• Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
  • Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos
15 Junho, 2016 2097 Views

Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou cinco anos

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital assinalou no dia 10 de junho, o seu 5.º aniversário, momento a que se associaram leitores e utilizadores …

… deste equipamento municipal inaugurado em 2011.

Para assinalar a data, foram entregues os certificados aos dez melhores leitores nos últimos cinco anos, dos diferentes escalões – infantil, juvenil e adultos – premiando de forma simbólica aqueles que mais requisitam livros na Biblioteca Municipal. Na sessão foi também feito um reconhecimento às entidades e/ou pessoas que, ao longo destes cinco anos, foram parceiras e colaboraram de forma ativa com a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, tal como as IPSS e lares com os quais são desenvolvidas atividades; participantes no Clube de Leitura em Voz Alta; voluntários, escolas do concelho, entre outros.

Em dia de comemoração, a animação musical esteve a cargo do grupo “Twenty Five Hours”, constituído por jovens talentos do concelho, sendo que todos os que se associaram a este dia festivo encontraram uma exposição fotográfica que traça, em retrospetiva, as várias atividades desenvolvidas pela Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital nestes anos, seja no espaço deste equipamento seja fora de portas.

Assumindo-se como um espaço dinâmico, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital promove diversas iniciativas dirigidas a diferentes públicos sempre com um objetivo comum de promover o livro e a leitura, um dinamismo que é comprovado pelos números apresentados durante o balanço estatístico pela vereadora da Cultura, Graça Silva.

Em cinco anos foram desenvolvidas mais de 820 atividades destacando-se as dramatizações, apresentações de livros, Clube de Leitura em Voz Alta, o projeto “Lar na Biblioteca” e o projeto “Viver a Ler+” agraciado, em 2015, com uma menção honrosa no âmbito do prémio “Boas Práticas em Bibliotecas Públicas”; mas também palestras, colóquios ou ações de sensibilização, entre outras.

Com cerca de 2030 utilizadores inscritos, a maior parte deles adultos (1470), foram efetuados 13 mil empréstimos, nestes últimos anos, sendo que o escalão que mais requisita é o adulto (com mais de 18 anos) num total de 7577 empréstimos que faz ainda consulta presencial de livros e jornais, estuda, visita exposições e participa em conferências entre outras atividades. A Biblioteca Pública Municipal recebeu cerca de 69.200 utilizadores, ao longo destes cinco anos, 38.400 pessoas participaram ou estiveram presentes nas atividades, o que significa que passaram cerca de 107.600 pessoas por este espaço de cultura; e no que diz respeito ao espaço Internet, nos últimos cinco anos contaram-se perto de 66 690 utilizações. É de realçar o trabalho desenvolvido pela Ludoteca deste equipamento, em articulação com o pré-escolar e o 1.º CEB, na dinamização de atividades dirigidas ao público infantil incutindo-lhes o gosto pela leitura e formando, dessa forma, novos leitores e assíduos frequentadores da Biblioteca.

Como referiu a vereadora Graça Silva, a Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital quer “continuar a envolver a comunidade nas atividades mostrando que somos uma casa aberta”, dinamizando iniciativas que satisfaçam as preferências dos públicos e que incentivem cada vez mais  pessoas a tornarem-se leitores e utilizadores assíduos deste equipamento. O desafio, como adiantou, prende-se também em conseguir “captar mais público juvenil, aquele que menos procura a Biblioteca” sendo necessário “mais estratégias para os chamar e fidelizar”.

Também o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Alexandrino, que esteve na comemoração do 5.º aniversário da Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital, sublinhou o importante papel deste equipamento municipal e relevou o trabalho desenvolvido, dirigindo os parabéns a toda a equipa.

image_pdfimage_print
Previous Eptoliva promove “25 anos” nas Marchas Populares
Next Tribunal absolveu antiga presidente da Câmara de Nelas

Artigos Relacionados

Última Hora

Luís Mota vence mais uma edição Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela

Luís Mota foi o grande vencedor da 8ª edição do Oh Meu Deus – Ultra Trail Serra da Estrela (OMD), decorrida no fim-de-semana de 8, 9 e 10 de junho,…

Informação

Laço azul e caminhada sensibilizam para a infância e o ambiente em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Perto de três centenas de crianças do pré escolar do concelho de Oliveira do Hospital participaram na formação do Laço Azul Humano, com o objetivo de sensibilizar para a prevenção

Informação

Pedrógão Grande: Número de arguidos aumenta para 18

O número de arguidos do inquérito que investiga os incêndios de junho de 2017 em Pedrógão Grande, que provocaram 66 mortos, aumentou para 18.

