BE considera “dúbia” a criação de Empresa Intermunicipal de Águas Residuais e critica ETARs de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua

BE considera “dúbia” a criação de Empresa Intermunicipal de Águas Residuais e critica ETARs de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela, Mortágua e Tábua

Os coordenadores do Bloco de Esquerda de quatro municípios do distrito de Viseu e um de Coimbra consideraram, esta quarta-feira (26 de dezembro), a criação da Empresa Intermunicipal de Águas Residuais (EIMAR) como “bastante dúbia, pouco esclarecedora e com alguns riscos envolvidos”.

Os coordenadores do Bloco de Esquerda de Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Tondela e Mortágua, no distrito de Viseu, e de Tábua, no distrito de Coimbra, juntaram-se para manifestarem, através de um comunicado de imprensa, a preocupação existente no partido sobre o tratamento de águas nestes cinco concelhos.

“Conhecemos e temos denunciado várias situações de casos gravíssimos nos cinco municípios, que se converteram em verdadeiros desastres ambientais em consequência do abandono total e da falta de manutenção que a maioria destes equipamentos sofrem”, acusa o partido.

No comunicado, os coordenadores dizem que o estado da maioria das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) destes cinco municípios envolvidos no processo “é lamentável e preocupante” e, nesse sentido, consideraram “importante e urgente encontrar uma solução viável a médio e longo prazo e uma solução efetiva a curto prazo para o tratamento eficiente dos efluentes residenciais e industriais”.

Segundo os coordenadores, “um bom número delas [ETAR] não estão a funcionar corretamente ou simplesmente estão inoperacionais, o que resulta num prejuízo enorme para os cursos de água nestes concelhos e, em consequência, para a saúde pública e para a fauna e flora” que dependem destas ETAR.

“Porém, não podemos deixar de considerar a proposta apresentada, a criação da EIMAR – Empresa Intermunicipal de Águas Residuais, EIM, SA, como bastante dúbia, pouco esclarecedora e com alguns riscos envolvidos”, acrescentam.

Apesar de perceberem que “a gestão regional integrada pode ter várias vantagens, desde económicas até de eficiência dos meios envolvidos”, acusam, em comunicado, que “esta gestão é uma imposição governamental com a intenção de reduzir custos nas requalificações e/ou construções de novas ETAR”.

Neste sentido, o Bloco de Esquerda lembra “as concessões e privatizações já feitas e que tanto prejuízo trazem ainda hoje em dia” e dá, como exemplo, a privatização das Águas do Planalto, que faz com que “estes cinco municípios tenham das águas mais caras do país”.

A este propósito, o Bloco defende que “seria importante consagrar no contrato de gestão delegada a obrigatoriedade de garantir que a maioria do poder de decisão da empresa nunca sairá da esfera pública para assim se evitar cometer os mesmos erros do passado”.

image_pdfimage_print
Previous Sinistralidade: 15 detenções, 955 infrações e 89 acidentes no distrito de Coimbra
Next Operação Natal Tranquilo: 15 mortos e mais de 200 detenções

Artigos Relacionados

Destaque

Oliveira do Hospital: Festa do Queijo prova que é possível renascer

O “renascer” do concelho marcou hoje o arranque da 27ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que decorre até amanhã, no Largo Ribeiro do

Última Hora

Coimbra: Mais de quatro anos de prisão para autor de furtos na noite de Natal

Um dos dois acusados de furtos qualificados na noite de Natal de 2014 em Coimbra foi hoje condenado a quatro anos e três meses de prisão efetiva.

Informação

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Politica

PSD de Oliveira do Hospital retoma “Pontal” das Caldas para mostrar que partido “está vivo”

O PSD de oliveirense realiza no próximo domingo, dia 25 de setembro, o 20º Convívio. A iniciativa conhecida por “Pontal das Caldas” marca a “rentrée”…

Última Hora

Santa Comba Dão: Detidos burlões de 20 anos

O Comando Distrital da PSP da Guarda deteve dois indivíduos, com 20 anos, e a identificou outros dois, um com 15 e outro com 16 anos, por alegadas burlas e

Informação

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Última Hora

Turismo Centro de Portugal apresentou mapa conjunto com a Extremadura Espanhola na BTL

O Centro de Portugal e a Extremadura espanhola são “regiões irmãs” e têm tudo a ganhar se elaborarem estratégias comuns na área do turismo. Este foi o mote …

Informação

Músico desaparecido tem ligações familiares a Oliveira do Hospital (com vídeo)

O baixista da banda Sean Riley & The Slowriders, Bruno Simões, continua desaparecido desde a madrugada de quinta-feira passada….

