BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.


O projeto na área das Bioindústrias aposta na valorização do território, tendo em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial, destinada à produção do chamado “petróleo verde”, afigurando-se como um verdadeiro travão aos incêndios florestais.

O projeto Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos convenceu o júri na final dos RegioStars Awards que decorreu hoje em Bruxelas, conquistando assim um verdadeiro de “selo de reconhecimento” no espaço europeu e mundial.

Esta é uma “grande notícia” para o presidente da BLC3, João Nunes, que partilha esta “vitória” com a região e com o país. Para este jovem investigador e presidente da BLC3, o prémio RegioStars vem “reforçar a oportunidade” em torno da valorização do território. “Em vez de termos incêndios, mais vale termos indústria de petróleo verde, que é valorizar os recursos e valorizar a terra. É apostar em produtos com alto valor acrescentado, até para a indústria farmacêutica”, especificou.

O reconhecimento hoje conseguido em Bruxelas é igualmente motivo de satisfação para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). “Estamos muito felizes porque na CCDRC fazemos boas escolhas. É um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Boa Nova, notando a “grande importância” que este reconhecimento tem para a região, por permitir valorizar o território, tornando-o “menos propício aos incêndios”.

A responsável não tem dúvida de que o projeto Centro Bio “vai transformar totalmente a região” e “ajudar outras regiões. Destaca, em particular, a “tecnologia inovadora” associada ao projeto e que vai permitir “aproveitar valor para outras indústrias, incluindo na área da farmácia”.

Confiante no projeto, Ana Abrunhosa espera que “a indústria também acredite no projeto” que deve seguir a via da “industrialização” e da “internacionalização”. “O selo RegioStars vai ser um grande empurrão para isso”, conclui a presidente da CCDRC.

image_pdfimage_print
Previous Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira
Next Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Artigos Relacionados

Informação

Amanhã é “Dia de Limpar Portugal” em Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital volta a aderir à iniciativa “Limpar Portugal”. Amanhã, dia 3, promove uma ação de limpeza na Bobadela, em Moledos.

Sociedade

Chuva regressa este fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por períodos de chuva nas regiões do norte e centro, com as temperaturas a variarem entre 15 e 23 graus Celsius,…

Sociedade

Arganil promove 37ª edição da FICABEIRA

Arganil promove, entre os dias 6 e 9 de setembro, a 37ª edição da FICABEIRA — Feira Industrial, Comercial e Agrícola da Beira Serra e a Feira do Mont’Alto 2018,…

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana

A faltarem quatro jornadas para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém a luta

Informação

Homem morre após cair em buraco em Coimbra

Um homem de 83 anos morreu ao final da tarde de ontem após cair num buraco na zona de Celas, em Coimbra.

Desporto

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta domingo, dia 4 de setembro,  o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Última Hora

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Informação

Incêndio de grandes proporções, lavra no vizinho concelho de Seia (Vide)

  O incêndio teve início pelas 15 horas junto às povoações de Vide, Cabeça. Durante a tarde, os meios aéreos foram peça importante no combate às chamas. Na avaliação feita

Informação

FCOH luta até ao fim pela manutenção. Nogueirense defronta o líder

Domingo joga-se a última jornada do campeonato de Portugal Prio, Série E. O FCOH  luta pela manutenção na receção ao Pampilhosa. O Nogueirense defronta o Operário Lagoa. No penúltimo lugar

Última Hora

Incêndios: Meios aéreos em Faro, Vila Real, Guarda e Bragança

Os quatro incêndios em Faro, Bragança, Vila Real e Guarda eram os que às 07h30 preocupavam mais os bombeiros e, por isso, vão ser reforçados …

Última Hora

“Ca$h Resto Z€ro” com olhar sobre o acolhimento à comunidade estrangeira em Oliveira do Hospital

No habitual espaço de opinião na Rádio Boa Nova – Ca$h Resto Z€ro- Vítor Neves convida a um olhar sobre a economia e as pessoas, com destaque para a capacidade

Última Hora

País: Casos confirmados de sarampo sobem para 107

O número de casos confirmados de sarampo subiu para 107 e há 24 casos ainda em investigação pelas autoridades, de acordo com a Direção-Geral de Saúde (DGS).

Última Hora

Temperaturas altas com aguaceiros e trovoada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje na região norte do continente céu pouco nublado ou limpo, vento fraco, sendo temporariamente moderado…

Última Hora

Rede Social concelhia promove formação para técnicos das IPSS

Três dezenas de técnicos e diretores das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) de todo o concelho de Oliveira do Hospital estão a participar numa ação de formação…

Informação

“Record” destaca golo de jogador do Nogueirense como candidato ao prémio “Puskas”

O jornal Record destaca na sua edição online o golo de Samuel Garrido, jogador da AD Nogueirense, no último fim de semana em Anadia, que…

Sociedade

GNR procura condutor que atropelou mãe e filha em Oliveira do Hospital

A GNR  está a tentar localizar o condutor que, no sábado à noite, pelas 23h00, atropelou uma mulher de 40 anos e a filha de nove anos junto à EN17,…

Informação

Rancho Folclórico Sampaense organiza 37º Festival da Beira Serra

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 7 e 8 de julho decorre o 37º Festival

Informação

Mais de uma dezena de aldeias do concelho de Góis evacuadas

As autoridades estão a proceder à evacuação de várias aldeias no concelho de Góis, distrito de Coimbra. Ao todo, já onze aldeias de Góis, incluindo um lar de idosos, …

Sociedade

Militar da GNR encontrado morto no posto do Fundão

Um militar da GNR foi encontrado morto no interior do posto do Fundão, no distrito de Castelo Branco, cerca das 23:50 de quarta-feira, disse hoje à agência Lusa fonte da

Destaque

“Devemos refletir sobre o ensino profissional que queremos para a região”

Em dia de comemoração do 26º aniversário da Eptoliva, resultou o desafio de “repensar o ensino profissional na região”. Assim defendeu o presidente da Adeptoliva, Daniel Costa, …

Informação

ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

No próximo dia 23 de julho vai ser promovida uma sessão de informação sobre as Medidas Ativas de Emprego e Formação, nomeadamente no que respeita aos apoios especiais para entidades

Sociedade

Empresas: A Ópticas Lince chegou a Oliveira do Hospital

A Ópticas Lince abriu hoje, dia 15 de novembro, uma nova loja. A aposta recaiu na cidade de Oliveira do Hospital, na rua do Hotel, numa loja moderna, com uma

Região

Idoso morre em atropelamento ferroviário em Carregal do Sal

Um idoso de 84 anos morreu esta manhã depois de ter sido atropelado por um comboio, na localidade de Papízios, no concelho de Carregal do Sal.

Última Hora

Incêndio em habitação em Gavinhos de Cima deixou único morador desalojado

Um homem, com 60 anos, ficou ontem à noite desalojado, na sequência de um incêndio na sua habitação, em Gavinhos de Cima, no concelho de Oliveira do Hospital.