“Bobadela Romana” distinguida em Itália com 2º prémio no Festival Internacional de Cinema Documental

“Bobadela Romana” distinguida em Itália com 2º prémio no Festival Internacional de Cinema Documental

A “Bobadela Romana” foi distinguida a semana passada, em Itália, no Festival Internacional de Cinema Documental, com o filme “Splendidissima Civitas”, que obteve o segundo lugar do “Premio Archeoclub D’Italia”, atribuído pelo público aos filmes que melhor comunicam o conhecimento.

O filme premiado consiste num documentário, realizado por Ruy Pedro Lamy, da Arqueohoje, que revela a importância da atual aldeia de Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, na época romana: há cerca de dois mil anos foi cidade, sendo então designada como “splendidissima civitas”.

Neste festival, que constituiu a “VIII edição da Rassegna del Documentario e della Comunicazione Archeologica, e é dedicado à comunicação e divulgação do conhecimento histórico e arqueológico, estavam em concurso, na seleção oficial, 24 filmes que documentam diferentes histórias, da Pré-História à Época Contemporânea, em diferentes partes do mundo, da Polónia a Portugal, passando pela Itália, França, Espanha e Croácia, da Turquia ao Curdistão, da África Subsaariana à Nova Zelândia.

A realização deste documentário surge no âmbito do projeto do novo Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, que abriu recentemente ao público, com a finalidade de explicar o legado romano na “Splendidissima Civitas”.

Em comunicado enviado à Rádio Boa nova, o Município oliveirense refere que o espaço, que foi alvo de um investimento de cerca de 250 mil euros, contempla um conjunto de informação, fotografias e outros conteúdos, bem como peças recolhidas em escavações arqueológicas, e assume-se como uma porta aberta ao conhecimento da antiga cidade romana, complementando o conjunto monumental envolvente – arco, fórum e anfiteatro romano.

Este Centro Interpretativo oferece uma viagem interativa no tempo e na história, constituindo um importante polo de atração turística do Município de Oliveira do Hospital, que tem vindo a atrair cada vez mais visitantes.

As Ruínas Romanas de Bobadela são um dos mais importantes e bem preservados conjuntos arquitetónicos de valor histórico-arqueológico do “período romano” em Portugal. Este complexo de vestígios do passado, disperso pelo centro histórico da aldeia de Bobadela, estudado ao longo dos tempos pela comunidade científica e admirado pelos seus visitantes, mereceu há muitos anos a classificação de Monumento Nacional.

O Presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, congratula-se com a atribuição deste prémio internacional, sublinhando que se trata de uma distinção ao mais alto nível que vem dar outra visibilidade àquele monumento nacional.

O autarca frisa também que o seu executivo tem estado a fazer uma grande aposta na preservação e valorização do património que os romanos deixaram na aldeia de Bobadela, explicando que os resultados estão à vista através do extraordinário aumento da capacidade de atração de turistas que se vem registando nos últimos anos.

image_pdfimage_print
Previous Tempestade Leslie causou 38 milhões de prejuízos na Figueira da Foz
Next Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

Artigos Relacionados

Informação

Município sensibilizou lojistas sobre eficiência energética e gestão de resíduos (com vídeo)

Hoje, 5 de junho, assinala-se o Dia Mundial do Ambiente. Em Oliveira do Hospital, a data fica marcada com a realização de uma ação…

Informação

Ferreira Nunes defronta Horácio Antunes para a presidência da Associação de Futebol de Coimbra

Promete ser renhido o processo de eleição do novo presidente da Associação de Futebol de Coimbra. Ferreira Nunes entrou na corrida …

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 28 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Município de Gouveia assinala Dia Internacional dos Museus

O Município de Gouveia assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus com a realização de diversas atividades no Museu de Miniatura automóvel e no Museu

Região

Espetáculo “Enquanto os lobos uivam”, inspirado nos incêndios de 15 de outubro, passa por Tábua

O Espetáculo “Enquanto os lobos uivam” termina a digressão nacioanal no próximo domingo, dia 22 de abril, no Centro Cultural de Tábua, pela 17h00.

