Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

Associação de vítimas acusa Governo de não a ouvir

A Associação das Vítimas do Maior Incêndio de Sempre em Portugal (AVMISP), com sede em Oliveira do Hospital, acusa o Governo de não responder aos seus pedidos para ser ouvida.

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, a Associação refere que “não existe, até agora, um único membro do Governo que se tenha disponibilizado para falar formalmente com a associação que representa vítimas e lesados dos fogos de 15 e 16 de outubro”.

Da parte do executivo de António Costa, só se tem “sentido discriminação, distância e abandono”, cerca de 50 dias após a deflagração daqueles incêndios, que afetaram vários municípios da região Centro, acrescenta.

Luís Lagos, o empresário que npreside à Associação de Vítimas questiona: “como é possível aplicar medidas, definir apoios e estabelecer estratégias sem querer, pelo menos, ouvir vítimas e lesados, que podem ajudar a particularizar e a agilizar?”.

A AVMISP reitera que “as ajudas já aprovadas são injustas e discriminatórias” e questiona “por que é que as empresas dos fogos de outubro merecem menos ajudas do que as afetadas em junho”, na sequência do fogo que eclodiu no dia 17, em Pedrógão Grande.

A associação exige saber “por que é que os agricultores merecem menos ajudas do que outros empresários” e o que justifica que só haja “em média um apoio de 2.500 euros para a recuperação do interior das casas de primeira habitação” que foram destruídas.

“Por que não existe nenhum plano para casas de segunda habitação quando funcionam, em tantos casos, como uma plataforma que ajuda a eliminar alguma da nossa interioridade?”, acentua, entre outras interrogações.

image_pdfimage_print
Previous Investigadores dizem que problema dos fogos “não é técnico, é social”
Next Folhadosa Fishing Team é campeão nacional e vai representar Portugal na Bielorrússia

Artigos Relacionados

Sociedade

DGS recomenda medidas de proteção devido ao calor nos próximos dias

A Direção-Geral da Saúde recomenda a população que tome medidas de proteção contra o calor, face à previsão de temperaturas muito elevadas até ao fim de semana, que poderão atingir

Informação

Feira do ensino esclarece jovens de Oliveira do Hospital sobre futuro a seguir

Cerca de 20 instituições, entre universidades, escolas profissionais, forças armadas e INEM marcam hoje presença na Feira do Ensino Secundário e Superior que decorre na sede do Agrupamento de Escolas

Informação

Proteção civil alerta para o agravamento do estado do tempo e possibilidade de cheias rápidas

No seguimento de contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Proteção Civil alerta para a ocorrência de “condições de instabilidade atmosférica”,…

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 14 de outubro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 2.º e programa “A Escola e o Meio” deste ano letivo, uma produção do Clube

Informação

Ermelinda da Silva, com 94 anos, reedita livro em Vila Franca da Beira

Este sábado, pelas 15h00, na sede da União Desportiva e Tuna Vilafranquense, em Vila Franca da Beira, terá lugar o lançamento da…

Informação

Sismo de magnitude 2,8 registado na Mealhada

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera detetou, pelas 12h30 de ontem, um sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter na Mealhada, distrito de Aveiro.

Última Hora

Mundo: Terror está de volta à França. Novo ataque provocou 84 mortes e mais de 100 feridos

Um camião provocou pelo menos 84 mortes, quinta-feira à noite, ao investir sobre a multidão que se juntara para assistir, em Nice, ao fogo-de-artifício do Dia da Bastilha.

Última Hora

“Mini repórteres” da Rádio Boa Nova partiram à “descoberta da EXPOH” (com áudio)

No âmbito do programa “Férias Ativas”, as crianças voltam a ser “Mini Repórteres” na Rádio Boa Nova numa parceria com o Município de Oliveira do Hospital.

