Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas
11 Julho, 2019 1577 Views

Atrasos nas obras da Casa da Cultura e Colégio B. G. de Mascarenhas atingiram o “limite”. Autarquia vai aplicar coimas

image_pdfimage_print

O presidente do Município de Oliveira do Hospital referiu, esta manhã, que a demora nos trabalhos de requalificação da Casa da Cultura…

… e do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas chegou “ao limite”. O executivo decidiu não ceder no terceiro pedido de prorrogação do prazo para a conclusão da obra, estimada em cerca de 1,4 milhões de Euros.

Em reunião pública do executivo, José Carlos Alexandrino apresentou à votação o parecer dos serviços da autarquia de não validação do terceiro pedido de alargamento do prazo, de mais 101 dias, indicando mesmo que por ocasião dos autos de medição deste mês de julho, a empresa adjudicatária, a CIP Construções, ainda tinha na sua posse 245.751,00 Euros de “adiantamento”. “A proposta é de não prorrogação do prazo. As pessoas assumiram compromissos”, referiu o autarca.

Também o vereador do PSD, João Paulo Pombo Albuquerque, logo se posicionou pela não prorrogação, questionando o presidente da Câmara sobre o que pretende fazer e que “há já muito deveria ter sido feito para resolver este problema”. Lembrou que “se se tivessem aplicado as coimas atempadamente tal como consta do contrato, não estariam a falar de como dirimir este problema”.

José Carlos Alexandrino disse, hoje, que gostaria que esta situação não estivesse a acontecer, até porque se trata de uma empresa de Oliveira do Hospital e, tem por hábito auxiliar as empresas, e “não ser o primeiro deitá-las a baixo quando as coisas não correm bem”. Porém, no caso concreto, o autarca, disse já se ter atingido o “limite”. “Tentei tudo. Neste tempo já houve um limite. Ninguém está mais interessado (do que eu) que a Casa da Cultura seja concluída o mais rapidamente possível. Arranjámos o dinheiro e ninguém mais do que eu gostaria que aquela obra fosse feita durante o meu mandato. Não posso perder mais tempo”, afirmou o autarca. José Carlos Alexandrino disse que “agora é aplicar as coimas que estão na lei pelos prejuízos”.

Em causa está a obra de “Requalificação e refuncionalização do Colégio Brás Garcia de Mascarenhas e da Casa da Cultura”. O objetivo da autarquia é criar um “espaço cultural moderno, apetrechado tecnologicamente e dimensionado em relação às necessidades atuais e futuras”. A obra tem um custo total elegível de 1.402.248,70 Euros, com financiamento da União Europeia de 1.191.911, 40 Euros.

Previous Atriz de Coimbra com prognóstico reservado após queda no Teatro da Cerca
Next Região: Fogo em Alvaiázere que mobilizou oito meios aéreos está em fase de resolução

Artigos Relacionados

Informação

CIM Região de Coimbra promove “Volta de Apoio ao Emprego”

A Representação da Comissão Europeia em Portugal, através da rede de Centros de Informação Europe Direct, e em parceria com o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), promove a

Última Hora

Município de Tábua  assinala os 150 Anos do nascimento de Camilo Pessanha

O Município de Tábua irá assinalar os 150 anos do nascimento do poeta com raízes tabuenses, Camilo Pessanha, no próximo dia 9 de setembro, …

Sociedade

Grupo CIMA nega fecho de centros de inspeção baseado em providência cautelar

O grupo dono dos centros de inspeção em Sines, Seia, Castelo Paiva e Ponte de Lima garante que estes não vão fechar, como anunciou hoje o Instituto da Mobilidade e

Opinião

Ca$h Resto Z€ro olha para o jogo do título do FCOH

Em mais um espaço de opinião, “Ca$h Resto Z€ro”, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) que, no jogo de domingo, …

Última Hora

História da ligação do Rali de Portugal a Arganil em exposição no Hotel de Arganil

Mais de 150 fotografias evocam a passagem do Rali de Portugal pela região de Arganil e a importância que esta prova continua a exercer junto de quem vivenciou as míticas

Informação

22 detenções, 77 acidentes e um morto na última semana no distrito de Coimbra

A semana de 29 de agosto a 4 de setembro ficou marcada, no distrito de Coimbra, por 22 detenções, 74 acidentes e um morto.

Vídeos

Quem são as Gym Dream, vencedoras do “Soltem Talentos”? (com vídeo)

Gym Dream, grupo vencedor da 7ª edição do Soltem Talentos, é o resultado de um projeto já existente, o Clube de Ginástica de Oliveira do Hospital, e é composto por

Informação

Inscrições para o Festival Municipal da Canção decorrem até dia 20 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 20 de fevereiro, as inscrições para a quarta edição do “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Destaque

Banho de multidão na receção a Marcelo Rebelo de Sousa em Oliveira do Hospital

O presidente da República está, nesta tarde de sábado, de visita à Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital, onde está a ser brindado por um verdadeiro

Região

Produtores de ovelha da Serra da Estrela recebem 34 euros por animal, esclarece o governo

O Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural esclarece, numa nota enviada à comunicação social, que os produtores de ovelhas da Serra da Estrela…

Informação

Calendário desportivo de fim-de-semana: FCOH à beira de ser campeão

É já no próximo domingo que ficamos a conhecer a nova equipa campeã do Campeonato da Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra que, consecutivamente, subirá de divisão.

Última Hora

CPCJ da Beira Serra querem famílias mais envolvidas na proteção das crianças e jovens

Oliveira do Hospital é, hoje, o concelho anfitrião do encontro que, durante todo  dia, junta as Comissões de Proteção de Crianças…