Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que “não existe, até agora, um único membro do Governo que se tenha disponibilizado para falar formalmente com a associação que representa vítimas e lesados dos fogos de 15 e 16 de outubro”.

Da parte do executivo de António Costa, só se tem “sentido discriminação, distância e abandono”, cerca de 50 dias após a deflagração daqueles incêndios, que afetaram vários municípios da região Centro, acrescenta.

Luís Lagos, o empresário que npreside à Associação de Vítimas questiona: “como é possível aplicar medidas, definir apoios e estabelecer estratégias sem querer, pelo menos, ouvir vítimas e lesados, que podem ajudar a particularizar e a agilizar?”.

A AVMISP reitera que “as ajudas já aprovadas são injustas e discriminatórias” e questiona “por que é que as empresas dos fogos de outubro merecem menos ajudas do que as afetadas em junho”, na sequência do fogo que eclodiu no dia 17, em Pedrógão Grande.

A associação exige saber “por que é que os agricultores merecem menos ajudas do que outros empresários” e o que justifica que só haja “em média um apoio de 2.500 euros para a recuperação do interior das casas de primeira habitação” que foram destruídas.

“Por que não existe nenhum plano para casas de segunda habitação quando funcionam, em tantos casos, como uma plataforma que ajuda a eliminar alguma da nossa interioridade?”, acentua, entre outras interrogações.

image_pdfimage_print
Previous Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”
Next Folhadosa Fishing Team é campeão nacional e vai representar Portugal na Bielorrússia

Artigos Relacionados

Cultura

Luís Filipe Torgal lançou o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”

Luís Filipe Torgal lançou esta sexta feira na Biblioteca do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital , o seu mais recente livro “Fátima – A (des)construção do mito”. As

Sociedade

Final do Soltem Talentos realiza-se na ExpOH

No próximo dia 25 de julho terá lugar a final do concurso “Soltem Talentos”, promovido pela Câmara Municipal de Oliveira do Hospital.

Última Hora

Médicos do Centro acusam ministério de criar “uma selva” na contratação

O presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, considerou hoje que o Ministério da Saúde está a criar “uma selva, sem regras e sem critérios”

Última Hora

Presidente do IPC considera que “fase mais negativa da ESTGOH foi ultrapassada”

O presidente do Instituto Politécnico de Coimbra, Rui Antunes, afirmou que “a fase mais negativa da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) foi ultrapassada”, …

Última Hora

AD de Lagares da Beira vive “ponto alto” com inauguração de balneários e bancada do complexo desportivo

A Associação Desportiva de Lagares da Beira (ADLB) prepara-se para, no próximo domingo, dia 21 de maio, viver um dia grande naqueles que já são os seus 40 anos de

Informação

Oliveira do Hospital presta homenagem aos emigrantes que “labutam no estrangeiro” e vivem com “saudade”

Nos primeiros dias de agosto são muitos os emigrantes que regressam a Oliveira do Hospital e à região. Gente que vive o ano todo com “saudade”…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 28 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 17.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Última Hora

PJ da Guarda deteve três suspeitos de tráfico de pessoas, sequestro e escravidão em Gouveia e em Espanha

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, deteve três homens, “fortemente indiciados pela autoria dos crimes de tráfico de pessoas, de sequestro…

Informação

Município de Oliveira do Hospital obtém financiamento de 450 mil euros para investimentos na rede hidrográfica

O presidente do Município de Oliveira do Hospital, José Carlos Alexandrino, assinou, no passado dia 19 de abril, um protocolo de colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), no

Região

Ministro da Agricultura vai divulgar lista de agricultores apoiados pelo Estado

O ministro da Agricultura, Capoulas Santos, anunciou hoje que até ao final da semana vai disponibilizar a lista dos 25 mil agricultores apoiados pelo Estado na sequência dos incêndios do

Última Hora

Detido por tráfico de droga em Arganil

Militares do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã detiveram, em Arganil, um indivíduo de 26 anos, por suspeita de tráfico de estupefacientes.

Informação

Nogueirense recebe o líder Gafanha para o Campeonato de Portugal. FCOH e Lagares da Beira jogam fora para os distritais…

A Associação desportiva Nogueirense recebe domingo, dia 30, o Gafanha em jogo da jornada 8 do Campeonato de Portugal Prio, Série D.

Última Hora

“Devemos refletir sobre o ensino profissional que queremos para a região”

Em dia de comemoração do 26º aniversário da Eptoliva, resultou o desafio de “repensar o ensino profissional na região”. Assim defendeu o presidente da Adeptoliva, Daniel Costa, …

Última Hora

BLC3 passa a “Campus de Tecnologia e Inovação”  e aposta em nova Imagem Institucional

A Associação BLC3, a operar em Lagares da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital apostou em nova imagem institucional, que se tornará visível a partir de hoje, 31 de

Informação

“A BLC3 deve ter uma estrutura própria e não ser uma dependência da Câmara Municipal”

O Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital defendeu, hoje, a saída do Município da estrutura da BLC3 – Campus de Tecnologia e Inovação, onde já foi investido cerca

Sociedade

Provedora da Justiça recebeu 121 pedidos de indemnização de feridos graves

A provedora de Justiça recebeu até ontem 121 pedidos de indemnização de feridos graves dos incêndios do ano passado.

Destaque

“Família e Menores” de regresso ao Tribunal de Oliveira do Hospital (com vídeo)

Os processos de Família e Menores vão passar a ser julgados no Tribunal de Oliveira do Hospital, que passa a ser designado Juízo de Competência Genérica, informou hoje o Ministério

Última Hora

Provedora apela a familiares das vítimas para solicitarem indemnizações

A Provedora da Justiça, Maria Lúcia Amaral, apelou hoje aos familiares das vítimas dos incêndios para que apresentem os seus requerimentos de forma a que as indemnizações sejam atribuídas rapidamente.

Informação

Município de Tábua entrega flautas aos alunos do 1º Ano

No âmbito das Atividades de Enriquecimento Curricular, Ensino da Música, o Município de Tábua procedeu à entrega simbólica das flautas de bisel aos alunos do 1º ano de escolaridade.

Informação

Desporto de fim-de-semana

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH) , a competir no Campeonato de Divisão de Honra da Associação de Futebol de Coimbra, vai jogar em casa, este domingo, frente

Destaque

“Hoje, Oliveira do Hospital é mais cidade, do que era há 25 anos”

O Município oliveirense assinalou, ontem,  dia 2 de julho, os 25 anos de elevação da vila de Oliveira do Hospital a cidade, com o descerramento de uma placa no edifício

Informação

Mostra  “Da Nossa Terra” realiza-se este sábado em Oliveira do Hospital

O Mercado Municipal acolhe este sábado, dia 9 de junho entre as 8h e as 13h, mais uma edição “Da Nossa Terra” – Mostra de Produtos Biológicos e Agrícolas em

Informação

Oliveira do Hospital deu início à estabilização dos solos após incêndio

Equipas dos GIPS da GNR, da Força Especial de Bombeiros, sapadores e funcionários o Município de Oliveira do Hospital e União de Freguesias de Penalva de Alva …