“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Biblioteca no Largo” leva informação e literatura a localidades recônditas do concelho de Oliveira do Hospital (com vídeo)

O projeto “Biblioteca no Largo” teve, hoje, a sua estreia na localidade de Parceiro (S. Gião), uma das mais afetadas pelo grande incêndio de 15 de outubro.

Jornais, revistas e livros passam a estar ao alcance das populações mais distantes da sede do concelho, numa parceria entre as bibliotecas públicas municipais e a Unidade Móvel de Saúde.

 

Simbolicamente, o projeto foi hoje apresentado na localidade de Parceiro, que registou duas vítimas mortais no incêndio e que conta com uma população residente que não chega às duas dezenas. À Rádio Boa Nova, Graça Silva, vereadora da Cultura do Município de Oliveira do Hospital (MOH) notou o facto de o projeto permitir que pessoas com dificuldades em se deslocar tenham acesso a jornais, revistas e a livros. “Queremos enriquecer os hábitos de leitura”, referiu à responsável.

A Biblioteca no Largo acontece com o apoio da Unidade Móvel de Saúde, em atividade há quatro anos,  numa iniciativa do MOH e a Fundação Aurélio Amaro Diniz (FAAD), com o objetivo de aproximar os cuidados de saúde das populações mais distantes da sede do concelho. Esta é também uma forma de “proporcionar saúde intelectual e mental”, verifica Garça Silva, notando que  o que se pretende é fazer com que as “pessoas passem o tempo de forma mais saudável”. “Podem levar os livros para casa e depois devolver. É um projeto em que trazemos a literatura para a rua”, referiu.

O Município oliveirense quis fazer o arranque do projeto no Parceiro que “é uma das localidades mais longínquas da sede do concelho e das que mais sofreu no incêndio”. O objetivo é dizer que estamos com as pessoas e que elas se sintam reconfortadas”, referiu.

Luciano Correia, autarca de S. Gião não poderia estar mais satisfeito com a iniciativa, considerando que é uma oportunidade para mudar um pouco a mentalidade das pessoas. “Se começarem a ler um livro, vão ganhando curiosidade e vão agarrar-se à leitura”, considerou o autarca. Ainda que satisfeito com o apoio que tem vindo a ser assegurado pela Unidade Móvel de Saúde, Luciano Correia notou também a necessidade de a equipa integrar um médico. “É preciso melhorar e a presença de um médico, pelo menos uma vez por mês, é sempre bem-vindo”, referiu, recordando que a freguesia de S. Gião não tem posto médico em funcionamento.

O projeto “Biblioteca no Largo” vai chegar a cerca de 30 localidades e lugares distantes no concelho de Oliveira do Hospital que, habitualmente, recebem a visita da Unidade Móvel de Saúde.

image_pdfimage_print
Previous 29 detenções, 759 infrações e 77 acidentes no distrito de Coimbra
Next Incêndios: Alargado prazo para apoio a obras em segundas habitações danificadas

Artigos Relacionados

Informação

Papa chega hoje à tarde a Portugal

O papa Francisco chega hoje à tarde a Portugal para uma visita apostólica ao Santuário de Fátima, no âmbito do Centenário das Aparições, e durante a qual canonizará os pastorinhos

Última Hora

Chuva forte motiva aviso amarelo em 13 distritos

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera elevou, esta quarta-feira, de nove para 13 os distritos de Portugal continental sob “Aviso Amarelo” devido à previsão de chuva, pontualmente forte

Informação

ANCOSE promove 33º Concurso Nacional de Ovinos Serra da Estrela

A ANCOSE – Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, vai realizar, nas suas instalações na Quinta da Tapada, nos dias 14 e 15 de setembro, o 33º Concurso

Cultura

Bibliotecas Municipais assinalam Dia Mundial do Livro

No Dia Mundial do Livro, que hoje se assinala, as Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão ao encontro dos munícipes e leitores saindo do seu espaço habitual.

Informação

Sábado é dia de Mostra  “Da Nossa Terra”

É já no próximo sábado, 12 de maio, que se realiza mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional…

Desporto

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

O líder Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga domingo com o Carapinheirense. A AD de Lagares da Beira defronta o Tourizense. O Nogueirese desloca-se ao U. Leiria.

