Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros
4 Abril, 2016 701 Views

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um maior número de jovens esteve em destaque numa comemoração onde foram enaltecidos os projetos da fanfarra de bombeiros e da escolinha, responsáveis por aproximar os jovens e as suas famílias da corporação da cidade.

Em dia reservado a condecorações e distinções e à bênção de duas novas viaturas, o presidente da direção Arménio Tavares, sublinhou o trabalho feito pela direção que lidera há 16 anos de melhoria das condições ao serviço do corpo de bombeiros, sempre numa lógica de rigor financeiros que mais uma no possibilitou à corporação atingir um “resultado positivo”.

Apostado na formação dos mais de 100 bombeiros ao serviço da corporação, o comandante da corporação de bombeiros, Emídio Camacho revelou-se sobretudo preocupado com os critérios de admissão de novos bombeiros que na sua opinião devem ser “revistos”. Sobre a ação desenvolvida pelo corpo de bombeiros em 2015, o responsável deu conta do registo de 157 saídas para combate a fogos florestais, 1403 serviços de emergência, 5520 saídas para transporte de doentes, em mais de 726 mil quilómetros percorridos. Em matéria de fogos florestais,  Emídio Camacho informou que a área ardida em 2015 foi de 11,7 hectares.

Quase centenária, a Associação Humanitária juntou em mais um aniversário a Federação Distrital dos Bombeiros e o comando distrital da Proteção Civil. António Simões, da Federação. Elogiou em particular a “dignidade” com que a coloração já habituou em cada comemoração. Carlos Luís Tavares, comandante distrital da Proteção Civil, por sua vez veio a Oliveira do Hospital agradecer a “garra e dedicação” do corpo de bombeiros.

Diante da família dos bombeiros oliveirense, Gil Barreiros, vice presidente da Liga de Bombeiros Portugueses defendeu a importância da “formação” no corpo de bombeiros “voluntários” com vista à prestação de um socorro cada vez mais “profissional”. Exige que os bombeiros sejam vistos como a “coluna vertebral do socorro” e considera “injusto” que um bombeiro ganhe  1,30 Euros/h no combate aos fogos, “arriscando a vida em cada momento”.

Foi com “um profundo sentimento de gratidão” que o presidente da Câmara Municipal participou em mais uma comemoração dos 94 anos dos bombeiros da cidade. “O vosso trabalho não tem preço. Não há dinheiro que pague”, frisou. José Carlos Alexandrino manifestou total abertura do município para um “trabalho conjunto” na prestação do socorro às populações do concelho.

image_pdfimage_print
Previous AEOH - A Escola e o meio
Next Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

Artigos Relacionados

Informação

Semana com chuva fraca e descida das temperaturas

A semana começa com chuva que vai prolongar-se até quarta-feira, regressando depois o tempo seco com descida das temperaturas entre 6 e 8 graus…

Região

Resultados de fim de semana

No Campeonato de Portugal Prio, fase de manutenção, o Nogueirense foi perder ao Pampilhosa por 1-0 mas, mantém a 2ª posição beneficiando da derrota do Cinfães em S. João da

Última Hora

Condutor que atropelou peregrinos em Coimbra conhece sentença na quarta

O jovem condutor que em 2015 atropelou mortalmente cinco peregrinos e que deixou outros quatro feridos conhece a sentença na quarta-feira, no Tribunal de Coimbra.

Última Hora

João Ataíde e Alexandrino reconduzidos na direção da CIM Região de Coimbra

José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, foi reconduzido na vice-presidência da Comunidade Intermunicipal…

Região

Tábua: Homem de 80 anos morreu após ter sido atropelado

Um homem de 80 anos, residente em Percelada, morreu ontem após ter sido atropelado por um veículo ligeiro na EN230-6, naquela localidade da freguesia de Covas, Tábua.