Última Hora

Suspeito de matar jovem de Santa Comba Dão em prisão preventiva

O alegado autor do homicídio de Miguel Ribeiro, jovem de 20 anos de Santa Comba Dão, ocorrido na madrugada de quarta-feira no Porto, ficou em prisão preventiva, medida de coação

Região

Camião que tombou junto ao nó do IC6 foi retirado ao início da tarde

O camião que, esta manhã, se virou junto ao nó de Tábua do IC6 foi retirado ao início da tarde e a circulação rodoviária está normalizada, adiantou fonte da GNR

Desporto

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…

Sociedade

Região: Marcelo visita hoje Beira Interior em nova edição do ‘Portugal Próximo’

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita hoje a Beira Interior, com uma agenda dividida entre os concelhos de Castelo Branco,…

Sociedade

Dois mortos em acidente entre carro e camião em Aveiro

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, esta madrugada, na sequência de um acidente entre um veículo pesado e um ligeiro, em Aveiro

Última Hora

JSD de Oliveira do Hospital lança inquérito online à população

A Juventude Social Democrata (JSD) de Oliveira do Hospital lançou  um inquérito online denominado  “Oliveira do Hospital depende de todos nós!”, dirigido a todos os oliveirenses.

Última Hora

Coimbra: Detidas doze pessoas suspeitas da autoria do crime de tráfico de estupefacientes

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, desencadeou, nos últimos dias, duas ações operacionais, no âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, na cidade de Coimbra.

Região

O Verão começa hoje com chuva, granizo e trovoada

O verão começa hoje com chuva, por vezes forte e acompanhada de granizo e trovoadas, mas com temperaturas a rondar os 30 graus.

Última Hora

BLC3 disponibiliza Vales de Incubação

A BLC3 integra a rede de incubadoras que dispõem de Vales de Incubação que visam promover o Empreendedorismo.

Informação

Rádio Boa Nova comemora 32º aniversário com emissão especial de “porta aberta”

No próximo dia 19 de março, a Rádio Boa Nova comemora o 32º aniversário com uma emissão especial de “porta aberta”.

Informação

Penalva de Alva recebe XIV Encontro de Tunas

  A Sociedade Recreativa Penalvense vai ser palco do XIV Encontro de Tunas, que vai decorrer domingo, dia 26 de novembro, a partir das 14h30, na sua sede, em Penalva

Última Hora

Desporto de fim de semana

O Sampaense Basket defronta, hoje, a equipa do FC Porto B. No domingo, o FCOH desloca-se ao União FC, a equipa de Lagares recebe o Vigor Mocidade e…

Região

José Manuel Silva apresentou candidatura à Câmara Municipal de Coimbra

O ex-bastonário dos médicos José Manuel Silva é candidato à Câmara Municipal de Coimbra e disse que o que distingue o seu projeto é a independência, a liberdade de pensamento

Informação

S. Gião: GNR deteve cinco suspeitos de tráfico e apreendeu mais de 200 doses de droga em festival

Militares do Núcleo de Investigação Criminal e do Posto Territorial de Oliveira do Hospital detiveram cinco homens, suspeitos de tráfico de droga, no decorrer de um festival de música eletrónica

Cultura

Concerto com pianista Taíssa Poliakova na Casa da Cultura César Oliveira

No próximo dia 4 de março (sábado), a pianista Taíssa Poliakova marcará presença para um concerto a solo na Casa da Cultura César Oliveira, com início às 21:00 horas.

Última Hora

Morreu mulher atropelada em Coimbra

Uma mulher morreu, ontem, atropelada ao início da tarde, cerca das 14h45 , na Rua Miguel Torga, em Coimbra.