BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

BLC3 destacada como projeto de investimento pela União Europeia

A BLC3- Campus de Tecnologia e inovação, foi destacada entre os sete mais importantes exemplos de projetos de investimento em Portugal pela União Europeia, no âmbito do InvestEU.

O investimento em pessoas e ideias marcam a diferença em cada região, sendo a BLC3 um dos grandes exemplos da concretização de ideias inovadoras que contribuem positivamente para as questões de sustentabilidade e bioeconomia a nível europeu.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o gabinete de comunicação da BLC3 referiu que a entidade foi sinalizada pela União Europeia no contexto do combate à desertificação com base na riqueza gerada na floresta, através de dinâmicas, conhecimentos e projetos de bioeconomia, com o projeto Centro Bio.

A BLC3 é destacada pela aposta na investigação que visa gerar riqueza a partir dos resíduos florestais e consagrar essa investigação numa biorefinaria de produção de biopetróleo, para posterior produção de biocombustíveis e bioprodutos.

Numa região predominantemente rural e com uma grande área florestal, o principal objetivo consiste em encarar estes territórios como uma oportunidade para gerar empregos qualificados, combater a desertificação que assola o interior de Portugal e desenvolver novas formas de valorizar recursos que todos os anos ardem por não estarem a ser aproveitados.

A Bioeconomia e os recursos que a terra gera todos os anos são uma opção estratégica para resolver os problemas do interior, e “resolvendo dos problemas do interior, estaremos a contribuir muito para resolver os problemas dos incêndios rurais e florestais”, lê-se no comunicado.

João Nunes, presidente da BLC3 sustenta que “é mais um reconhecimento internacional do extraordinário trabalho que uma equipa de jovens está a desenvolver numa região interior e rural, onde o projeto Centro Bio é, uma vez mais, um exemplo de excelência e inovação internacional. A Bioeconomia e as Biorrefinarias são uma realidade de desenvolvimento e aposta da UE.”

Previous Região: Homem morreu carbonizado depois de colisão com camião
Next Proteção Civil emite alerta à população

Artigos Relacionados

Informação

Município oliveirense lança concurso para memorial de homenagem às vítimas do grande incêndio

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abriu um concurso de ideias para a criação de um memorial de homenagem às vítimas do trágico incêndio de 15 de outubro.

Última Hora

FCOH disputa Supertaça AFC frente ao Condeixa no Estádio Sérgio Conceição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) prepara-se para disputar a Supertaça da Associação de Futebol de Coimbra (AFC) frente ao Condeixa.

Última Hora

Empresa tecnológica de Oliveira do Hospital distinguida pela Comissão Europeia

A empresa Enging–Make Solutions, de Oliveira do Hospital, é uma das cinco PME que a Comissão Europeia distinguiu como inovadoras…

Informação

Região Centro: 45 mortes, 800 casas e 500 empresas atingidas nos incêndios de 15 e 16 de outubro

Os incêndios que há um mês atingiram particularmente 27 concelhos da região Centro provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, destruíram total ou…

Informação

ADEPTOLIVA certificada como entidade formadora pela DGERT

A ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil foi certificada pela DGERT – Direção-Geral do…

Nacional

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Informação

Região: GNR apreende cerca de 300 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro da Figueira da Foz, ontem, dia 11 de setembro, apreendeu 297 quilos de pescado, nas localidades da Gafanha da

Destaque

Programa de incentivo à Natalidade apoiou 299 crianças em três anos no concelho de Oliveira do Hospital

Em três anos de “Incentivo à Natalidade”, o Município de Oliveira do Hospital apoiou 299 crianças, num investimento de 357 mil Euros. O balanço é “positivo”, mas há aspetos a

Última Hora

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Cultura

Município de Oliveira do Hospital promove exposições temáticas para assinalar o 25 de Abril

No âmbito das comemorações da Revolução dos Cravos, o Município de Oliveira do Hospital está a promover diversas exposições temáticas nos diferentes espaços municipais.

Destaque

Jorge Ramos apresentou “Volto Já…” entre família e amigos

Jorge Ramos apresentou, ontem à noite, o seu quinto livro, intitulado “Volto Já…” que é resultado de “dois anos e meio de escrita” e, através do qual, pergunta “à vida

Informação

IAPMEI esclareceu empresários de Oliveira do Hospital no acesso aos fundos comunitários

O IAPMEI realizou, em Oliveira do Hospital, um dia descentralizado destinado a prestar esclarecimentos aos empresários do concelho, …