Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

…Juntas de Freguesia, povo, equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço e empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio. Após a votação por unanimidade, no salão Nobre da autarquia quase todos os deputados disseram: “muito bem”.

– Maria Alice Gouveia, deputada do CDS-PP, referiu que comunga das preocupações do presidente do Município de Oliveira do Hospital sobre a proliferação do Eucalipto, mas a deputada quer saber qual a estratégia do executivo para travar aquela proliferação.

-Nuno Rafael, deputado do CDS-PP, protagonizou, há instantes, uma contundente intervenção em relação à reportagem da TVI. O jovem deputado acusou o presidente do Município oliveirense de “passividade, laxismo” e “cumplicidade” com a presidente da CCDRC. “Não defendeu o interesse dos oliveirenses… Não houve demarcação dos atos incompetentes da CCDRC”, referiu.

– Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, acusou hoje a Infraestruturas de Portugal de ter cometido um “crime ambiental” ao proceder ao corte de plátanos “centenários” na freguesia.

– Por proposta da Junta de Freguesia de Meruge, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Agostinho de Almeida Santos, que se “notabilizou na medicina reprodutiva”, como referiu Joaquim Garcia, elemento da Junta de Freguesia.

– Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, ameaça com uma “revolta pública” o hipotético abate de plátanos na freguesia, à semelhança do que aconteceu em Ervedal da Beira.

– João Brito, deputado do PSD, lamentou o atraso nas obras de requalificação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Questionou ainda o presidente do MOH se tem intenção de se demitir, se o Governo não avançar com uma data para início e fim do IC6. Interrogou ainda José Carlos Alexandrino sobre a substituição da sinalética ardida no concelho.

– João Esteves, deputado do PSD, disse em reunião da Assembleia que, em matéria de sinalética, “pouco ou nada se alterou” no concelho. Entre outros assuntos, focou também a “desorganização na recuperação das casas” que ficou demonstrada na reportagem da TVI.

– Bruno Amado, autarca de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira (PSD) questionou sobre a requalificação da EN230 e colocação de saneamento…

– João Ramalhete, deputado do PS, compara a intervenção do deputado do CDS-PP à reportagem da TVI para “ter mais vendas e mais votinhos” no “campeonato da dor”.

– O presidente do Município de Oliveira do Hospital acusou de hipocrisia os deputados que votaram a favor do voto de reconhecimento e depois o criticaram tomando por base a reportagem da TVI.
“Quem criticou o esforço do executivo fez mal…as pessoas que falam do que não sabem, são ignorantes” referiu José Carlos Alexandrino que fez questão de apresentar todos os números quanto à recuperação das habitações. Disse que não pode responsabilizar a presidente da CCDRC pelo atraso nas obras. “Não há embuste, nem falta de coragem reivindicativa… aqui houve um grande rigor e grande trabalho”, disse ainda o autarca, considerando que o deputado do CDS, Nuno Rafael, utilizou “uma linguagem rafeira”.

-José Carlos Alexandrino mostrou hoje o Visto do Tribunal de Contas, que ontem chegou à autarquia, para a requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

–  Sobre o IC6 e intenção de demissão de que foi questionado por João Brito, Alexandrino questionou o deputado do PSD, que é presidente do partido, se também não se deveria ter demitido ao conseguir o pior resultado para o PSD nas últimas eleições autárquicas.

[Em atualização…]

image_pdfimage_print
Previous Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num "centro de cultura" (com vídeo)
Next Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

Artigos Relacionados

Informação

Município de Oliveira do Hospital apoia empresários afetados pelo incêndio

A Câmara Municipal está a efetuar o levantamento dos elevados prejuízos causados nas empresas do concelho de Oliveira do Hospital,…

Sociedade

“Tia China”, a guardiã do templo de Lourosa, vai ser uma das homenageadas no Dia do Município

Maria do Patrocínio Nunes, carinhosamente chamada “Tia China”, integra o grupo de personalidades que, amanhã, dia em que se comemora o Dia do Município, …

Informação

GNR vai dar apoio especial a idosos devido frio

A GNR vai reforçar as ações de vigilância e realizar um apoio especial junto dos mais de 45 mil idosos que vivem sozinhos e isolados devido ao frio, indicou hoje

Região

Figueira da Foz: Duas detenções por posse ilegal de arma

O Comando Territorial de Coimbra, através do Destacamento Territorial Montemor-o-Velho, deu cumprimento, ontem,  dia 26 de setembro, a oito mandados de buscas domiciliárias no concelho da Figueira da Foz, na

Última Hora

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova.

