Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Apresentada cinco dias após o trágico incêndio, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal foi hoje formalmente constituída, …

… reunindo várias dezenas de pessoas do concelho de Oliveira do Hospital e da região que foram afetadas pelo fogo.

Até aqui porta voz deste movimento cívico, Luís Lagos é a partir de hoje o presidente da Associação que parte para o terreno com “um grande espírito de compromisso” para com as pessoas que sofreram danos, assim como nas empresas”. O objetivo passa por “exigir uma nova responsabilidade do poder político central”. “Que nos deem respostas, que criem oportunidades para as pessoas que vivem aqui, porque nós não somos portugueses de segunda”, defende o presidente da Associação.


associacao2 A juntar 25 elementos nos seus órgão sociais – Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal – a Associação conta já com uma base supramunicipal, chamando a si vítimas de Oliveira do Hospital, mas também de Tondela, Tábua, Arganil, Seia, entre outros concelhos. “As pessoas são livres de se associarem, desde que tenham dano e amor profundo pela sua região”, explica Luís Lagos, notando que o que se pretende é “um debate que possa resultar em algo positivo para a região”.


Nascida em Oliveira do Hospital, a Associação passa a ter sede neste concelho que no dia 15 de outubro, “conquistou de forma inglória, o título da terra queimada”, lamentou Luís lagos. “Foi o concelho que sofreu mais dano, teve mais área ardida e mais mortes”, observou.


associacao3Nuno Nunes, conhecido empresário oliveirense na área do comércio e reparação de motos, está entre as vítimas do incêndio de 15 de outubro. Na fatídica noite perdeu 41 motos, sendo que mais de 30 eram de clientes. “Não ficou nada”, contou à Rádio Boa Nova, estimando que o prejuízo ascenda os 400 mil Euros. Agora, recusa-se a cruzar os braços. Já está a trabalhar numa garagem com algum material que já conseguiu, porque os 15 anos de dedicação à empresa a isso obrigam. “Não posso parar, nem baixar a cabeça”, refere, contando que por isso decidiu integrar a Associação “para ver se não somos esquecidos”.

Na empresa Indubeira, localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, as instalações não sofreram danos, mas arderam os cinco camiões, num prejuízo perto de 500 mil Euros. Orlando Gouveia tem vindo a repor a frota com viaturas usadas e conforme as necessidades. A sua quinta, em Santa Ovaia, também ardeu, incluindo animais. Conseguiu salvar a casa. Entende, por isso, que deve integrar a Associação porque “juntos temos mais força”.

É com desânimo que Luís Miguel Falcão de Brito faz contas aos prejuízos. Perdeu 30 hectares de olival e 70 hectares de floresta certificada. Perdeu a azeitona deste ano e a dos próximos 10, no caso de avançar com a replantação do olival. Em causa está um prejuízo de “centenas de milhares de Euros” que Luís Miguel Falcão de Brito não vê como recuperar. “Com os apoios que estão em cima da mesa vai ser o abandono total”, refere o também proprietário de um lagar de azeite, onde fez um investimento na ordem dos dois milhões de Euros e que, em período de campanha, dava emprego a 12 colaboradores. Agora, só conta com cinco funcionários, porque se prevê uma colheita de azeitona muito fraca. “Não sei qual vai ser o futuro”, continuou, confessando-se “muito desanimado” com a situação atual.

Previous Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã
Next Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

Artigos Relacionados

Região

SEF instaurou15 processos por emprego de mão-de-obra ilegal

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) instaurou na quarta-feira 15 processos de contraordenação por emprego de mão-de-obra ilegal e identificou 22 pessoas…

Última Hora

Caule mobilizou crianças na “caça” às espécies autóctones

A Caule assinalou de forma diferente o Dia Mundial da Floresta Autóctone. A habitual ação de plantação foi substituída por uma “caça” às espécies autóctones com crianças da Escola Básica

Última Hora

Plano de Coimbra mantém meios no período mais crítico

O Plano Operacional Distrital de Coimbra de combate a incêndios está “aprovado e homologado desde 15 de maio”, mantendo no período mais crítico de fogos um dispositivo semelhante ao dos

Última Hora

GNR detém 43 pessoas em 12 horas, 31 por condução sob o efeito do álcool

A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve 43 pessoas entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de hoje, em todo o território nacional, no âmbito das operações de combate à

Região

Incêndios: Arganil procede a levantamento de prejuízos nas habitações

Na sequência dos incêndios que fustigaram o concelho de Arganil nos dias 15 e 16 de outubro, estão no terreno, desde o passado dia 31 de outubro, …

Última Hora

Homem detido em Gouveia por posse de 23 armas

O Comando Territorial da Guarda, através do Posto Territorial de Seia, deteve ontem, um homem de 61 anos, por violência doméstica, no concelho de Gouveia.

Última Hora

Tribunal de Contas valida reconstrução de 31 casas em Arganil no valor de 4,2 milhões

O Tribunal de Contas deu visto à reconstrução das 31 habitações permanentes afetadas pelo incêndio de 15 de outubro no concelho de Arganil, cujo valor ascende aos 4,2 milhões de

Informação

Big Band EPSE abre hoje cartaz do Seia Jazz & Blues

No âmbito da programação do XII Seia Jazz & Blues, e dando continuidade ao sucesso dos anos anteriores, o Município de Seia levou o Jazz às escolas do concelho. A

Informação

Bombeiros de Lagares da Beira comemoram 71º aniversário e os 40 anos da fanfarra

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lagares da Beira comemora no domingo, 4 de junho, o seu 71º aniversário, na presença do …

Programas

Eptoradio na Boa Nova

Esta sexta, a partir das 14h00, o  EPTORADIO será um programa musical. No decorrer do programa serão apresentadas as principais notícias, sobre as várias atividades que se desenvolvem na Escola

Região

Dois bombeiros ficaram feridos no combate ao fogo em Trancoso

O combate ao incêndio de Trancoso, no distrito da Guarda, está a evoluir de forma favorável. Fonte do CDOS da Guarda adiantou que há dois bombeiros feridos,…

Última Hora

Idosos de IPSS de Penacova participaram em “Matiné Dançante”

Na continuidade das atividades previstas na Rede Social para o ano de 2018, no passado dia 24 de maio, cerca de 150 idosos das várias Instituições Particulares de Solidariedade Social