Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

Associações de apoio às vítimas afirmam que relatório confirma denúncias

As associações de apoio às vítimas dos incêndios de outubro de 2017 realçaram o facto de o relatório entregue pela Comissão Técnica Independente (CTI) confirmar as denúncias de “descoordenação total” e de falta de meios.

“Num primeiro momento chegámos a ficar apreensivos” de que se concluísse ter-se tratado de “uma inevitabilidade”, de se atribuir a “tragédia” a um “fenómeno da mãe natureza”, o que seria “muito irresponsável”, disse à Lusa Luís Lagos, da Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal.

“Teve a sua quota-parte, mas não foi só isso. Estávamos no terreno e sentimos que falhou muita coisa. Falhou tudo. Ficámos entregues à nossa sorte”, disse, saudando a “atenção” com que se analisou o que aconteceu.

Luís Lagos referiu ainda as falhas nas comunicações e no comando, também apontadas no relatório, sublinhando que não admitir todas as falhas que ocorreram e apontar o dedo “só à mãe natureza” seria criar as condições para a tragédia se repetir.

“Além do apuramento de responsabilidades, porque a culpa não pode morrer solteira, estes relatórios criam memória”, levando a perceber o que correu mal e o que é preciso fazer para que “uma tragédia destas nunca mais volte a acontecer”, afirmou.

Também para Nuno Pereira, do Movimento Associativo de Apoio às Vitimas dos Incêndios de Midões (MAAVIM), “quase não era preciso um relatório” para a conclusão de que falhou a capacidade de “previsão e de programação” para “minimizar a extensão” dos incêndios, lamentando os “erros enormes” e defendendo ser “urgente um plano” que ordene a floresta, mais do que a “confusão instalada no terreno”.

Para Nuno Pereira, quem tem o poder de decisão “parece não ter aprendido nada”, como mostra a forma como foram feitas as candidaturas a apoios, que a MAAVIM exige que sejam reabertas.

Fonte: Lusa

image_pdfimage_print
Previous Relatório contabiliza 48 mortos nos incêndios de outubro
Next EPTOLIVA vence os Concursos Municipais de Ideias de Negócio em Tábua e Oliveira do Hospital

Artigos Relacionados

Última Hora

Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”

A mulher de 76 anos que estava dada como desaparecida desde terça-feira em Cótimos, no concelho de Trancoso, foi encontrada “bem de saúde”, numa aldeia vizinha.

Última Hora

Taça de Portugal: FCOH prossegue. Nogueirense foi eliminado da competição

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) e a Associação Desportiva Nogueirense (ADN), os dois clubes do concelho oliveirense a jogar no Campeonato Nacional, disputaram, ontem, a 1ª eliminatória

Última Hora

Candidatura da Rede das Aldeias de Montanha aprovada pelo Fundo Ambiental

A candidatura “Valorizar o Património Ambiental da Serra da Estrela e Promover a Transição para a Economia Circular nas Aldeias de Montanha” …

Informação

“Cégada do Entrudo” recupera tradições em Meruge

Apostada na recuperação cultural das tradições do Entrudo vivenciadas na Freguesia de Meruge, a Associação de Desenvolvimento Social e Cultural do Vale do Cobral,…

Destaque

Concerto solidário ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

Oliveira do Hospital vai ser palco, no dia 23 de dezembro, de um concerto solidário destinado a ajudar as vítimas do incêndio de 15 de outubro. A iniciativa é organizada…

Informação

“O Valor da Água” em exposição na Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe durante os próximos dias a exposição “O Valor da Água”, que pode ser visitada até ao dia 4 de Maio.

Região

Governo sugere eventos de empresas no Interior para relançar turismo

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, apelou ontem às empresas para realizarem reuniões e outras iniciativas nos concelhos mais afetados…

Última Hora

Condeixa: Jovem de 25 anos morre após colisão frontal com camião

Uma colisão frontal entre um ligeiro e um pesado provocou a morte a um condutor de 25 anos no IC2, na zona de Arrifana, Condeixa.

Última Hora

Evento Dão Primores premeia colheitas de 2015

No passado dia 23 de Maio, a Comissão Vitivinícola Regional do Dão cumpriu, mais uma vez, a tradição de divulgar os prémios…

Sociedade

Saúde gerou polémica na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital

O deputado do PSD, João Brito, viu rejeitada a proposta que apresentou em reunião da Assembleia Municipal para reposição do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) 24 horas por dia.

Sociedade

Igreja Moçárabe de Lourosa é monumento nacional há 100 anos

Hoje assinala-se o centenário da classificação da Igreja Moçárabe de Lourosa como Monumento Nacional. A efeméride fica marcada com o anúncio da requalificação do espaço envolvente num investimento de 400 mil

Informação

Luís Lagos questiona regresso de competências ao tribunal e acusa Alexandrino de “número político”

O deputado do CDS-PP na Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, Luís Lagos, acusou o presidente da autarquia de fazer um “número político”,…

Região

Pedro Dias, suspeito de duplo homicídio, continua a monte

A GNR continua à procura de Pedro João Dias , de 44 anos, o homem suspeito de na madrugada da última terça-feira ter assassinado um militar da GNR e um

Destaque

Oliveira do Hospital afirma Marchas Populares como “uma das maiores iniciativas da região”

As Marchas Populares de Oliveira do Hospital, “uma das maiores iniciativas da região”, é motivo de “orgulho” para o Município oliveirense.

Informação

The Day After reabre portas para ajudar vítimas dos incêndios

A mítica discoteca The Day After, uma marca na diversão nocturna de Viseu, vai reabrir, amanhã à noite, a partir das 22 horas, para receber a iniciativa“Uma Noite Por Todos”.

Região

Penacova promove iniciativa “A minha floresta é melhor que a tua”

A Biblioteca Municipal de Penacova em conjunto com o Gabinete Técnico Florestal do Município de Penacova estão a implementar um novo projeto intitulado “A minha floresta é melhor do que

Nacional

GNR deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana

A Guarda Nacional Republicana deteve 74 pessoas em flagrante delito no fim de semana e apreendeu 941 doses de cocaína, informou hoje a GNR.

Sociedade

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Desporto

Mário Patrão lidera Morocco Desert Challenge 

Mário Patrão foi, ontem, de novo o mais rápido no segundo dia do Morocco Desert Challenge, depois de ter disputado um setor seletivo de 470 quilómetros…

Informação

Mais de 500 pessoas morreram nas estradas portuguesas em 2017

Mais de 500 pessoas morreram no ano passado nas estradas portuguesas, segundo dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), que indicam também um aumento dos acidentes rodoviários e dos

Última Hora

Seia: Inscrições abertas para Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas

Estão abertas, até ao dia 5 de julho, as inscrições para o Programa Agora Nós – Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas 2018,…

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 27 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 4.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do Agrupamento

Politica

João Brito quer um PSD “forte” e “a uma só voz” para vencer autárquicas de 2017

O novo presidente do PSD de Oliveira do Hospital, João Brito, encara a sua eleição como um “virar de página” no partido que quer “forte” e “unido” para …

Última Hora

Município de Penacova em combate contra “vespas invasoras”

O Município de Penacova, no âmbito do protocolo estabelecido com a RefCast e, em linha com o determinado no Plano de Ação Nacional para controlo do inseto Dryocosmus kuriphilus,…