Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)
4 Junho, 2017 1292 Views

Bombeiros de Lagares acusam o Estado de “não ter respeito” pelas Associações Humanitárias (com vídeo)

A Associação Humanitária dos Bombeiros de Lagares da Beira comemorou hoje os seus 71 anos, assim como os 40 anos da fanfarra. Na hora de comemorar, a Associação Humanitária …

… apelou ao governo para que cumpra com as suas obrigações no que respeita aos serviços prestados na área da saúde, ao mesmo que transmitiu a sua preocupação pela não aprovação de uma candidatura para aquisição de uma viatura de combate aos incêndios florestais.

Em dia de festa para a Associação Humanitária, que realizou a sessão solene de aniversário no novo pavilhão da corporação, foi com desagrado que António Maceira, presidente da direcção acusou o Estado de “não ter respeito pelas Associações Humanitárias”. “Isto não pode ser assim. Não pode”, referiu a propósito da dívida do Estado ainda por resolver às corporações de bombeiros na área da saúde e, que no caso de Lagares da Beira, ascende a uma dívida na ordem dos 110 mil Euros. “A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro nos últimos três meses não pagou um cêntimo. É frustrante”, referiu António Maceira, partilhando também o desânimo pela não aprovação de uma candidatura destinada à aquisição de uma nova viatura de combate aos incêndios florestais. “O mais angustiante é perceber que se os critérios se mantiverem nunca teremos a viatura”, partilhou o presidente da direção.

A motivar a não aprovação está, como referiu António Pinto, o comandante da corporação, o facto de o corpo de bombeiros lagarense não ser visto como supramunicipal, situação que não corresponde à realidade. “As pernas foram-nos cortadas”, lamentou o comandante que tem dúvidas da capacidade de qualquer Associação Humanitária para, a custas próprias, suportar a aquisição de uma nova viatura no valor de 150 mil Euros. “A viatura que queríamos não era uma questão de vaidade, mas para que os bombeiros tivessem mais condições de segurança”, frisou.

Na cerimónia que contou com a presença de responsáveis da Liga de Bombeiros Portugueses e da Autoridade Nacional de Proteção Civil e até do secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital posicionou-se ao lado da corporação de bombeiros lagarense, disponibilizando-se para trabalhar numa ova candidatura para a compra da viatura. Assegurou também: “se não tivermos essa candidatura, se eu for presidente da Câmara, a Câmara comprará o carro, mostrando que estamos atentos às vossas necessidades”.

Pela segunda vez no concelho em menos de três meses, o Secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, assumiu que “algo correu mal” no processo de candidatura para a nova viatura e comprometeu-se a dar uma “atenção especial” à corporação de Lagares da Beira no próximo aviso de candidatura.

Já sobre a dívida do Ministério da Saúde às corporações, o governante assegurou, tal como já o tinha feito no aniversário dos bombeiros de Oliveira do Hospital, que irá falar com o seu parceiro de governo. “Amanhã mesmo irei reunir com o Ministério da Saúde para ultrapassar o problema dramático que afeta os bombeiros e a corporação. Não ser ressarcido pode por em causa a viabilidade da Associação”, referiu.

A comemoração do 71º aniversário dos bombeiros de Lagares da Beira ficou marcada pelas habituais distinções e condecorações e pelo assinalar dos 40 anos da fanfarra, sendo distinguidos os seus fundadores e executantes. O bombeiro António Daniel Santos Mendes foi distinguido como Bombeiro do Ano com o prémio Manuel Gouveia Serra, que anualmente é atribuído pelo município. Já o bombeiro chefe Armindo Garcia dos Santos foi distinguido pela Liga de Bombeiros Portugueses com a medalha de serviços distintos Grau de Prata.

image_pdfimage_print
Previous "A Escola e o Meio" na Rádio Boa Nova
Next Município de Oliveira do Hospital assinala Dia Mundial do Ambiente com ação junto do Comércio Local

