Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Associação luta por “respostas e oportunidades” para as vítimas do incêndio de 15 de outubro

Apresentada cinco dias após o trágico incêndio, a Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal foi hoje formalmente constituída, …

… reunindo várias dezenas de pessoas do concelho de Oliveira do Hospital e da região que foram afetadas pelo fogo.

Até aqui porta voz deste movimento cívico, Luís Lagos é a partir de hoje o presidente da Associação que parte para o terreno com “um grande espírito de compromisso” para com as pessoas que sofreram danos, assim como nas empresas”. O objetivo passa por “exigir uma nova responsabilidade do poder político central”. “Que nos deem respostas, que criem oportunidades para as pessoas que vivem aqui, porque nós não somos portugueses de segunda”, defende o presidente da Associação.


associacao2 A juntar 25 elementos nos seus órgão sociais – Direção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal – a Associação conta já com uma base supramunicipal, chamando a si vítimas de Oliveira do Hospital, mas também de Tondela, Tábua, Arganil, Seia, entre outros concelhos. “As pessoas são livres de se associarem, desde que tenham dano e amor profundo pela sua região”, explica Luís Lagos, notando que o que se pretende é “um debate que possa resultar em algo positivo para a região”.


Nascida em Oliveira do Hospital, a Associação passa a ter sede neste concelho que no dia 15 de outubro, “conquistou de forma inglória, o título da terra queimada”, lamentou Luís lagos. “Foi o concelho que sofreu mais dano, teve mais área ardida e mais mortes”, observou.


associacao3Nuno Nunes, conhecido empresário oliveirense na área do comércio e reparação de motos, está entre as vítimas do incêndio de 15 de outubro. Na fatídica noite perdeu 41 motos, sendo que mais de 30 eram de clientes. “Não ficou nada”, contou à Rádio Boa Nova, estimando que o prejuízo ascenda os 400 mil Euros. Agora, recusa-se a cruzar os braços. Já está a trabalhar numa garagem com algum material que já conseguiu, porque os 15 anos de dedicação à empresa a isso obrigam. “Não posso parar, nem baixar a cabeça”, refere, contando que por isso decidiu integrar a Associação “para ver se não somos esquecidos”.

Na empresa Indubeira, localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital, as instalações não sofreram danos, mas arderam os cinco camiões, num prejuízo perto de 500 mil Euros. Orlando Gouveia tem vindo a repor a frota com viaturas usadas e conforme as necessidades. A sua quinta, em Santa Ovaia, também ardeu, incluindo animais. Conseguiu salvar a casa. Entende, por isso, que deve integrar a Associação porque “juntos temos mais força”.

É com desânimo que Luís Miguel Falcão de Brito faz contas aos prejuízos. Perdeu 30 hectares de olival e 70 hectares de floresta certificada. Perdeu a azeitona deste ano e a dos próximos 10, no caso de avançar com a replantação do olival. Em causa está um prejuízo de “centenas de milhares de Euros” que Luís Miguel Falcão de Brito não vê como recuperar. “Com os apoios que estão em cima da mesa vai ser o abandono total”, refere o também proprietário de um lagar de azeite, onde fez um investimento na ordem dos dois milhões de Euros e que, em período de campanha, dava emprego a 12 colaboradores. Agora, só conta com cinco funcionários, porque se prevê uma colheita de azeitona muito fraca. “Não sei qual vai ser o futuro”, continuou, confessando-se “muito desanimado” com a situação atual.

image_pdfimage_print
Previous Nogueirense defronta o  Sourense. FCOH  e Lagares da Beira jogam contra Condeixa e Ançã
Next Empresas afetadas pelos incêndios podem concorrer a apoios já a partir de hoje

Artigos Relacionados

Sociedade

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Destaque

Autarca de Oliveira do Hospital leva recibo “falsificado” que envolve Liga de Melhoramentos de Aldeia de Nogueira ao Ministério Público

O presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital informou, ontem, que vai fazer queixa no Ministério Público da suposta “falsificação” de um recibo, …

Informação

Menina de nove anos morreu em despiste de automóvel

Uma menina de nove anos faleceu na sequência de um acidente de viação, ontem à tarde, em Cabanões, nos arredores de Viseu. Segundo notícia avançada pelo JN, a menina seguia

Informação

Uma centena de pessoas dá vida a personagens infantis no Dia da Criança em Seia

Um dia diferente, repleto de alegria e muita magia, marcado pela viagem ao mundo encantado que será recriado no Parque Municipal da cidade de Seia,…

Região

Queda de neve obrigou ao corte de duas estradas no distrito de Viseu

A queda de neve no norte do distrito de Viseu obrigou hoje ao corte de duas estradas e ao transporte de crianças de aldeias de Castro Daire…

Última Hora

Alandra apresenta “A noite é nossa” na Rádio Boa Nova

Alandra apresenta hoje no programa “Peça que Passa”, de Zé Conde, o seu primeiro disco intitulado “A noite é nossa”.

