Assembleia Municipal marcada por intervenções e discussão política antes da ordem do dia

Assembleia Municipal marcada por intervenções e discussão política antes da ordem do dia

image_pdfimage_print

A sessão ordinária que decorre, esta tarde, nos Paços do Município de Oliveira do Hospital está a ser marcada pelas intervenções e discussão política antes da ordem do dia. 

Limpeza de bermas e reposição de sinalética em algumas estradas do concelho, em particular na zona do Vale do Alva são algumas das preocupações dos deputados.

Àquelas juntam-se também as questões dirigidas por deputados sobre a recuperação das habitações ardidas no grande incêndio, o serviço de urgências no concelho, “constrangimentos” da central de camionagem e ainda os atrasos no processo de requalificação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

Do conjunto de intervenções destaque para a de João Brito do PSD que criticou o executivo por continuar a apostar na realização de festas num concelho onde há pessoas “que passam fome e vivem em desespero”.
Também o jovem deputado do CDS PP agitou a Assembleia Municipal ao questionar o presidente da Câmara Municipal sobre a lista de bens doados aos oliveirenses, na expectativa de que “o executivo não tenha tido a desfaçatez de fazer política com bens doados” . Não tardou o jovem deputado a ser acusado de “dores de crescimento” pelo deputado do PS, Rui Monteiro.

Na Assembleia foi aprovada por unanimidade a proposta de Carlos Inácio (PS) de integração do nome de António Arnaut na toponímia da cidade.

Em resposta aos deputados, o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital lamentou o facto de fazerem política com “desgraça alheia”. Passados 8 meses do grande incêndio, José Carlos Alexandrino admite que “nem tudo foi feito, mas muito foi feito”. Disse não ter capacidade para fazer “milagres de Fátima”. Rejeitou que haja fome no no concelho e desafiou os presidentes de Junta a indicar as pessoas que passam fome.
A dar conta de que a reposição da sinalética já foi adjudicada, o autarca oliveirense disse estar empenhado na reconstrução das casas e primeira habitação e só depois avançará com as casas de segunda habitação.

Questionado pelo vereador do PSD, João Brito, sobre o silo automóvel que se mantém fechado, o autarca oliveirense explicou que ainda não foi possível encontrar um pavilhão para guardar todos os bens doados. Assegurou que a reabertura do silo auto será acompanhada de cobrança simbólica para estacionamento.

[Em atualização…]

Previous Correios de Portugal doam veículos a Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital
Next Primeiro-ministro lança hoje concursos para reabilitação do IP3

Artigos Relacionados

Vídeos

Equipas “Vida por Vida BV” promovem ação “Vamos falar sobre: cancro da pele a cancro nos testículos” (com vídeo)

As duas equipas “Vida por Vida BV” criadas no seio dos Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital promovem hoje, dia 17, pelas 21h00 ….

Informação

Associação de Arte e Imagem de Seia inaugura sede no Mercado Municipal

 No próximo sábado, 6 de maio, pelas 16 horas vai ser inaugurada a sede da Associação de Arte e Imagem de Seia, num dos espaços do Mercado Municipal de Seia,

Sociedade

Governo pagou despesas extraordinárias dos incêndios aos bombeiros voluntários

O Ministério da Administração Interna (MAI) anunciou que já procedeu ao pagamento às associações humanitárias de bombeiros voluntários de todas as despesas extraordinárias, …

Educação

Alunos de Oliveira do Hospital participam em Programa Empreendedorismo nas Escolas

No âmbito do Programa Empreendedorismo nas Escolas, iniciativa da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) com os 19 municípios seus constituintes, alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico… …

Última Hora

“Rapada Futsal Cup” arranca hoje em Santo António do Alva

A Secção Desportiva da Associação Progressiva de Santo António do Alva, promove a partir de hoje, dia 15 de junho, o “Rapada Futsal Cup”, no Parque Francisco Saraiva dos Santos.

Politica

Eduardo Cabrita encara solução para IP3 “absoluta prioridade” nacional

O ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, defendeu ontem que é de absoluta prioridade nacional encontrar uma solução para o Itinerário Principal 3 (IP3), …

Destaque

Oliveira do Hospital espera atrair 80 mil visitantes à Festa do Queijo Serra da Estrela

Oliveira do Hospital abriu hoje caminho à 26ª Festa do Queijo Serra da Estrela. A contar com Fernando Mendes como “rosto” do certame, a Câmara Municipal oliveirense…

Sociedade

Caule comemora Dia da Árvore e alerta para a necessidade de maior aposta na prevenção de incêndios florestais

Foi com um grupo de alunos da Escola Básica do Vale do Alva que a Caule – Associação Florestal da Beira Serra comemorou o Dia Mundial da Árvore no concelho

Sociedade

Apresentação pública do 22º CineEco

Está a chegar mais uma edição do CineEco. A apresentação Pública da 22ª edição do Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela acontece dia 22 de setembro.

Destaque

Praia Fluvial de Avô vai estar recuperada “o mais rapidamente possível”

O arranque da época balnear está a ser marcado, no concelho de Oliveira do Hospital, pela falta de condições para banhos na conhecida praia fluvial de Avô,…

Última Hora

Ministro da Agricultura e Ministro-Adjunto em Góis para apresentação de medidas no âmbito do PRPI

O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, e o Ministro-adjunto, Pedro Siza Vieira, vão deslocar-se, quarta-feira, 2 de maio, a Góis, a fim de participarem na

Informação

Colisão entre camião e autocarro faz seis feridos

Uma colisão entre um camião e um autocarro no IC1 (estrada que liga a Figueira da Foz a Leiria), em Marinha das Ondas, fez esta manhã seis feridos ligeiros, incluindo