Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)
4 Junho, 2017 1259 Views

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

… apelou ao governo para que cumpra com as suas obrigações no que respeita aos serviços prestados na área da saúde, ao mesmo que transmitiu a sua preocupação pela não aprovação de uma candidatura para aquisição de uma viatura de combate aos incêndios florestais.

Em dia de festa para a Associação Humanitária, que realizou a sessão solene de aniversário no novo pavilhão da corporação, foi com desagrado que António Maceira, presidente da direcção acusou o Estado de “não ter respeito pelas Associações Humanitárias”. “Isto não pode ser assim. Não pode”, referiu a propósito da dívida do Estado ainda por resolver às corporações de bombeiros na área da saúde e, que no caso de Lagares da Beira, ascende a uma dívida na ordem dos 110 mil Euros. “A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro nos últimos três meses não pagou um cêntimo. É frustrante”, referiu António Maceira, partilhando também o desânimo pela não aprovação de uma candidatura destinada à aquisição de uma nova viatura de combate aos incêndios florestais. “O mais angustiante é perceber que se os critérios se mantiverem nunca teremos a viatura”, partilhou o presidente da direção.

A motivar a não aprovação está, como referiu António Pinto, o comandante da corporação, o facto de o corpo de bombeiros lagarense não ser visto como supramunicipal, situação que não corresponde à realidade. “As pernas foram-nos cortadas”, lamentou o comandante que tem dúvidas da capacidade de qualquer Associação Humanitária para, a custas próprias, suportar a aquisição de uma nova viatura no valor de 150 mil Euros. “A viatura que queríamos não era uma questão de vaidade, mas para que os bombeiros tivessem mais condições de segurança”, frisou.

Na cerimónia que contou com a presença de responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Proteção Civil e até do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital posicionou-se ao lado da corporação de bombeiros lagarense, disponibilizando-se para trabalhar numa ova candidatura para a compra da viatura. Assegurou também: “se não tivermos essa candidatura, se eu for presidente da Câmara, a Câmara comprará o carro, mostrando que estamos atentos às vossas necessidades”.

Pela segunda vez no concelho em menos de três meses, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assumiu que “algo correu mal” no processo de candidatura para a nova viatura e comprometeu-se a dar uma “atenção especial” à corporação de Lagares da Beira no próximo aviso de candidatura.

Já sobre a dívida do Ministério da Saúde às corporações, o governante assegurou, tal como já o tinha feito no aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital, que irá falar com o seu parceiro de governo. “Amanhã mesmo irei reunir com o Ministério da Saúde para ultrapassar o problema dramático que afeta os bombeiros e a corporação. Não ser ressarcido pode por em causa a viabilidade da Associação”, referiu.

A comemoração do 71º aniversário dos bombeiros de Lagares da Beira ficou marcada pelas habituais distinções e condecorações e pelo assinalar dos 40 anos da fanfarra, sendo distinguidos os seus fundadores e executantes. O bombeiro António Daniel Santos Mendes foi distinguido como Bombeiro do Ano com o prémio Manuel Gouveia Serra, que anualmente é atribuído pelo município. Já o bombeiro chefe Armindo Garcia dos Santos foi distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de serviços distintos Grau de Prata.

image_pdfimage_print
Previous "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Next Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

Artigos Relacionados

Informação

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Ténis de Mesa:  CCPOH derrotado nos Açores

Na 12ª jornada do campeonato nacional da 2.ª divisão de ténis de mesa, disputada no passado sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH)…

Última Hora

EPTOLIVA premiada no Projeto “Ciência na Escola” – Fundação Ilídio Pinho

A EPTOLIVA recebeu a Menção Honrosa da Fundação Ilídio Pinho, no âmbito do concurso “Ciência na Escola” 2015-2016, …

Última Hora

“A nossa vitória dá-nos mais responsabilidade”

José Carlos Alexandrino conseguiu, ontem, um resultado nunca visto no concelho de Oliveira do Hospital. Na hora de festejar, o presidente eleito admitiu que…

