Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

Autarca de Seia exige que Governo cumpra “o que prometeu” sobre itinerários na Serra da Estrela

O presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo, considerou ontem que o Governo “tem de cumprir o que prometeu”, em relação às acessibilidades …

… rodoviárias previstas para a Serra da Estrela.

“Definidos que estão os traçados e emitida a declaração de impacto ambiental, o Governo tem de cumprir o que prometeu, ou seja, avançar em definitivo com a construção dos itinerários complementares da Serra da Estrela, estradas e não autoestradas, que nos ligarão aos principais eixos rodoviários do país”, disse o autarca de Seia.

Carlos Filipe Camelo (PS) falava, ontem, na cerimónia institucional de arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central”, um investimento de infraestruturação de seis concelhos da Serra da Estrela (Seia, Gouveia, Manteigas, Oliveira do Hospital, Covilhã e Fundão), com fibra ótica de nova geração, promovido pela Altice Portugal.

O autarca referiu que o projeto da Altice é importante para o desenvolvimento da região, por isso, aproveitou a oportunidade para alertar publicamente para “a importância da resolução do problema da falta de acessibilidades” aos territórios do maciço central da Serra da Estrela.

“É absolutamente fundamental que o Governo nos resolva esta situação, que nos desqualifica e nos impede de ser ainda mais atrativos e mais competitivos. Se a sua concretização já era, até aqui, facilmente justificável, é hoje ainda mais, considerando a tragédia dos fogos ocorrida entre 15 e 17 de outubro de 2017”, afirmou.

Para Carlos Filipe Camelo, o investimento da empresa de telecomunicações, realizado num território de baixa densidade populacional, “constitui uma alavanca para o desenvolvimento económico local e regional, um sinal de grande confiança de um agente privado na região e que deve inspirar o Estado a investir mais”.

O autarca disse ainda que o arranque do projeto “Conectividade no Maciço Central” é “um momento importante” e “histórico”, porque “vem dotar a região da Serra da Estrela de novas condições infraestruturais que tornam este território ainda mais atrativo”.

Segundo a Altice Portugal, o investimento de “vários milhões de euros” pretende “dotar pessoas, empresas, instituições e entidades, de infraestruturas onde nunca houve, permitindo o acesso destas populações a serviços de conectividade de excelência, algo que nunca tinha acontecido até aqui”.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Presidente da República em almoço solidário em Oliveira do Hospital.
Next “Quando nascemos foi para sermos todos portugueses de primeira”, disse Marcelo em Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

Resultados desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), que tem vindo a ocupar o primeiro lugar no Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra,…

Última Hora

 GNR apreendeu armas de fogo

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE), apreendeu no dia 26 de fevereiro, …

Cultura

Centro de Interpretação explica legado romano na Bobadela

O Centro de Interpretação das Ruínas Romanas da Bobadela, no concelho de Oliveira do Hospital, já se encontra de “portas abertas” para, brevemente, ser inaugurado “com pompa e circunstância”.

Última Hora

Temperaturas máximas descem entre 3 a 5 graus no fim de semana

As temperaturas máximas vão descer no fim de semana entre três e cinco graus Celsius, apesar de no Alentejo rondarem os 35/36,…

Desporto

Ténis de Mesa: derrota em Seia mantém CCPOH no 9º no campeonato nacional

Na 15ª jornada do campeonato nacional da 2ª divisão de ténis de mesa, disputada este sábado, o Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital  (CCPOH) foi até à

Última Hora

15 detenções, 799 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 24 a 30 de abril, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Região

Governo continua a proibir a caça nas zonas afetadas pelos incêndios até 2019

O Governo decidiu manter até 2019 a proibição de caçar nas zonas florestais mais afetadas pelos incêndios de junho e outubro do ano passado. A proibição entra em vigor a

Última Hora

Incêndios: CDS-PP recomenda ao Governo que conclua IC6 para ajudar vítimas e empresas

O grupo parlamentar do CDS-PP recomendou ao Governo a conclusão do Itinerário Complementar 6 (IC6) do Pinhal Interior Norte, na ligação entre Tábua e Oliveira do Hospital, …

Informação

Metro de Lisboa cria rede solidária online para ajudar vítimas dos incêndios de outubro

O Metropolitano de Lisboa decidiu associar-se à Create IT e criar uma plataforma online, onde todos podem doar bens e serviços e onde entidades se podem inscrever para registar as

Última Hora

Ténis de Mesa solidário com as vítimas do grande incêndio de outubro

A equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) iniciou, na sexta-feira, a participação no campeonato distrital…

Informação

Acusados de tentativa de homicídio em Arganil condenados a mais de 6 anos

Quatro arguidos, três homens e uma mulher, com idades entre 29 e 46 anos, foram hoje condenados pelo Tribunal de Coimbra a cumprir mais de seis anos…

Informação

O fim de semana vai trazer chuva e frio

A chuva regressa na sexta-feira a Portugal continental e mantém-se pelo menos até domingo, prevendo-se também uma descida das temperaturas entre 03 e 07 graus Celsius, adiantou à agência Lusa

Última Hora

Incêndio em habitação causa dois mortos

Um incêndio numa habitação causou dois mortos, esta madrugada, em Castelo Branco.

Região

Um ano depois da morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final

Um ano depois do acidente em Coimbra que provocou a morte de cinco peregrinos, ainda não há despacho final do Ministério Público no processo em que o condutor está indiciado

Informação

GNR deteve jovem na posse de haxixe, uma faca e um moinho em Oliveira do Hospital

Militares do Posto Territorial da GNR de Oliveira do Hospital detiveram, no dia 11 de dezembro, um indivíduo de 20 anos por tráfico de estupefacientes.

Sociedade

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Informação

Secretário de Estado das Florestas presente na reunião do Conselho Intermunicipal da CIM em Oliveira do Hospital

O Município de Oliveira do Hospital está a acolher a reunião do Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra.

Informação

Oliveira do Hospital convidado a dar testemunho do projeto “A Friendly Municipality”

O Município de Oliveira do Hospital foi convidado para participar na iniciativa “Pequeno Almoço com a Sustentabilidade”, um fórum temático de debate,…

Informação

PSP desmantela rede de tráfico de droga

Durante a madrugada do dia 24 de janeiro, a PSP de Castelo Branco procedeu à realização de buscas domiciliárias em oito residências na cidade.

Cultura

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas

Informação

Centro de Interpretação da Serra da Estrela promove percursos pedestres no período da Páscoa

O Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE), em aproveitamento do período da Páscoa e devido à afluência de turistas à região, está a promover percursos pedestres dirigidos a

Informação

André Gaspar estreia-se ao volante em Vila Nova de Poiares

André Gaspar é o habitual navegador do piloto da ActionRacing, Vítor Matias no interior do BMW com as cores da ActionLive e vai passar para os comandos do BMW no

Última Hora

Faleceu Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O funeral realizou-se ontem

Realizou-se ontem o funeral de Manuel Leal Freire, Grão Mestre da Confraria do Queijo Serra da Estrela. O conhecido escritor e advogado…

Última Hora

Detidos pela PJ mais dois presumíveis incendiários

A Polícia Judiciária, deteve mais um individuo, fora de flagrante delito, como presumível autor de um incêndio florestal em Resende. A detenção foi o culminar de intensas diligências desenvolvidas por