BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.


O projeto na área das Bioindústrias aposta na valorização do território, tendo em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial, destinada à produção do chamado “petróleo verde”, afigurando-se como um verdadeiro travão aos incêndios florestais.

O projeto Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos convenceu o júri na final dos RegioStars Awards que decorreu hoje em Bruxelas, conquistando assim um verdadeiro de “selo de reconhecimento” no espaço europeu e mundial.

Esta é uma “grande notícia” para o presidente da BLC3, João Nunes, que partilha esta “vitória” com a região e com o país. Para este jovem investigador e presidente da BLC3, o prémio RegioStars vem “reforçar a oportunidade” em torno da valorização do território. “Em vez de termos incêndios, mais vale termos indústria de petróleo verde, que é valorizar os recursos e valorizar a terra. É apostar em produtos com alto valor acrescentado, até para a indústria farmacêutica”, especificou.

O reconhecimento hoje conseguido em Bruxelas é igualmente motivo de satisfação para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). “Estamos muito felizes porque na CCDRC fazemos boas escolhas. É um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Boa Nova, notando a “grande importância” que este reconhecimento tem para a região, por permitir valorizar o território, tornando-o “menos propício aos incêndios”.

A responsável não tem dúvida de que o projeto Centro Bio “vai transformar totalmente a região” e “ajudar outras regiões. Destaca, em particular, a “tecnologia inovadora” associada ao projeto e que vai permitir “aproveitar valor para outras indústrias, incluindo na área da farmácia”.

Confiante no projeto, Ana Abrunhosa espera que “a indústria também acredite no projeto” que deve seguir a via da “industrialização” e da “internacionalização”. “O selo RegioStars vai ser um grande empurrão para isso”, conclui a presidente da CCDRC.

Previous Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira
Next Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Artigos Relacionados

Última Hora

EPTOLIVA acolhe seminário “Prevenção de fogos na reabilitação de territórios ardidos”

No dia em que comemora 27 anos de atividade, escola profissional EPTOLIVA, em Oliveira do Hospital, acolhe, amanhã, 9 de novembro, pelas 10h30, o seminário “Prevenção de fogos na reabilitação

Região

Vinhos do Centro de Portugal promovem-se em encontro que junta 450 especialistas mundiais

Turismo Centro de Portugal participa no “Wine Summit” Must – Fermenting Ideas, de 20 a 22 de junho. A iniciativa atrai ao Centro de Congressos do Estoril cerca de 450

Cultura

Penalva de Alva promove as habituais Festas de Verão

As habituais Festas de Verão em Penalva de Alva, concelho de Oliveira do Hospital, estão de regresso nos dias 3, 4, 5 e 6 de agosto.

Informação

Empregada de limpeza detida ao tentar introduzir haxixe na prisão de Coimbra

Uma mulher de 41 anos, empregada de limpeza, foi detida por tentar introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra.

Região

Coimbra: Polícia Judiciária deteve autor de crime de violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, identificou e deteve um homem, pela presumível prática de um crime de violação, de que foi vítima uma mulher com 54 anos

Destaque

Agrupamento de Escolas assinala o “renascer” do concelho com Festa da Primavera (com vídeo)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (AEOH) promove, nos dias 19, 20 e 21 de março, a primeira edição da Festa da Primavera. A iniciativa que reúne um

Região

Assalto a escola de Arganil organizado pela empresa que vendeu o material

A empresa da Covilhã CRP Pavimentos arrancou, no passado dia 22 de dezembro, o piso sintético vendido por si à CIP Construções e instalado, no último ano, no parque infantil

Informação

Temperaturas sobem hoje mas chuva regressa amanhã

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o céu hoje vai apresentar-se geralmente pouco nublado, com neblina ou nevoeiro matinal sobretudo nas regiões Norte e

Destaque

18 detenções e 59 acidentes na última semana no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra da GNR procedeu, na semana de 2 a 8 de maio, a 18 detenções em flagrante delito. No âmbito de um conjunto de operações de

Última Hora

Acidentes nas estradas provocaram 378 mortos, mais 56 do que em 2016

O número de mortos nas estradas portuguesas aumentou este ano cerca de 17%, tendo os acidentes rodoviários provocado 378 vítimas mortais, indicou hoje a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Programas

Especial “Cá se Fazem, Cá se Tocam” no 31º aniversário da Rádio Boa Nova

Em dia de aniversário da Rádio Boa Nova, no dia 19 de março, Pedro Oliveira apresenta uma emissão especial do programa “Cá se Fazem, Cá se Tocam”.

Informação

Incêndio urbano deixou cinco pessoas desalojadas em Coimbra

Um incêndio, que deflagrou ontem, numa habitação na cidade de Coimbra deixou hoje cinco pessoas desalojadas.