Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que “não existe, até agora, um único membro do Governo que se tenha disponibilizado para falar formalmente com a associação que representa vítimas e lesados dos fogos de 15 e 16 de outubro”.

Da parte do executivo de António Costa, só se tem “sentido discriminação, distância e abandono”, cerca de 50 dias após a deflagração daqueles incêndios, que afetaram vários municípios da região Centro, acrescenta.

Luís Lagos, o empresário que npreside à Associação de Vítimas questiona: “como é possível aplicar medidas, definir apoios e estabelecer estratégias sem querer, pelo menos, ouvir vítimas e lesados, que podem ajudar a particularizar e a agilizar?”.

A AVMISP reitera que “as ajudas já aprovadas são injustas e discriminatórias” e questiona “por que é que as empresas dos fogos de outubro merecem menos ajudas do que as afetadas em junho”, na sequência do fogo que eclodiu no dia 17, em Pedrógão Grande.

A associação exige saber “por que é que os agricultores merecem menos ajudas do que outros empresários” e o que justifica que só haja “em média um apoio de 2.500 euros para a recuperação do interior das casas de primeira habitação” que foram destruídas.

“Por que não existe nenhum plano para casas de segunda habitação quando funcionam, em tantos casos, como uma plataforma que ajuda a eliminar alguma da nossa interioridade?”, acentua, entre outras interrogações.

Previous Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”
Next Folhadosa Fishing Team é campeão nacional e vai representar Portugal na Bielorrússia

Artigos Relacionados

Informação

DESPORTO PARA O FIM DE SEMANA – OS DESTAQUES

No desporto para este fim de semana o destaque vai para o Hóquei em Patins e para o Nacional da 3ª Divisão – Zona B. Na jornada 5, o grande

Educação

País: Médias melhoram a Português e Matemática

Já foram conhecidos os resultados dos exames nacionais de 12º ano. Economia regista a maior subida e Física continua a ser a disciplina com pior nota.

Região

Condutor que atropelou peregrinos em Coimbra conhece sentença na quarta

O jovem condutor que em 2015 atropelou mortalmente cinco peregrinos e que deixou outros quatro feridos conhece a sentença na quarta-feira, no Tribunal de Coimbra.

Informação

Pedrógão: Petição contra alegadas fraudes reúne 730 assinaturas

Mais de 730 pessoas assinaram até hoje uma petição pública na internet contra alegadas fraudes na reconstrução de casas de Pedrógão Grande destruídas pelo fogo de 2017.

Última Hora

“Portugal não é um País Pequeno” em cena no Centro Cultural de Tábua

No âmbito da mostra em rede de tetro documental “Outras vozes, outra gente”, vai estar em cena no auditório do Centro Cultural de Tábua, no próximo dia 8 de abril,

Sociedade

II Semana Cultural de Penalva de Alva pretende “aproximar as pessoas das suas origens”

A Sociedade Recreativa Penalvense organiza, pela segunda vez, a Semana Cultural dedicada à arte e cultura, que decorre de 22 a 28 de dezembro, em Penalva de Alva, com o

Programas

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Informação

Empresas: Auto Vanguarda no “topo” da reparação automóvel em Oliveira do Hospital

João Gouveia e Jorge Alves são os responsáveis pela Auto Vanguarda, uma oficina localizada na Zona Industrial de Oliveira do Hospital que procura estar no “topo” da reparação automóvel.

Região

Guarda: colisão na A25 provoca dois mortos

Duas pessoas morreram hoje na sequência de uma colisão na autoestrada A25 (Aveiro – Vilar Formoso), próximo da Guarda.

Informação

Prisão preventiva para suspeito de abusar de uma criança

A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Aveiro, identificou e deteve um operário fabril, suspeito de ter abusado sexualmente…

Região

Vice-presidente da Câmara de Santa Maria da Feira morre aos 52 anos

O vice-presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, José Manuel Oliveira, morreu hoje aos 52 anos, vítima de doença súbita.

Última Hora

Ferjoia inaugurou nova ourivesaria na cidade de Oliveira do Hospital

Nome de referência no concelho e na região, a Ferjoia inaugurou, ontem, a nova loja na cidade de Oliveira do Hospital. O joalheiro Eugénio Campos e a embaixadora da marca,