BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

BLC3 conquista selo “RegioStars” com projeto Centro Bio (com vídeos)

image_pdfimage_print

O projeto Centro Bio da BLC3, o Campus de Tecnologia e Inovação de Oliveira do Hospital venceu, esta tarde, o prémio “RegioStars” na categoria de “Desenvolvimento Sustentável”.


O projeto na área das Bioindústrias aposta na valorização do território, tendo em vista a construção de uma refinaria de demonstração industrial, destinada à produção do chamado “petróleo verde”, afigurando-se como um verdadeiro travão aos incêndios florestais.

O projeto Centro Bio: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos convenceu o júri na final dos RegioStars Awards que decorreu hoje em Bruxelas, conquistando assim um verdadeiro de “selo de reconhecimento” no espaço europeu e mundial.

Esta é uma “grande notícia” para o presidente da BLC3, João Nunes, que partilha esta “vitória” com a região e com o país. Para este jovem investigador e presidente da BLC3, o prémio RegioStars vem “reforçar a oportunidade” em torno da valorização do território. “Em vez de termos incêndios, mais vale termos indústria de petróleo verde, que é valorizar os recursos e valorizar a terra. É apostar em produtos com alto valor acrescentado, até para a indústria farmacêutica”, especificou.

O reconhecimento hoje conseguido em Bruxelas é igualmente motivo de satisfação para a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC). “Estamos muito felizes porque na CCDRC fazemos boas escolhas. É um excelente exemplo da aplicação dos fundos comunitários”, afirmou Ana Abrunhosa em declarações à Rádio Boa Nova, notando a “grande importância” que este reconhecimento tem para a região, por permitir valorizar o território, tornando-o “menos propício aos incêndios”.

A responsável não tem dúvida de que o projeto Centro Bio “vai transformar totalmente a região” e “ajudar outras regiões. Destaca, em particular, a “tecnologia inovadora” associada ao projeto e que vai permitir “aproveitar valor para outras indústrias, incluindo na área da farmácia”.

Confiante no projeto, Ana Abrunhosa espera que “a indústria também acredite no projeto” que deve seguir a via da “industrialização” e da “internacionalização”. “O selo RegioStars vai ser um grande empurrão para isso”, conclui a presidente da CCDRC.

Previous Terceiro GNR ferido a tiro na caça aos suspeitos do assalto que provocou dois mortos em Aguiar da Beira
Next Chuva deixa todos os distritos sob aviso amarelo

Artigos Relacionados

Informação

Temperaturas máximas chegam aos 37ºC e mínimas baixam até aos 10ºC

De acordo com as previsões do IPMA, as temperaturas vão manter-se acima do que é habitual para a época, com valores acima dos 30 graus celsius em quase todo o

Região

PCP realiza Jornadas nas zonas afetadas pelos incêndios de 2017

O PCP vai realizar umas Jornadas de contactos nas zonas afetadas pelos grandes incêndios de Outubro de 2017. Delegações de dirigentes e deputados do PCP vão percorrer,…

Última Hora

Rafael Delaunay Gomes com “grandes ambições desportivas” em 2017

Este ano 2017, Rafael Delaunay Gomes tem grandes ambições desportivas pela frente. Destaque para a transferência do atleta para o Grupo Desportivo Estoril Praia.

Última Hora

90 Novas viaturas entregues hoje à GNR

As 90 novas viaturas que foram hoje entregues à GNR, representam um investimento de quatro milhões de euros, e segundo Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, visam aumentar

Informação

Ministro da Agricultura presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, vai estar presente na abertura da 42ª Feira do Queijo Serra da Estrela de Seia, no próximo sábado, dia

Região

ADIBER acolhe 16 propostas de investimento na Beira Serra  

No âmbito do concurso ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego (SI2E) em vigor na região da Beira Serra, a Adiber registou na, primeira fase,…

Desporto

FCOH continua líder. AD Lagares derrotada. ADN empatou em casa. Sampaense com derrota

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) mantém-se líder da Divisão de Honra do Campeonato Distrital da Associação de Futebol de Coimbra…

Informação

Luís Almeida foi reeleito líder do PSD de Arganil

Luís Almeida foi reeleito presidente da Comissão Política de Secção de Arganil, no passado sábado, dia 7 de abril, tendo obtido cem por cento dos votos. Marcado por uma forte

Destaque

Diretor do Agrupamento de Escolas pede “canal aberto” no centro de saúde para situações não urgentes

O Diretor do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital quer que os alunos, em situação de queda ou doença considerada “não urgente”, possam ser vistos primeiro …

Nacional

Proteção Civil emite aviso à população devido ao risco de incêndio

Para os próximos dias prevê-se o aumento das temperaturas, a diminuição da humidade do ar e a ocorrência de vento – fatores que podem potenciar a rápida propagação de incêndios.

Nacional

Temperaturas descem. Mínimas registam 12ºC

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se muito nublado ou encoberto…

Sociedade

Episódio de violência põe a descoberto “insegurança” no Bairro João Rodrigues Lagos

Os moradores do Bairro João Rodrigues Lagos, na cidade de Oliveira do Hospital, não podiam estar mais receosos. O episódio de violência extrema, que deixou “quase morta” uma moradora na