Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

Associação de vítimas do incêndio de outubro reúne amanhã com o Presidente da República

A Associação de Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP) vai reunir amanhã, dia 17 de fevereiro, com o Presidente da República, pelas 18h00, no Palácio de Belém.

Numa comunicação que dirigiu aos associados, a AVMISP refere que o encontro tem o objetivo de “discutir toda a problemática dos incêndios”. “No encontro de amanhã, vamos procurar sensibilizar o senhor Presidente da República para algumas das questões que mais estão a preocupar as vítimas e lesados deste incêndio, não esquecendo, igualmente, a importância de criar condições para que uma tragédia igual nunca mais se volte a repetir no nosso país”, refere a Associação presidida pelo empresário de Oliveira do Hospital, Luís Lagos.

Num “breve” ponto de situação da sua atividade de defesa dos interesses das vítimas e lesados da catástrofe de outubro, a AVMISP informa da reunião realizada no dia 9 de fevereiro com o Primeiro Ministro, António Costa, a quem foi dado a “conhecer o estado atual da situação no terreno, o que já foi feito e o muito que ainda falta fazer”.

“Manifestamos a nossa preocupação pelas ajudas que tardam em chegar às vítimas que sofreram a tragédia de diferentes formas, a ausência de medidas de apoio à reconstrução da segunda habitação e a falta de equidade na comparticipação financeira às empresas afetadas. Dessa reunião, saiu o compromisso do senhor primeiro-ministro, em coordenação com o Ministério do Planeamento e Infraestruturas e com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, de avaliar a possibilidade melhorar os apoios às empresas, assim como estudar a hipótese de criar uma linha de crédito específica que apoie a reconstrução das segundas habitações”, refere a AVMISP.

Certa de que  “algumas destas intenções declaradas pelo senhor primeiro-ministro poderão não ser suficientes”, a Associação assegura que não deixará de “reclamar aquilo que continuará a ser essencial no processo de recuperação desta região”.

image_pdfimage_print
Previous Finanças prolongam até esta sexta-feira prazo para validar faturas e entregar IVA
Next Conheça os jogos deste fim de semana

Artigos Relacionados

Última Hora

Campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’ sensibiliza para a importância da limpeza dos terrenos

A primeira fase da campanha ‘Portugal sem fogos depende de todos’, promovido pelas empresas associadas ao Movimento ECO, já arrancou e pretende sensibilizar…

Região

Arganil altera Projeto de Requalificação do Espaço Público

O Município de Arganil vai apresentar a alteração ao Projeto de Requalificação do Espaço Urbano Público da Vila, nomeadamente a reabilitação do centro histórico, dia 11 de abril, no Salão

Informação

Loriga convida às Marchas Populares

As Marchas Populares prometem animar a vila de Loriga na próxima sexta-feira, dia 15 de junho, pelas 21h30. Este ano, a Marcha de Loriga surge associada ao tema da Gastronomia

Última Hora

Septuagenário detido em Viseu por posse ilegal de armas

  O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Especificas, procedeu ontem …

Última Hora

Acidente com motociclo provoca um morto em Viseu

Um despiste de um motociclo, ocorrido na localidade de Travassos, em S. Pedro de France, Viseu, provocou a morte ao condutor, um homem de 57 anos. 

Informação

João Dinis apela à prevenção para evitar uma tragédia como a de outubro

Com os acontecimentos relativos a outubro do ano passado ainda muito presentes na memória dos lesados, é importante, desde já, exercer ações de prevenção para que não se repitam tragédias

Última Hora

Autarcas da Região de Coimbra exigem intervenção no IP3

A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) exigiu ontem ao Governo e à empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP)…

Nacional

Temperaturas acima dos 30 graus em vários distritos esta sexta-feira

As temperaturas vão subir acima dos 30 graus em vários distritos do país, esta sexta-feira. As máximas variam entre os 33 de Santarém e os 22 na Guarda.

Região

Estradas da Serra da Estrela reabertas

As estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela que estavam encerradas ao trânsito desde terça-feira reabriram hoje de manhã.

Informação

Lamego: Homem ferido após ser atropelado pela própria viatura

Um homem de 48 anos ficou gravemente ferido depois de ter sido atropelado pela própria viatura, ontem de manhã, na cidade de Lamego.

Informação

Juventude Popular lamenta “posicionamento impávido” da Câmara e apela a que “tome parte” no problema da Fundação D. Maria Emília Vasconcelos Cabral

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Concelhia de Oliveira do Hospital da Juventude Popular lamenta “o posicionamento impávido e sereno do executivo camarário oliveirense quanto ao funcionamento deficitário

Informação

Politécnico de Coimbra marca presença na Qualifica 2017

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa na Qualifica – Feira da Educação, Formação, Juventude e Emprego, que decorre de 16 a 19 de março, na Exponor, em Matosinhos, este ano

Informação

Cerveja “Rapada” conquista Ouro e Prata em Concurso Nacional

A cerveja “Rapada”, criada em 2014 no concelho de Oliveira do Hospital, foi premiada no Concurso Nacional de Sidras e Cervejas Artesanais Portuguesas, com duas medalhas, uma de Prata (a cerveja Hoppy

Região

Festas do Concelho animam centro da cidade de Seia

O Município de Seia realiza,, entre 12 e 15 de agosto, as Festas do Concelho, no centro histórico da sede do concelho,…

Última Hora

Reconstrução de casas é a prioridade em São Gião, Oliveira do Hospital

A recuperação das quase 30 habitações que arderam na freguesia de São Gião, Oliveira do Hospital, é a prioridade da Junta de Freguesia,…

Destaque

Aqua Village Health Resort & Spa vence 12 prémios internacionais

O Aqua Village Health Resort & Spa arrecadou 12 prémios pelos Haute Grandeur Global Execellence Awards, em três categorias, Resort, Spa e Restaurante, …

Informação

Cerca de trinta concelhos de cinco distritos em risco máximo de incêndio

Quase trinta concelhos de cinco distritos de Portugal continental apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Portugal acionou mecanismo europeu de proteção civil. Um avião Canadair italiano vem a caminho

O Governo português já acionou formalmente o mecanismo europeu de proteção civil e já obteve a resposta positiva de um avião Canadair italiano …

Informação

2018 é quarto ano com menos fogos e o segundo com menos área ardida em dez anos

O ano de 2018 apresenta, até à data, o quarto valor mais reduzido em incêndios e o segundo mais baixo em área ardida da última década ao registar 6035 fogos

Sociedade

Septuagenário assassinou homem de 38 anos em Aveiro

Um homem de 38 anos morreu após ter sido esfaqueado ontem à noite numa residência, na rua Príncipe Perfeito, em Aveiro. O alerta para os Bombeiros foi dado às 23h03.

Informação

“Tomás da Fonseca, Missionário do Povo” é o novo livro de Luís Filipe Torgal

Luís Filipe Torgal apresentou em Oliveira do Hospital o seu novo livro. Trata-se de uma Biografia que dá por título “Tomás da Fonseca, Missionário do Povo”.

Informação

Requalificação do IP3 discutida no Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal

O presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), António Laranjo, recebeu, no dia 8 de junho, os representantes da Associação de Utentes e Sobreviventes do Itinerário Principal

Desporto

André Gaspar com desfecho inglório em Poiares

O Rali de Poiares Caxamar recebeu a estreia ao volante de André Gaspar, aos comandos do BMW da ActionRacing.

Informação

Educação Ambiental: A eficiência energética

A eficiência energética é tema de mais um programa de Educação Ambiental num projeto conjunto do Município de Oliveira do Hospital e Rádio Boa Nova.