Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Apresentada cinco dias após o trágico incêndio, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal foi hoje formalmente constituída, …

… reunindo várias dezenas de pessoas do concelho de Oliveira do Hospital e da região que foram afetadas pelo fogo.

Até aqui porta voz deste movimento cívico, Luís Lagos é a partir de hoje o presidente da Associação que parte para o terreno com “um grande espírito de compromisso” para com as pessoas que sofreram danos, assim como nas empresas”. O objetivo passa por “exigir uma nova responsabilidade do poder político central”. “Que nos deem respostas, que criem oportunidades para as pessoas que vivem aqui, porque nós não somos portugueses de segunda”, defende o presidente da Associação.


associacao2 A juntar 25 elementos nos seus órgão sociais – Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal – a Associação conta já com uma base supramunicipal, chamando a si vítimas de Oliveira do Hospital, mas também de Tondela, Tábua, Arganil, Seia, entre outros concelhos. “As pessoas são livres de se associarem, desde que tenham dano e amor profundo pela sua região”, explica Luís Lagos, notando que o que se pretende é “um debate que possa resultar em algo positivo para a região”.


Nascida em Oliveira do Hospital, a Associação passa a ter sede neste concelho que no dia 15 de outubro, “conquistou de forma inglória, o título da terra queimada”, lamentou Luís lagos. “Foi o concelho que sofreu mais dano, teve mais área ardida e mais mortes”, observou.


associacao3Nuno Nunes, conhecido empresário oliveirense na área do comércio e reparação de motos, está entre as vítimas do incêndio de 15 de outubro. Na fatídica noite perdeu 41 motos, sendo que mais de 30 eram de clientes. “Não ficou nada”, contou à Rádio Boa Nova, estimando que o prejuízo ascenda os 400 mil Euros. Agora, recusa-se a cruzar os braços. Já está a trabalhar numa garagem com algum material que já conseguiu, porque os 15 anos de dedicação à empresa a isso obrigam. “Não posso parar, nem baixar a cabeça”, refere, contando que por isso decidiu integrar a Associação “para ver se não somos esquecidos”.

Na empresa Indubeira, localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, as instalações não sofreram danos, mas arderam os cinco camiões, num prejuízo perto de 500 mil Euros. Orlando Gouveia tem vindo a repor a frota com viaturas usadas e conforme as necessidades. A sua quinta, em Santa Ovaia, também ardeu, incluindo animais. Conseguiu salvar a casa. Entende, por isso, que deve integrar a Associação porque “juntos temos mais força”.

É com desânimo que Luís Miguel Falcão de Brito faz contas aos prejuízos. Perdeu 30 hectares de olival e 70 hectares de floresta certificada. Perdeu a azeitona deste ano e a dos próximos 10, no caso de avançar com a replantação do olival. Em causa está um prejuízo de “centenas de milhares de Euros” que Luís Miguel Falcão de Brito não vê como recuperar. “Com os apoios que estão em cima da mesa vai ser o abandono total”, refere o também proprietário de um lagar de azeite, onde fez um investimento na ordem dos dois milhões de Euros e que, em período de campanha, dava emprego a 12 colaboradores. Agora, só conta com cinco funcionários, porque se prevê uma colheita de azeitona muito fraca. “Não sei qual vai ser o futuro”, continuou, confessando-se “muito desanimado” com a situação atual.

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã
Next Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

Artigos Relacionados

Última Hora

Sinistralidade: sete detenções, 578 infrações e 72 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 2 a 8 de outubro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Última Hora

Carnaval com frio e chuva

A Chuva, o vento e o frio vão continuar continuar presentes nas festividades carnavalescas. Nesta segunda-feira de Carnaval, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva e descida de

Última Hora

“Leitores de verão” nas praias fluviais e piscinas do concelho de Oliveira do Hospital

As Bibliotecas Públicas Municipais de Oliveira do Hospital vão acompanhar o leitores durante as suas férias.

