Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)
4 Junho, 2017 1496 Views

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

image_pdfimage_print

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

… apelou ao governo para que cumpra com as suas obrigações no que respeita aos serviços prestados na área da saúde, ao mesmo que transmitiu a sua preocupação pela não aprovação de uma candidatura para aquisição de uma viatura de combate aos incêndios florestais.

Em dia de festa para a Associação Humanitária, que realizou a sessão solene de aniversário no novo pavilhão da corporação, foi com desagrado que António Maceira, presidente da direcção acusou o Estado de “não ter respeito pelas Associações Humanitárias”. “Isto não pode ser assim. Não pode”, referiu a propósito da dívida do Estado ainda por resolver às corporações de bombeiros na área da saúde e, que no caso de Lagares da Beira, ascende a uma dívida na ordem dos 110 mil Euros. “A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro nos últimos três meses não pagou um cêntimo. É frustrante”, referiu António Maceira, partilhando também o desânimo pela não aprovação de uma candidatura destinada à aquisição de uma nova viatura de combate aos incêndios florestais. “O mais angustiante é perceber que se os critérios se mantiverem nunca teremos a viatura”, partilhou o presidente da direção.

A motivar a não aprovação está, como referiu António Pinto, o comandante da corporação, o facto de o corpo de bombeiros lagarense não ser visto como supramunicipal, situação que não corresponde à realidade. “As pernas foram-nos cortadas”, lamentou o comandante que tem dúvidas da capacidade de qualquer Associação Humanitária para, a custas próprias, suportar a aquisição de uma nova viatura no valor de 150 mil Euros. “A viatura que queríamos não era uma questão de vaidade, mas para que os bombeiros tivessem mais condições de segurança”, frisou.

Na cerimónia que contou com a presença de responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Proteção Civil e até do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital posicionou-se ao lado da corporação de bombeiros lagarense, disponibilizando-se para trabalhar numa ova candidatura para a compra da viatura. Assegurou também: “se não tivermos essa candidatura, se eu for presidente da Câmara, a Câmara comprará o carro, mostrando que estamos atentos às vossas necessidades”.

Pela segunda vez no concelho em menos de três meses, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assumiu que “algo correu mal” no processo de candidatura para a nova viatura e comprometeu-se a dar uma “atenção especial” à corporação de Lagares da Beira no próximo aviso de candidatura.

Já sobre a dívida do Ministério da Saúde às corporações, o governante assegurou, tal como já o tinha feito no aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital, que irá falar com o seu parceiro de governo. “Amanhã mesmo irei reunir com o Ministério da Saúde para ultrapassar o problema dramático que afeta os bombeiros e a corporação. Não ser ressarcido pode por em causa a viabilidade da Associação”, referiu.

A comemoração do 71º aniversário dos bombeiros de Lagares da Beira ficou marcada pelas habituais distinções e condecorações e pelo assinalar dos 40 anos da fanfarra, sendo distinguidos os seus fundadores e executantes. O bombeiro António Daniel Santos Mendes foi distinguido como Bombeiro do Ano com o prémio Manuel Gouveia Serra, que anualmente é atribuído pelo município. Já o bombeiro chefe Armindo Garcia dos Santos foi distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de serviços distintos Grau de Prata.

Previous "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Next Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

Artigos Relacionados

Informação

Acidente com trator faz uma vítima mortal em Arganil

Um funcionário do Município de Arganil, destacado na união de freguesias de Cepos – Teixeira, faleceu, hoje, vítima de acidente com um trator. Segundo avança a Comarca de Arganil, o

Última Hora

Sampaense Basket perde em casa com o Galitos

No último jogo do ano, o Sampaense perde em casa com o Galitos do Barreiro por 77-77. Uma partida com muito equilíbrio nos três primeiros períodos, com a diferença maior, no

Última Hora

Oliveira do Hospital: Casal entregou ouro a falsos funcionários da Segurança Social

Um casal de idosos foi levado a entregar os fios de ouro que usava, diariamente, a dois indivíduos que se fizerem passar por falsos técnicos da Segurança Social.

Última Hora

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Região

Tondela: Doente internado em Coimbra com prognóstico reservado. Em Viseu os feridos estão estáveis

Um dos feridos no incêndio de sábado numa associação recreativa em Tondela, que está internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), apresenta-se com prognóstico reservado, disse hoje fonte

Última Hora

Região: Dois militares da GNR detidos por suspeita de tráfico de droga

A GNR deteve quatro homens por suspeita de tráfico de estupefacientes, no distrito de Vila Real. Dois são militares da GNR, segundo confirmou a própria força de segurança.

Sociedade

Confraria alerta para potencial económico do medronho na região

 A Confraria do Medronho alertou para o potencial económico desta espécie autóctone, naquela que foi mais uma cerimónia de entronização de novos confrades que decorreu, este ano, no concelho de

Última Hora

Eptoliva é a melhor escola profissional do país no congresso nacional “Cientistas em Ação”

Os “cientistas em ação” da EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital Tábua e Arganil voltaram à cidade de Estremoz e foram distinguidos…

Última Hora

Ministério das Infraestruturas afirma que 288 casas estão reconstruídas

O número de habitações permanentes totalmente reconstruídas após os incêndios de outubro de 2017 nas regiões Norte e Centro ascende neste momento a 288, tendo sido já pagos 14,8 milhões

Informação

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Informação

Antigos autarcas de Santa Comba Dão condenados por uso indevido de telemóveis e “tablets”

O ex-presidente da Câmara de Santa Comba Dão, João Lourenço, assim como os antigos vice-presidente António Correia e vereador Fernando Cruz, foram condenados …

Última Hora

Inscrições abertas para o Programa “Férias + Solidárias”

Encontram-se a decorrer, até ao dia 2 de julho, as candidaturas para a edição deste ano do programa “Férias + Solidárias” promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.