Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros
4 Abril, 2016 797 Views

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um maior número de jovens esteve em destaque numa comemoração onde foram enaltecidos os projetos da fanfarra de bombeiros e da escolinha, responsáveis por aproximar os jovens e as suas famílias da corporação da cidade.

Em dia reservado a condecorações e distinções e à bênção de duas novas viaturas, o presidente da direção Arménio Tavares, sublinhou o trabalho feito pela direção que lidera há 16 anos de melhoria das condições ao serviço do corpo de bombeiros, sempre numa lógica de rigor financeiros que mais uma no possibilitou à corporação atingir um “resultado positivo”.

Apostado na formação dos mais de 100 bombeiros ao serviço da corporação, o comandante da corporação de bombeiros, Emídio Camacho revelou-se sobretudo preocupado com os critérios de admissão de novos bombeiros que na sua opinião devem ser “revistos”. Sobre a ação desenvolvida pelo corpo de bombeiros em 2015, o responsável deu conta do registo de 157 saídas para combate a fogos florestais, 1403 serviços de emergência, 5520 saídas para transporte de doentes, em mais de 726 mil quilómetros percorridos. Em matéria de fogos florestais,  Emídio Camacho informou que a área ardida em 2015 foi de 11,7 hectares.

Quase centenária, a Associação Humanitária juntou em mais um aniversário a Federação Distrital dos Bombeiros e o comando distrital da Proteção Civil. António Simões, da Federação. Elogiou em particular a “dignidade” com que a coloração já habituou em cada comemoração. Carlos Luís Tavares, comandante distrital da Proteção Civil, por sua vez veio a Oliveira do Hospital agradecer a “garra e dedicação” do corpo de bombeiros.

Diante da família dos bombeiros oliveirense, Gil Barreiros, vice presidente da Liga de Bombeiros Portugueses defendeu a importância da “formação” no corpo de bombeiros “voluntários” com vista à prestação de um socorro cada vez mais “profissional”. Exige que os bombeiros sejam vistos como a “coluna vertebral do socorro” e considera “injusto” que um bombeiro ganhe  1,30 Euros/h no combate aos fogos, “arriscando a vida em cada momento”.

Foi com “um profundo sentimento de gratidão” que o presidente da Câmara Municipal participou em mais uma comemoração dos 94 anos dos bombeiros da cidade. “O vosso trabalho não tem preço. Não há dinheiro que pague”, frisou. José Carlos Alexandrino manifestou total abertura do município para um “trabalho conjunto” na prestação do socorro às populações do concelho.

image_pdfimage_print
Previous AEOH - A Escola e o meio
Next Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

Artigos Relacionados

Última Hora

Câmara de Oliveira do Hospital aprova voto de pesar pelo falecimento de Belmiro de Azevedo

O executivo municipal de Oliveira do Hospital aprovou hoje, por maioria, um voto de pesar pelo falecimento do “prestigiado empresário de renome internacional que sempre nos impressionou pela sua capacidade

Região

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Última Hora

Sérgio Pina venceu o 16º Torneio Aberto de Ténis de Mesa

O pavilhão multiusos do mercado municipal de Oliveira do Hospital recebeu, este sábado, o XIV Torneio Aberto de Ténis de Mesa de Oliveira do Hospital.  Sérgio Pina,…

Região

GNR deteve um homem por cultivo de cannabis e outro por tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Coimbra, através do Núcleo de Investigação Criminal de Montemor-o-Velho, deteve no dia 7 de junho, um homem por cultivo de cannabis.

Informação

PJ deteve suspeito de atear dois fogos em Gouveia

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, com a colaboração da GNR – Destacamento de Gouveia – deteve um homem, sem profissão definida, presumível autor de

Destaque

AD Nogueirense parte para nova época com o objetivo da “manutenção”

A Associação Desportiva Nogueirense apresentou, esta semana, a equipa com que vai disputar a próxima época desportiva no Campeonato de Portugal Prio.

