Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

… equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço, empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio.

O voto de reconhecimento abriu os trabalhos da última reunião da Assembleia Municipal, onde Francisco Garcia (PS), autor da proposta, condenou os ataques “escabrosos por parte da comunicação social nacional , acompanhada por alguns elementos locais, num ataque ao esforço e dedicação aos autarcas”. “Estes ataques são falaciosos e cirúrgica e estrategicamente pensados para atingir municípios geridos pelo PS e o governo. O Município que tem sido mais visado nesses ataques tem sido o de Oliveira do Hospital”, referiu o socialista, reportando-se ao conteúdo da reportagem “Ajuste Direto” transmitida pela TVI.

Por sugestão do deputado do PSD, João Esteves, a proposta inicialmente apresentada por Francisco Garcia não se esgotou no reconhecimento ao executivo municipal e juntas de freguesia e foi alargada à população, empresas e associações. A aprovação aconteceu por unanimidade, ecoando no Salão Nobre a expressão: “muito bem”.

Não tardou, porém, a que surgissem as críticas ao trabalho feito no concelho. Rafael Dias, jovem deputado do CDS-PP acusou o presidente da Câmara Municipal de “passividade, laxismo e cumplicidade com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)” no processo de recuperação das habitações. “O senhor presidente falhou aos oliveirenses. O que sentimos foi vergonha”, disse.

Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, disse estar ao “lado do presidente da Câmara Municipal” na recuperação do concelho. “Temos que saber lidar com as críticas mal intencionadas”, comentou o autarca que acusou o deputado do CDS-PP, Rafael Dias, de “falta de cortesia”. Disse ainda: “Senhor presidente conte connosco. Por mais que alguns tentem, não vão conseguir apagar o trabalho que foi feito por todos”.

Diante de uma oposição que votou favoravelmente o voto de reconhecimento proposto, mas que logo criticou o executivo, o presidente do Município oliveirense constatou que na Assembleia Municipal “raia a hipocrisia de alguns deputados da oposição, que “vieram aqui dizer o que disseram”.

“Os senhores não passam um atestado de incompetência só a mim, mas às Juntas de Freguesia e também aos familiares que trabalham na Câmara Municipal. Há um conjunto de técnicos que trabalharam de dia e de noite para as coisas andaram”, reagiu o autarca oliveirense, notando que estes homens (presidentes de Junta) sabem o que sofreram e o que fizeram”. Quem, hoje, aqui criticou o desempenho deste executivo fez mal”, considerou José Carlos Alexandrino.

Previous “Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)
Next Coimbra: Polícia Judiciária deteve traficantes de estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Caule comemora Dia Mundial da Árvore

A Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemora hoje, 21 de março,  o Dia Mundial da Árvore com demonstração de controlo de invasoras lenhosas – mimosas –  e plantação

Região

Circulação suspensa na Linha da Beira Alta devido ao mau tempo

A circulação de comboios na Linha da Beira Alta, entre Santa Comba Dão e Carregal do Sal, no distrito de Viseu, está suspensa devido às condições atmosféricas.

Informação

Piódão promove simulacro de evacuação

Decorre no próximo dia 8 de junho um simulacro de evacuação da aldeia do Piódão, inserido no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

Última Hora

Região: PJ deteve suspeitos da prática de crimes de rapto, casamento forçado e violação

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Norte, procedeu à realização de uma operação policial, tendo identificado e detido seis pessoas, no âmbito de inquérito que tem como objeto

Informação

Mulher detida quando tentava introduzir heroína no Estabelecimento Prisional de Coimbra

A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria de Centro, em estreita colaboração com os Serviços Prisionais, deteve uma mulher, funcionária numa Instituição de Solidariedade Social, como presumível autora da prática

Destaque

Novo Centro Escolar em Oliveira do Hospital: “Estamos a dar um passo decisivo para uma visão estratégica de desenvolvimento”

A construção de um Centro Escolar na cidade de Oliveira do Hospital continua nos planos do atual executivo camarário.

Informação

Violador de Arganil condenado a cinco anos e meio de prisão

Um homem de 36 anos, residente em Arganil, foi ontem condenado a cinco anos e meio de prisão pela prática de um crime de violação e de um crime de

Última Hora

Deputados  reuniram com responsáveis da Cooperativa sobre temática dos incêndios florestais

Um grupo de trabalho de Acompanhamento da Temática dos Incêndios Florestais, composto por nove deputados da Assembleia da República, reuniu ontem à tarde com responsáveis e técnicos da Cooperativa Agro

Programas

“A Escola e o Meio”na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 10 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 6.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do AEOH.

Última Hora

Arganil: Município resolve empréstimo antigo e contrai um novo de 4 milhões

O Município de Arganil pagou, este mês, a última prestação do empréstimo para saneamento financeiro, contraído em 2006 para pagar dívida herdada em outubro de 2005. Entretanto, a autarquia liderada

Última Hora

Previsão de queda de neve com temperaturas a descer abaixo de zero

Cinco distritos do continente estão, esta quinta-feira, sob aviso laranja devido à previsão de queda de neve acima de 800/1000 metros. No Interior, as temperaturas vão descer abaixo dos zero

Destaque

Nogueirense empata, FCOH vence fora e Lagares mantém liderança. Sampaense cilindrado pelo FC Porto.

No Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense empatou em casa 1-1 frente à Académica SF, numa partida morna, com muitos toques no meio campo, pouca progressão e sem grande objectividade.