BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

image_pdfimage_print

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.


O projeto na área das Bioindústrias aposta na valorização do território, tendo em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial, destinada à produção do chamado “petróleo verde”, afigurando-se como um verdadeiro travão aos incêndios florestais.

O projeto Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos convenceu o júri na final dos RegioStars Awards que decorreu hoje em Bruxelas, conquistando assim um verdadeiro de “selo de reconhecimento” no espaço europeu e mundial.

Esta é uma “grande notícia” para o presidente da BLC3, João Nunes, que partilha esta “vitória” com a região e com o país. Para este jovem investigador e presidente da BLC3, o prémio RegioStars vem “reforçar a oportunidade” em torno da valorização do território. “Em vez de termos incêndios, mais vale termos indústria de petróleo verde, que é valorizar os recursos e valorizar a terra. É apostar em produtos com alto valor acrescentado, até para a indústria farmacêutica”, especificou.

O reconhecimento hoje conseguido em Bruxelas é igualmente motivo de satisfação para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). “Estamos muito felizes porque na CCDRC fazemos boas escolhas. É um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Boa Nova, notando a “grande importância” que este reconhecimento tem para a região, por permitir valorizar o território, tornando-o “menos propício aos incêndios”.

A responsável não tem dúvida de que o projeto Centro Bio “vai transformar totalmente a região” e “ajudar outras regiões. Destaca, em particular, a “tecnologia inovadora” associada ao projeto e que vai permitir “aproveitar valor para outras indústrias, incluindo na área da farmácia”.

Confiante no projeto, Ana Abrunhosa espera que “a indústria também acredite no projeto” que deve seguir a via da “industrialização” e da “internacionalização”. “O selo RegioStars vai ser um grande empurrão para isso”, conclui a presidente da CCDRC.

Previous Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira
Next Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Artigos Relacionados

Informação

 “Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à descoberta da toponímia do Vale Ferreiro

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Informação

Região: Polícia Judiciária deteve homem suspeito do crime de pornografia de menores agravado

A Polícia Judiciária, em ação conjugada dos Departamentos de Investigação Criminal de Aveiro e do Funchal, identificou e deteve um homem, …

Região

GNR deteve homem suspeito de cultivo de cannabis em Vila Nova de Poiares

Militares do Destacamento Territorial de Coimbra detiveram ontem em Vila Nova de Poiares, um homem com 40 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Nacional

29 concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte e nove concelhos dos distritos de Castelo Branco, Portalegre, Santarém, Viseu, Bragança, Guarda e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e

Informação

“Oliveira do Hospital é um exemplo no país”, referiu Secretária de Estado do Turismo (com vídeo)

Foi hoje inaugurada, ao final da tarde, a 10ª edição da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital, com a presença da Secretária de Estado do Turismo,…

Informação

Denúncia sobre nudez e agressão em praxe de Coimbra

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) abriu um inquérito no seguimento da denúncia, por cartas anónimas, de praxes abusivas envolvendo alunos da instituição, avança o Jornal de Notícias.

Sociedade

Oliveira do Hospital “mais digital” com criação de “zonas de acesso livre à internet”

A cidade de Oliveira do Hospital vai passar a ser “mais digital” com a implementação de hotspots, zonas de acesso livre à internet sem fios.

Última Hora

Abertas as candidaturas para o Orçamento Participativo de Seia

Depois do sucesso das edições anteriores, o Orçamento Participativo de Seia está de regresso, sendo a verba alocada para o efeito a mesma do ano passado, 125 mil euros. 

Destaque

Alexandrino “mantém confiança” no presidente da FAAD após buscas realizadas pela Polícia Judiciária

A Polícia Judiciária realizou, na passada quarta-feira, buscas na Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), em Oliveira do Hospital, tendo recolhido alguns documentos.

Informação

Câmara Municipal apresenta medidas de apoio para as empresas destruídas pelos incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) promove na próxima quinta-feira, às 18h00, na Casa da Cultura César Oliveira, uma reunião alargada …

Última Hora

Operação Natal Tranquilo: 15 mortos e mais de 200 detenções

Quinze pessoas morreram na operação ‘Natal Tranquilo’ da GNR este ano, mais do dobro da operação do ano passado, que durou menos um dia, segundo a corporação.

Última Hora

Confraria do Bucho apresenta candidatura às 7 Maravilhas de Portugal – Doces

A Confraria do Bucho de Arganil submeteu uma candidatura ao Concurso 7 Maravilhas – Doces, composta por 6 doces típicos do Concelho de Arganil.