Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada e decorre investigação

Associação de Vila Nova da Rainha continua fechada e decorre investigação

Um ano após o trágico incêndio na associação de Vila Nova da Rainha, em Tondela, que provocou onze mortos, a instituição mantém-se fechada e…

… ainda decorre a investigação da Polícia Judiciária (PJ) para apurar o que se passou.

Fonte da Diretoria do Centro disse à agência Lusa que “o inquérito, registado no DIAP (Departamento de Instrução e Ação Penal) de Viseu, se encontra ainda na PJ em fase final de investigação”.

Em Vila Nova da Rainha, o destino a dar ao espaço onde ocorreu o incêndio, na noite de 13 de janeiro de 2018, ainda não foi decidido. “A situação não é fácil, porque fazer no mesmo sítio não é fácil, fazer noutro sítio também não é fácil, mas estamos ainda à espera das decisões”, referiu à Lusa o presidente da Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, Jorge Dias.

O edifício esteve apreendido pela PJ até julho e, depois de voltar a ser disponibilizado à associação, Jorge Dias tinha anunciado que o iriam limpar para ficar com melhor aspeto.

No domingo, passa um ano do incêndio na associação. Nesse dia, o balanço foi de oito mortos e 38 feridos, entre ligeiros e graves, mas o número de mortos aumentou para onze nos dias seguintes.

Jorge Dias contou que, para assinalar a data, às 15h00 de domingo irá realizar-se uma missa de homenagem às vítimas na igreja de Vila Nova de Rainha, seguida de uma romagem ao cemitério.

A Associação Cultural, Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha não está no grupo de 71 associações com as quais a Câmara de Tondela celebrou protocolos para que possam implementar medidas de segurança contra incêndios.

“A associação de Vila Nova da Rainha, pelas circunstâncias do processo que está a decorrer, não foi objeto de vistoria”, explicou Miguel Torres, vereador da Câmara de Tondela.

No entanto, o vereador garantiu que há um diálogo com os seus dirigentes e que, se decidirem reerguer a associação, “têm sempre a Câmara como parceiro”.

Na sua opinião, para já, “a associação de Vila Nova da Rainha precisa de ter o seu tempo para definir como, quando e de que forma quer fazer a recuperação ou o que quer que seja”.

“E esse tempo tem que ser essas pessoas a geri-lo, não somos nós, nem são as condições mediáticas do acontecimento que o devem fazer”, frisou.

Poucos dias após o incêndio, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, explicou à Lusa que a associação “foi constituída em 1979, tendo desde então ocorrido diversas intervenções de construção/beneficiação”.

lusa.pt

image_pdfimage_print
Previous Um milhão de euros para projetos de inovação social no Pinhal Interior que abrange Oliveira do Hospital
Next Festa do Bodo realiza-se nos dias 19 e 20 de janeiro em Vila Pouca da Beira

Artigos Relacionados

Informação

PSP procura mulher desaparecida em Coimbra

As equipas cinotécnicas da PSP estão a realizar buscas para encontrar uma mulher de 48 anos, dada como desaparecida desde as 13h00 de segunda-feira, em Coimbra.

Sociedade

Árvores decoradas em exposição na cidade

O Município de Oliveira do Hospital entregou os prémios e certificados de participação às entidades que participaram no concurso “3R_NATAL_Ambiental 2016”.

Última Hora

Turismo Centro de Portugal conquistou prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo

O Turismo Centro de Portugal venceu o prémio de Melhor Entidade Regional de Turismo, numa categoria em que todas as entidades regionais de turismo do país eram candidatas. O prémio, recebido por Pedro Machado,…

Informação

CADIP presta apoio ao desenvolvimento infantil e parental em Oliveira do Hospital (com vídeo)

A cidade de Oliveira do Hospital conta, desde há sete meses, com um espaço de apoio à criança e às relações familiares, mas também aos adultos e seniores. Trata-se do

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 31 de dezembro, entre as 19h00 e as 20h00, quase na passagem de ano para 2017, é emitido o 13.º programa “A Escola e o Meio”,

Última Hora

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 21 de abril, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 25.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Educação

Eptoliva comemora 25 anos

O ensino profissional está de parabéns no concelho de Oliveira do Hospital e na região. A Eptoliva comemora hoje, dia 11 de novembro, 25 anos desde a sua fundação.

