Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”

Bombeiros de Oliveira do Hospital comemoram 97º aniversário com sentimento de “dever cumprido”

image_pdfimage_print

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora domingo, 24 de março, o 97º aniversário.

Arménio Tavares, presidente da direção disse à Rádio Boa Nova que, por estes dias, o ambiente entre direção, comando e corpo de bombeiros é de “satisfação e dever cumprido”.

A caminho do centenário da AHBVOH, Arménio Tavares adiantou à Rádio Boa Nova que a preocupação da associação tem sido na “formação de bombeiros” e a captação de jovens para a fanfarra e para a escolinha, que contam com 65 e 60 elementos, respetivamente, “Esta situação tem corrido satisfatoriamente. São um exemplo para a comunidade e servem como faróis para que mais juventude adira a esta causa que os torna mais humanos”.

Pese embora a boa adesão de jovens aos projetos da fanfarra e escolinha, Arménio Tavares admite que a associação “não pode ter a pretensão de que 100 por cento dos jovens adiram ao corpo de bombeiros”. “Mas, se tivermos uma taxa de 30 a 40 por cento, já é muito bom”, referiu.

A associação Humanitária dos Bombeiros de Oliveira do Hospital é composta por 105 bombeiros, número que “comparativamente com o que vemos no distrito e no país, é um número razoável”. A corporação comandanda por Emídio Camacho conta diariamente com um grupo de bombeiros profissionais dedicado à saúde e transporte de doentes e com uma Equipa de Intervenção (EIP) com cinco elementos que funciona diariamente para “acudir a situações mais prementes (incêndios)”.

No domingo, por ocasião da comemoração do 97º aniversário, Arménio Tavares pretende agradecer à comunidade, aos pais e mães de crianças e jovens pelo bom envolvimento. “O apelo é para que a dedicação continue”, contou.

Diante das alterações ocorridas na área da Saúde no concelho de Oliveira do Hospital, o dirigente verifica que, no que toca à corporação, a situação “está mais ou menos estável, notando-se uma diminuição de serviço na ordem dos 10 por cento . “Mas a situação está controlada. Não há razões para alarme”, garantiu.

Ano após ano, a corporação de bombeiros da cidade,  faz questão de assinalar cada aniversário onde espera juntar a população, o município, a União de Freguesias, outros corpos de bombeiros , Autoridade Nacional de Proteção Civil e Liga Portuguesa dos Bombeiros. “Há duas datas fundamentais que é o aniversário e o Natal dos Bombeiros que é uma reunião dos bombeiros nesta grande família”.

Previous Risco de incêndio vai aumentar nos próximos dias em Portugal continental
Next ASAE apreendeu cerca de 80 Kg de alimentos e 69 peças de vestuário em operação nacional

Artigos Relacionados

Última Hora

País: Bombeiros voluntários passam a ter bonificações de serviço para a reforma

Os bombeiros voluntários que tenham pelo menos 15 anos de serviço no quadro ativo ou de comando vão ter direito a uma bonificação de 15% …

Região

EN 17 considerada “vergonha nacional”

“Vergonha Nacional” é assim que está a ser considerada a Estrada Nacional 17, no troço que atravessa Oliveira do Hospital. A mensagem circula nas redes sociais.

Informação

Região: Prisão preventiva para suspeito de por roubos por esticão

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Lousã, no dia 14 de janeiro, deteve um homem, de 27 anos, pelo crime de roubo por esticão,

Última Hora

“Estendal dos Direitos” sensibiliza para os direitos das crianças e jovens em Oliveira do Hospital

A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Oliveira do Hospital está a dinamizar a iniciativa “Estendal dos Direitos” junto dos alunos do Agrupamento de Escolas de Oliveira

Informação

Oliveira do Hospital: Septuagenários ficaram feridos com gravidade em despiste automóvel

Um homem e uma mulher, com idade na casa dos 70 anos, ficaram feridos com gravidade num despiste ocorrido esta manhã, na estrada que liga Oliveira do Hospital à Bobadela,

Última Hora

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Região

Luís Lagos quer “dar voz” às vítimas do incêndio e nega aproveitamento político

Luís Lagos, porta voz da Associação de Apoio às Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal afirmou, hoje, na Rádio Boa Nova que…

Região

Município de Penacova requalifica Parque Municipal

A Câmara Municipal de Penacova, com base na ação de regeneração urbana, está a executar a Requalificação do Parque Municipal, situado no centro urbano da Vila de Penacova.

Cultura

Penalva de Alva promove as habituais Festas de Verão

As habituais Festas de Verão em Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, estão de regresso nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto.

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Os novos órgãos sociais da Comissão Política Concelhia da Juventude Popular de Oliveira do Hospital tomam posse amanhã, dia 17, pelas 21:30, no restaurante «O Túnel» de Oliveira do Hospital.

Região

Polícia deteve mulher suspeita de atear fogo em Castelo Branco

A Polícia Judiciária deteve uma mulher suspeita de atear o incêndio florestal de grandes dimensões que deflagrou no domingo no concelho de Castelo Branco e que hoje se mantém ativo,

Região

ANCOSE aposta no repovoamento da região com ovelhas Serra da Estrela

Para fazer face à perda de cerca de 8500 animais em toda a região demarcada, a Associação Nacional de Criadores de Ovinos da Serra da Estrela tem em marcha um