Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)
4 Junho, 2017 1416 Views

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

… apelou ao governo para que cumpra com as suas obrigações no que respeita aos serviços prestados na área da saúde, ao mesmo que transmitiu a sua preocupação pela não aprovação de uma candidatura para aquisição de uma viatura de combate aos incêndios florestais.

Em dia de festa para a Associação Humanitária, que realizou a sessão solene de aniversário no novo pavilhão da corporação, foi com desagrado que António Maceira, presidente da direcção acusou o Estado de “não ter respeito pelas Associações Humanitárias”. “Isto não pode ser assim. Não pode”, referiu a propósito da dívida do Estado ainda por resolver às corporações de bombeiros na área da saúde e, que no caso de Lagares da Beira, ascende a uma dívida na ordem dos 110 mil Euros. “A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro nos últimos três meses não pagou um cêntimo. É frustrante”, referiu António Maceira, partilhando também o desânimo pela não aprovação de uma candidatura destinada à aquisição de uma nova viatura de combate aos incêndios florestais. “O mais angustiante é perceber que se os critérios se mantiverem nunca teremos a viatura”, partilhou o presidente da direção.

A motivar a não aprovação está, como referiu António Pinto, o comandante da corporação, o facto de o corpo de bombeiros lagarense não ser visto como supramunicipal, situação que não corresponde à realidade. “As pernas foram-nos cortadas”, lamentou o comandante que tem dúvidas da capacidade de qualquer Associação Humanitária para, a custas próprias, suportar a aquisição de uma nova viatura no valor de 150 mil Euros. “A viatura que queríamos não era uma questão de vaidade, mas para que os bombeiros tivessem mais condições de segurança”, frisou.

Na cerimónia que contou com a presença de responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Proteção Civil e até do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital posicionou-se ao lado da corporação de bombeiros lagarense, disponibilizando-se para trabalhar numa ova candidatura para a compra da viatura. Assegurou também: “se não tivermos essa candidatura, se eu for presidente da Câmara, a Câmara comprará o carro, mostrando que estamos atentos às vossas necessidades”.

Pela segunda vez no concelho em menos de três meses, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assumiu que “algo correu mal” no processo de candidatura para a nova viatura e comprometeu-se a dar uma “atenção especial” à corporação de Lagares da Beira no próximo aviso de candidatura.

Já sobre a dívida do Ministério da Saúde às corporações, o governante assegurou, tal como já o tinha feito no aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital, que irá falar com o seu parceiro de governo. “Amanhã mesmo irei reunir com o Ministério da Saúde para ultrapassar o problema dramático que afeta os bombeiros e a corporação. Não ser ressarcido pode por em causa a viabilidade da Associação”, referiu.

A comemoração do 71º aniversário dos bombeiros de Lagares da Beira ficou marcada pelas habituais distinções e condecorações e pelo assinalar dos 40 anos da fanfarra, sendo distinguidos os seus fundadores e executantes. O bombeiro António Daniel Santos Mendes foi distinguido como Bombeiro do Ano com o prémio Manuel Gouveia Serra, que anualmente é atribuído pelo município. Já o bombeiro chefe Armindo Garcia dos Santos foi distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de serviços distintos Grau de Prata.

Previous "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Next Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

Artigos Relacionados

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense estão de regresso à competição, depois do Campeonato Nacional ter estado interrompido para se realizaram jogos a contar

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove nova campanha “Criança Solidária”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes iniciou, no passado dia 30,  a 5ª edição da Campanha de Natal no âmbito do seu Projeto Criança Solidária. Até 21 de dezembro,

Última Hora

Piodão promove “Estrada Real: A Longa Caminhada”

As Aldeias Históricas de Portugal, através do Ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa”, estão a promover inúmeras atividades que prometem animação.

Região

António Costa desloca-se hoje a Nelas para assinar contrato de investimento na Luso Finsa

O Primeiro-Ministro António Costa, acompanhado pelo Ministro Adjunto e da Economia, Pedro Siza Vieira, e pelo Secretário de Estado da Valorização do Interior, João Catarino,…

Destaque

Milhares de pessoas na Feira do Queijo atestam “vitalidade” de Oliveira do Hospital

Vários milhares de pessoas marcaram presença, no fim de semana, na Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Ainda sem conseguir contabilizar a enchente, …

Informação

GNR deteve mulher em Gouveia por crime de extorsão

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a detenção, em Gouveia, de uma mulher de 37 anos, pela alegada prática de um crime de extorsão.

Sociedade

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

A Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital – “Da Nossa Terra” realiza-se no próximo sábado, …

Informação

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Informação

“Oliveira no Coração” apela à solidariedade no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital

“Oliveira no Coração” serve de mote à iniciativa solidária que vai acontecer sexta-feira, dia 22 de dezembro, das 18 às 03 horas, no Mercado Municipal de Oliveira do Hospital.

Politica

Fernando Tavares Pereira apresentou candidatura à Câmara Municipal de Tábua

Fernando Tavares Pereira entrou oficialmente na corrida à Câmara Municipal de Tábua. Ao final de tarde sábado apresentou a sua candidatura pelo PSD à autarquia com críticas à atuação do

Última Hora

Candidato do CDS considera fundamental a “atração do investimento” e critica “eleitoralismo” do executivo socialista

O candidato da coligação “Construir o Futuro” liderada pelo CDS-PP à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acredita que “estão criadas todas as condições”…

Informação

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a