Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas
11 Julho, 2019 1300 Views

Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas

image_pdfimage_print

O presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a demora nos trabalhos de requalificação da Casa da Cultura…

… e do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas chegou “ao limite”. O executivo decidiu não ceder no terceiro pedido de prorrogação do prazo para a conclusão da obra, estimada em cerca de 1,4 milhões de Euros.

Em reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino apresentou à votação o parecer dos serviços da autarquia de não validação do terceiro pedido de alargamento do prazo, de mais 101 dias, indicando mesmo que por ocasião dos autos de medição deste mês de julho, a empresa adjudicatária, a CIP Construções, ainda tinha na sua posse 245.751,00 Euros de “adiantamento”. “A proposta é de não prorrogação do prazo. As pessoas assumiram compromissos”, referiu o autarca.

Também o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, logo se posicionou pela não prorrogação, questionando o presidente da Câmara sobre o que pretende fazer e que “há já muito deveria ter sido feito para resolver este problema”. Lembrou que “se se tivessem aplicado as coimas atempadamente tal como consta do contrato, não estariam a falar de como dirimir este problema”.

José Carlos Alexandrino disse, hoje, que gostaria que esta situação não estivesse a acontecer, até porque se trata de uma empresa de Oliveira do Hospital e, tem por hábito auxiliar as empresas, e “não ser o primeiro deitá-las a baixo quando as coisas não correm bem”. Porém, no caso concreto, o autarca, disse já se ter atingido o “limite”. “Tentei tudo. Neste tempo já houve um limite. Ninguém está mais interessado (do que eu) que a Casa da Cultura seja concluída o mais rapidamente possível. Arranjámos o dinheiro e ninguém mais do que eu gostaria que aquela obra fosse feita durante o meu mandato. Não posso perder mais tempo”, afirmou o autarca. José Carlos Alexandrino disse que “agora é aplicar as coimas que estão na lei pelos prejuízos”.

Em causa está a obra de “Requalificação e refuncionalização do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e da Casa da Cultura”. O objetivo da autarquia é criar um “espaço cultural moderno, apetrechado tecnologicamente e dimensionado em relação às necessidades atuais e futuras”. A obra tem um custo total elegível de 1.402.248,70 Euros, com financiamento da União Europeia de 1.191.911, 40 Euros.

Previous Atriz de Coimbra com prognóstico reservado após queda no Teatro da Cerca
Next Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

Artigos Relacionados

Última Hora

Aveiro: Homem despista-se após sofrer ataque cardíaco e acaba por morrer

Um homem morreu, esta terça-feira, depois de ter entrado em paragem cardiorrespiratória enquanto conduzia em Mamodeiro, em Aveiro.

Desporto

Taça de Portugal: Pampilhosa vs FCOH. Sanjoanense vs ADN

As equipas oliveirenses, o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e Associação Desportiva Nogueirense (ADN), disputam, este domingo, 9 de setembro, a 1ª eliminatória da Taça de Portugal.

Informação

Medidas de apoio às populações afetadas pelos incêndios de junho entram hoje em vigor

A lei que estabelece as medidas de apoio às vítimas dos incêndios florestais de junho na região Centro e de reforço da prevenção e combate foi publicada…

Informação

“Rapada Village” volta a animar Santo António do Alva

Associação Progressiva de Santo António do Alva promove entre os dias 7 de junho e 6 de Julho a iniciativa “Rapada Village” no…

Sociedade

José Carlos Alexandrino revelou expectativas na EXPOH em entrevista Rádio Boa Nova/ Folha do Centro

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino antecipou esta manhã, em entrevista na Rádio Boa Nova, …

Desporto

Conheça o calendário desportivo do fim-de-semana

Este domingo, 27 de janeiro, disputa-se a 19ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

ExpOH vai contar com sessão de Informação sobre Medidas de Emprego e Formação

No próximo dia 23 de julho vai ser promovida uma sessão de informação sobre as Medidas Ativas de Emprego e Formação, nomeadamente no que respeita aos apoios especiais para entidades

Informação

Nogueirense disputa 1ª Eliminatória da Taça de Portugal com o Mortágua

A Associação Desportiva Nogueirense defronta domingo, dia 4 de setembro,  o Mortágua na primeira eliminatória da Taça de Portugal.

Informação

António Campos, Paulo Campos e Dulce Pássaro marcaram presença em almoço de apoio a José Sócrates

José Sócrates, ex-secretário geral do PS, esteve ontem num almoço com apoiantes, em Lisboa, onde marcaram presença Mário Lino, ex-ministro das Obras Públicas, e os oliveirenses Paulo Campos, ex-secretário de

Última Hora

2018 é quarto ano com menos fogos e o segundo com menos área ardida em dez anos

O ano de 2018 apresenta, até à data, o quarto valor mais reduzido em incêndios e o segundo mais baixo em área ardida da última década ao registar 6035 fogos

Última Hora

Um homem detido em Viseu por suspeita de incêndio florestal

A GNR anunciou, hoje, ter detido um homem e identificado outro, em Tarouca e Mangualde, por crimes de incêndios florestais resultantes da queima de sobrantes.

Última Hora

Luís Antero e Tiago Cerveira mostram Beira Serra no Festival Orbits

O paisagista sonoro Luís Antero e o fotógrafo Tiago Cerveira, ambos naturais de Oliveira do Hospital, foram desafiados pela organização do festival Orbits a mostrar a região através das suas