Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

… equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço, empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio.

O voto de reconhecimento abriu os trabalhos da última reunião da Assembleia Municipal, onde Francisco Garcia (PS), autor da proposta, condenou os ataques “escabrosos por parte da comunicação social nacional , acompanhada por alguns elementos locais, num ataque ao esforço e dedicação aos autarcas”. “Estes ataques são falaciosos e cirúrgica e estrategicamente pensados para atingir municípios geridos pelo PS e o governo. O Município que tem sido mais visado nesses ataques tem sido o de Oliveira do Hospital”, referiu o socialista, reportando-se ao conteúdo da reportagem “Ajuste Direto” transmitida pela TVI.

Por sugestão do deputado do PSD, João Esteves, a proposta inicialmente apresentada por Francisco Garcia não se esgotou no reconhecimento ao executivo municipal e juntas de freguesia e foi alargada à população, empresas e associações. A aprovação aconteceu por unanimidade, ecoando no Salão Nobre a expressão: “muito bem”.

Não tardou, porém, a que surgissem as críticas ao trabalho feito no concelho. Rafael Dias, jovem deputado do CDS-PP acusou o presidente da Câmara Municipal de “passividade, laxismo e cumplicidade com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)” no processo de recuperação das habitações. “O senhor presidente falhou aos oliveirenses. O que sentimos foi vergonha”, disse.

Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, disse estar ao “lado do presidente da Câmara Municipal” na recuperação do concelho. “Temos que saber lidar com as críticas mal intencionadas”, comentou o autarca que acusou o deputado do CDS-PP, Rafael Dias, de “falta de cortesia”. Disse ainda: “Senhor presidente conte connosco. Por mais que alguns tentem, não vão conseguir apagar o trabalho que foi feito por todos”.

Diante de uma oposição que votou favoravelmente o voto de reconhecimento proposto, mas que logo criticou o executivo, o presidente do Município oliveirense constatou que na Assembleia Municipal “raia a hipocrisia de alguns deputados da oposição, que “vieram aqui dizer o que disseram”.

“Os senhores não passam um atestado de incompetência só a mim, mas às Juntas de Freguesia e também aos familiares que trabalham na Câmara Municipal. Há um conjunto de técnicos que trabalharam de dia e de noite para as coisas andaram”, reagiu o autarca oliveirense, notando que estes homens (presidentes de Junta) sabem o que sofreram e o que fizeram”. Quem, hoje, aqui criticou o desempenho deste executivo fez mal”, considerou José Carlos Alexandrino.

image_pdfimage_print
Previous “Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)
Next Coimbra: Polícia Judiciária deteve traficantes de estupefacientes

Artigos Relacionados

Informação

Homem morreu após ter sido encontrado inconsciente em terreno agrícola de Fiais da Beira

Um homem foi, ontem ao final da tarde, encontrado inconsciente num terreno agrícola em Fiais da Beira, acabando por ser confirmado o óbito no Centro de Saúde de Oliveira do

Informação

Despiste na Nacional 17 deixa uma vítima encarcerada em Oliveira do Hospital

Uma vítima encarcerada, um homem de 73 anos, foi o resultado de um despiste ocorrido ao final da tarde desta quarta-feira na estrada Nacional 17, entre Vendas de Galizes e Venda

Informação

PSD quer saber se Alexandrino “honra” palavra de não se recandidatar

Em comunicado enviado à Rádio Boa Nova, o PSD de Oliveira do Hospital reage aos “desenvolvimentos políticos assistidos na última Assembleia Municipal” e aproveita para perguntar a José Carlos Alexandrino

Informação

Memorial de Homenagem às Vítimas pretende “recordar tragédia” que ficará “na memória coletiva de um povo que sofreu”

 O projeto do Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios já foi apresentado e tem como “objetivo claro” “recordar a maior tragédia que aconteceu” em Oliveira do Hospital, que ficará

Última Hora

CIM Região de Coimbra congratula-se com o início das obras de requalificação do IP3

O Conselho Intermunicipal da CIM Região de Coimbra congratula-se com o lançamento dos concursos para as empreitadas de requalificação do troço entre Penacova e Lagoa Azul, no passado dia 2

Última Hora

Acidente entre dois camiões causou um ferido grave no IP3

Um acidente, entre dois veículos pesados, provocou ontem ferimentos graves num dos condutores. O homem foi transferido …

