• Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
  • Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
15 Junho, 2016 2195 Views

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

… deste equipamento municipal inaugurado em 2011.

Para assinalar a data, foram entregues os certificados aos dez melhores leitores nos últimos cinco anos, dos diferentes escalões – infantil, juvenil e adultos – premiando de forma simbólica aqueles que mais requisitam livros na Biblioteca Municipal. Na sessão foi também feito um reconhecimento às entidades e/ou pessoas que, ao longo destes cinco anos, foram parceiras e colaboraram de forma ativa com a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, tal como as IPSS e lares com os quais são desenvolvidas atividades; participantes no Clube de Leitura em Voz Alta; voluntários, escolas do concelho, entre outros.

Em dia de comemoração, a animação musical esteve a cargo do grupo “Twenty Five Hours”, constituído por jovens talentos do concelho, sendo que todos os que se associaram a este dia festivo encontraram uma exposição fotográfica que traça, em retrospetiva, as várias atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital nestes anos, seja no espaço deste equipamento seja fora de portas.

Assumindo-se como um espaço dinâmico, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos sempre com um objetivo comum de promover o livro e a leitura, um dinamismo que é comprovado pelos números apresentados durante o balanço estatístico pela vereadora da Cultura, Graça Silva.

Em cinco anos foram desenvolvidas mais de 820 atividades destacando-se as dramatizações, apresentações de livros, Clube de Leitura em Voz Alta, o projeto “Lar na Biblioteca” e o projeto “Viver a Ler+” agraciado, em 2015, com uma menção honrosa no âmbito do prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”; mas também palestras, colóquios ou ações de sensibilização, entre outras.

Com cerca de 2030 utilizadores inscritos, a maior parte deles adultos (1470), foram efetuados 13 mil empréstimos, nestes últimos anos, sendo que o escalão que mais requisita é o adulto (com mais de 18 anos) num total de 7577 empréstimos que faz ainda consulta presencial de livros e jornais, estuda, visita exposições e participa em conferências entre outras atividades. A Biblioteca Pública Municipal recebeu cerca de 69.200 utilizadores, ao longo destes cinco anos, 38.400 pessoas participaram ou estiveram presentes nas atividades, o que significa que passaram cerca de 107.600 pessoas por este espaço de cultura; e no que diz respeito ao espaço Internet, nos últimos cinco anos contaram-se perto de 66 690 utilizações. É de realçar o trabalho desenvolvido pela Ludoteca deste equipamento, em articulação com o pré-escolar e o 1.º CEB, na dinamização de atividades dirigidas ao público infantil incutindo-lhes o gosto pela leitura e formando, dessa forma, novos leitores e assíduos frequentadores da Biblioteca.

Como referiu a vereadora Graça Silva, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital quer “continuar a envolver a comunidade nas atividades mostrando que somos uma casa aberta”, dinamizando iniciativas que satisfaçam as preferências dos públicos e que incentivem cada vez mais  pessoas a tornarem-se leitores e utilizadores assíduos deste equipamento. O desafio, como adiantou, prende-se também em conseguir “captar mais público juvenil, aquele que menos procura a Biblioteca” sendo necessário “mais estratégias para os chamar e fidelizar”.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que esteve na comemoração do 5.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, sublinhou o importante papel deste equipamento municipal e relevou o trabalho desenvolvido, dirigindo os parabéns a toda a equipa.

image_pdfimage_print
Previous Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares
Next Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

Artigos Relacionados

Desporto

CCPOH  quer aumentar participação de cicloturistas em convívio anual

É já no próximo domingo, dia 4 de setembro, que o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) realiza o 29º convívio de cicloturismo.  Até ao momento,

Última Hora

Queimadas foram das principais causas dos fogos até 31 de agosto

Sessenta por cento dos incêndios investigados entre 01 de janeiro e 31 de agosto foram causados por queimadas, segundo do último relatório…

Última Hora

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Região

Câmara de Viseu autua infraestruturas de Portugal por falta de limpeza de vias

A Câmara de Viseu abriu um processo de contraordenação à Infraestruturas de Portugal por falta de limpeza das estradas no concelho.

