Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

Beiras e Serra da Estrela instalam videovigilância para detetar incêndios

image_pdfimage_print

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) anunciou hoje que deu início à instalação de um sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais.

ACIMBSE refere em comunicado que “iniciou já a instalação das torres de vigilância integradas no projeto designado por SARADO (Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional) “.

“O projeto SARADO visa dotar a região de um sistema de deteção e auxílio no combate aos incêndios florestais, composto por 18 torres com câmaras [de vigilância] com alcance de mais de 30 quilómetros, que cobrirão a quase totalidade do território da comunidade intermunicipal”, lê-se na nota.

Em junho, a CIM-BSE, que tem sede na cidade da Guarda, anunciou que tinha decido investir 753.900 euros na aquisição de um sistema de videovigilância para incêndios florestais, que cobrirá a “quase totalidade” do seu território.

O SARADO, adquirido no âmbito da prevenção e gestão de riscos de incêndio, contempla a instalação de torres de videovigilância e de apoio à decisão, “que estarão ligadas a dois Centros de Gestão e Controlo, um na Guarda e outro em Castelo Branco”, indicou a fonte.

Com o sistema, aquela entidade pretende “dotar os agentes de proteção civil, especialmente bombeiros e GNR, de mecanismos que possibilitem uma intervenção mais rápida na verificação de riscos de incêndio e um apoio à decisão mais eficiente no combate aos fogos” rurais.

O projeto é apoiado por fundos da União Europeia através do Portugal 2020, no âmbito do POSEUR – Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, com uma comparticipação de 85% do Fundo de Coesão.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

Fonte: Lusa

Previous “Memórias do Fogo” chega ao CineEco-Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela
Next CIM Região de Coimbra recebe Prémio Nacional – Mobilidade em Bicicleta

Artigos Relacionados

Informação

Ervedal da Beira recupera tradição perdida há mais de 70 anos. Solene Procissão do Senhor dos Passos acontece domingo à tarde

No próximo domingo, dia 13, realiza-se em Ervedal da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital, a Solene Procissão do Senhor dos Passos. Própria deste período quaresmal, a iniciativa acontece

Última Hora

Voluntários começam reflorestação com 5.000 árvores em Arganil

Mais de 5.000 árvores serão plantadas na Serra do Açor, concelho de Arganil, na quinta-feira, numa ação solidária de reflorestação que envolve 500 voluntários de vários pontos do país.

Informação

Dez concelhos do continente estão hoje com risco máximo de incêndio

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje em risco máximo de incêndio os concelhos de Monchique (Faro), Mação e Sardoal (Santarém), Vila de Rei, …

Informação

EPTOLIVA representa Portugal no Concurso “Ciencia En Acción XVII”

Com o projeto “Requalificação dos Resíduos de Setor Oleico na Produção de Biocombustíveis e Bioadsorventes para Remoção de Metais Pesados de Águas Contaminadas”, coordenado pela docente Honorata Pereira e desenvolvido

Última Hora

Covilhã: Detido em flagrante por violência doméstica

O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Posto Territorial da Covilhã, deteve em flagrante delito, na passada quinta-feira, um homem de 46 anos, pelo crime de violência doméstica, no

Cultura

“Contos e Poemas de Natal” de Prof. Ramos Mendes apresentado na Pampilhosa

O livro “Contos e Poemas de Natal”, escrito pelo professor José Ramos Mendes, foi apresentado, no passado sábado, na Capela da Misericórdia de Pampilhosa da Serra.

Última Hora

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Informação

Arganil: Assinatura do auto de consignação da beneficiação da EN 342

Está marcada para amanhã, 11 de setembro, às 11h20, a assinatura do auto de consignação da empreitada de beneficiação da EN 342, entre Arganil e Côja. A sessão realiza-se no

Informação

FACIT decorre de 28 de junho a 2 de julho com novidades e artistas de renome nacional

A 9.ª edição da FACIT – Feira Agrícola, Comercial e Industrial de Tábua, que vai decorrer de 28 de junho a 2 de julho, foi apresentada hoje, em conferência de

Politica

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital reúne hoje em sessão ordinária

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital está, esta tarde, reunida em sessão ordinária. Na reunião, que teve início às 14h30, dominam matérias como as acessibilidades, o saneamento básico, a

Última Hora

Incêndio destruiu casa e desalojou habitante no Fundão

Um incêndio urbano, que deflagrou hoje no Fundão, provocou ferimentos ligeiros numa pessoa e destruiu uma habitação, deixando desalojado o homem que lá vivia, …

Última Hora

Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto pioloto da biorrefinaria, é convidado do Espaço BLC3- Ciência no Interior

Em mais um Espaço BLC3 – Ciência no Interior, a conversa hoje acontece com o jovem Hugo Abreu, investigador ligado ao projeto piloto da Biorrefinaria, destinado à produção de bioprodutos,