Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total” e de falta de meios.

“Num primeiro momento chegámos a ficar apreensivos” de que se concluísse ter-se tratado de “uma inevitabilidade”, de se atribuir a “tragédia” a um “fenómeno da mãe natureza”, o que seria “muito irresponsável”, disse à Lusa Luís Lagos, da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal.

“Teve a sua quota-parte, mas não foi só isso. Estávamos no terreno e sentimos que falhou muita coisa. Falhou tudo. Ficámos entregues à nossa sorte”, disse, saudando a “atenção” com que se analisou o que aconteceu.

Luís Lagos referiu ainda as falhas nas comunicações e no comando, também apontadas no relatório, sublinhando que não admitir todas as falhas que ocorreram e apontar o dedo “só à mãe natureza” seria criar as condições para a tragédia se repetir.

“Além do apuramento de responsabilidades, porque a culpa não pode morrer solteira, estes relatórios criam memória”, levando a perceber o que correu mal e o que é preciso fazer para que “uma tragédia destas nunca mais volte a acontecer”, afirmou.

Também para Nuno Pereira, do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), “quase não era preciso um relatório” para a conclusão de que falhou a capacidade de “previsão e de programação” para “minimizar a extensão” dos incêndios, lamentando os “erros enormes” e defendendo ser “urgente um plano” que ordene a floresta, mais do que a “confusão instalada no terreno”.

Para Nuno Pereira, quem tem o poder de decisão “parece não ter aprendido nada”, como mostra a forma como foram feitas as candidaturas a apoios, que a MAAVIM exige que sejam reabertas.

Fonte: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro
Next EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Informação

“Os Anjos” estão hoje em Oliveira do Hospital (com vídeo)

“Os Anjos” vão estar, esta manhã, em Oliveira do Hospital. A partir das 11h30, os irmãos Sérgio e Nelson Rosado vão marcar presença no Jardim Oliveira Mano, …

Última Hora

Ca$h Resto Z€ro com olhar sobre a inauguração da BLC3 pelo Primeiro-Ministro

No habitual Ca$h Resto Z€ro na Rádio Boa Nova, Vítor Neves olha esta sexta-feira para o que vai acontecer neste sábado, dia 27 de maio, em particular a visita…

Última Hora

Encontrado idoso desaparecido na Guarda

Um idoso de 89 anos de idade desaparecido desde segunda-feira na Guarda foi ontem localizado pela GNR num campo agrícola de difícil acesso.

Região

Revista Exame distingue Movecho como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis

A empresa Movecho, localizada em Nelas foi distinguida pela revista Exame, como a melhor PME no setor da madeira, cortiça e móveis.

Última Hora

Festa do Queijo premiou iguarias doces e salgadas

O Concurso de Gastronomia “Com Queijo Serra da Estrela” foi um dos momentos mais aguardados da 26.ª Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital. O concurso, aberto a

Última Hora

Mostra “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado no Mercado Municipal

No dia 10 de fevereiro, tem lugar mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em Modo de Produção Tradicional de Oliveira do Hospital,…

Educação

Centenas de crianças assinalaram Dia Internacional da Paz em Oliveira do Hospital

Três centenas de crianças do 1.º CEB do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital participaram esta quarta-feira, numa iniciativa mundial, …

Última Hora

Incêndio em Nelas mobiliza 161 operacionais

Um incêndio que deflagrou cerca das 14h57 na freguesia de Lapa do Lobo, no concelho de Nelas, mobiliza 161 operacionais, apoiados por 48 viaturas e um meio aéreo.

Última Hora

Hóquei Patins: FCOH inicia campeonato com vitória

A equipa de hóquei patins do Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) estreou-se no Campeonato Nacional da 3ª Divisão da Zona Norte B…

Sociedade

Aldeia das Dez prestou homenagem a Viriato Gouveia

O tecelão e poeta popular, Viriato Gouveia, com 87 anos, foi ontem homenageado em Aldeia das Dez, no concelho de Oliveira do Hospital.

Educação

Eptoliva premiada como melhor escola profissional do país no Congresso Nacional “Cientistas em Ação”

A Eptoliva-Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil, classificou-se em 3º lugar no XIII Congresso Nacional “Cientistas em Ação”, que decorreu nos dias 19, 20 e 21 de

Última Hora

Mais de 340 bombeiros e 10 meios aéreos no combate ao incêndio que lavra em Tábua

São já 344 os bombeiros envolvidos no combate às chamas no concelho de Tábua, na freguesia de Covas e Vila Nova de Oliveirinha. No terreno estão 86 viaturas, apoiadas por

Região

Miguel Ventura reconduzido na liderança da ADIBER

Miguel Ventura mantém-se na liderança da ADIBER- Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra até 2018. A recondução foi unânime …

Última Hora

L’Artista entregou donativos a favor de crianças e animais

A Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, procedeu hoje à entrega dos valores angariados por ocasião de uma festa popular de cariz solidário.

Informação

Fernando Correia “abre a alma” em autobiografia “O que eu sei de mim”

O conhecido jornalista Fernando Correia apresentou, em Oliveira do Hospital, o seu mais recente livro, no caso uma autobiografia em que “abre a alma” às pessoas.

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 12 de março, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 23.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH. Dele

Região

Neve corta estradas da Serra da Estrela

A maioria das estradas da Serra da Estrela estão, esta segunda-feira, encerradas devido à queda de neve e às condições atmosféricas adversas.

Informação

Município de Oliveira do Hospital associa-se às comemorações nacionais dedicadas à Igualdade

No âmbito do Dia Municipal para a Igualdade, o Município de Oliveira do Hospital através do projeto “Igualdade Local: Cidadania Responsável” …

Última Hora

Festival Municipal da Canção realiza-se dia 4 de junho em Oliveira do Hospital

A iniciativa promovida pela  Câmara  de Oliveira do Hospital vai contar com 19 participantes e  14 canções…

Informação

ARCIAL distinguida com o 1º prémio BPI capacitar

A ARCIAL, Associação para Recuperação de Crianças Inadaptadas de Oliveira do Hospital, foi distinguida com o 1º prémio BPI capacitar, na passada segunda-feira, com o projeto “Flores Ser”.

Informação

Um morto e dois feridos graves em dois acidentes na A1, junto ao nó de Coimbra

A autoestrada A1 está cortada no sentido Sul-Norte, junto ao nó de Coimbra Sul, onde ocorreu um acidente e um atropelamento, pelas 9h00,…

Última Hora

Seia entregou primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento

A Câmara Municipal de Seia entregou, ontem, os primeiros cartões da Rede Solidária do Medicamento, ao abrigo do programa protocolado com a Associação Dignitude,…

Informação

Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira

A queda de neve acima dos 400 ou 600 metros deixa os distritos de Bragança e Vila Real sob aviso laranja entre as 18h00 de hoje e as 06h00 de

Nacional

“Ontem foi o dia com maior número de incêndios” em Portugal este ano

A adjunta de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Patrícia Gaspar, fez esta manhã o rescaldo das operações que estão em curso…