Região

 “Centro 2020” elege como grandes áreas a “competitividade, inovação, internacionalização, coesão territorial e política de cidades”

Depois de assistir à conquista do prémio RegioStars pela BLC3 (com o projeto Centro Bio), a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa,…

Região

Politécnico de Coimbra homenageia antigos membros do Conselho Geral

O Instituto Politécnico de Coimbra (IPC) realiza na próxima quinta-feira, dia 22 de junho de 2017, com início pelas 11h00, no edifício dos Serviços Comuns, uma cerimónia de homenagem a

Última Hora

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Sociedade

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Informação

Incêndio em habitação desalojou casal e o filho em Arouca

Um casal com um filho ficou desalojado devido a um incêndio na habitação, ao início da noite de ontem, tendo pernoitado em casa de familiares.

Última Hora

Alvôco de Várzeas volta a Hastear Bandeira Azul no dia 1 de Julho

A Praia Fluvial de Alvôco de Várzeas, no concelho de Oliveira do Hospital, volta, este ano, a  hastear a Bandeira Azul e Bandeira Praia Acessível, numa cerimónia que terá lugar

Informação

Município de Tábua recebe Festival AR

O Município de Tábua, em conjunto com os municípios de Coimbra, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Soure, juntou-se ao Teatrão para levar…

Região

 Município de Oliveira do Hospital adere à Hora do Planeta

O Município de Oliveira do Hospital adere no próximo sábado, 24 de março, à “Hora do Planeta”, desligando as luzes exteriores no edifício dos Paços do Município e no Largo

Região

Presidente da Comissão Regional do Centro, Ana Abrunhosa, acusada de difamar antecessor

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Ana Abrunhosa, e o ex-marido serão julgados por difamação…

Última Hora

Urgências passam para a FAAD à noite, fins de semana e feriados. Medida entra hoje em vigor

As urgências em Oliveira do Hospital vão ser partilhadas com o hospital da Fundação Aurélio Amaro Diniz que passa a assegurar aquele serviço…

Região

Detidos três suspeitos de roubo e sequestro em Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve três suspeitos, indiciados de roubo e sequestro, …

Região

Pedro Machado recandidata-se à presidência da Turismo Centro de Portugal

Pedro Machado, presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal, formalizou hoje a recandidatura a um segundo mandato do cargo que ocupa.

Destaque

Diversidade desportiva “é uma riqueza que ninguém nos tira”

Oliveira do Hospital realizou no sábado a já habitual “Gala do Desporto”, distinguindo os agentes que mais se destacaram na última época desportiva.

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o “Dia T” e a Gala do Desporto

Em mais um “Ca$h Resto Z€ro” na Rádio Boa Nova, Vítor Neves convida a um olhar sobre a atualidade nos EUA e centra-se na Gala do Desporto realizada em Oliveira

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital apoia alunos no regresso às aulas

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital investe, uma vez mais, no apoio às famílias e à escola pública através do projeto “Escola + Feliz”, disponibilizando …

Programas

A Escola e o Meio” está de volta na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 7 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 1.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube de

Última Hora

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai defrontar o Febres Futebol Clube,…

Nacional

Governo garante que não há ovos contaminados à venda em Portugal

O Ministério de Agricultura garantiu hoje que não há ovos contaminados com pesticida tóxico à venda em Portugal e que o caso reportado às autoridades europeias refere-se a um português

Última Hora

Homem que morreu em Travanca de Lagos era “honesto e educado”

A Polícia Judiciária está a investigar a morte de Pedro Benjamim, o angolano de 57 anos que, no domingo à noite morreu num convívio com amigos. Na localidade, …

Informação

Feira de S. Mateus em Viseu atingiu recorde de um milhão de visitantes

A Feira de S. Mateus, que teve início a 05 de agosto e terminou no domingo, em Viseu, atingiu um milhão de visitantes, um número recorde desde que o certame