Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

Aveiro: Fogos mobilizam mais de 700 bombeiros e cortam A1, A25 e IC2

image_pdfimage_print

A situação dos fogos no distrito de Aveiro agravou durante a última madrugada.

Depois de alguns focos de incêndio terem sido dados como controlados na noite de quinta-feira, durante a madrugada a situação complicou-se com três fogos a permanecerem ativos a poucos quilómetros de distância uns dos outros.

São já mais de 700 os operacionais que se encontram no terreno para combaterem as chamas, auxiliados por mais de 200 veículos.

Os fogos obrigaram ao corte da Autoestrada do Norte (A1), A25 (Beiras Litoral e Alta), IC e Estrada Nacional 16.2.

De acordo com o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Aveiro, estão cortadas a A1 (Albergaria – Aveiro Sul), a A25 (no nó de Angeja Carvoeiro) e Estrada Nacional 16.2 junto às localidades de Afilhó e Alquerubim.

Em declarações à agência Lusa, o comandante operacional, António Ribeiro, disse que “durante a noite foi preciso proteger algumas habitações” e que o incêndio de Albergaria-a-Velha “atravessou o perímetro urbano”, com o vento forte a dificultar o combate às chamas.

O incêndio de Águeda também continua por dominar. O mesmo comandante revelou que, durante a noite, “houve habitações em risco” e que o “combate é difícil devido ao vento forte que facilita as projeções”.

Aguarda-se agora que as condições climatéricas (vento forte) e o fumo permitam que o combate seja reforçado com meios aéreos.

Segundo com o site da Proteção Civil, às 7h50, o fogo que deflagrou na tarde quinta-feira em Veiga, no concelho de Águeda, estava a ser combatido por 252 operacionais apoiados por 77  veículos. Já o incêndio que lavra desde a manhã de ontem em Macinhata do Vouga, também em Águeda, está a ser combatido por 132 bombeiros, apoiados por 40 veículos. Em Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha, as chamas estão a ser combatidas por 253 bombeiros, acompanhados por 77 meios terrestres.

Por dominar hoje de manhã, está ainda o fogo que deflagrou às 23h36 nas freguesias de Teixeira e Teixeiró, concelho de Baião, no distrito do Porto, que estava às 7h30 a ser combatido por 125 operacionais, com o apoio de 40 veículos.

Previous Incêndios: Um morto em queda de helicóptero em Valongo. A25, IC2 e linha do Vouga cortadas. Chamas atingem edificações em Lisboa
Next Fim de semana entra com risco máximo de incêndio. 13 distritos em alerta

Artigos Relacionados

Última Hora

Mais de 40 concelhos de 10 distritos em risco máximo de incêndio

Mais de 40 concelhos de 10 distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Informação

Dois detidos na Guarda e no Sabugal por posse de várias armas

Esquadra de Investigação Criminal da PSP da Guarda deteve dois indivíduos por recetação e posse de armas proibidas.

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital admite avançar para nova manifestação pelas acessibilidades

José Carlos Alexandrino admitiu, em reunião da Assembleia Municipal, avançar com uma nova manifestação para pressionar o governo a resolver o problema das acessibilidades no concelho.

Informação

Recolha de bens “Pirâmide de Natal Solidário” acontece este fim-de-semana em Oliveira do Hospital

No próximo fim-de-semana, dias 24 e 25 de novembro, realiza-se mais uma edição da iniciativa “Pirâmide de Natal Solidário”, promovida pelo Município de Oliveira do Hospital,…

Desporto

Cristiano Ronaldo eleito melhor do Mundo em 2016

Cristiano Ronaldo, que já ganhou a Bola de Ouro da revista France Football, recebeu ontem o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo, num ano em que conquistou …

Última Hora

Tondela consegue a chave certa para manutenção na Primeira Liga.

Não era só a vitória frente à Académica por 2-0, o suficiente para a manutenção. Mas da Madeira veio o resultado que ajudaria a que isso fosse possível. O União

Informação

Maratona Clube da Vila Chã disputou campeonato em Vila Nova de Famalicão

No passado dia 27 de fevereiro, realizou-se o Campeonato Nacional de Corta-Mato Curto em Vila Nova de Famalicão. O Maratona foi representado por duas equipas, seniores e veteranos, que coletivamente

Informação

Acompanhe os trabalhos da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

Rádio Boa Nova em reportagem na reunião da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital: Dulce Pássaro, presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, anunciou o valor da comparticipação dos deputados

Região

Dez concelhos de Viseu, Guarda e Bragança em risco máximo de incêndio

Dez concelhos dos distritos de Viseu, Guarda e Bragança apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional

País: Maioria dos alunos do 9.º ano chumba a Português e Matemática

Mais de metade dos alunos do 9.º ano chumbaram na 2.ª fase da prova final de Português, assim como a maioria dos estudantes que fez a prova…

Destaque

Oliveira do Hospital comemora 25 anos de elevação a cidade

Oliveira do Hospital comemora, hoje, os 25 anos de elevação a cidade. A data vai ser assinalada esta tarde, pelas 17h30, com o descerramento de uma placa nos Paços do

Última Hora

Homem apanhado a conduzir com 2,55 g/l de álcool no sangue em Coimbra

A PSP deteve na noite da última segunda-feira, por volta das 22h30, um homem de 52 nos que estava a conduzir em estado de embriaguez.