Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim vão contar com Equipa de Intervenção Permanente

Bombeiros de Nelas e Canas de Senhorim vão contar com Equipa de Intervenção Permanente

image_pdfimage_print

O Governo e Câmara Municipal de Nelas garantem que, a partir de 2019, cada um dos Corpos de Bombeiros de Nelas e de Canas de Senhorim vão contar com uma Equipa de Intervenção Permanente, composta por cinco bombeiros profissionais em permanência.

Em nota enviada à Rádio Boa Nova, a autarquia de Nelas afirma que corresponde “uma aspiração há muito existente e manifestada pelas Corporações de Bombeiros Voluntários de Nelas e de Canas de Senhorim e pelo Presidente da Câmara Municipal de Nelas”. O Secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves, acaba de comunicar a vontade do Governo em criar em cada um dos Corpos de Bombeiros do Concelho de Nelas uma EIP (Equipa de Intervenção Permanente), de forma excecional, uma vez que a lei prevê apenas a criação de uma EIP por concelho.

O presidente da Câmara, José Borges da Silva, sempre manifestou o seu apoio para que essa criação acontecesse em ambas as Corporações de Bombeiros do Município, em particular pela sua grande expressão industrial.

José Borges da Silva reafirmou já perante o Secretário de Estado da Proteção Civil a disponibilidade do Município para apoiar esta iniciativa. Na reunião realizada na passada sexta-feira, 16 de novembro, realizada nos respetivos Quartéis com as Direções, Comandos e todos os Bombeiros, foi consensual o apoio à iniciativa.

Cada EIP será constituída por cinco bombeiros com contrato de trabalho em exclusivo, com um salário de 617,40€, subsídio de férias, de Natal e de alimentação, de 4,77€ por dia de trabalho, com um horário de 40 horas de trabalho por semana e de oito horas por dia, sendo um dos bombeiros nomeado chefe, recebendo um suplemento salarial de mais 25%.

A missão das EIP é exclusivamente a de assegurar em permanência o socorro às populações, designadamente o combate aos incêndios, socorro em caso de incêndio, inundações, desabamentos, acidentes, catástrofes, desencarceramentos, apoio a sinistrados, minimização de riscos e colaboração em outras atividades de proteção civil, bem como, sem prejuízo da prontidão do socorro, participar em ações de prevenção.

As Equipas de Intervenção Permanente serão criadas com a celebração de Protocolo entre a ANPC (Autoridade Nacional de Proteção Civil) por parte do Governo, a Câmara Municipal de Nelas e cada uma das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Nelas e Canas de Senhorim, a celebrar ainda neste ano de 2018 e terá um custo total cada uma de 65.000 euros, a suportar em partes iguais pelo Governo e pela Câmara Municipal, num total, pois, de reforço de meios de cerca de 130.000 euros.

Previous Cães atacam rebanhos e deixam produtores alertados no concelho de Oliveira do Hospital
Next GNR e MultiOpticas promovem ação de sensibilização rodoviária: “Uma boa visão para evitar acidentes rodoviários”

Artigos Relacionados

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 8 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 10.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Última Hora

Idoso morre em incêndio no Sabugal

Um homem foi hoje encontrado morto na zona onde deflagrou um incêndio florestal, na área da freguesia de Santo Estevão e Moita, no concelho do Sabugal, disseram à agência Lusa fontes da proteção civil e da GNR.

Cultura

Exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital mostra “Livros Miniatura”

O Município de Oliveira do Hospital vai receber na Biblioteca Municipal a exposição “Livros Miniatura”, um projeto de João Lizardo. A exposição será inaugurada no próximo dia 14 de Maio,…

Última Hora

Pedro Duarte é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com Pedro Duarte, que integra a equipa de conceção de protótipos e respetivos sistemas elétricos e eletrónicos.

Última Hora

Oliveira do Hospital acolhe Semana Académica até dia 5 de maio

A cidade de Oliveira do Hospital acolhe mais uma Semana Académica, protagonizada pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH), que tem início já esta noite,

Região

Teatro Comunitário percorre “coração da Serra da Estrela”

Odisseia é o espetáculo de teatro comunitário que vai iniciar viagem em Seia, no dia 2 de Julho à noite, no Largo da Câmara Municipal e que…

Região

Município lança projetos de águas e saneamento no valor de 2 milhões de euros

A Câmara Municipal de Seia apresentou cinco candidaturas ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos,…

Região

Mulher atingida a tiro por ex-marido em Nelas

Um homem de 39 anos tentou, esta quarta-feira feira de manhã, cerca das 10.30 horas, matar a ex-mulher, da mesma idade, na zona industrial de Nelas.

Informação

Seia: ASAE apreende mais de duas toneladas de Queijo Serra da Estrela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da brigada especializada das indústrias da Unidade Regional do Centro, desencadeou uma ação inspetiva a uma queijaria, no concelho de Seia,…

Politica

Juventude Popular de Oliveira do Hospital toma posse amanhã

Nuno Rafael Dias toma posse, amanhã, dia 4 de março, como presidente da Juventude Popular de Oliveira do Hospital, numa sessão agendada paras as 20h30,…

Informação

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado na época da Páscoa

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) vai conceder um alargamento do horário de funcionamento, no período da Páscoa, aos estabelecimentos de restauração e bebidas, licenciados no município.