“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

image_pdfimage_print

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Jornais, revistas e livros passam a estar ao alcance das populações mais distantes da sede do concelho, numa parceria entre as bibliotecas públicas municipais e a Unidade Móvel de Saúde.

 

Simbolicamente, o projeto foi hoje apresentado na localidade de Parceiro, que registou duas vítimas mortais no incêndio e que conta com uma população residente que não chega às duas dezenas. À Rádio Boa Nova, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital (MOH) notou o facto de o projeto permitir que pessoas com dificuldades em se deslocar tenham acesso a jornais, revistas e a livros. “Queremos enriquecer os hábitos de leitura”, referiu à responsável.

A Biblioteca no Largo acontece com o apoio da Unidade Móvel de Saúde, em atividade há quatro anos,  numa iniciativa do MOH e a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), com o objetivo de aproximar os cuidados de saúde das populações mais distantes da sede do concelho. Esta é também uma forma de “proporcionar saúde intelectual e mental”, verifica Garça Silva, notando que  o que se pretende é fazer com que as “pessoas passem o tempo de forma mais saudável”. “Podem levar os livros para casa e depois devolver. É um projeto em que trazemos a literatura para a rua”, referiu.

O Município oliveirense quis fazer o arranque do projeto no Parceiro que “é uma das localidades mais longínquas da sede do concelho e das que mais sofreu no incêndio”. O objetivo é dizer que estamos com as pessoas e que elas se sintam reconfortadas”, referiu.

Luciano Correia, autarca de S. Gião não poderia estar mais satisfeito com a iniciativa, considerando que é uma oportunidade para mudar um pouco a mentalidade das pessoas. “Se começarem a ler um livro, vão ganhando curiosidade e vão agarrar-se à leitura”, considerou o autarca. Ainda que satisfeito com o apoio que tem vindo a ser assegurado pela Unidade Móvel de Saúde, Luciano Correia notou também a necessidade de a equipa integrar um médico. “É preciso melhorar e a presença de um médico, pelo menos uma vez por mês, é sempre bem-vindo”, referiu, recordando que a freguesia de S. Gião não tem posto médico em funcionamento.

O projeto “Biblioteca no Largo” vai chegar a cerca de 30 localidades e lugares distantes no concelho de Oliveira do Hospital que, habitualmente, recebem a visita da Unidade Móvel de Saúde.

Previous 29 detenções, 759 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra
Next Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

Artigos Relacionados

Informação

Município de Oliveira do Hospital lança programa “Escola + Saudável”

O Município de Oliveira do Hospital acaba de lançar o programa “Escola + Saudável”, que visa a promoção da saúde e do bem estar nos alunos do pré-escolar e do

Informação

Pedro Machado reeleito como presidente do Turismo Centro de Portugal

A Assembleia Geral Eleitoral da Entidade Regional do Turismo do Centro de Portugal (TCP) reelegeu, no passado dia 6 de julho, a Comissão Executiva liderada por Pedro Machado para mais um mandato.

Informação

Autocarro com crianças incendiou-se em Soure. Não há feridos a registar

Um autocarro da Transdev incendiou-se, na manhã desta sexta-feira, quando transportava várias crianças para a escola em Soure, Coimbra.

Informação

Mulher detida quando tentava introduzir heroína no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, funcionária numa Instituição de Solidariedade Social, como presumível autora da prática

Última Hora

Comboios retomaram circulação numa só via entre Pampilhosa e Coimbra B

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi restabelecida, esta terça-feira de madrugada, apenas numa via entre Coimbra B e Pampilhosa, anunciou a CP, alertando para os atrasos e “algumas

Região

Centro Social de Aldeia das Dez e Casa da Obra venceram Festival da Canção IPSS

O Centro Social de Aldeia das Dez venceu esta tarde o 11º Festival Infantil da Canção das IPSS, na valência Jardim de Infância. A “Casa da Obra” – Obra D.

Informação

Fernando Tavares Pereira renuncia ao lugar de vereador na  autarquia de Tábua

Fernando Tavares Pereira, vereador do PSD, na Câmara Municipal de Tábua, renunciou ao cargo. A informação foi avançada esta manhã pelo presidente da autarquia,…

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova. Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”.

Este sábado, dia 25 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 24.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

GNR realizou mais de 2 300 transportes de órgãos humanos desde 2010

A Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou 2 303 transportes de órgãos humanos desde 2010 até à data, registando-se um aumento de registos no ano passado relativamente a 2017.

Informação

Cinco bombeiros ficaram feridos em acidente em Arganil

Cinco bombeiros voluntários de Paço de Arcos ficaram hoje feridos, um deles com gravidade, mas sem correr risco de vida, na sequência de …

Última Hora

Novo caso de idoso encontrado carbonizado após perder controlo de queimada

Um idoso de 81 anos de idade foi encontrado carbonizado pelos bombeiros numa queimada, na freguesia de Lobão, em Santa Maria da Feira.

Informação

Mulher detida quando tentava introduzir haxixe no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, desempregada, presumível autora da prática de um crime de tráfico de