Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Apresentada cinco dias após o trágico incêndio, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal foi hoje formalmente constituída, …

… reunindo várias dezenas de pessoas do concelho de Oliveira do Hospital e da região que foram afetadas pelo fogo.

Até aqui porta voz deste movimento cívico, Luís Lagos é a partir de hoje o presidente da Associação que parte para o terreno com “um grande espírito de compromisso” para com as pessoas que sofreram danos, assim como nas empresas”. O objetivo passa por “exigir uma nova responsabilidade do poder político central”. “Que nos deem respostas, que criem oportunidades para as pessoas que vivem aqui, porque nós não somos portugueses de segunda”, defende o presidente da Associação.


associacao2 A juntar 25 elementos nos seus órgão sociais – Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal – a Associação conta já com uma base supramunicipal, chamando a si vítimas de Oliveira do Hospital, mas também de Tondela, Tábua, Arganil, Seia, entre outros concelhos. “As pessoas são livres de se associarem, desde que tenham dano e amor profundo pela sua região”, explica Luís Lagos, notando que o que se pretende é “um debate que possa resultar em algo positivo para a região”.


Nascida em Oliveira do Hospital, a Associação passa a ter sede neste concelho que no dia 15 de outubro, “conquistou de forma inglória, o título da terra queimada”, lamentou Luís lagos. “Foi o concelho que sofreu mais dano, teve mais área ardida e mais mortes”, observou.


associacao3Nuno Nunes, conhecido empresário oliveirense na área do comércio e reparação de motos, está entre as vítimas do incêndio de 15 de outubro. Na fatídica noite perdeu 41 motos, sendo que mais de 30 eram de clientes. “Não ficou nada”, contou à Rádio Boa Nova, estimando que o prejuízo ascenda os 400 mil Euros. Agora, recusa-se a cruzar os braços. Já está a trabalhar numa garagem com algum material que já conseguiu, porque os 15 anos de dedicação à empresa a isso obrigam. “Não posso parar, nem baixar a cabeça”, refere, contando que por isso decidiu integrar a Associação “para ver se não somos esquecidos”.

Na empresa Indubeira, localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, as instalações não sofreram danos, mas arderam os cinco camiões, num prejuízo perto de 500 mil Euros. Orlando Gouveia tem vindo a repor a frota com viaturas usadas e conforme as necessidades. A sua quinta, em Santa Ovaia, também ardeu, incluindo animais. Conseguiu salvar a casa. Entende, por isso, que deve integrar a Associação porque “juntos temos mais força”.

É com desânimo que Luís Miguel Falcão de Brito faz contas aos prejuízos. Perdeu 30 hectares de olival e 70 hectares de floresta certificada. Perdeu a azeitona deste ano e a dos próximos 10, no caso de avançar com a replantação do olival. Em causa está um prejuízo de “centenas de milhares de Euros” que Luís Miguel Falcão de Brito não vê como recuperar. “Com os apoios que estão em cima da mesa vai ser o abandono total”, refere o também proprietário de um lagar de azeite, onde fez um investimento na ordem dos dois milhões de Euros e que, em período de campanha, dava emprego a 12 colaboradores. Agora, só conta com cinco funcionários, porque se prevê uma colheita de azeitona muito fraca. “Não sei qual vai ser o futuro”, continuou, confessando-se “muito desanimado” com a situação atual.

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã
Next Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

Artigos Relacionados

Última Hora

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Informação

Exposição de alunos de Oliveira do Hospital alerta para a Violência no Namoro

“O amor só existe quando um não agride o outro seja de que forma for. Quem ama não agride.” As palavras são da Conselheira Municipal para a Igualdade, Teresa Gouveia

Educação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Última Hora

Miguel Ventura toma posse para mais um mandato na liderança da Adiber

Está marcada para dia 30 de janeiro, pelas 18h00, a tomada de posse dos órgãos sociais da ADIBER até 2018. Miguel Ventura mantém-se na liderança.

