• Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
  • Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto
22 Junho, 2016 5371 Views

Avô recupera das cheias e convida a banhos na Ilha do Picoto

Em Avô, a Ilha do Picoto, recuperou dos estragos das últimas cheias. Por estes dias, residentes e turistas já vão a banhos na praia fluvial.

Um investimento municipal na ordem dos 40 mil Euros permitiu, em tempo record, que a praia fluvial de Avô, no concelho de Oliveira do Hospital se reerguesse das últimas cheias que deixaram a ilha do Picoto completamente submersa.

Residentes e turistas já gozam, neste primeiros dias de verão, da beleza e tranquilidade do local e refrescam-se nas águas do rio Alva e ribeira de Pomares que ali se juntam.

A devastação ali ocorrida em fevereiro, voltou a dar lugar a um espaço aprazível correspondendo assim à preocupação da Junta de Freguesia de Avô e Câmara Municipal de Oliveira do Hospital de devolver à população e veraneantes aquela emblemática praia fluvial. Diante de um nível de destruição tão elevado, Vanessa Fernandes, presidente da Junta de Freguesia de Avô conta que a ideia passou por tornar o espaço “funcional” para a nova época balnear.

Uma reconstrução que a autarca nota que só foi possível graças ao investimento do município. Com o espaço reabilitado, a jovem presidente de Junta conta que a preocupação maior é de evitar que cheias como as de fevereiro voltem a devastar a ilha do Picoto. “Estamos a trabalhar para que no futuro estes episódios não se repitam”, referiu

Por estes dias, a ilha do Picoto convida ao veraneio. Dotada de parque merendeiro, piscina para os mais pequenos, areal, bar e esplanada, a praia fluvial começa a receber os primeiros turistas que ali encontram um local acessível e qualidade de água “próxima dos 100 por cento”.

Residentes, emigrantes filhos da terra, estrangeiros e turistas de vários pontos do país desfrutam já da ilha do picoto e asseguram voltar e recomendar o espaço a amigos e familiares.

Em Avô, os pontos de atração turística não se esgotam na ilha do Picoto. Por intervenção da Junta de Freguesia, foi recuperada uma antiga moenda já requisitada por residentes para a moagem dos cereais. Vanessa Fernandes acredita que esta é uma forma atrair mais turistas recuperando as tradições de Avô.

Ano após ano, cresce o número de turistas que visitam Avô, em particular na época de verão. Na localidade, está a ser melhorado o parque de estacionamento destinado a facilitar a afluência de visitantes e proporcionar uma “maior conforto”.

image_pdfimage_print
Previous Oliveira do Hospital assistiu às "melhores marchas populares de sempre"
Next Torneio inter freguesias volta a acontecer em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

Volta a Portugal: Etapa Vida vai passar por concelhos afetados pelos incêndios

A 80.ª Volta a Portugal promove, amanhã, uma homenagem solidária às populações atingidas pelos incêndios do ano passado. Coincidente com a terceira tirada da competição a decorrer …

Última Hora

Pelotão cumpre quinta etapa da Volta a Portugal em Bicicleta

Um dia após ter conquistado o seu segundo triunfo nesta edição, no alto da Senhora da Graça, Raul Alarcón enfrenta hoje  uma jornada mais tranquila, na ligação de 179,6 quilómetros

Última Hora

Nuno Alves não foi eleito vereador, mas assegura que o CDS cresceu e tem a sua base consolidada

Nuno Alves, candidato pela coligação “Construir o Futuro” não cumpriu o objetivo de ser eleito vereador para a Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Informação

34º Festival de Folclore da Casa do Povo de Tábua

A Casa do Povo de Tábua vai realizar o seu 34º Festival de Folclore no próximo Sábado, dia 2 de julho, no anfiteatro da sua sede, na Praça Dr. Costa

Última Hora

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Última Hora

1400 figurantes dão vida ao desfile de Carnaval do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital (com áudio)

O Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital irá realizar, no próximo dia 9 de fevereiro, o Desfile de Carnaval 2018, participado pelos alunos de todas as escolas do concelho.

Última Hora

Resultados desportivos: FCOH mais perto de se consagrar campeão e subir de divisão

A faltar apenas uma jornada para o término do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) continua a

Última Hora

Avião lança sementes em zonas de encosta de Oliveira do Hospital

O projeto “Semear Portugal por Via Aérea” vai passar, amanhã, pelo concelho de Oliveira do Hospital, às 11h30.

Última Hora

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Última Hora

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Sociedade

“Etapa da Vida” marca 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta

Decorreu hoje, em Pedrógão Grande, a apresentação da 80ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta que contou com a presença de vários autarcas de municípios por onde está prevista

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 24 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 22.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Informação

Autarca de Oliveira do Hospital quer “sinais claros” do governo de que “quer concretizar a obra” (das acessibilidades)

O problema das acessibilidades ao concelho, voltou a marcar a comemoração do Dia do Município de Oliveira do Hospital, com o presidente, José Carlos Alexandrino a pedir ao governo “sinais

Informação

Despiste de camião provoca um morto

Um homem morreu hoje na sequência do despiste de um camião ocorrido no concelho de Manteigas, distrito da Guarda, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de

Desporto

Portugal é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual

Portugal renova o titulo e é Bi- Campeão do Mundo de ParaHóquei para atletas com deficiência intelectual depois de derrotar a Itália por 3-2 na final disputada em Amesterdão/ Holanda.

Informação

Unidade de Saúde da Guarda instala sistema de informação para melhorar serviços

A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda iniciou o processo de implementação de um sistema de informação, que custa 1,2 milhões de Euros.

Informação

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alerta para o agravamento das condições meteorológicas…

Região

Peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu mais de 13 mil euros

O resultado do peditório anual a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro rendeu, no concelho de Oliveira do Hospital, um total de 13.331.07 euros. O Grupo de Voluntariado Comunitário

Cultura

Amadeu Diniz da Fonseca publica “Alma Beirã”

“Alma Beirã” é o título do livro da autoria de Amadeu Diniz da Fonseca que vai ser apresentado sexta-feira, dia 31 de março, na Sociedade  Portuguesa de Autores, em Lisboa

Informação

Treze dos 32 meios aéreos previstos estão disponíveis para combater incêndios

Treze dos 32 meios aéreos previstos para a fase reforçada (nível II), que começa esta terça-feira, estão disponíveis a partir desta data, disse o Governo.

Informação

Serafim Marques comparado a Jesus na “partilha e na ajuda”

S. Paio de Gramaços despediu-se esta tarde do benemérito e comendador Serafim Marques. Autarcas, dirigentes de instituições e associações juntaram-se à população no último adeus ao filho da terra que

Última Hora

Incêndios de outubro: Mais de metade das causas foram intencionais ou negligentes

Segundo o relatório da Comissão Técnica Independente entregue ontem no parlamento, “em termos de grandes grupos de causas (…) 40% tiveram origem em reacendimentos, 40% em causas intencionais e 20%

Última Hora

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Região

Fogo da Pampilhosa da Serra consumiu mais de 6.500 hectares de florestas

O incêndio florestal que começou na sexta-feira à noite na Pampilhosa da Serra e alastrou para o concelho de Arganil, no distrito de Coimbra, consumiu mais de 6.500 hectares, …