de final entre o Sampaense Basket e o SL Benfica assinala hoje, dia 2 de fevereiro, pelas 19h00,o arranque da Taça Hugo dos Santos, …

Região

ASAE doa cerca de 200 artigos de vestuário e calçado em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) vai doar cerca de 200 artigos de vestuário e calçado, esta manhã, à Cruz Vermelha Portuguesa e ao Lar Santa Isabel, em

Região

CIM Região de Coimbra avança para a criação da Rede Intermunicipal de Bibliotecas Municipais

O Conselho Intermunicipal aprovou por unanimidade, na reunião realizada no Edifício Mira Center, em Mira, o protocolo de colaboração da CIM Região de Coimbra, …

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se sábado no Mercado Municipal

No próximo sábado, 17 de março, realiza-se mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…