BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

image_pdfimage_print

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU.

O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o gabinete de comunicação da BLC3 referiu que a entidade foi sinalizada pela União Europeia no contexto do combate à desertificação com base na riqueza gerada na floresta, através de dinâmicas, conhecimentos e projetos de bioeconomia, com o projeto Centro Bio.

A BLC3 é destacada pela aposta na investigação que visa gerar riqueza a partir dos resíduos florestais e consagrar essa investigação numa biorefinaria de produção de biopetróleo, para posterior produção de biocombustíveis e bioprodutos.

Numa região predominantemente rural e com uma grande área florestal, o principal objetivo consiste em encarar estes territórios como uma oportunidade para gerar empregos qualificados, combater a desertificação que assola o interior de Portugal e desenvolver novas formas de valorizar recursos que todos os anos ardem por não estarem a ser aproveitados.

A Bioeconomia e os recursos que a terra gera todos os anos são uma opção estratégica para resolver os problemas do interior, e “resolvendo dos problemas do interior, estaremos a contribuir muito para resolver os problemas dos incêndios rurais e florestais”, lê-se no comunicado.

João Nunes, presidente da BLC3 sustenta que “é mais um reconhecimento internacional do extraordinário trabalho que uma equipa de jovens está a desenvolver numa região interior e rural, onde o projeto Centro Bio é, uma vez mais, um exemplo de excelência e inovação internacional. A Bioeconomia e as Biorrefinarias são uma realidade de desenvolvimento e aposta da UE.”

Previous Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião
Next Proteção Civil emite alerta à população

Artigos Relacionados

Educação

Gosto por Oliveira do Hospital leva Lucinda Maria a escrever “Terra do Meu Coração”

“Terra do Meu Coração” é o título do novo livro da oliveirense Lucinda Maria. O novo trabalho dedicado ao concelho, em jeito de prosa e poesia,…

Sociedade

Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

Mais de 50 concelhos de dez distritos de Portugal continental apresentam hoje risco máximo de incêndio, segundo informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Um detido por posse ilegal de armas em Mangualde

O Comando Territorial de Viseu da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, um homem com 55 anos, por posse de ilegal de armas, em Mangualde.

Informação

Dois homens ficaram feridos com gravidade em atropelamento na localidade de Parceiro

Dois homens, com idades na casa dos 50 anos, ficaram feridos com gravidade no sábado à noite quando tentavam rebocar uma carrinha, na localidade de Parceiro, freguesia de S. Gião,

Última Hora

Região: GNR deteve suspeito de bater na companheira e no enteado de 9 anos

A GNR deteve, ontem, um homem de 49 anos, pela prática de um crime de violência doméstica, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda.

Cultura

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Informação

Unidades de Alojamento apoiadas pela Adiber registaram mais de cinco mil dormidas neste verão

No Dia Mundial do Turismo, que hoje se assinala, a ADIBER faz um balanço positivo perante os resultados alcançados pelas novas unidades…

Última Hora

Centro de Portugal presente na Feira de Lyon

O Centro de Portugal está representado, pela primeira vez, na Feira de Lyon – Foire de Lyon, que decorre entre os dias 23 de março e 2 de abril.

Sociedade

Município de Oliveira do Hospital tem linha de apoio a vítimas de violência

O reforço da capacitação técnica do Gabinete de Apoio Social para dar resposta aos casos de violência doméstica, no namoro ou de género é uma das medidas que o Município

Região

Leiria: Homem entrega-se à GNR depois de matar a sua mulher

Um homem de 56 anos foi esta manhã detido pelo homicídio da mulher, em Leiria.

Informação

Convívio de Verão destacou importância da Rádio Boa Nova no concelho e na região

A Rádio Boa Nova realizou, no sábado, dia 15 de julho, o seu convívio de Verão. No Centro Cultural Dr. Vasco de Campos, em Avô, sobressaiu a importância da Rádio

Informação

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …