Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto, conhecido veterinário, natural da Freguesia de Meruge, no concelho oliveirense.

Vicente da Costa Pinto, que foi “civicamente empenhado”, assumindo “os valores da democracia e da liberdade”, faleceu no passado dia 22 de dezembro aos 94 anos (1 de maio de 1924).

Através do voto de pesar com que expressa “sentidas condolências” à família de Vicente da Costa Pinto, a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital recordou o seu percurso profissional, nomeadamente a “intensa atividade como médico veterinário” e o facto de ter sido nomeado Diretor Regional de Agricultura da Beira Litoral em 1977.

No início dos anos 80, o prestigiado médico veterinário foi incumbido de proceder à elaboração do Programa da Ovinicultura para a área de produção do Queijo Serra da Estrela onde começou a colaborar com a ANCOSE- Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela.

Tendo sido um dos fundadores da Confraria Queijo Serra da Estrela, Vicente da Costa Pinto “teve um grande protagonismo na área e esteve sempre intimamente ligado a todo o processo de preservação e evolução de um dos mais afamados tesouros gastronómicos de Oliveira do Hospital e de toda a região- o Queijo Serra da Estrela”.

Recorde-se que, no feriado municipal de 2015, foi homenageado através da atribuição da Medalha de Mérito do Município, “em consequência do seu trabalho em prol da Agricultura e do desenvolvimento rural”.

Também antes da Ordem do Dia, Aníbal Correia, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, propôs igualmente o Voto de Pesar em nome da Junta que lidera. Para Aníbal Correia, o Voto de Pesar representa o agradecimento pelo “ilustre cidadão” que “procurou sempre que a sua terra não ficasse fora das oportunidades de obtenção de meios do Estado propiciadores de desenvolvimento”. “O notável percurso de vida cívica e profissional de Vicente da Costa Pinto é um exemplo maior que honra a Freguesia de Meruge, o concelho de Oliveira do Hospital e o Portugal nascido do 25 de abril de 1974”, pode ler-se no Voto de Pesar.

Beatriz Cruz

Previous Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal
Next Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Artigos Relacionados

Informação

Espetáculos marcam fim de semana de “Reis” em Oliveira do Hospital

No próximo fim de semana, a Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, recebe três espetáculos musicais, programados ainda sob a égide da quadra natalícia. 

Informação

Ervedal da Beira com IV Capítulo da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores

  Ervedal da Beira recebe este sábado, dia 2 de dezembro, o IV Capítulo de Entronização da Confraria dos Bolos, Doces, Aguardentes e Licores.

Última Hora

Endesa apoia requalificação de fossas em Nelas em contrapartida pela não construção da barragem de Girabolhos

A Endesa vai apoiar o município de Nelas na requalificação das fossas das 13 localidades do concelho como contrapartida pela não construção da Barragem de Girabolhos.

Informação

Serra da Estrela: Estância produz neve artificial para prolongar época

A Estância de Esqui da Serra da Estrela está a produzir neve artificial para tentar prolongar a época pelo menos até dia 22 de abril, com várias pistas abertas.

Região

Projeto “Semear para Crescer” recebe menção honrosa da ABAE

O projeto “Semear para Crescer”, dinamizado pelo Município de Oliveira do Hospital, recebeu uma menção honrosa no concurso “Boas Práticas Bandeira Azul 2016” da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).

Informação

Queda de neve obriga ao encerramento de estradas na Serra da Estrela

Algumas das estradas de acesso ao maciço central da Serra da Estrela estão hoje de manhã encerradas ao trânsito devido à queda de neve, …

Região

Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Um incêndio destruiu hoje uma habitação localizada em Vila Nova de Ceira, concelho de Góis, distrito de Coimbra, e provocou três desalojados, um casal e uma criança, que foram acolhidos

Última Hora

Mau tempo causa problemas no abastecimento de água em Góis

A chuva ocorrida no início da semana provocou problemas no abastecimento de água à população da vila de Góis. O abastecimento está a ser assegurado por viaturas dos bombeiros, a

Última Hora

Marcelo espera que indemnizações definitivas fiquem definidas até 2017

O Presidente da República afirmou hoje esperar que as indemnizações definitivas às famílias das vítimas mortais dos incêndios fiquem definidas até ao fim do ano, se possível, antes do Natal.

Informação

Estudantes de Oliveira do Hospital insistem na remoção de amianto

A Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital insiste na necessidade de remover os materiais com amianto da sede do agrupamento, pedindo a intervenção do primeiro-ministro,

Sociedade

Ciência ao Rubro na BLC3

Nos dias 27 e 29 de junho, a BLC3 assinalou o términus do ano letivo e da atividade “Ciência sobre Rodas” que decorreu durante o ano, nos Jardins de Infância

Última Hora

Rally Vinho do Dão: dupla Carlos Fernandes e Bruno Abreu sagrou-se campeã

O Rally Vinho do Dão, que decorreu nos dias 26 e 27 de maio no concelho de Nelas, contou com 27 participantes em prova, e onde a dupla Carlos Fernandes/