Informação

Luta contra o plástico marca Dia Mundial do Ambiente

O apelo para a mudança de comportamentos está hoje no centro das iniciativas de associações, empresas, autarquias e Governo, no Dia Mundial do Ambiente, …

Última Hora

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Última Hora

Tábua é município “Amigo do Desporto”

O Município de Tábua foi distinguido, no dia 17 de novembro, com o galardão “Município amigo do Desporto 2016” na Gala do XVII Congresso da …

Última Hora

Projeto para Ecovia do Mondego avança

O projeto para a criação da Ecovia do Mondego deu, na passada segunda-feira, em Mortágua, um passo decisivo com a primeira reunião do grupo de trabalho,…

Desporto

Antevisão: Sertanense vs FCOH. Caldas vs ADN

Este domingo arranca a 3ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Última Hora

Filme promocional do Centro de Portugal distinguido em festival de cinema na Sérvia

O mais recente filme promocional do Turismo Centro de Portugal, intitulado “Próxima Paragem / Next Stop”, venceu um prestigiado prémio …

Cultura

“Os Amigos de Lagos da Beira- Grupo Musical” lançam novo CD

Depois da marca única deixada pelo CD “Terra Risonha e Bela”, que marcou a estreia em estúdio, “Os Amigos de Lagos da Beira – Grupo Musical”,…

Última Hora

Stroganov Hotel abre dia 16 de setembro em Fiais da Beira, Oliveira do Hospital

Já está definida a data de abertura do Hotel de charme, de cinco estrelas, localizado em Fiais da Beira, no concelho de Oliveira do Hospital. O “soft opening” acontece dia

Nacional

GNR realiza operação “Peregrinação Segura 2018”

No âmbito das celebrações das aparições de Fátima, a Guarda Nacional Republicana (GNR), entre os dias 5 e 13 de outubro, intensifica as ações de patrulhamento nas principais vias de acesso

Destaque

Nogueirense consegue a manutenção no Campeonato de Portugal Prio ao vencer o Arões por 5-4, após grandes penalidades

No jogo “do tudo ou do nada” da Segunda partida da 2 mão – fase de manutenção no Campeonato de Portugal Prio, o Nogueirense conseguiu a manutenção após marcação das grandes

Informação

Incêndio consumiu armazém em Gouveia

Um incêndio deflagrou, ontem, num armazém na freguesia de São Pedro e São Julião, em Gouveia.

Informação

Incêndio em Góis está dominado

O incêndio em Góis, no distrito de Coimbra, foi dado como dominado hoje às 07h41, informou aos jornalistas no local o comandante operacional, Carlos Tavares.

Última Hora

Mais de duas centenas de participantes na 3ª edição do Trail do Colcurinho

Mais de duas centenas de participantes oriundos dos mais diversos pontos do país marcaram presença ontem, dia 21 de outubro, na 3.ª edição do Trail Colcurinho,…

Destaque

Marcha de Alfama ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

A Marcha de Alfama voltou a brilhar na última edição das marchas populares de Oliveira do Hospital. Para além da brilhante atuação, a marcha vencedora do concurso promovido na capital,

Última Hora

A reflorestação de Pedrógão Grande ainda está por arrancar

Seis meses após os grandes incêndios, os sinais de reflorestação na zona de Pedrógão Grande são quase inexistentes. Há proprietários que querem …

Cultura

Grupo de Cavaquinhos promove workshop e festival em Oliveira do Hospital

O Grupo de Cavaquinhos do Clube de Caça e Pesca de Oliveira do Hospital realiza amanhã, no âmbito das comemorações do Dia do Município,….

Região

Praia fluvial de Avô recebeu prémio “Praia + Acessível 2016”

O Município de Oliveira do Hospital recebeu o prémio nacional “Praia + Acessível 2016” atribuído à praia fluvial de Avô pelo Instituto Nacional para a Reabilitação, numa cerimónia que decorreu

Última Hora

Homem matou os pais e a avó a tiro e depois suicidou-se em Montemor-o-Velho

Um homem matou ontem os pais e a avó em Montemor-o-Velho com tiros de caçadeira e depois suicidou-se. Operações das forças de segurança prolongaram-se durante a madrugada.