Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

Assembleia Municipal “reconhece esforço, empenho e sentido de missão” na recuperação do concelho após o grande incêndio

image_pdfimage_print

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, na sexta-feira, um voto de reconhecimento ao executivo municipal, Juntas de Freguesia, povo,…

… equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço, empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio.

O voto de reconhecimento abriu os trabalhos da última reunião da Assembleia Municipal, onde Francisco Garcia (PS), autor da proposta, condenou os ataques “escabrosos por parte da comunicação social nacional , acompanhada por alguns elementos locais, num ataque ao esforço e dedicação aos autarcas”. “Estes ataques são falaciosos e cirúrgica e estrategicamente pensados para atingir municípios geridos pelo PS e o governo. O Município que tem sido mais visado nesses ataques tem sido o de Oliveira do Hospital”, referiu o socialista, reportando-se ao conteúdo da reportagem “Ajuste Direto” transmitida pela TVI.

Por sugestão do deputado do PSD, João Esteves, a proposta inicialmente apresentada por Francisco Garcia não se esgotou no reconhecimento ao executivo municipal e juntas de freguesia e foi alargada à população, empresas e associações. A aprovação aconteceu por unanimidade, ecoando no Salão Nobre a expressão: “muito bem”.

Não tardou, porém, a que surgissem as críticas ao trabalho feito no concelho. Rafael Dias, jovem deputado do CDS-PP acusou o presidente da Câmara Municipal de “passividade, laxismo e cumplicidade com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC)” no processo de recuperação das habitações. “O senhor presidente falhou aos oliveirenses. O que sentimos foi vergonha”, disse.

Carlos Castanheira, presidente da Junta de Freguesia de Aldeia das Dez, disse estar ao “lado do presidente da Câmara Municipal” na recuperação do concelho. “Temos que saber lidar com as críticas mal intencionadas”, comentou o autarca que acusou o deputado do CDS-PP, Rafael Dias, de “falta de cortesia”. Disse ainda: “Senhor presidente conte connosco. Por mais que alguns tentem, não vão conseguir apagar o trabalho que foi feito por todos”.

Diante de uma oposição que votou favoravelmente o voto de reconhecimento proposto, mas que logo criticou o executivo, o presidente do Município oliveirense constatou que na Assembleia Municipal “raia a hipocrisia de alguns deputados da oposição, que “vieram aqui dizer o que disseram”.

“Os senhores não passam um atestado de incompetência só a mim, mas às Juntas de Freguesia e também aos familiares que trabalham na Câmara Municipal. Há um conjunto de técnicos que trabalharam de dia e de noite para as coisas andaram”, reagiu o autarca oliveirense, notando que estes homens (presidentes de Junta) sabem o que sofreram e o que fizeram”. Quem, hoje, aqui criticou o desempenho deste executivo fez mal”, considerou José Carlos Alexandrino.

Previous “Ainda não estamos curados. Chego aqui, sinto um aperto e começo a chorar porque nada é igual” (com vídeo)
Next Coimbra: Polícia Judiciária deteve traficantes de estupefacientes

Artigos Relacionados

Região

Coimbra entre os distritos sob aviso amarelo devido à chuva

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra estão sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros,…

Informação

No domingo, muda a hora e entramos no horário de verão

Domingo, 27 de março,  é dia de acertar o relógio para a hora nova. Quando for 1h00, deve colocar o relógio nas 2h00. Nos Açores, a correção é feita às

Região

ASAE apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau em Ílhavo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Centro, apreendeu cerca de 14 toneladas de bacalhau após ter efetuado uma ação de fiscalização…

Cultura

“A Voz” é tema das IV Jornadas Culturais de Oliveira do Hospital

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital organiza esta sexta-feira, 31 de março, às 21H00 na Casa da Cultura César Oliveira, a quarta edição das Jornadas Culturais…

Última Hora

Lojistas e clientes premiados em Oliveira do Hospital

Já são conhecidas as lojas e os clientes premiados no âmbito do concurso de montras e sorteio de Natal, promovidos pelo Município de Oliveira do Hospital e a ADI por

Sociedade

II Ultra Trail do Colcurinho resultou num sucesso  

Foi um verdadeiro sucesso o II Ultra Trail do Colcurinho que se realizou no domingo, dia 30 de outubro, no âmbito da 15ª Festa da Castanha de Aldeia das Dez,

Região

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio

Atendendo à previsão de tempo seco e subida de temperatura para valores acima da média para esta época do ano, para esta sexta feira…

Destaque

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória

Sampaense Basket consegue a sua primeira vitória  na casa do Eléctrico FC em Ponte de Soure por 75-79. Uma vitória suada e arrancada só no terceiro e quarto períodos. Com

Região

Campanha do Turismo Centro de Portugal conquistou Prémios Internacionais de Viagem e Turismo

A campanha promocional “Turismo Centro Portugal – Visitar e Ficar é Ajudar”, do Turismo Centro de Portugal, foi uma das grandes vencedoras dos prestigiados Prémios Internacionais de Viagem e Turismo “International

Última Hora

Conheça o calendário desportivo deste fim-de-semana

Disputa-se, este domingo, 17 de fevereiro, a 22ª jornada da Série C do Campeonato Nacional.

Região

Atividade turística no Centro de Portugal começou o ano a bater recordes

A atividade turística no Centro de Portugal iniciou o ano de 2019 a bater recordes absolutos. O mês de janeiro de 2019 foi o melhor mês de janeiro de sempre

Vídeos

Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num “centro de cultura” (com vídeo)

Alvôco de Várzeas no concelho de Oliveira do Hospital serve de palco neste fim de semana à iniciativa “Paisagens Sonoras de Montanha” …