Destaque

“É sempre importante vir à terra onde nasci e cresci e ser tão bem recebido”

O vencedor do programa Masterchef 2015 foi um dos chefes que animou as sessões de showcooking da Festa do Queijo de Oliveira do Hospital. Natural do concelho oliveirense, Manuel Fernandes

Cultura

Loriga promove Marchas Populares

As tradicionais Marchas Populares voltam, este ano, a animar a vila de Loriga. O desfile acontece dia 16 de junho, pelas 21h30.

Última Hora

PJ da Guarda deteve três suspeitos de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão em Gouveia e em Espanha

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve três homens, “fortemente indiciados pela autoria dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro…

Última Hora

Doze distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Doze distritos do continente estão hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva, que pode ser pontualmente forte e acompanhada por trovoadas e granizo.  

Última Hora

GNR vai estar na estrada com ‘Natal Tranquilo’

A GNR vai colocar na estrada a operação “Natal Tranquilo” intensificando, entre sexta e segunda-feira, o patrulhamento rodoviário em todo o território nacional para as vias com maior tráfego nesta

Última Hora

Incêndios: António Costa assina despacho para iniciar pagamento das indemnizações

O primeiro-ministro assinou hoje um despacho determinando que se proceda ao pagamento das primeiras indemnizações aos familiares, herdeiros e demais titulares do direito de indemnização…

Última Hora

Góis: Secretária de Estado da Justiça faz balanço do Balcão Único do Prédio por ocasião das comemorações do 25 de abril

A Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso, participa amanhã nas comemorações do 44º aniversário do 25 de abril, em Góis, aproveitando o momento para fazer …

Região

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Sociedade

Lagares da Beira convida à “Festa das Vindimas”

É já neste fim de semana, 24 e 25 de setembro, que acontece em Lagares da Beira, a Festa das Vindimas, numa organização do Rancho Folclórico e Cultural daquela freguesia.

Destaque

EPTOLIVA está disponível para “voltar a Arganil”

A Eptoliva escolheu, hoje, o concelho de Arganil para comemorar o Dia do Aluno, já assinalado em anos anteriores em Oliveira do Hospital e Tábua. Para Daniel Costa, presidente da

Informação

País: Centenas de sismos registados em S. Miguel

Centenas de sismos com magnitude entre 1,9 e 3,6 na escala de Richter foram registados desde as 00h47 horas na ilha de São Miguel, Açores, …

Informação

Deputada do PCP preocupada com fecho do SAP em Oliveira do Hospital

A deputada do PCP na Assembleia da República, Ana Mesquita, mostrou-se ontem preocupada com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Vídeos

Oliveira do Hospital comemora o 25 de abril

Foi durante a manhã que aconteceu a Sessão Solene das comemorações do 44º Aniversário do 25 de abril. Um dia para visitar ou revisitar muitas exposições e acompanhar as diversas

Informação

Governo avança com IC6 entre Tábua e Oliveira do Hospital

A Infraestrturas de Portugal anunciou hoje a construção do troço do IC6, entre Tábua e Oliveira do Hospital (Nó de Folhadosa), numa extensão de 19 quilómetros, num investimento de cerca

Informação

Confraria do Queijo entronizou Marcelo Rebelo de Sousa. O futuro presidente da República respondeu com afeto e gratidão

A Confraria do Queijo da Serra da Estrela conta com o futuro presidente da República de Portugal entre os confrades de honra. A entronização aconteceu no sábado à tarde, por

Última Hora

PSP procura mulher desaparecida em Coimbra

As equipas cinotécnicas da PSP estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 48 anos, dada como desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira, em Coimbra.

Última Hora

Domingo é dia de ir votar. Esteja preparado

As eleições autárquicas realizam-se já no domingo, dia 1 de outubro. Se não sabe o seu número de eleitor, nem o local onde votar,…

Destaque

Município de Oliveira do Hospital apoia famílias com Complemento Alimentar Natalício

O Município de Oliveira do Hospital apoia, durante esta quadra natalícia, as famílias mais carenciadas do concelho com a atribuição do “Complemento Alimentar Natalício”.