Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

Borba: Engenheiros do Exército avaliam segurança para operação de resgate

image_pdfimage_print

Três engenheiros do Exército encontram-se em Borba a participar na avaliação das condições de segurança para as operações de resgate das vítimas do deslizamento de terras, disse hoje à Lusa a porta-voz daquele ramo das Forças Armadas.

“Recebemos uma solicitação da Autoridade Nacional de Proteção Civil para enviar para o local especialistas de engenharia, que pudessem fazer uma avaliação técnica das condições de segurança para apoiar futuras operações de busca”, disse a major Elisabete Silva.

O deslizamento de terras da estrada que ruiu para uma pedreira, na tarde de segunda-feira, provocou, pelo menos, dois mortos, segundo o Comandante Distrital de Operações de Socorro (CODIS) de Évora, José Ribeiro.

A equipa de três oficiais do Regimento de Engenharia número 1 encontra-se “desde manhã cedo” em Borba a realizar a avaliação técnica, juntamente com outras entidades no terreno, acrescentou a porta-voz do Exército.

“Até ao momento, não tivemos nenhum pedido de apoio nas operações de busca em si”, referiu igualmente a major Elisabete Silva.

Fonte da Proteção Civil já tinha explicado hoje à Lusa que as autoridades estiveram de manhã a fazer uma “avaliação no terreno” sobre as condições de segurança para o resgate das vítimas do deslizamento de terras para uma pedreira.

A fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora adiantou que o objetivo é “haver condições de segurança” para a realização das operações de resgate das vítimas.

Fontes da GNR e dos bombeiros adiantaram também à Lusa que, durante a madrugada de hoje, se registaram novos deslizamentos de terras no local, por os terrenos estarem “instáveis”.

As operações envolviam, cerca das 10:00 de hoje, 47 operacionais e 24 viaturas, entre bombeiros, Força Especial de Bombeiros (FEB), Serviço Municipal de Proteção Civil, GNR, Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Exército e Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Previous Município de Penacova entregou bolsas de estudo a alunos do ensino secundário e superior
Next Cristina Costa, investigadora na área da micologia, é convidada do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Artigos Relacionados

Última Hora

Penela, Góis e Tábua recebem o ‘Teatro Mais Pequeno do Mundo’

‘O Teatro Mais Pequeno do Mundo’ é uma proposta do programa ‘Coimbra Região de Cultura’ que tem como objetivo levar o teatro às pessoas de uma forma mais envolvente e

Nacional

País: Sismo de 3.1 sentido na região de Beja

Um sismo de magnitude 3.1 na escala de Richter com epicentro a cerca de oito quilómetros a nordeste de Almodôvar, distrito de Beja, foi hoje sentido no continente.

Informação

Vila Galé anuncia construção de nova unidade hoteleira em Manteigas

O Vila Galé espera abrir cinco novos hotéis em Portugal e um no Brasil em 2018, num investimento de 78 milhões de euros, disse hoje o presidente do grupo, Jorge

Última Hora

Criança de dois anos morre engasgada em infantário

Uma criança de dois anos morreu esta quinta-feira no infantário ‘O Pinheirinho’, na Sertã, confirmou a GNR.

Última Hora

SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018

A secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros (SRCentro) visitou a equipa de Enfermagem do Serviço de Cirurgia do Hospital Pediátrico de Coimbra, tendo entregue os prémios individuais a

Última Hora

Fernando Correia “abre a alma” em autobiografia “O que eu sei de mim”

O conhecido jornalista Fernando Correia apresentou, em Oliveira do Hospital, o seu mais recente livro, no caso uma autobiografia em que “abre a alma” às pessoas.

Programas

João Miguel apresentou “Vertigem” na Rádio Boa Nova

O cantor João Miguel apresentou, hoje, o seu novo trabalho “Vertigem” na Rádio Boa Nova. O percurso musical do conhecido artista de Leiria, os novos temas  e os próximos espectáculos

Região

Região: Colisão entre viatura ligeira e moto provoca um morto

Uma colisão entre uma viatura ligeira e uma moto provocou hoje um morto em Gatões, Montemor-o-Velho, no distrito de Coimbra.

Informação

Homem de 36 anos detido por violência doméstica na Mêda

A GNR, através do Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), deteve na última quinta-feira um homem com 36 anos, por suspeita de violência doméstica, no concelho

Última Hora

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Sociedade

Rancho Sampaense comemorou 40º aniversário

O Rancho Folclórico Sampaense comemorou no domingo, dia 11, o 40º aniversário numa festa marcada pela emoção e valorização da cultura da região.

Informação

Alvôco das Várzeas vai hastear Bandeiras Azul, de Ouro e de Praia Acessível

A Praia Fluvial de Alvôco das Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, vai hastear a Bandeira Azul, a Bandeira Praia Acessível e a Bandeira Qualidade de Ouro, numa cerimónia