BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo

BE quer travar regeneração natural de eucaliptos após o fogo

image_pdfimage_print

O Bloco de Esquerda anunciou que está a trabalhar numa proposta para um programa de apoio ao arranque dos eucaliptos que regeneram naturalmente e que estão a “causar problemas gravíssimos” ao ambiente.

Depois de visitar o concelho de Oliveira do Hospital, distrito de Coimbra, e o Caramulo, no concelho de Tondela, distrito de Viseu, os deputados bloquistas Pedro Soares e Carlos Matias terminaram o dia numa reunião com responsáveis, em Nelas, para ouvirem os problemas que os incêndios de 15 de Outubro de 2017 causaram.

No final, o deputado Pedro Soares adiantou que o BE vai trabalhar ” em conjunto com as associações, as autarquias e com o Governo no sentido de criar este programa de apoio ao arranque do eucalipto por regeneração natural”.

“Todas as informações que nos deram é que se isto [arranque dos eucaliptos de regeneração natural] não for feito nos próximos seis meses, tudo é muito mais difícil, têm de começar a ser utilizados meios muito mais pesados, mais caros, mais difíceis, e portanto, até ao final do ano, e se possível até à entrada do próximo Orçamento do Estado, consigamos chegar a um acordo maioritário na Assembleia da República”, projetou Pedro Soares.

Pedro Soares acrescentou que “este programa de apoio ao arranque deve ter em paralelo o apoio à reflorestação”. “Há plantação de folhosas que não seja o eucalipto e o pinheiro para criar esta diversidade florestal que é fundamental que seja feita” em todo o país.

O presidente do Município do Oliveira do Hospital apreciou o “gesto do BE por ter vindo ao terreno ouvir as nossas opiniões sobre um problema que carece de união, para que todos juntos possamos encontrar soluções para combater o avanço desta e de outras invasoras, que ameaçam o reordenamento florestal que o país necessita”. Recorde-se que o Município de Oliveira do Hospital foi o primeiro a alertar sobre esta problemática.

Nesta reunião realizada em Oliveira do Hospital, também participaram representantes da Quercus,  Caule – Associação Florestal da Beira Serra e a Associação Ambientalista AZU.

 

Previous Termómetros vão chegar aos 36 graus. Há 17 concelhos em risco máximo de incêndio
Next Escola Ninho de Amor disponibiliza pedagogia alternativa em Oliveira do Hospital (com vídeo)

Artigos Relacionados

Última Hora

Mulher vítima de “roubo por esticão” em Oliveira do Hospital

Uma mulher, de 36 anos, foi vítima de “roubo por esticão” ontem à noite, pelas 22h00, no centro da cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

A figura do ano: José Carlos Alexandrino

O concelho de Oliveira do Hospital, na hora de votar, tomba para o lado direito. Esta verdade é verdade se as eleições não forem as…Autárquicas. E se o candidato não for

Informação

Subida da temperatura coloca vários concelhos em aviso amarelo e com risco máximo de incêndio

Os distritos de Lisboa, Setúbal, Braga e Leiria vão estar sob aviso amarelo até às 17h00 de sábado devido ao tempo quente, segundo o Instituto Português do Mar e da

Informação

Presidente da CCDRC considera projeto da BLC3 “algo extraordinário”

A presença da BLC3 nos prémios Regio Stars decorre da importância do projeto Centro Bio e boa utilização dos fundos comunitários, …

Última Hora

Empresas: ERA Imobiliária chegou a Oliveira do Hospital

A Imobiliária ERA abriu, ontem, as suas portas na cidade de Oliveira do Hospital, com o objetivo de “atrair talento” e proporcionar “bons negócios” na compra e venda de casas.

Última Hora

A partir de sábado há chuva e descida das temperaturas

A chuva regressa no sábado às regiões do Norte e Centro e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das …

Última Hora

“Bobadela Romana” distinguida em Itália com 2º prémio no Festival Internacional de Cinema Documental

A “Bobadela Romana” foi distinguida a semana passada, em Itália, no Festival Internacional de Cinema Documental, com o filme “Splendidissima Civitas”, que obteve o segundo lugar do “Premio Archeoclub D’Italia”,

Informação

FCOH perde nos Açores e é cada vez mais último. Nogueirense perde o derby com o Tourizense.

Esta jornada 11 do Campeonato de Portugal Prio veio complicar ainda mais as contas no fundo da tabela classificativa desta Série E. O FCOH foi goleado por 4-0 nos Açores

Última Hora

ESTGOH aposta em novos cursos para atrair mais alunos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vive um momento de viragem no percurso de 15 anos de existência.

Última Hora

Campanha do Turismo Centro de Portugal conquistou Prémios Internacionais de Viagem e Turismo

A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International

Região

Linha da Beira Alta novamente interrompida devido a incêndio

A circulação na linha ferroviária da Beira Alta está hoje novamente interrompida, desde cerca das 14h30, entre Carregal do Sal e Mortágua, no distrito de Viseu, disse à agência Lusa

Última Hora

Seia realiza Feira do Queijo Serra da Estrela de 25 a 28 de fevereiro

Entre 25 e 28 de fevereiro, o município de Seia convida a uma visita à Feira do Queijo Serra da Estrela, naquela que será a 39.ª edição de um dos