Última Hora

“Ana” provocou dezenas de deslizamentos de terras e quedas de árvores em Oliveira do Hospital

Os ventos e chuvas fortes da tempestade “Ana” provocaram, na última noite e madrugada, a queda de cerca de duas dezenas de árvores e vários deslizamentos de terras,…

Desporto

Maratona Clube Vila Chã distinguiu atletas em dia de aniversário

O Maratona Clube Vila Chã comemorou o seu 7º aniversário na Quinta do Crestelo, em Seia, na presença de atletas, sócios, apoiantes, patrocinadores e amigos.

Informação

Região: Homem morre ao volante de doença súbita

Um homem morreu num despiste automóvel na Estrada Nacional 111, em Tentúgal, Montemor-o-Velho, ao final da tarde de ontem.

Informação

Etapa Vida: “Amanhã vai ser um grande dia para Oliveira do Hospital”

Oliveira do Hospital recebe amanhã, 4 de agosto, o pelotão da 80ª Volta a Portugal em Bicicleta. A 3ª etapa da volta, designada de “Etapa Vida” vai ligar o concelho

Última Hora

Chuva marca o início da semana, mas as temperaturas vão subir

O início da semana em Portugal continental vai ser ainda marcado por períodos de chuva ou aguaceiros, mas as temperaturas máximas vão subir podendo atingir os 23 graus Celsius.

Sociedade

Portugal entra em campo no Mundial frente à Espanha

Portugal e Espanha defrontam-se esta sexta-feira pelas 19 horas no primeiro jogo do Grupo B do Mundial da Rússia. O duelo ibérico marca  a estreia das duas seleções neste evento

Última Hora

Nelas lança concurso de ideias para monumentos aos bombeiros e combatentes

A Câmara Municipal de Nelas pretende prestar “um merecido tributo ao trabalho desenvolvido pelos Bombeiros e Ex-Combatentes.

Região

Porque estão atrasadas as obras na EN17?

O arranque das obras da EN17 regista um atraso de cerca de um mês. Hoje, o presidente da Câmara justificou o atraso com trabalhos de água e saneamentos que deverão

Região

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Nacional

Oliveira do Hospital vai avançar com Centro de Competências do Queijo Serra da Estrela

Abertura da feira, entre muitos outros convidados, contou com a presença do Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.

Educação

Politécnico de Coimbra participa na Futurália 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) volta a estar, este ano, na Futurália – Oferta Formativa, Formação e Empregabilidade, que decorre de 29 de março a 01 de abril,…

Região

Dois homens e mulher detidos no Sátão por suspeita de tráfico de estupefacientes

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, no dia 16 de junho,  …

Sociedade

Artistas portugueses unem-se em concerto solidário para com as vítimas dos fogos florestais

MEO Arena recebe concerto “Juntos Por Todos” a 27 de Junho, com transmissão ao vivo na RTP, SIC, TVI e em todas as rádios portuguesas.

Sociedade

Verão começa hoje com sol e muito calor

O verão chega na noite de hoje e traz com ele temperaturas para a época, a rondar os 30 graus, depois de uma primavera atípica e fria, mesmo com períodos

Sociedade

João Paulo Pombo Albuquerque é o candidato do PSD à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital

O engenheiro, de Ervedal da Beira, foi o escolhido pela Comissão Política do PSD de Oliveira do Hospital para ser candidato à Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Politica

JSD organizou 4ª Academia Política em Oliveira do Hospital

Cerca de uma centena de jovens social democratas esteve reunida em Oliveira do Hospital, no passado fim-de-semana, na 4ª Academia Política Prof. António Barbosa de Melo organizada pela JSD Distrital

Informação

Vinte concelhos de sete distritos em risco máximo de incêndio

Vinte concelhos dos distritos de Portalegre, Castelo Branco, Santarém, Leiria, Guarda, Bragança e Faro apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Região

CIM Região de Coimbra cria Gabinete técnico florestal intermunicipal

O Presidente da CIM Região de Coimbra, João Ataíde das Neves, assinou hoje em Santarém, na presença do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural,…

Última Hora

Centro reforça estatuto europeu de referência no envelhecimento ativo

A região Centro renovou e consolidou o estatuto de região europeia de referência na área do envelhecimento ativo e saudável, adquirido em 2013,..