Informação

Jovens desaparecidas encontradas mortas em Montemor-o-Velho

As duas adolescentes que estavam desaparecidas desde quarta-feira em Montemor-o-Velho foram encontradas sem vida esta sexta-feira, aparentemente, colhidas por um comboio. A informação foi confirmada por fonte da GNR de

Educação

Manuais gratuitos para 500 mil alunos disponíveis a partir de hoje

Manuais escolares gratuitos, novos ou usados, começam a ser distribuídos a partir de hoje através da plataforma MEGA aos cerca de 500 mil alunos do 1.º ao 6.º ano.

Informação

Município de Penacova aprova Relatório de Gestão e Prestação de Contas

 A Assembleia Municipal de Penacova aprovou o Relatório de Gestão e Prestação de Contas do Município de Penacova do ano económico de 2017, que espelha os grandes eixos de investimento

Última Hora

Seis distritos sob aviso laranja devido ao mau tempo

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a chuva veio para ficar nos próximos dias. Os distritos de Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro vão estar

Sociedade

Festival de Folclore volta a animar São Paio de Gramaços

O Folclore volta a ser motivo de atração a São Paio de Gramaços, no concelho de Oliveira do Hospital. Nos dias 8 e 9 de julho decorre o 36º Festival

Última Hora

Região: GNR deteve dez pessoas na posse de mais de cinco mil doses de haxixe

Militares do Núcleo de Investigação Criminal de Cantanhede detiveram, nos dias 12 e 13 de dezembro, dez pessoas por tráfico de droga e apreenderam 5066 doses de haxixe.

Educação

Pomares inaugurou novas instalações da Escola Básica e Jardim de Infância

As novas instalações da Escola Básica do 1.º Ciclo e Jardim de Infância de Pomares foram inauguradas no passado domingo, 15 de abril, pelo Presidente da Câmara Municipal de Arganil,

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de março, dia da Festa do Queijo Serra da Estrela em Oliveira do Hospital, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 20.º programa “A

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 26 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 8.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Sociedade

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Informação

Seia adere ao Dia Europeu sem carros

A Câmara Municipal de Seia volta a associar-se, no dia 22 de setembro, ao Dia Europeu Sem Carros. A iniciativa insere-se na Semana da Mobilidade Europeia…

Região

Um morto em tiroteio à porta de discoteca em Coimbra

Um tiroteio à porta de uma discoteca em Coimbra fez um morto e um ferido. O incidente aconteceu ontem de manhã, à porta da discoteca Avenue, na avenida Afonso Henriques.

Informação

Arganil sobe oito posições no ranking das melhores cidades para viver

Segundo o estudo da Bloom Consulting Portugal City Brand Ranking que avalia, pelo quinto ano consecutivo, o impacto da marca de cada um dos 308 municípios portugueses nas áreas do

Última Hora

Altice avançou com projeto “único” para seis concelhos da Serra da Estrela com fibra ótica de nova geração

A Altice Portugal assinalou no sábado, 10 de março, o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” que contempla seis concelho da Serra da Estrela…

Última Hora

“Oliveira do Hospital é um bom exemplo com uma dezena de casas em recuperação”

O ministro do Planeamento e das Infraestruturas considerou hoje em Oliveira do Hospital que o concelho “é um bom exemplo” …

Informação

Encontrado idoso de 88 anos desaparecido ontem em Seia

Militares da Guarda Nacional Republicana de Seia encontraram, ontem, um idoso de 88 anos que havia sido dado como desaparecido na quarta-feira.

Última Hora

Jorge Ramos nas Manhãs da Rádio Boa Nova

Jorge Ramos, conhecida voz da Rádio Boa Nova, faz-lhe agora companhia nas manhãs da rádio, entre as 07h30 e as 10h00.

Educação

Programa “Escola Feliz” preparou alunos para o regresso às aulas

Terminou com apreciação positiva mais uma edição do programa “Escola Feliz” promovido pelo Município de Oliveira do Hospital em parceria com o Agrupamento de Escolas …

Última Hora

FCOH – Já é conhecida a nova equipa técnica para o futebol sénior

O FCOH, que este ano vai disputar o Distrital de Honra da AFC, deu a conhecer através do seu facebook oficial, que está praticamente constituída a nova equipa técnica do

Região

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Informação

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.