Sociedade

Paulo Campos entre os três ex-governantes de Sócrates sob escuta no caso das PPP

Mário Lino, António Mendonça e Paulo Campos, três antigos governantes de José Sócrates, estiveram sob escuta telefónica no âmbito da investigação do Ministério Público …

Informação

Festival Municipal da Canção com inscrições abertas até 16 de fevereiro

Encontram-se a decorrer, até 16 de fevereiro, as inscrições para o “Festival Municipal da Canção”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Sociedade

Marcelo Rebelo de Sousa considerou Festa do Queijo um “certame nacional”

O presidente da República que, no sábado esteve de visita a Oliveira do Hospital, disse que a Festa do Queijo Serra da Estrela “já é um certame nacional”.

Última Hora

Nuno Ribeiro, vereador do desporto da CMOH, em entrevista ao programa “Minuto 91”

Nuno Ribeiro, vereador do desporto do município de Oliveira do Hospital em entrevista exclusiva ao programa desportivo da Rádio Boa Nova “Minuto 91”, falou sobre a Gala do Desporto e

Sociedade

Oliveira do Hospital participa “com orgulho” na caminhada “O que nos Liga”

É já no próximo domingo, dia 27 de maio, que Oliveira do Hospital se associa à iniciativa promovida pelo Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.

Região

Homem detido por 39 furtos nos distritos de Viseu e Guarda

O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Mangualde, deteve, na passada segunda-feira, um homem de 39 anos,…

Informação

Nelas: GNR investiga onda de assaltos

A GNR está a investigar assaltos que aconteceram nos últimos dias no concelho de Nelas.

Informação

Ténis de Mesa: Jovens do CCPOH brilham no III Circuito Municipal de Tábua

No último sábado, 22 de outubro, a jovem equipa de ténis de mesa do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital (CCPOH) deslocou-se ao vizinho concelho de Tábua,

Região

Desde o início do ano ocorreram cinco incêndios em habitações em Oliveira do Hospital. No distrito foram 120

No período de 1 de janeiro a 26 de março deste ano ocorreram cinco incêndios urbanos no concelho de Oliveira do Hospital, menos três do que em 2015 …

Informação

Câmara de Oliveira do Hospital cria Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital (CMOH) abre esta quarta-feira, dia 8 de novembro, um Gabinete de Apoio aos Empresários Afetados pelos Incêndios (GAEAI), …

Última Hora

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Informação

Todas as crianças terão médico de família logo após o nascimento

Todas as crianças têm, a partir desta quinta-feira, 1 de setembro, médico de família logo após o seu nascimento, no âmbito do projeto “Nascer Utente”…

Informação

Município de Oliveira do Hospital já investiu meio milhão de euros no incentivo à natalidade

O Município de Oliveira do Hospital já investiu cerca de 500 mil euros no Programa Municipal de Incentivo à Natalidade (PMIN), com a particularidade de esse investimento social ter sido

Última Hora

Cerimónias fúnebres de Mário Soares iniciam esta segunda feira

Dois dias depois da morte de Mário Soares, as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República iniciam-se hoje com o cortejo que levará o corpo para o Mosteiro

Informação

Associação da Serra da Estrela pede recuperação de áreas ardidas

A URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela defendeu hoje a recuperação das áreas destruídas pelos incêndios naquela região…

Última Hora

Soltem Talentos anima noite de 2 de agosto na EXPOH

O concurso Soltem Talentos volta a ocupar lugar de destaque na programação da EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital.

Região

PJ deteve suspeito de pornografia de menores em Fornos de Algodres

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, procedeu à detenção de um homem de 27 anos,…

Informação

Penacova promoveu ação de formação da Vespa Velutina

O Município de Penacova e a Associação Nativa – Natureza, Invasoras e Valorização Ambiental promoveram, no passado dia 30 de junho, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina – Métodos de controlo

Informação

Comboio parou cinco horas em Vilar Formoso devido a fuga de materiais perigosos

A linha de comboio em Vilar Formoso esteve interrompida durante cinco horas devido a uma fuga numa cisterna que transportava materiais perigosos (árgon, no caso).

Destaque

Deslizamentos e quedas de árvores em Oliveira do Hospital. Proteção Civil atenta à subida do Rio Alva

O mau tempo que se tem feito sentir provocou “um conjunto de situações de deslizamento de terras, queda de árvores e o aumento do caudal do Rio Alva”, referiu o