Informação

Presidente da Câmara de Pedrógão assina petição contra alegadas fraudes na reconstrução de habitações

O presidente do município de Pedrógão Grande, Valdemar Alves, vai assinar uma petição contra alegadas fraudes com ajudas à reconstrução de casas destruídas pelo fogo de 2017, anunciou hoje a

Última Hora

Governo abre hoje candidaturas para apoiar aos agricultores de Monchique

O Governo anunciou hoje a abertura de candidaturas, até final de setembro, para apoiar com cinco milhões de euros os agricultores afetados pelos incêndios de Monchique, Odemira, Portimão e Silves,

Cultura

Festa do Vinho Novo no Mercado Municipal de Tábua

A 29 de janeiro, o Mercado Municipal de Tábua recebe a segunda edição da Festa do Vinho Novo.

Sociedade

Rui Esteves será o novo comandante nacional operacional da Proteção Civil.

Rui Esteves, até aqui o responsável e líder da Proteção Civil distrital de Castelo Branco, vai agora substituir no cargo José Manuel Moura, que liderava a Proteção Civil já desde

Informação

Pedrógão: 12 pessoas acusadas de crimes de homicídio por negligência

O Ministério Público acusou três responsáveis da Proteção Civil pela morte de 64 pessoas das 66 vítimas dos incêndios de Pedrógão Grande.

Última Hora

Região: FPF, Benfica e Vitória doam veículo aos bombeiros de Figueiró dos Vinhos

A Federação Portuguesa de Futebol, representada pelo seu presidente, Fernando Gomes, doou hoje um veículo aos Bombeiros de Figueiró dos Vinhos, com o apoio de Benfica, Vitória de Guimarães e

Última Hora

Oliveirense queixou-se ao Bastonário da Ordem dos Médicos

Na visita ao Centro de Saúde de Oliveira do Hospital, o bastonário da Ordem dos Médicos teve oportunidade de perceber os problemas que subsistem no concelho devido à falta de

Politica

Juventude Socialista de Oliveira do Hospital preocupada com Estrada Nacional 17

A Juventude Socialista (JS) de Oliveira do Hospital revela “extrema preocupação” face ao estado em que se encontra a Nacional 17, conhecida Estrada da Beira.

Educação

Alunos de Oliveira do Hospital participam no concurso Geração €uro

Os alunos Bernardo Albuquerque, Catarina Pais, Mariana Canhão, Mariana Brito e Francisco Monteiro, da turma C do 11º ano, coordenados pela professora Célia Portela,…

Região

Região: Colisão entre pesado e ligeiro provocou um morto

Um homem morreu ontem na sequência da colisão entre um pesado de mercadorias e um ligeiro, na Estrada Nacional 229, no concelho de Sernancelhe.

Última Hora

Quatro arguidos entre os que pediram apoios para a reconstrução em Pedrógão Grande

O Ministério Público informou hoje que, “até agora, foram constituídos quatro arguidos” no âmbito do “inquérito onde se investigam as irregularidades relacionadas …

Última Hora

Sinistralidade: 18 detenções, 872 infrações e 62 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 8 a 14 de janeiro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a

Informação

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Última Hora

Céu limpo e descida da temperatura máxima no fim de semana

O fim de semana vai ser marcado por céu pouco nublado e uma pequena descida de temperatura máxima entre dois a quatro graus Celsius.

Informação

Oliveira do Hospital estuda possibilidade de gestão supramunicipal da água “em baixa”

Cinco municípios da região, entre os quais Oliveira do Hospital, estão a estudar a possibilidade de criação de uma empresa supramunicipal com vista à gestão conjunta da água “em baixa”.

Informação

Nelas criou “Espaço do Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim

O Município de Nelas, através do programa “Aproximar” criou o “Espaço Cidadão” na Junta de Freguesia de Canas de Senhorim.

Destaque

Serra da Estrela é candidata a Património Agrícola Mundial

A Organização das Nações Unidas Para a Alimentação e Agricultura (FAO) considera a Serra da Estrela como “um ponto onde Portugal se encontra” e, por isso, é candidata ao programa