Informação

Associação Geopark Estrela encerra ciclo de “Conferências da Estrela”

Durante os últimos 9 meses, a Associação Geopark Estrela, promoveu 9 conferências em 9 municípios diferentes, onde foram discutidas as principais temáticas…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 20 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Região: Ex-bancária confessa em tribunal ter desviado 655 mil euros

Uma ex-bancária do BCP, em Vila Nova de Poiares, confessou ter desviado 655 mil euros de contas de clientes tal como é relatado pelo Ministério Público.

Região

Câmara de Arganil avança com obras de Reabilitação e Beneficiação da ETAR da Relvinha

O Município de Arganil iniciou, neste mês de julho, as obras de reabilitação da Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial da Relvinha,…

Última Hora

Incêndio em casa de idosas cegas mata uma de três irmãs

Uma idosa de 63 anos morreu, na noite desta quarta-feira, vítima de um incêndio que deflagrou na habitação em que residia, em Covas do Rio, São Pedro do Sul. A

Sociedade

ESTGOH recupera “Marketing” e conquista dois novos cursos

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) vai contar com três novos cursos, a lecionar neste ano letivo.

Desporto

FCOH vence o Pampilhosense (2-0) e Nogueirense vence o Pampilhosa (1-0)

No Distrital de Honra da AFC, Jornada 11, o FCOH venceu o Pampilhosense por 2-0. O resultado foi melhor do que a partida de futebol. A primeira parte foi muito dividida

Destaque

18 detenções, 486 infrações e 75 acidentes no distrito de Coimbra

No âmbito de um conjunto de operações no distrito, na semana de 31 de outubro a 6 de novembro, o Comando Territorial de Coimbra da GNR…

Última Hora

Oliveira do Hospital é 21º município mais transparente do país

O Município de Oliveira do Hospital ocupa o lugar 21 no índice da Associação Cívica Transparência e Integridade, que mede a disponibilização de informação de interesse público nos sites dos

Informação

Jorge Carvalho coroado Rei de Porto de Mós por…uma décima

Porto de Mós recebeu este fim de semana o 1º Rallye Castelo Porto Mós, primeira prova do Troféu Ralis Regional do Centro cuja organização esteve a cargo do Penela Race

Informação

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 9 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 9.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

Embaixador da Holanda em Portugal visitou comunidade de cidadãos holandeses residentes em Oliveira do Hospital

O embaixador da Holanda em Portugal, Govert de Vroe, deslocou-se ao Município de Oliveira do Hospital para reunir com a comunidade…

Educação

Universidade da Beira Interior integra programa das Nações Unidas

A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai integrar a “United Nations Academic Impact (UNAI)”, programa que reúne academias e instituições de todo o mundo ligadas à investigação.

Última Hora

Morreu o empresário Américo Amorim

O empresário Américo Amorim morreu, esta quinta-feira, na sequência de complicações de saúde que o afetavam há algum tempo.

Destaque

Bombeiros de Oliveira do Hospital assinalam 95º aniversário

É já no próximo domingo, dia 26 de março, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital (AHBVOH) comemora o seu 95º aniversário.

Informação

Preocupação com “urgências” marca 72º aniversário dos Bombeiros de Lagares da Beira

O fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Oliveira do Hospital e a dificuldade em prestar o melhor socorro às populações marcaram, ontem,…

Destaque

Lourosa acolhe mais uma Feira Moçárabe neste fim de semana

Lourosa volta a ser palco de mais uma edição da Feira Moçárabe, evento único no país por constituir uma viagem histórica no tempo em que os cristãos e os muçulmanos…

Última Hora

Conheça o calendário desportivo de fim de semana

O líder Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) joga domingo com o Carapinheirense. A AD de Lagares da Beira defronta o Tourizense. O Nogueirese desloca-se ao U. Leiria.

Informação

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Informação

Oliveira do Hospital recebe semana distrital da Proteção Civil

Oliveira do Hospital é o município do distrito de Coimbra que acolhe este ano a Semana da Proteção Civil, que decorrerá entre os dias 16 e 20 de março no