Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

… rodoviárias previstas para a Serra da Estrela.

“Definidos que estão os traçados e emitida a declaração de impacto ambiental, o Governo tem de cumprir o que prometeu, ou seja, avançar em definitivo com a construção dos itinerários complementares da Serra da Estrela, estradas e não autoestradas, que nos ligarão aos principais eixos rodoviários do país”, disse o autarca de Seia.

Carlos Filipe Camelo (PS) falava, ontem, na cerimónia institucional de arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central”, um investimento de infraestruturação de seis concelhos da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão), com fibra ótica de nova geração, promovido pela Altice Portugal.

O autarca referiu que o projeto da Altice é importante para o desenvolvimento da região, por isso, aproveitou a oportunidade para alertar publicamente para “a importância da resolução do problema da falta de acessibilidades” aos territórios do maciço central da Serra da Estrela.

“É absolutamente fundamental que o Governo nos resolva esta situação, que nos desqualifica e nos impede de ser ainda mais atrativos e mais competitivos. Se a sua concretização já era, até aqui, facilmente justificável, é hoje ainda mais, considerando a tragédia dos fogos ocorrida entre 15 e 17 de outubro de 2017”, afirmou.

Para Carlos Filipe Camelo, o investimento da empresa de telecomunicações, realizado num território de baixa densidade populacional, “constitui uma alavanca para o desenvolvimento económico local e regional, um sinal de grande confiança de um agente privado na região e que deve inspirar o Estado a investir mais”.

O autarca disse ainda que o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” é “um momento importante” e “histórico”, porque “vem dotar a região da Serra da Estrela de novas condições infraestruturais que tornam este território ainda mais atrativo”.

Segundo a Altice Portugal, o investimento de “vários milhões de euros” pretende “dotar pessoas, empresas, instituições e entidades, de infraestruturas onde nunca houve, permitindo o acesso destas populações a serviços de conectividade de excelência, algo que nunca tinha acontecido até aqui”.

lusa.pt

Previous Presidente da República em almoço solidário em Oliveira do Hospital.
Next “Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Região

António Ataíde e Os Impuros em espetáculo na Cerâmica Arganilense

O Auditório da Cerâmica Arganilense recebe no próximo dia 23 de Fevereiro, pelas 21h30, “António Ataíde e os Impuros”, um projeto musical onde a música de Coimbra se funde com outros géneros musicais, numa

Nacional

Chuva regressa a Portugal continental a partir de amanhã

O estado do tempo em Portugal continental vai mudar a partir de quarta-feira, dia em que se prevê períodos de chuva a partir do final da tarde em todo o

Informação

Prisão preventiva para homem filmado a tentar afogar a mulher

O homem que na sexta-feira foi filmado a tentar afogar a mulher, nas margens do rio Águeda, vai aguardar julgamento em prisão preventiva, estando indiciado pelo crime de tentativa de

Informação

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Sociedade

“A EXPOH foi um sucesso, sendo sobretudo um ponto de encontro”

Milhares de visitantes passaram pela EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital que, ontem, terminou no Parque do Mandanelho. Ainda a avaliar a afluência de visitantes que “melhorou”,…

Informação

ASAE apreendeu seis toneladas de queijo com água oxigenada na zona Centro do país

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica apreendeu seis toneladas de queijo amanteigado por suspeitas de adição de água oxigenada,…

Região

Acidente com trator faz uma vítima mortal em Arganil

Um funcionário do Município de Arganil, destacado na união de freguesias de Cepos – Teixeira, faleceu, hoje, vítima de acidente com um trator. Segundo avança a Comarca de Arganil, o

Cultura

Município de Tábua recebe Festival AR

O Município de Tábua, em conjunto com os municípios de Coimbra, Cantanhede, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Mira e Soure, juntou-se ao Teatrão para levar…

Região

Comando Territorial de Coimbra fiscalizou 293 condutores em operação especial de prevenção criminal

O Comando Territorial de Coimbra fiscalizou, ontem, 293 condutores numa operação especial de prevenção criminal na autoestrada n.º 1, nas áreas de serviço da Mealhada.

Última Hora

UCC Pinheiro dos Abraços assegura cuidados de proximidade há quatro anos

A Unidade Cuidados na Comunidade (UCC) Pinheiro dos Abraços assinalou quatro anos de atividade, marcados pela aproximação dos cuidados de saúde junto da população de Oliveira do Hospital, sobretudo no

Informação

AD Nogueirense entra a perder no Campeonato de Portugal Prio

O Nogueirense perdeu por 3-1 frente ao Lusitano FCV em jogo referente à primeira jornada do Campeonato de Portugal Prio. Uma primeira parte onde a equipa visitante mostrou que vinha

Desporto

Nogueirense venceu e FCOH perdeu na 6ª jornada do Campeonato Nacional

A Associação Desportiva Nogueirense (ADN) venceu, ontem, 6ª jornada da Série C do Campeonato Nacional, frente ao Grupo Desportivo Peniche, por uma bola a zero. A jogar no mesmo campeonato,…