Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

Assembleia Municipal aprovou Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto

image_pdfimage_print

Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de dezembro, um Voto de Pesar pelo falecimento de Vicente da Costa Pinto, conhecido veterinário, natural da Freguesia de Meruge, no concelho oliveirense.

Vicente da Costa Pinto, que foi “civicamente empenhado”, assumindo “os valores da democracia e da liberdade”, faleceu no passado dia 22 de dezembro aos 94 anos (1 de maio de 1924).

Através do voto de pesar com que expressa “sentidas condolências” à família de Vicente da Costa Pinto, a Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital recordou o seu percurso profissional, nomeadamente a “intensa atividade como médico veterinário” e o facto de ter sido nomeado Diretor Regional de Agricultura da Beira Litoral em 1977.

No início dos anos 80, o prestigiado médico veterinário foi incumbido de proceder à elaboração do Programa da Ovinicultura para a área de produção do Queijo Serra da Estrela onde começou a colaborar com a ANCOSE- Associação Nacional de Ovinos Serra da Estrela.

Tendo sido um dos fundadores da Confraria Queijo Serra da Estrela, Vicente da Costa Pinto “teve um grande protagonismo na área e esteve sempre intimamente ligado a todo o processo de preservação e evolução de um dos mais afamados tesouros gastronómicos de Oliveira do Hospital e de toda a região- o Queijo Serra da Estrela”.

Recorde-se que, no feriado municipal de 2015, foi homenageado através da atribuição da Medalha de Mérito do Município, “em consequência do seu trabalho em prol da Agricultura e do desenvolvimento rural”.

Também antes da Ordem do Dia, Aníbal Correia, presidente da Junta de Freguesia de Meruge, propôs igualmente o Voto de Pesar em nome da Junta que lidera. Para Aníbal Correia, o Voto de Pesar representa o agradecimento pelo “ilustre cidadão” que “procurou sempre que a sua terra não ficasse fora das oportunidades de obtenção de meios do Estado propiciadores de desenvolvimento”. “O notável percurso de vida cívica e profissional de Vicente da Costa Pinto é um exemplo maior que honra a Freguesia de Meruge, o concelho de Oliveira do Hospital e o Portugal nascido do 25 de abril de 1974”, pode ler-se no Voto de Pesar.

Beatriz Cruz

Previous Seia: Atropelamento faz uma vítima mortal
Next Incêndio destrói habitação em Góis e faz três desalojados

Artigos Relacionados

Informação

Fogos de outubro revelaram dificuldades dos municípios no socorro

Os grandes fogos de outubro revelaram as dificuldades que os municípios têm para liderar procedimentos relacionados com a emergência e o socorro, designadamente em resultado dos incêndios rurais.

Informação

Câmara de Oliveira lança requalificação da “estrada em piores condições” e da extensão de saúde de Ervedal da Beira (com vídeo)

A estrada que liga a localidade de Lagos à Lajeosa, no concelho de Oliveira do Hospital, vai ser requalificada, num investimento da Câmara Municipal de cerca de 177 mil euros.

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia de 7 de janeiro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 14.º programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Última Hora

Empresa NN Motos retoma laboração depois do grande incêndio do ano passado

A empresa NN Motos, destruída pelo grande incêndio de outubro de 2017, retomou a laboração um ano após a catástrofe.

Informação

ASAE apreendeu 50 quilos de queijo por uso indevido de rótulo “Serra da Estrela”

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 50 quilos de queijo com utilização indevida do rótulo Queijo Serra da Estrela.

Nacional

Doze fogos no Norte do país preocupam devido ao vento e dimensão

Doze incêndios nos distritos de Viana do Castelo, Aveiro, Viseu, Braga e Vila Real preocupavam os bombeiros às 08h00 devido à sua dimensão…

Desporto

Assembleia Geral Ordinária da AD Nogueirense está marcada para este sábado 25 de maio

Maria Adelaide Nunes da Silva Freixinho, Presidente da Mesa da Assembleia-Geral, convoca todos os associados da Associação Desportiva Nogueirense, a marcarem presença na Assembleia-Geral Ordinária, que terá lugar na sede

Informação

GNR da Guarda pede colaboração de padres na sensibilização das pessoas para limpeza de terrenos

A GNR da Guarda anunciou hoje que pediu a colaboração da Igreja para que os padres ajudem a sensibilizar as populações para a necessidade da limpeza dos terrenos em redor

Sociedade

Nelas apoia construção do lar de Santar com 250 mil Euros

A Câmara Municipal de Nelas aprovou o apoio financeiro de 250 mil Euros para a construção do Lar e do Centro de Dia de Santar, em obra desde Maio passado

Última Hora

Ancose entregou 150 borregas do centro de recria a produtores lesados dos incêndios

A Ancose- Associação Nacional de Criadores de Ovinos Serra da Estrela, procedeu, no passado sábado, nas suas instalações, à primeira fase de entrega de borregas a criadores e produtores que

Região

Filarmónica de Coja realiza jantar solidário para repor instrumentos destruídos em explosão de Gondelim (com áudio)

A Associação Filarmónica Pátria Nova de Coja está a promover a realização de um jantar solidário, de angariação de fundos, destinado à aquisição dos instrumentos destruídos na explosão em…

Região

Sinistralidade: três detenções, 709 infrações e 79 acidentes no distrito de Coimbra

O Comando Territorial de Coimbra procedeu, de 20 a 26 de novembro, a várias operações, no distrito de Coimbra, como a prevenção e o combate à criminalidade violenta e a