Artigos Relacionados

Última Hora

Estrangeiro que sequestrou pessoas em Viseu foi detido na Alemanha 

A Polícia Judiciária do Centro anunciou hoje a detenção, na Alemanha, de um cidadão estrangeiro suspeito da prática de crimes de sequestro e roubo, …

Informação

Rede de Aldeias de Montanha aprova Plano de Atividades

A direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha, reuniram  no

Região

Fogo no concelho de Nelas está em fase de resolução

O incêndio na localidade de Lapa do Lobo, concelho de Nelas, distrito de Viseu, estava às 06h30, em fase de resolução, segundo a Proteção Civil,…

Destaque

Ambiente e acessibilidades marcam arranque da EXPOH

Já está inaugurada a EXPOH 2016. O arranque da Feira Regional de Oliveira do Hospital ficou marcado pelos avanços do município na área do ambiente e …

Informação

Concelho de Arganil recebe apoio para recuperação das casas ardidas

O Município de Arganil oficializou, ontem, a atribuição do primeiro apoio destinado à recuperação das habitações afetadas pelo incêndio de 15 de outubro…

Sociedade

Oliveira do Hospital recebe caminhada “O Que Nos Liga” a favor do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro

A cidade de Oliveira do Hospital vai acolher a caminhada designada “O Que Nos Liga”, organizada pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, dia 27 de

Última Hora

Região: Militar ferido com gravidade após atropelamento

Um militar da Guarda Nacional Republicana (GNR) foi, ontem, atropelado com gravidade em Cunha Alta, no concelho de Mangualde (Viseu).

Sociedade

Carro furtado e tentativa de assalto na última madrugada em Oliveira do Hospital

Uma viatura foi alvo de furto na última madrugada, na cidade de Oliveira do Hospital. A GNR registou ainda uma tentativa de assalto numa empresa de transformação de pedra na

Última Hora

FCOH goleou o Pampilhosense. Nogueirense saiu da linha da despromoção

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) goleou o Grupo Desportivo Pampilhosense por 5 bolas a zero. Varela (3), Fred e Rui Pereira foram os protagonistas do jogo…

Desporto

Derrotas marcam desporto de fim-de-semana em Oliveira do Hospital

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva de Lagares (AD Lagares), ambos a jogar na Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Informação

Incêndio na Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de floresta

O incêndio que lavrou esta semana no concelho da Pampilhosa da Serra destruiu 250 hectares de diferentes povoamentos florestais, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal, José

Sociedade

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abre esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), …

Última Hora

13 detenções, 836 infrações e 76 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 10 a 16 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Última Hora

GNR apreende artigos contrafeitos e identifica três suspeitos em Trancoso

O Comando Territorial da GNR da Guarda anunciou hoje a apreensão de 856 artigos alegadamente contrafeitos, avaliados em 12.400 euros, e…

Região

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Última Hora

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Informação

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Sociedade

Superlua acontece esta segunda feira e é a maior dos últimos 70 anos

Esta segunda feira é esperada uma Superlua que será a maior e a mais brilhante desde 1948. Uma superlua maior só ocorrerá a 25 de novembro de 2034.

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 72º aniversário

A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora, no próximo dia 3 de junho, o seu 72º aniversário.

Destaque

Dois acidentes, quase à mesma hora, envolveram seis viaturas e causaram três feridos ligeiros em Oliveira do Hospital

Foi um início de tarde atípico aquele que se assistiu hoje em Oliveira do Hospital. Dois acidentes ocorreram, praticamente à mesma hora, com seis viaturas,  provocando  três feridos ligeiros.  

Região

Incêndio deflagrou em hotel desativado em Penacova

Um incêndio deflagrou, ao inicio da tarde desta sexta-feira, num hotel que estava desativado há um ano, em Penacova. O incêndio já se encontra em fase de rescaldo. São desconhecidas

Região

MAAVIM diz que Governo cedeu às suas exigências nos prazos

O Movimento Associativo de Apoio às Vítimas do Incêndio de Midões (MAAVIM), em Tábua, disse que o Governo acolheu os seus pedidos para alargamento dos prazos de limpeza das florestas…