Última Hora

José Canita apresenta “Quem tem Coragem” na Biblioteca de Oliveira do Hospital

A Biblioteca Municipal de Oliveira do Hospital acolhe, no próximo sábado, 10 de setembro, pelas 16h00, a apresentação do livro “Quem tem coragem” de José Canita.

Última Hora

Câmara Municipal e Randstad assinam protocolo para arranque do novo “Call Center” da Altice em Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal e a empresa Randstad vão assinar no Dia do Município, 7 de outubro, o protocolo para a instalação do novo centro de apoio telefónico da Altice …

Nacional

Proteção Civil alerta para precipitação, neve, vento e agitação marítima

No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), realizado hoje, dia 18 de novembro, a proteção civil alerta…

Última Hora

PS de Oliveira do Hospital realiza encontro autárquico

O Partido Socialista de Oliveira do Hospital já começou a preparar o próximo ciclo autárquico 2017-2021 e, por isso, realiza no próximo domingo, dia 23 de outubro, um encontro de

Última Hora

PJ deteve alegado incendiário no concelho da Sertã

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje a detenção de um homem de 61 anos, que é suspeito de ter ateado um incêndio florestal no concelho da Sertã, no distrito de

Destaque

Última hora: António Guterres aclamado como secretário-geral da ONU

Actualização:  António Guterres foi esta tarde indicado por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas, após a votação do Conselho de Segurança da ONU. Agora só falta a votação final da Assembleia-Geral da

Destaque

Aldeia das Dez promoveu a Castanha e o Santuário de Nossa Senhora das Preces

Neste fim de semana todos os caminhos conduziram a Aldeia das Dez e ao Santuário de Nossa Senhora das Preces, em Vale de Maceira, para mais uma Festa da Castanha.

Última Hora

Hora muda na madrugada do próximo domingo

Os relógios vão atrasar uma hora na madrugada de domingo, 30 de outubro, dando início ao horário de inverno em Portugal, segundo o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL).

Destaque

Mais de 1 700 operacionais combatem maiores fogos no continente e Funchal

Mais de 1.700 operacionais estavam, ao início da tarde de hoje, a combater 13 grandes fogos florestais no continente português, ao mesmo tempo que no Funchal…

Última Hora

Bolo Vínico gigante nos 25 anos da Feira dos Vinhos de Nelas

A 25ª edição da Feira dos Vinhos de Nelas, que decorre de 2 a 4 de setembro, vai ficar marcada pelo fabrico de um bolo vínico com cerca de 250

Nacional

Mário Wilson morreu, ontem, aos 86 anos

Mário Wilson, antigo futebolista, treinador e selecionador nacional, faleceu ontem, aos 86 anos. Conhecido como o ‘velho capitão’, …

Última Hora

Alice Espingarda não baixa os braços após o 15 de outubro “impossível de esquecer”

Os incêndios de 15 de outubro deixaram rastos e muitos relatos para contar. Passadas três semanas da tragédia, Alice Espingarda relembra a fatídica noite em que, …

Última Hora

Nelas investe 1,2 milhões de Euros em ligações à “grande ETAR”

Em Nelas, está em curso a construção do chamado “Sistema Intercetor” em toda a Freguesia de Nelas (vila, Folhadal, Póvoa de Roçada e Algerás) para as ligações…

Última Hora

Semana de calor com temperaturas acima dos 30 graus

A semana que hoje começa vai ser de calor, com as temperaturas a passarem acima dos 30 graus, no interior e no sul.

Última Hora

Festa das Vindimas realiza-se este fim de semana em Lagares da Beira

A vila de Lagares da Beira é palco da Festa das Vindimas, no próximo fim de semana, dias 24 e 25 de setembro. O evento assenta na mostra etnográfica…

Informação

Incêndio em Tábua mobiliza 288 operacionais e sete meios aéreos

O incêndio que, às 13h49 desta terça feira, deflagrou no concelho de Tábua está a assumir contornos de maior gravidade, envolvendo já 288 operacionais, 66 viaturas  e sete meios aéreos