Politica

PSD de Oliveira do Hospital propõe programa de saúde oral para os mais carenciados

O grupo municipal do PSD apresentou, na última reunião da Assembleia, uma proposta de recomendação com vista à criação de um programa de saúde oral …

Última Hora

Restaurantes e bares de Oliveira do Hospital com horário alargado no Natal

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou conceder um alargamento do horário de funcionamento, nesta quadra festiva de Natal e Ano Novo, …

Desporto

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital promove música e património com “Ciclo pelas Igrejas”

  O Município de Oliveira do Hospital, através do seu pelouro da Cultura, vai promover, durante os próximos fins-de-semana,…

Destaque

Aqua Village já proporciona massagens com mel em gotas suspensas

As massagens com mel em gotas suspensas nas árvores, a dois metros de altura, já são uma realidade no Aqua Village Health Resort & Spa, no concelho de Oliveira do

Informação

Morreu Leonard Cohen (Com vídeo)

Leonard Cohen morreu esta quinta-feira aos 82 anos. A morte do cantor, escritor e poeta canadiano foi confirmada pela editora Sony Music Canada na rede social Facebook.

Região

Operários de fábrica têxtil sofrem intoxicação por inalação de lixívia

Dez trabalhadores de uma fábrica têxtil do concelho de Mangualde sofreram hoje uma intoxicação por inalação de lixívia.

Destaque

Carlos Veiga, presidente da ESTGOH, em entrevista na Rádio Boa Nova

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital, Carlos Veiga, é o convidado da entrevista Rádio Boa Nova, que acontece hoje em direto, depois das

Nacional

SL Benfica vence Taça Hugo dos Santos em Basquetebol

Numa reedição do ano passado mas com desfecho diferente, o Benfica conquistou, pela quinta vez, a Taça Hugo dos Santos, em jogo frente ao FC Porto, que se disputou em

Região

Após 28 dias, ‘Piloto’ diz que se entregou para não ser morto

O suspeito de dois homicídios em Aguiar da Beira, Pedro Dias, entregou-se ontem à Polícia Judiciária. Desde a fatídica madrugada de 11 de outubro até à noite de ontem, …

Informação

Oliveira do Hospital acolhe Encontro Internacional de Karaté

Nos dias 8, 9 e 19 de julho realiza-se em Oliveira do Hospital o 9º Estágio Internacional de Karaté orientado pelo Sensei Dino Contarelli (Itália)…

Informação

AD Lagares da Beira vence Moinhos por 2-0 e mantém liderança do Distrital da 1º Divisão AFC

No Campeonato de Portugal Prio, o Gafanha assume-se como sério candidato ao ir vencer o Vildemoinhos por 3-2. O Nogueirense empatou 1-1 com o Anadia e o Tourizense, em casa,

Última Hora

Mau tempo provoca constrangimentos no abastecimento de água em Gouveia, Oliveira do Hospital e Seia

A Águas do Vale do Tejo alertou em comunicado para a possibilidade de se verificarem alguns constrangimentos no abastecimento de água em algumas localidades…

Informação

Arganil candidata 10 aldeias às “7 Maravilhas”

Já está em marcha mais uma edição do projecto 7 Maravilhas de Portugal. O ano de 2017 tem como foco as aldeias e a fase de candidatura já arrancou, estando

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital vai contrair empréstimo de dois milhões de Euros para realização de obras nas freguesias

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital deliberou  pela contratação de um empréstimo de dois milhões de Euros destinados à realização de obras nas freguesias. A medida, aprovada em reunião

Última Hora

Proteção Civil acredita que incêndio de Pedrógão Grande pode ser extinto até ao final da manhã

No primeiro balanço desta terça-feira, o comandante operacional da Proteção Civil, Vítor Vaz Pinto, disse que os trabalhos de combate ao incêndio em Pedrógrão Grande…

Informação

BLC3 promoveu Semana da Ciência e Tecnologia junto de crianças, jovens e idosos

A BLC3 realizou a Semana da Ciência e Tecnologia no âmbito do evento local “Europe in My Region/City” da Comissão Europeia.

Sociedade

País: Morreu o ex-ministro socialista José Lello

Morreu esta sexta-feira o ex-ministro, ex-secretário de Estado e ex-deputado do PS José Lello, com 72 anos.

Informação

GNR de Viseu deteve oito suspeitos de tráfico de droga

A GNR de Viseu deteve oito pessoas, sete homens e uma mulher, com idades compreendidas entre os 21 e os 46 anos, por suspeita de tráfico de droga.