Este sábado, dia 3 de fevereiro, entre as 19.h00 e as 20h00, é emitido o 16.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Informação

Prejuízos na agricultura estão a ser contabilizados em Lamego

A Câmara de Lamego disse hoje que, em conjunto com representantes de proprietários e agricultores, está a desenvolver esforços para quantificar …

Informação

Detido assistente hospitalar por abuso sexual de várias pessoas internadas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou a detenção de um homem sobre o qual recaem fortes suspeitas da autoria de vários crimes de abuso sexual de pessoas internadas, …

Informação

ESTGOH coloca 143 alunos na 1ª fase de acesso ao ensino superior (com vídeo)

A Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH) captou 143 novos alunos na 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.

Informação

Incêndio destruiu anexo de habitação em Coimbra

Um incêndio destruiu ontem à tarde um anexo de uma habitação na Rua da Baldeira, na Póvoa de S. Martinho do Bispo, em Coimbra.

Última Hora

Eptoliva comemora Natal dos 25 anos com a comunidade

São inúmeras as atividades natalícias que estão a ser promovidas pela Eptoliva no âmbito dos 25 anos daquela escola de ensino profissional.

Região

Peniche: Bar na Praia do Baleal consumido pelo fogo

Esta manhã, o ‘Bar do Bruno’, na Praia do Baleal, em Peniche, foi consumido pelas chamas.

Informação

Mais de 500 mil hectares de culturas agrícolas afetados pelos incêndios

Os incêndios afetaram este ano mais de 500 mil hectares de terrenos com culturas agrícolas, dos quais 8,8 mil hectares de olival, 2,8 mil de vinha e 2,4 mil de

Informação

Hóquei Patins: FCOH goleou CRC “Os Águias”

O Futebol Clube de Oliveira do Hospital (FCOH), em hóquei patins, venceu ontem, em casa, por 9-3 frente ao Clube Recreativo e Cultural “Os Águias”.

Sociedade

Casimiro Santos integra seleção nacional de Pizzaiolos

O pizzaiolo Casimiro Santos da Pizzaria L’Artista, em Oliveira do Hospital, foi convocado para a seleção nacional de pizzaiolos que vai representar Portugal nos mundiais e nos europeus de pizza. 

Última Hora

Município de Oliveira do Hospital pede “desculpa” pelo estado “lastimável” da EN17

O vice-presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo considerou ontem que “é penoso” para quem passa na EN 17 e “vergonhoso” para quem é responsável pela

Informação

PJ deteve suspeito de fogo posto em Tábua

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Centro, com a colaboração da GNR de Oliveira do Hospital, procedeu à detenção de um homem de 43 anos, …

Última Hora

Hoje é dia de “Lugar Sonoro” na Rádio Boa Nova

Na 9ª emissão do programa (às 14h00) apresentamos alguns dos sons gravados no passado domingo, 7 de maio, na aldeia do xisto da Benfeita, concelho de Arganil, por ocasião das 1620

Região

Rede de Aldeias de Montanha aposta na valorização da sua autenticidade

A Direção e a Assembleia Geral da ADIRAM – Associação para o Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha, entidade gestora da Rede de Aldeias de Montanha,…

Informação

Nasceu mais um bebé no Centro de Saúde de Oliveira do Hospital

Na tarde de hoje, o Centro de Saúde de Oliveira do Hospital “assistiu” a mais um nascimento de uma criança oliveirense.

Região

Feira de S. Mateus quer novo record de visitantes

A Feira de S. Mateus vai realizar-se de 11 de agosto a 17 de setembro, esperando a organização superar o milhão de entradas registadas em 2016.

Destaque

ASAE apreende mais de nove toneladas de produtos cárneos e pescado em Oliveira do Hospital e Leiria

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou três processos de contraordenação a entrepostos frigoríficos, …

Última Hora

Hora da Criança estreou hoje na Rádio Boa Nova

A Rádio Boa Nova estreou, esta tarde, um novo programa dedicado às crianças. Trata-se do espaço “Hora da Criança” conduzido por Zé Conde, numa parceria com a Obra D. Josefina

Última Hora

GNR apreendeu armas, munições e cannabis em Celavisa, Arganil

O Comando Territorial de Coimbra da GNR, através do Núcleo de Investigação Criminal da Lousã e do Posto Territorial de Arganil,…

Região

Penacova aposta na gestão de combustível no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios

A Câmara Municipal de Penacova tem, ao longo dos últimos meses, promovido um conjunto de ações de Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, com o objetivo de reduzir os