Última Hora

“Luz Divina” é a grande vencedora do concurso de fotografia do CISE

A prática da transumância sob uma “Luz Divina”, de Pedro Ribeiro, foi eleita a melhor fotografia do XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE,…

Região

Fórum Vê Portugal mostrou que o turismo abre portas e janelas para os territórios

A 5.ª edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”, que decorreu na Guarda, resultou com sucesso, tanto a nível da qualidade das apresentações como do número de participações.

Informação

CIM Região de Coimbra, Figueira da Foz, Cantanhede e Mira vão criar Ecopista no litoral

O Turismo de Portugal acolheu positivamente a proposta de execução do percurso da Ecopista, nos Municípios da Figueira da Foz, Cantanhede e Mira, …

Última Hora

Proteção civil alerta para possibilidade de inundações devido à chuva, trovoada e ventos fertos

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de fenómenos extremos de vento e inundações devido à chuva e trovoada prevista para as próximas 24 horas.

Última Hora

Ana Abrunhosa partilhou “medalha de ouro” com equipa da CCDRC e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

A presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) recebeu, ontem, a medalha de Ouro do Município de Oliveira do Hospital.

Informação

JSD oliveirense critica a Câmara por tratar novo empreendimento turístico de “forma vergonhosa”

A JSD de Oliveira do Hospital classifica de “vergonhosa” a forma como a Câmara Municipal tem tratado o novo empreendimento turístico, Aqua Village, localizado nas Caldas de S. Paulo.

Desporto

Resultados do desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana, o destaque vai para  o empate entre Tourizense e Nogueirense 0-0 em jogo da jornada 13 do campeonato de Portugal Prio, série D.

Sociedade

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…

Cultura

Arganil recebe Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”

Arganil prepara-se para receber o Festival Literário Internacional do Interior “Palavras de Fogo”, uma iniciativa da ARTE-VIA Cooperativa Artística e Editorial, que reúne, no período de 15 a 19 de

Sociedade

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Informação

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Última Hora

Rafael Reis é o primeiro camisola amarela na Volta a Portugal

O português Rafael Reis, da Caja Rural, é o primeiro camisola amarela da 80.ª edição da Volta a Portugal em bicicleta, pela vitória desta quarta-feira no prólogo de Setúbal,…

Última Hora

Aniversário: Intermarché privilegia “relação próxima com os clientes”

O Intermarché comemorou, no passado sábado, 22 anos de atividade na cidade de Oliveira do Hospital, numa festa que juntou clientes, gerência e colaboradores e onde não faltou bolo de

Informação

Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com serenata

A Queima das Fitas de Coimbra começa hoje com a serenata monumental na Sé Velha, sem a realização da habitual garraiada.

Última Hora

Aveiro: PJ deteve homem por crimes de coação sexual

A Polícia Judiciária (PJ), através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve, fora de flagrante delito, um indivíduo, com 47 anos de idade,…

Sociedade

Bandeira Praia Acessível vai ser hasteada em Avô e S. Sebastião da Feira

Depois de assinalar, no dia 1 de julho, o arranque da época balnear em Alvôco de Várzeas onde foram as hasteadas as bandeiras Azul e de Praia Acessível, …

Última Hora

Mário Patrão vence etapa e reforça liderança no Morocco Desert Challenge

Mário Patrão reforçou, ontem, a sua liderança no Morocco Desert Challenge após vencer a quarta etapa desta grande maratona africana.

Última Hora

Sexta vítima mortal encontrada a 200 metros do local da explosão

Foi encontrada, esta quarta-feira de manhã, uma sexta vítima mortal da explosão que destruiu uma fábrica de pirotecnia, em Lamego. Corpo estava a 200 metros do local.

Sociedade

CCDRC premiou 82 “empresas gazela”

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) premiou, na passada sexta-feira, na 4ª Gala das Empresas Gazela 2017, em Viseu, 82 “empresas gazela”,…