Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Associação quer apoiar vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal

Chama-se Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal e foi oficialmente apresentada, na tarde do último sábado, naquela que foi um das áreas mais afetadas pelo fogo no concelho de Oliveira do Hospital, a Zona Industrial.

movimento 4

Constituída na sequência dos fortes incêndios que dizimaram toda a região e, de modo particular, o concelho de Oliveira do Hospital, a Associação representa as vítimas humanas e lesados materiais daquele que já é considerado como o maior incêndio em Portugal, responsável por 44 mortes e prejuízos incalculáveis ao nível da floresta, agricultura e empresas de vários setores.

movimento 3

A mobilizar dezenas de empresários e vítimas do forte incêndio, a Associação resulta de um movimento cívico que tem as suas bases no concelho de Oliveira do Hospital que é “completamente apartidário” e centrado na “defesa das pessoas que perderam o emprego e as suas casas e das empresas que viram uma vida destruída em cinco minutos ou menos”. Assim explicou Luís Lagos, um dos promotores deste movimento, para quem urge tomar medidas para minimizar esta catástrofe só comparável ao “terramoto de 1755”. “Juntos vamos querer perceber de quem é a responsabilidade… onde está a inércia do Estado”, acrescentou.

No imediato, a Associação pretende uma reunião com o presidente da República, ao qual vão apelar à sua “magistratura de influência” para “ajudar estas vítimas”.

 

movimento 2

Diante do estado em que ficou o concelho e a região, Luís Lagos diz sentir “uma grande tristeza”. Por esse motivo, decidiu abandonar as funções políticas que exercia, nomeadamente a liderança da distrital do CDS-PP. “Entreguei cartão de militante porque a classe política está mais preocupada com o jogo partidário”, afirmou Luís Lagos que assumirá o mandato na Assembleia Municipal – foi eleito deputado nas últimas eleições autárquicas – como “independente”. “Estou cá para defender a minha terra”, disse o oliveirense que, a esta altura, está na disposição de “lutar para levar este projeto até ao fim”.

“Oliveira do Hospital precisa da união dos empresários. O que nos falta é uma voz e temos que nos unir para isso”, defendeu.

movimento 1

image_pdfimage_print
Previous Xanana Gusmão trouxe solidariedade e prometeu ajudar Oliveira do Hospital
Next ANPC emite aviso sobre o aumento de temperatura para a próxima semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Informação

Pelo menos trinta concelhos com risco máximo de incêndio

Trinta concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Viseu, Porto, Braga, Vila Real e Guarda apresentam hoje risco máximo …

Última Hora

Pepa é o novo treinador no Tondela

Pepa é o técnico que substitui Petit no comando técnico do clube de Tondela. Começa a trabalhar esta quarta-feira.

Sociedade

Mantém-se a “caça ao homem” que matou um GNR e um civil em Aguiar da Beira

Mantém-se a enorme ‘caça ao homem’ acionada pela Guarda Nacional Republicana, depois de na manhã de terça-feira um militar da GNR ter sido morto…

Última Hora

Novo modelo da Peugeot Citröen vai criar 400 novos postos de trabalho em Mangualde

A produção do novo modelo automóvel na fábrica da Peugeot-Citroen de Mangualde, a partir do próximo ano, poderá criar mais 300 postos de trabalho na linha de produção.

Informação

PJ de Coimbra detém quatro suspeitos de tráfico de drogas

A PJ identificou e deteve, hoje, em Coimbra e Leiria três homens e uma mulher suspeitos do crime de tráfico de estupefacientes, no âmbito de ação de combate ao tráfico

Destaque

Oliveira do Hospital quer bater record de visitantes na EXPOH

É elevada a fasquia em torno da EXPOH- Feira Regional de Oliveira do Hospital. A apostar num cartaz equilibrado e num bilhete geral, a Câmara Municipal …

Região

Acidente obrigou a cortar A1 junto à saída para Soure

A Autoestrada A1 esteve cortada, esta manhã, entre os nós de Pombal e Condeixa, no sentido Sul-Norte, junto à saída para Soure, devido a um acidente registado ao quilómetro 169.

Sociedade

BLC3 recebeu visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação

A BLC3- Campus de Tecnologia e Inovação, localizada em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital recebeu ontem a visita do secretário de Estado da Agricultura e Alimentação,

Informação

Praticante de parapente sofreu ferimentos graves em Linhares da Beira

Um homem ficou hoje gravemente ferido ao aterrar mal de parapente em Linhares da Beira, disse à agência Lusa o comandante dos Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Carlos Almeida.

Educação

Oliveira do Hospital quer uma Escola Feliz

Pelo quinto ano consecutivo, o município de Oliveira do Hospital está empenhado em proporcionar um arranque de ano letivo mais feliz a um conjunto de 30 alunos do 1º ciclo.

Destaque

Nogueirense consegue a manutenção no Campeonato de Portugal Prio ao vencer o Arões por 5-4, após grandes penalidades

No jogo “do tudo ou do nada” da Segunda partida da 2 mão – fase de manutenção no Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a manutenção após marcação das grandes

Última Hora

Município de Nelas apresenta Feira do Vinho do Dão na BTL

O Município de Nelas marca presença, e pelo quarto ano consecutivo, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que arrancou ontem na FIL, no Parque das Nações, em Lisboa, …

Região

Homem de 49 anos desaparecido em Folgosinho desde o dia 15 de outubro

Um homem de 49 anos está desaparecido desde o dia 15 na localidade de Folgosinho, no concelho de Gouveia, distrito da Guarda, …

Região

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Informação

Incêndio em Pampilhosa da Serra é o que mais meios mobiliza

Dois aviões Canadair foram hoje mobilizados para o combate ao incêndio na Pampilhosa da Serra, no distrito de Coimbra, que às 08h30 era o fogo que mobilizava mais meios.

Última Hora

Câmara vai pedir indemnização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo” por falha prolongada de água na cidade

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital admitiu, esta manhã, pedir uma indeminização à empresa “Águas de Lisboa e Vale do Tejo”, …

Destaque

UP de Oliveira do Hospital “sonha” com Santuário de S. João Paulo II

Passado quase um ano desde a inauguração da estátua de S. João Paulo II, a Unidade Pastoral de Oliveira do Hospital prepara a celebração anual do seu padroeiro…

Sociedade

Projeto GST Train Experiences pretende estruturar o turismo na região

“GST Train Experiences” é nome do projeto que está a ser promovido pelos alunos do mestrado em Gestão e Sustentabilidade no Turismo, da Escola Superior…

Informação

Gala Social com grande brilho na EXPOH

A terceira noite da ExpOH foi dedicada à Gala Social e constituiu um momento de reconhecimento público ao trabalho das Instituições Particulares de Solidariedade Social e Lares privados do concelho,…

Região

Idosa desaparecida em Trancoso foi encontrada “bem de saúde”

A mulher de 76 anos que estava dada como desaparecida desde terça-feira em Cótimos, no concelho de Trancoso, foi encontrada “bem de saúde”, numa aldeia vizinha.

Informação

Novos alunos chegam confiantes à ESTGOH

Desde segunda feira, dia 12, um número significativo de alunos já efetuou o processo de matrícula na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

Região

PJ deteve suspeito de atear seis incêndios em Arrancada do Vouga, concelho de Águeda

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um homem pela presumível autoria de seis crimes de incêndio florestal.

Última Hora

Dois mortos em acidente entre carro e camião em Aveiro

Duas pessoas morreram e uma ficou gravemente ferida, esta madrugada, na sequência de um acidente entre um veículo pesado e um ligeiro, em Aveiro