Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

O presidente da Agência Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF) justificou hoje o aumento de meios aéreos para a próxima época de fogos com a possibilidade de um verão difícil devido ao inverno seco.

“Há mais meios aéreos este ano, porque estamos com um inverno pouco chuvoso e nós já sabemos quando há um inverno pouco chuvoso temos de estar mais atento”, disse Tiago Oliveira, em conferência de imprensa destinada a apresentar a campanha ‘Portugal chama’.

O presidente da AGIF foi questionado sobre o aumento de meios aéreos já anunciado pelo ministro da Administração Interna, contando este ano o dispositivo de combate a incêndios florestais com 61 meios aéreos, mais cinco do que em 2018.

Segundo Tiago Oliveira, um inverno mais seco aumenta a possibilidade do risco de incêndio para o próximo verão.

“Há um ou outro estudo da Proteção Civil que recomenda um reforço de meio, por exemplo a Norte”, frisou o mesmo responsável, acrescentando que “o processo é dinâmico” e “é melhor estar do lado seguro da equação enquanto não se consegue reduzir as ignições”.

Tiago Oliveira disse também que o reforço de meios aéreos “é uma medida prudente no mínimo”.

No entanto, o presidente da AGIF considerou que o objetivo é reduzir o número de ignições através da alteração de comportamentos.

“Nada servem os meios aéreos se não se reduzir o número de ignições”, frisou, sublinhando que o sistema de combate e de prevenção têm limites e estão cada vez mais expostos à meteorologia.

A AGIF, que funciona sob a alçada direta do primeiro-ministro, António Costa, entrou em funcionamento esta semana e é responsável pelo planeamento, avaliação e coordenação das entidades envolvidas na prevenção e combate aos incêndios.

A gestão e o comando dos meios aéreos de combate a incêndios é feita este ano pela primeira pela Força Aérea.

Fonte: Lusa

Previous Viseu apresentou-se pela primeira vez na Feira Internacional de Turismo de Madrid
Next SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018

Artigos Relacionados

Cultura

Tuna Cantares de Avô comemora 6º aniversário

A Tuna Cantares de Avô assinala no próximo domingo, 24 de abril, o seu VI Aniversário no Centro Cultural Dr. Vasco de Campos. Composta por 18 elementos, a Tuna Cantares

Última Hora

Empresa de congelados Beiragel em Viseu consumida pelas chamas

Mais de uma centena de bombeiros combatem um incêndio na Beiragel, uma empresa de congelados em São João de Lourosa, Viseu.

Informação

 Roubo por explosão em máquinas multibanco em Condeixa e na Mealhada

Duas máquinas multibanco foram assaltadas por explosão na madrugada de hoje, em Condeixa-a-Nova (Coimbra) e na Mealhada, num espaço de uma hora, disse à Lusa fonte da GNR.

Última Hora

ASAE: Falta de higiene e venda de álcool a menores em Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) realizou na passada sexta-feira e madrugada de sábado, através da Unidade Regional do Centro,…

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove nova campanha “Criança Solidária”

A Santa Casa da Misericórdia de Galizes iniciou, no passado dia 30,  a 5ª edição da Campanha de Natal no âmbito do seu Projeto Criança Solidária. Até 21 de dezembro,

Informação

ANCOSE promove Centro de Recria para “não deixar extinguir a raça bordaleira”

O incêndio de 15 de outubro provocou a morte de mais de cerca de cinco mil animais no concelho de Oliveira do Hospital e a ANCOSE estima que, na região

Destaque

Cinco viaturas assaltadas enquanto decorria velório em Aldeia de Nogueira

Pelo menos quatro viaturas foram assaltadas, no início da tarde da passada sexta-feira, dia 20 de abril, na localidade de Aldeia de Nogueira, numa altura em que a população participava

Informação

Homem detido por tentativa de homicídio em S. João da Pesqueira

A Polícia Judiciária deteve um homem de 66 anos de idade “pela presumível autoria do crime de homicídio tentado”, em S. João da Pesqueira, distrito de Viseu.

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH perde na última jornada mas garante manutenção

A equipa sénior de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) perdeu, ontem, a última jornada do campeonato por 3-2 frente ao Clube Desportivo Cucujães.

Última Hora

Dez detidos por tráfico de estupefacientes em Seia e Manteigas

O Comando Territorial da Guarda, durante o fim-de-semana de 20 e 21 de outubro, deteve dez pessoas, com idades compreendidas entre os 18 e 51 anos, nos concelhos de Seia e

Última Hora

FCOH aumenta vantagem após vitória frente a Tourizense. AD Lagares derrotada pela Académica SF

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) assegura 1º lugar na tabela da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra…

Informação

“Coragem Eventos” em destaque no “Espaço BlC3”

Em mais um “Espaço BlC3- Ciência no Interior” a conversa acontece esta terça-feira, pelas 19h00, com João Coragem, promotor da empresa “Coragem Eventos”.