Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

… rodoviárias previstas para a Serra da Estrela.

“Definidos que estão os traçados e emitida a declaração de impacto ambiental, o Governo tem de cumprir o que prometeu, ou seja, avançar em definitivo com a construção dos itinerários complementares da Serra da Estrela, estradas e não autoestradas, que nos ligarão aos principais eixos rodoviários do país”, disse o autarca de Seia.

Carlos Filipe Camelo (PS) falava, ontem, na cerimónia institucional de arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central”, um investimento de infraestruturação de seis concelhos da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão), com fibra ótica de nova geração, promovido pela Altice Portugal.

O autarca referiu que o projeto da Altice é importante para o desenvolvimento da região, por isso, aproveitou a oportunidade para alertar publicamente para “a importância da resolução do problema da falta de acessibilidades” aos territórios do maciço central da Serra da Estrela.

“É absolutamente fundamental que o Governo nos resolva esta situação, que nos desqualifica e nos impede de ser ainda mais atrativos e mais competitivos. Se a sua concretização já era, até aqui, facilmente justificável, é hoje ainda mais, considerando a tragédia dos fogos ocorrida entre 15 e 17 de outubro de 2017”, afirmou.

Para Carlos Filipe Camelo, o investimento da empresa de telecomunicações, realizado num território de baixa densidade populacional, “constitui uma alavanca para o desenvolvimento económico local e regional, um sinal de grande confiança de um agente privado na região e que deve inspirar o Estado a investir mais”.

O autarca disse ainda que o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” é “um momento importante” e “histórico”, porque “vem dotar a região da Serra da Estrela de novas condições infraestruturais que tornam este território ainda mais atrativo”.

Segundo a Altice Portugal, o investimento de “vários milhões de euros” pretende “dotar pessoas, empresas, instituições e entidades, de infraestruturas onde nunca houve, permitindo o acesso destas populações a serviços de conectividade de excelência, algo que nunca tinha acontecido até aqui”.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Presidente da República em almoço solidário em Oliveira do Hospital.
Next “Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Destaque

Colocação de dois novos médicos devolve SAP aos oliveirenses durante o dia (com vídeo)

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital disse, esta manhã, em conferência de imprensa que, ainda nesta semana, deverá ser reposto…

Sociedade

GNR detém 117 pessoas e apreende 55 toneladas de azeitona

A GNR deteve 117 pessoas e apreendeu 55,53 toneladas de azeitona, numa operação de patrulhamento nas explorações agrícolas, que começou dia 01 de novembro de 2016.

Informação

Falta de camas no hospital de Viseu pode levar a cancelar cirurgias

O Centro Hospitalar Tondela Viseu alertou, hoje, que as cirurgias de rotina poderão ser canceladas durante o plano de contingência que ficará em vigor…

Programas

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à “descoberta dos serviços” (com áudio)

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Assembleia Geral da ADEPTOLIVA aprova Orçamento e Plano de Atividades

A Assembleia Geral da ADEPTOLIVA – Associação para o Desenvolvimento do Ensino Profissional dos Concelhos de Tábua, Oliveira do Hospital e Arganil aprovou, em assembleia geral,…

Região

Chuva forte, trovoada e fenómenos extremos de vento até sábado

A precipitação por vezes forte e acompanhada por trovoadas vai afetar o território do continente hoje e no sábado …

Informação

Gonçalo Borges vence São Silvestre da Figueira da Foz

O atleta oliveirense Gonçalo Borges continua a somar títulos atrás de títulos nas provas que ultimamente tem participado. Agora foi na Figueira da Foz na habitual e muito participada, corrida

Sociedade

Carlos Veiga assume candidatura ao Instituto Politécnico de Coimbra

O presidente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) é candidato à liderança do Instituto Politécnico de Coimbra. Carlos Veiga é o quarto candidato ao

Região

Visita do Papa deverá levar um milhão de pessoas a Fátima

O presidente da Câmara de Ourém, Paulo Fonseca, estima que cerca de “um milhão de pessoas” acorra a Fátima a 12 e 13 de maio, no âmbito da visita do

Desporto

Oliveira do Hospital faz o teste ao monte de Colcurinho na Volta a Portugal do Futuro

O concelho de Oliveira do Hospital é, hoje, palco da 2ª etapa da 26ª Volta a Portugal do Futuro Liberty Seguros.

Informação

Stroganov é o hotel de charme “sem paralelo” em Portugal

Na localidade de Fiais da Beira, em Oliveira do Hospital, está prestes a abrir um hotel de “charme”, com classificação de cinco estrelas, que é espaço único na região e no país.

Região

Seia organiza semana dedicada ao turismo

A Câmara Municipal de Seia inicia, no dia 8 de maio, uma semana dedicada ao Turismo, com o fórum “Turismo: Estratégias e Incentivos”, um espaço de debate destinado a agentes

Última Hora

Neve corta estradas em Viseu

O mau tempo no norte do país obrigou ao corte de trânsito em diversas estradas municipais e, além do IP4 (Amarante/Vila Real), cortado desde terça-feira, também a A24 está interrompida

Região

Góis adere à iniciativa “A Hora do Planeta”

O Município de Góis vai aderir, no dia 24 de março, à iniciativa “A Hora do Planeta”.

Última Hora

65 acidentes e 674 infrações na última semana no distrito de Coimbra

Na semana de 21 a 27 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR registou 65 acidentes nas estradas do distrito e 674 infrações.

Destaque

Camionistas queixam-se de furto de combustível em Oliveira do Hospital

No período de duas semanas, pelo menos dois condutores de pesados depararam-se com situações de furto de combustível nos depósitos dos camiões, estacionados na cidade de Oliveira do Hospital.

Última Hora

PJ deteve suspeito de tentar incendiar uma casa de madeira na Praia de Mira

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, deteve um homem suspeito de tentar incendiar uma casa de apoio, com recurso a uma pinha, na Praia de

Informação

Temperatura vai descer a partir de amanhã

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê vento forte e descida de temperatura no continente a partir de quinta-feira, devido a “vasta região anticiclónica” que vai originar

Região

Bombeira de Castanheira de Pera está a melhorar

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Castanheira de Pera disse, hoje, que três dos quatro bombeiros internados apresentam avanços e …

Destaque

Oliveira do Hospital: 77 casas ardidas vão ser recuperadas e parte da sinalética vai ser substituída

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) decidiu pela adjudicação da recuperação de 77 casas ardidas no concelho de Oliveira do Hospital…

Informação

Incêndios no distrito de Viseu mobilizaram mais de uma centena de bombeiros

Mais de uma centena de bombeiros combateram, ontem, dois incêndios florestais que deflagraram em Couto de Baixo e Mangualde, no distrito de Viseu.

Informação

Empresas: Gate D 3 é o novo espaço de moda em Oliveira do Hospital

Em Oliveira do Hospital existe um novo espaço com as últimas tendências de moda feminina e masculina. Gate D3 – Fashion Store está na cidade, na Rua Dr. Antunes Varela.

Informação

Casa da Cultura de Seia acolhe Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”

A Exposição do Concurso Fotográfico “Guardiões da Serra da Estrela”, uma iniciativa do Movimento de Cidadãos Por Uma Estrela Viva e os Guardiões da Serra da Estrela, vai ter inauguração no próximo

Destaque

“Ataques” levam Luís Lagos a deixar lugar de deputado na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado reeleito pelo CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, resignou ao mandato naquele órgão. Luís Lagos já comunicou a decisão… … à presidente da Assembleia