Sociedade

António Loureiro reflete em livro sobre “Fracasso e Misericórdia no Matrimónio”

“Fracasso e Misericórdia no Matrimónio” é o nome do novo livro de António Loureiro, pároco de Oliveira do Hospital. Um tema sobre o qual se propôs refletir …

Região

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis.

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis. O atleta Jacinto Correia obteve a 13ª posição na classificação geral com o tempo

Informação

Carnaval do Agrupamento de Escolas animou Oliveira do Hospital

Mais de 1400 pessoas, a maioria crianças deram hoje vida a mais um Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) alusivo ao tema “Património Cultural”.

Informação

Oliveira do Hospital mantém taxa de IMI e redução a famílias com filhos

Oliveira do Hospital vai manter, em 2018, a taxa de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em 0,35 por cento. A medida foi aprovada na última Assembleia Municipal …

Informação

Município de Penacova investiu 165 mil euros no apoio à natalidade

O município de Penacova atribuiu o título “Ser Penacova” a todas as crianças que atualmente estão abrangidas pelo Programa de Apoio à Natalidade…

Região

Despiste de trator faz um ferido grave em Viseu

Esta manhã, um trator despistou-se e fez um ferido grave, na localidade de Póvoa de Penela, Penedono, no distrito de Viseu.

Cultura

Biblioteca Municipal recebe exposição  “Livros da Memória, Memória dos Livros”

  “Livros da Memória, Memória dos Livros” é a exposição que pode ser visitada, por estes dias, na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital. A exposição, que foi inaugurada esta

Informação

Temperaturas elevadas continuam

Oito distritos de Portugal continental estão hoje sob aviso amarelo, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima.

Informação

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Última Hora

FCOH vence dérbi com Lagares da Beira e mantém luta pela liderança

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) venceu, ontem, o dérbi frente a Associação de Desportiva de Lagares por 2-1. Apesar da vitória nesta 20ª jornada do Campeonato da

Informação

Ocupante  de carro de rali que caiu ao rio encontrado sem vida

Um carro de rali com dois ocupantes despistou-se esta quarta-feira, em Mortágua, e caiu ao rio Criz. Uma pessoa morreu no acidente e outra foi transportada para o hospital.

Sociedade

Marchas Populares da Lagares da Beira prometem “espetáculo de cultura e brilho” na noite de 30 de junho (com vídeo)

É já no próximo sábado, dia 30 de junho, que se realizam as Marchas Populares de Lagares da Beira, organizadas pelo Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia,…

Informação

Seia promove Simpósio sobre Envelhecimento Ativo

No próximo dia 27 de janeiro, entre as 9h00 e as 16h30, o CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela,em Seia,  acolhe o I Simpósio sobre Envelhecimento Ativo.

Região

PJ deteve suspeito de atingir a tiro um homem em Seia

A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção de um homem, com 66 anos de idade, reformado fortemente indiciado pela prática de crime de homicídio qualificado,…

Politica

Luís Almeida foi reeleito líder do PSD de Arganil

Luís Almeida foi reeleito presidente da Comissão Política de Secção de Arganil, no passado sábado, dia 7 de abril, tendo obtido cem por cento dos votos. Marcado por uma forte

Informação

Hoje assinala-se o Dia Internacional do Bombeiro

Hoje, no dia em que se assinala o Dia Internacional do Bombeiro, as corporações dos Bombeiros Voluntários do concelho de Oliveira do Hospital atravessam um momento “estável”, …

Região

Queda de carro de rali ao rio em Mortágua causou a morte de Jorge Amorim

O carro de rali com dois ocupantes que, ontem à tarde, caiu ao rio Criz, em Mortágua provocou a morte a Jorge Amorim, personalidade conhecida no meio automobilístico. O piloto

Sociedade

Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”

Um grupo de 25 investigadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), em Lisboa, visitou hoje a área ardida do concelho…