Região

Acidente com trator mata ex-bancário em Nelas

Um homem de 74 anos morreu, ontem ao final do dia, vítima de um acidente com um trator, em Nelas, Viseu.

Última Hora

Dia do Emigrante e do Ouvinte e “Somos Portugal” animam último dia da EXPOH

A EXPOH – Feira Regional de Oliveira do Hospital é hoje dedicada aos emigrantes e ouvintes da Rádio Boa Nova que se uniram em almoço convívio. A tarde prossegue…

Última Hora

Mulher com cerca de 70 anos morre em incêndio florestal em Seia

Uma mulher com cerca de 70 anos foi ontem encontrada morta em Seia, junto da localidade de Bogueira, onde eclodiu um incêndio florestal.

Sociedade

Oliveira do Hospital assinalou dia da tolerância com “Cassador de Muros” e críticas a Donald Trump

Oliveira do Hospital assinalou ontem o Dia Internacional da Tolerância com a apresentação do livro “O Cassador de Muros” de Ana Filomena Amaral.

Última Hora

Agricultores e produtores florestais realizam manifestação para reclamar apoios ao governo

Os agricultores e produtores florestais afetados pelos incêndios de 2017 manifestam-se na próxima sexta feira, 2 de fevereiro, junto ao Ministério da Agricultura para reclamar apoios.

Informação

Hoje é dia de greve geral de professores

Os professores realizam hoje uma greve geral e uma concentração em frente ao parlamento, enquanto é debatida a proposta do Orçamento do Estado …

Informação

Ordem dos Médicos do Centro diz que medidas de prevenção da gripe são ineficazes

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos (SRCOM) lamenta a falta de planeamento do Ministério da Saúde para enfrentar o surto da gripe, …

Informação

Festival Internacional da Canção da Serra da Estrela

Começa esta quinta-feira em Seia e vai até domingo (28 de agosto),o Festival Internacional da Canção da Serera da Estrela e conta com a participação de dez “Seia continua a

Última Hora

EXPOH atrai milhares de pessoas a Oliveira do Hospital

O primeiro dia da EXPOH atingiu o maior número de visitantes do que qualquer outro dia desde que o certame é realizado. Para isso contribuíram…

Última Hora

Mau tempo destrói Tenda do Pai Natal e adia programa natalício em Oliveira do Hospital

O mau tempo que se abateu no concelho de Oliveira do Hospital, devido à tempestade “Ana”, destruiu na última noite…

Informação

Jovem oliveirense, André Salgado, venceu segunda temporada do programa “Os Extraordinários”

O jovem André Salgado, com 24 anos, foi o grande vencedor da segunda temporada d´Os Extraordinários. Durante a sua participação, a “mente mais extraordinária do país” …

Região

Estradas na Serra da Estrela cortadas devido à queda de neve

Algumas estradas de acesso à Serra da Estrela estão hoje de manhã cortadas devido à queda de neve e às condições climatéricas adversas, …

Cultura

Cláudia Costa expõe “O Recreio dos Ícones IV” em Arganil

A Câmara Municipal de Arganil inaugura,hoje, às 16h00, a exposição “O Recreio dos Ícones IV”, com pinturas de Cláudia Costa.

Informação

Desporto de fim de semana

No desporto de fim de semana o destaque vai para o Sampaense Basket que não tem tarefa fácil na sua deslocação ao Benfica. O jogo é este sábado às 15h00.

Informação

Cerca de 70 atletas participam em Encontro de Desporto Adaptado em Oliveira do Hospital

O Dia Mundial da Atividade Física, que hoje se assinala, fica marcado no concelho de Oliveira do Hospital, pela realização do terceiro Encontro de Desporto Adaptado, …

Última Hora

16 detenções, 777 infrações e 65 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta, a fiscalização rodoviária,…

Última Hora

Lista B liderada por João Brito, vence eleições para a Comissão Politica de Secção do PSD de Oliveira do Hospital

  João Brito, actual vereador do PSD na câmara Municipal, venceu as eleições para a CP do PSD de Oliveira do Hospital, que decorreu durante a tarde de sábado.    

Informação

Funerais começam amanhã em Oliveira do Hospital

As cerimónias fúnebres das vítimas dos incêndios em Oliveira do Hospital iniciam amanhã, pelas 09h00, com o funeral de Pedro Neves, …