Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros
4 Abril, 2016 655 Views

Bombeiros comemoraram aniversário de olhos postos na formação e captação de jovens bombeiros

 A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital comemorou, ontem, 94 anos em ambiente de festa e muita emoção. A importância da formação e de captação de um maior número de jovens esteve em destaque numa comemoração onde foram enaltecidos os projetos da fanfarra de bombeiros e da escolinha, responsáveis por aproximar os jovens e as suas famílias da corporação da cidade.

Em dia reservado a condecorações e distinções e à bênção de duas novas viaturas, o presidente da direção Arménio Tavares, sublinhou o trabalho feito pela direção que lidera há 16 anos de melhoria das condições ao serviço do corpo de bombeiros, sempre numa lógica de rigor financeiros que mais uma no possibilitou à corporação atingir um “resultado positivo”.

Apostado na formação dos mais de 100 bombeiros ao serviço da corporação, o comandante da corporação de bombeiros, Emídio Camacho revelou-se sobretudo preocupado com os critérios de admissão de novos bombeiros que na sua opinião devem ser “revistos”. Sobre a ação desenvolvida pelo corpo de bombeiros em 2015, o responsável deu conta do registo de 157 saídas para combate a fogos florestais, 1403 serviços de emergência, 5520 saídas para transporte de doentes, em mais de 726 mil quilómetros percorridos. Em matéria de fogos florestais,  Emídio Camacho informou que a área ardida em 2015 foi de 11,7 hectares.

Quase centenária, a Associação Humanitária juntou em mais um aniversário a Federação Distrital dos Bombeiros e o comando distrital da Proteção Civil. António Simões, da Federação. Elogiou em particular a “dignidade” com que a coloração já habituou em cada comemoração. Carlos Luís Tavares, comandante distrital da Proteção Civil, por sua vez veio a Oliveira do Hospital agradecer a “garra e dedicação” do corpo de bombeiros.

Diante da família dos bombeiros oliveirense, Gil Barreiros, vice presidente da Liga de Bombeiros Portugueses defendeu a importância da “formação” no corpo de bombeiros “voluntários” com vista à prestação de um socorro cada vez mais “profissional”. Exige que os bombeiros sejam vistos como a “coluna vertebral do socorro” e considera “injusto” que um bombeiro ganhe  1,30 Euros/h no combate aos fogos, “arriscando a vida em cada momento”.

Foi com “um profundo sentimento de gratidão” que o presidente da Câmara Municipal participou em mais uma comemoração dos 94 anos dos bombeiros da cidade. “O vosso trabalho não tem preço. Não há dinheiro que pague”, frisou. José Carlos Alexandrino manifestou total abertura do município para um “trabalho conjunto” na prestação do socorro às populações do concelho.

image_pdfimage_print
Previous AEOH - A Escola e o meio
Next Aluimento obriga a corte da A14. Ponte militar na EN 111 é a solução imediata

Artigos Relacionados

Última Hora

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Última Hora

Nogueirense apresenta plantel para a próxima época desportiva

A Associação Desportiva Nogueirense apresenta na próxima sexta feira, 22 de julho, pelas 19h30, a equipa com que vai contar na próxima época desportiva, sob o comando de Rui Vale.

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital lança obras com volume de investimento superior a 5 milhões de euros

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e do Pacto de Coesão da CIM do Centro 2020, a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lançou, este ano,…

Região

ExpoSocial decorre de 28 de setembro a 1 de outubro em Seia

O Município e a Rede Social de Seia, com a colaboração de todos os parceiros do Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Seia, vão promover, de 28 de setembro

Informação

Presidente da Liga dos Bombeiros fala em “onda terrorista” organizada

O presidente da Liga dos Bombeiros Jaime Marta Soares considerou hoje que há uma “onda terrorista devidamente organizada” que provoca incêndios florestais,…

Educação

Carnaval do Agrupamento de Escolas encheu de alegria e cor a cidade de Oliveira do Hospital

