Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

Aumento de meios aéreos justificado com possível verão difícil

image_pdfimage_print

O presidente da Agência Gestão Integrada de Incêndios Rurais (AGIF) justificou hoje o aumento de meios aéreos para a próxima época de fogos com a possibilidade de um verão difícil devido ao inverno seco.

“Há mais meios aéreos este ano, porque estamos com um inverno pouco chuvoso e nós já sabemos quando há um inverno pouco chuvoso temos de estar mais atento”, disse Tiago Oliveira, em conferência de imprensa destinada a apresentar a campanha ‘Portugal chama’.

O presidente da AGIF foi questionado sobre o aumento de meios aéreos já anunciado pelo ministro da Administração Interna, contando este ano o dispositivo de combate a incêndios florestais com 61 meios aéreos, mais cinco do que em 2018.

Segundo Tiago Oliveira, um inverno mais seco aumenta a possibilidade do risco de incêndio para o próximo verão.

“Há um ou outro estudo da Proteção Civil que recomenda um reforço de meio, por exemplo a Norte”, frisou o mesmo responsável, acrescentando que “o processo é dinâmico” e “é melhor estar do lado seguro da equação enquanto não se consegue reduzir as ignições”.

Tiago Oliveira disse também que o reforço de meios aéreos “é uma medida prudente no mínimo”.

No entanto, o presidente da AGIF considerou que o objetivo é reduzir o número de ignições através da alteração de comportamentos.

“Nada servem os meios aéreos se não se reduzir o número de ignições”, frisou, sublinhando que o sistema de combate e de prevenção têm limites e estão cada vez mais expostos à meteorologia.

A AGIF, que funciona sob a alçada direta do primeiro-ministro, António Costa, entrou em funcionamento esta semana e é responsável pelo planeamento, avaliação e coordenação das entidades envolvidas na prevenção e combate aos incêndios.

A gestão e o comando dos meios aéreos de combate a incêndios é feita este ano pela primeira pela Força Aérea.

Fonte: Lusa

Previous Viseu apresentou-se pela primeira vez na Feira Internacional de Turismo de Madrid
Next SRCentro da Ordem dos Enfermeiros entregou Prémios de Equipa do Ano 2018

Artigos Relacionados

Nacional

Centenas de escolas fechadas no país devido a manifestação dos trabalhadores em funções públicas

Centenas de escolas de norte a sul do país estão encerradas por causa do pré-aviso de greve emitido pelos dos sindicatos dos trabalhadores em funções públicas…

Última Hora

Mulher de Montemor-o-Velho está desaparecida desde quinta-feira

Uma mulher de 36 anos, do concelho de Montemor-o-Velho, está desaparecida desde quinta-feira, sem que existam linhas de investigação quanto ao seu paradeiro. De acordo com fonte do Comando da

Informação

Hóquei Patins: Diogo Brantuas mantém-se no comando do FCOH e antevê dificuldades com a nova distribuição de zonas

Diogo Brantuas vai continuar no comando da equipa sénior da secção de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e, com a nova distribuição de zonas no

Última Hora

Altice quer abrir “Call Center” em Oliveira do Hospital

A multinacional francesa Altice tem em curso, através da empresa Randstad, a fase de recrutamento, com vista à instalação de uma unidade “Call Center” em Oliveira do Hospital.

Destaque

mOHve-te no Verão 2018 contou com mais de mil participantes

O programa mOHve-te no Verão 2018 encerra hoje, pelas 21h00, no Largo Ribeiro do Amaral, com a dinamização das atividades praticados nos últimos dois meses.

Última Hora

Governo escolheu um “concelho exemplar” para reforçar equipas de sapadores no país (com áudio)

O Primeiro Ministro procedeu, esta tarde em Oliveira do Hospital, à entrega de 20 novas viaturas de primeira intervenção necessárias ao trabalho de 20 novas equipas de sapadores florestais, que

Informação

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis.

O Maratona Clube Vila Chã esteve presente na 1ª Corrida Urbana realizada na vila de Góis. O atleta Jacinto Correia obteve a 13ª posição na classificação geral com o tempo

Sociedade

Mundo: Acidente rodoviário na Alemanha causou 31 feridos e há desaparecidos

Um autocarro colidiu com um camião e incendiou-se esta manhã na Alemanha, causando pelo menos 31 feridos, informou a polícia, citada pela Associated Press.

Região

Sinistralidade: 10 detenções, 352 infrações e 68 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 27 de agosto a 2 setembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e

Região

Morreu Arménio Travassos, antigo diretor-geral do Diário de Coimbra

O antigo diretor-geral do Diário de Coimbra Arménio Travassos morreu na quinta-feira, aos 56 anos, vítima de doença prolongada.

Última Hora

Joel Vasconcelos nomeado adjunto do Gabinete de António Costa

O ex diretor executivo da Eptoliva, Joel Vasconcelos, foi nomeado adjunto do gabinete do primeiro ministro António Costa.

Última Hora

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…