Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

Biblioteca Municipal de Coimbra acolhe Feira do Livro Dado

A Biblioteca Municipal de Coimbra recebe a 22 de setembro a Feira do Livro Dado, uma iniciativa da associação Casa da Esquina destinada a todas as faixas etárias e que procura dar um novo lar a livros esquecidos nas prateleiras de casa.

A iniciativa, que arrancou em outubro de 2016, vai para a sexta edição (é a segunda vez que decorre na Biblioteca Municipal) e a organização estima que já estejam estado envolvidas cerca de 1 500 pessoas nas diferentes edições e que tenham sido trocados seis mil livros.

“Há uma variedade enorme de livros. Aparece de tudo. Cerca de um quinto dos livros são infantis, mas também há muitos livros técnicos, muita literatura do momento e, por vezes, aparecem algumas coisas raras e antigas”, contou Sandra Jorge, da organização da Feira do Livro Dado.

Pela feira, passam desde crianças a idosos, numa iniciativa em que “não há praticamente regras”, salientou, referindo que a única estabelecida é não levar livros escolares, por existirem várias plataformas e organizações que trabalham nessa área.

“Convém que toda a gente leve livros e que troque por outros, para não se ter excesso de oferta ou de procura, mas normalmente, corre muito bem e, por norma, não sobram muitos livros”, disse Sandra Jorge, referindo que os livros que sobram são entregues a instituições que precisam deles.

De acordo com Sandra Jorge, a Feira do Livro Dado faz parte do trabalho que a Casa da Esquina tem feito de se “pensarem formas alternativas da economia”, como é o caso do Mercado de Trocas para Crianças e Jovens.

A Feira do Livro Dado decorre a 22 de setembro, um sábado, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00.

Esta é uma iniciativa da Casa da Esquina em parceria com a Biblioteca Municipal de Coimbra, Banco de Tempo, Biblioteca Norte Sul do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra, Casa do Sal da Figueira da Foz, União das Freguesias de Coimbra, Imprensa Nacional Casa da Moeda, Livraria Dr. Kartoon e Graal, refere a nota de imprensa da organização enviada à agência Lusa.

“Na última Feira do Livro Dado, tivemos mais de 500 visitas e foram trocados cerca dois milhares de livros. Não foi apenas um sucesso de participação, como também na promoção da sustentabilidade e da solidariedade, tornando possível a todas as pessoas participantes o acesso gratuito a livros, sendo ao mesmo tempo um projeto de estímulo à leitura”, lê-se na mesma nota.

Fonte: Lusa

Previous Trancoso: Pesado incendeia-se no IP2 e condiciona trânsito
Next Aveiro: Detido homem por crimes de abuso sexual de crianças e de pornografia de menores

Artigos Relacionados

Última Hora

Bombeiros procuram ocupantes de carro que caiu para barragem da Guarda

Mais de 30 bombeiros estão a realizar buscas para localizar os eventuais ocupantes de uma viatura ligeira que hoje foi vista a afundar-se na barragem do Caldeirão, nas proximidades da

Região

Incêndio em Penacova mobiliza 139 operacionais e três meios aéreos

Um Incêndio está a lavrar desde as 15h08 na localidade de Livraria Mondego, em Penacova. O fogo está a ser combatido por 139 operacionais, 33 veículos e três meios aéreos.

Última Hora

Educação Ambiental: Quer arborizar? Evite o eucalipto e faça comunicação ao ICNF para evitar coimas…

As ações de arborização e rearborização estão sujeitas a uma comunicação e pedido de autorização ao Instituto de Conservação da Natureza e Florestas, …

Informação

Incêndios: Associação de vítimas recebida pelo primeiro-ministro no dia 9

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai ser recebida em audiência pelo primeiro-ministro, no dia 09, disse hoje o presidente da organização à agência

Última Hora

Cooperativa Rádio Boa Nova elegeu novos corpos sociais para novo mandato até 2020

Na passada sexta-feira, a Rádio Boa Nova elegeu os novos corpos sociais, que vão assumir os comandos desta instituição até 2020.Padre António Loureiro é …

Última Hora

GNR procura condutor que atropelou mãe e filha em Oliveira do Hospital

A GNR  está a tentar localizar o condutor que, no sábado à noite, pelas 23h00, atropelou uma mulher de 40 anos e a filha de nove anos junto à EN17,…

Sociedade

Secretário de Estado do Desporto e Juventude visita Associação de Seixo da Beira

O Secretário de Estado do Desporto e Juventude, João Paulo Rebelo, desloca-se na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, às 10h00, à sede da Associação…

Sociedade

Mais de 200 idosos envolvidos no Projeto Movimento Sénior em Tábua

Depois do sucesso registado no último ano, o projeto Movimento Sénior vai ser retomado em Tábua, beneficiando mais de 200 idosos …

Destaque

Emigrantes solidários deixam 45 toneladas de bens no concelho de Oliveira do Hospital

João Pereira e Manuel Antunes, portugueses emigrantes na Alemanha, uniram-se para ajudar a população de Oliveira do Hospital e “fazer chegar às pessoas tudo o que elas precisam”.

Destaque

Projeto da BLC3 é finalista dos Prémios RegioStars 2016 atribuídos hoje em Bruxelas (com áudio)

O projeto “Centro BIO: Bioindústrias, Biorrefinarias e Bioprodutos”, da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, de Oliveira de Hospital, é o único projeto português finalista…

Desporto

Oliveira do Hospital aposta em mais uma “Gala” para premiar agentes desportivos do concelho

A pouco mais de uma semana para a 4ª edição da Gala do Desporto, que acontece dia 20 de janeiro, a partir das 21 horas, na Casa da Cultura César

Região

Despiste provoca um morto no IC12 em Viseu

Um homem de 50 anos morreu, ontem ao final da tarde, na sequência do despiste de uma viatura ligeira no IC12, em Canas de Senhorim, Nelas.