Resultou em mais um sucesso o Carnaval do Agrupamento de Escolas que, esta manhã, se realizou na cidade de Oliveira do Hospital. Mais de 1500 figurantes deram vida…

Informação

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Região

Condutora gravemente ferida em despiste no IP3

O despiste de uma viatura ligeira, no IP3, na zona de Almaça, Mortágua, provocou, ontem à tarde, ferimentos graves à condutora com 40 anos de idade, …

Informação

Ministro do Trabalho inaugura “Elo Comum” em Seia

O Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, é esperado em Seia, no dia 26 de maio, pelas 16h45, para a inauguração do espaço “Elo Comum”.

Sociedade

Secção Regional da Ordem dos Médicos contra a contratação de médicos através de empresas

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) repudia a gestão de recursos humanos protagonizada pelo atual Ministério da Saúde e lamenta o aumento da despesa do Serviço

Sociedade

ESTGOH desafia oliveirenses a integrarem “Bolsa de Alojamento”

Com a chegada de novos alunos, a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital apela aos proprietários de quartos, apartamentos ou estúdios para que integrem a “Bolsa

Região

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”

Carlos Maia (PS) disse hoje na Assembleia Municipal que o candidato do PSD à Câmara Municipal, João Paulo Albuquerque, é um “candidato virtual”. “Bem sabemos quem está por trás. Não

Última Hora

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Sociedade

Zona Industrial vai ter 50 novos lotes, área de serviços e estacionamento para camiões

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital acaba de ver aprovado o financiamento comunitário para ampliação da Zona Industrial (ZI) da cidade, num investimento estimado em dois milhões de Euros.

Região

Banda vencedora do concurso “Soltem Talentos” inicia concertos

Stormbringer, a banda vencedora da edição deste ano do “Soltem Talentos”, irá realizar o seu primeiro concerto no próximo Sábado, dia 17, em Nelas.

Região

Detidos dois jovens suspeitos de tentativa de homicídio em bar de Aveiro

A Polícia Judiciária deteve dois jovens suspeitos de uma tentativa de homicídio num bar em Aveiro, no passado mês de outubro.

Região

Viseu: Edifícios históricos vão ser fotografados para caracterização do património

Cerca de 500 edifícios do centro histórico de Viseu vão estar, no sábado, na mira das objetivas fotográficas de 180 profissionais e estudantes de todo o país, …

Região

Condutor alcoolizado despista-se e colhe sete pessoas

Um homem de 31 anos despistou-se ontem pelas 11h00 na estrada do Campo, em Barrô,  no concelho de Águeda, tendo atropelado sete peões que circulavam na berma….

Sociedade

Noite de mau tempo com queda de mais de uma dezena de árvores em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se fez sentir na última noite e madrugada provocou a queda de várias árvores no concelho de Oliveira do Hospital. As duas corporações de bombeiros tomaram

Última Hora

Estrada da Beira vai ser requalificada. IC6 ainda sem data de construção…

Oliveira do Hospital assistiu hoje a um “primeiro passo” na melhoria das acessibilidades. A requalificação da Estrada da Beira (EN 17)  foi adjudicada e a obra deverá ficar concluída no

Última Hora

Detido autor do incêndio florestal da Guarda

Foi detido o autor do incêndio florestal do passado dia 6 deste mês, em Bogalhal/Valbom, no concelho de Pinhel.

Informação

Guterres foi oficialmente aclamado secretário-geral da ONU

Chegou oficialmente ao fim a caminhada de António Guterres para chegar ao topo da escadaria do poder na ONU. A Assembleia-geral das Nações Unidas aclamou oficialmente…

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital ultima o novo Plano Municipal para a Igualdade

Depois de ter comemorado o seu Dia Municipal para a Igualdade, a 21 de junho com uma semana dedicada ao tema, o Município de Oliveira do Hospital (MOH) …