Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

image_pdfimage_print

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

…Juntas de Freguesia, povo, equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço e empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio. Após a votação por unanimidade, no salão Nobre da autarquia quase todos os deputados disseram: “muito bem”.

– Maria Alice Gouveia, deputada do CDS-PP, referiu que comunga das preocupações do presidente do Município de Oliveira do Hospital sobre a proliferação do Eucalipto, mas a deputada quer saber qual a estratégia do executivo para travar aquela proliferação.

-Nuno Rafael, deputado do CDS-PP, protagonizou, há instantes, uma contundente intervenção em relação à reportagem da TVI. O jovem deputado acusou o presidente do Município oliveirense de “passividade, laxismo” e “cumplicidade” com a presidente da CCDRC. “Não defendeu o interesse dos oliveirenses… Não houve demarcação dos atos incompetentes da CCDRC”, referiu.

– Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, acusou hoje a Infraestruturas de Portugal de ter cometido um “crime ambiental” ao proceder ao corte de plátanos “centenários” na freguesia.

– Por proposta da Junta de Freguesia de Meruge, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Agostinho de Almeida Santos, que se “notabilizou na medicina reprodutiva”, como referiu Joaquim Garcia, elemento da Junta de Freguesia.

– Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, ameaça com uma “revolta pública” o hipotético abate de plátanos na freguesia, à semelhança do que aconteceu em Ervedal da Beira.

– João Brito, deputado do PSD, lamentou o atraso nas obras de requalificação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Questionou ainda o presidente do MOH se tem intenção de se demitir, se o Governo não avançar com uma data para início e fim do IC6. Interrogou ainda José Carlos Alexandrino sobre a substituição da sinalética ardida no concelho.

– João Esteves, deputado do PSD, disse em reunião da Assembleia que, em matéria de sinalética, “pouco ou nada se alterou” no concelho. Entre outros assuntos, focou também a “desorganização na recuperação das casas” que ficou demonstrada na reportagem da TVI.

– Bruno Amado, autarca de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira (PSD) questionou sobre a requalificação da EN230 e colocação de saneamento…

– João Ramalhete, deputado do PS, compara a intervenção do deputado do CDS-PP à reportagem da TVI para “ter mais vendas e mais votinhos” no “campeonato da dor”.

– O presidente do Município de Oliveira do Hospital acusou de hipocrisia os deputados que votaram a favor do voto de reconhecimento e depois o criticaram tomando por base a reportagem da TVI.
“Quem criticou o esforço do executivo fez mal…as pessoas que falam do que não sabem, são ignorantes” referiu José Carlos Alexandrino que fez questão de apresentar todos os números quanto à recuperação das habitações. Disse que não pode responsabilizar a presidente da CCDRC pelo atraso nas obras. “Não há embuste, nem falta de coragem reivindicativa… aqui houve um grande rigor e grande trabalho”, disse ainda o autarca, considerando que o deputado do CDS, Nuno Rafael, utilizou “uma linguagem rafeira”.

-José Carlos Alexandrino mostrou hoje o Visto do Tribunal de Contas, que ontem chegou à autarquia, para a requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

–  Sobre o IC6 e intenção de demissão de que foi questionado por João Brito, Alexandrino questionou o deputado do PSD, que é presidente do partido, se também não se deveria ter demitido ao conseguir o pior resultado para o PSD nas últimas eleições autárquicas.

[Em atualização…]

Previous Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num "centro de cultura" (com vídeo)
Next Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

Artigos Relacionados

Informação

Muito frio coloca quatro distritos em alerta

Quatro distritos de Portugal continental estão sob aviso amarelo a partir de hoje e até sábado devido ao tempo frio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Última Hora

Coimbra: Polícia recupera ouro e dinheiro furtados do interior de casas

No âmbito de um inquérito de investigação, relacionado com crimes de furto no interior de residências em Coimbra, praticados entre fevereiro e outubro de 2018, foram recuperados vários artigos que

Última Hora

Assembleia Municipal de Arganil aprova apoio à reconstrução das segundas habitações

O regulamento de atribuição de apoio à reconstrução de habitações não permanentes afetadas pelos incêndios de 2017, no concelho de Arganil, foi aprovado, por unanimidade,…

Sociedade

Marcha de Alfama ajuda vítimas do incêndio de Oliveira do Hospital

A Marcha de Alfama voltou a brilhar na última edição das marchas populares de Oliveira do Hospital. Para além da brilhante atuação, a marcha vencedora do concurso promovido na capital,

Última Hora

Viseu: Cinco pessoas intoxicadas por cogumelos, uma está em estado grave

Cinco pessoas sofreram uma intoxicação devido à ingestão de cogumelos, em Lordosa, no concelho de Viseu, na quarta-feira à noite, tendo sido assistidas no hospital.

Desporto

Sampaense com primeira derrota no Campeonato

  O Sampaense Basket perdeu, ontem, frente ao Esgueira por 70-52.

Programas

“A Escola e o Meio” na Rádio Boa Nova

Este sábado, dia 25 de novembro, entre as 19h00 e as 20h00, é emitido o 7.º e programa “A Escola e o Meio”, uma produção do Clube de Rádio do

Região

SEF deteta 14 atletas em situação ilegal na zona de Aveiro

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) detetou 14 atletas estrangeiros em situação ilegal no país, no âmbito de ações de fiscalização a clubes de futebol no distrito de Aveiro.

Região

Pombal: Atropelamento provoca uma vítima mortal

Um atropelamento em Anços, no concelho de Pombal, provocou uma vítima mortal no domingo à noite. De acordo com fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, o

Última Hora

Há mais de 700 atletas a praticar 14 modalidades desportivas em Oliveira do Hospital

A prática desportiva ganha cada vez mais adeptos em Oliveira do Hospital. Atualmente há mais de 700 atlelas, a maioria com menos de 18 anos, a praticar 14 modalidades. Sábado,

Informação

Projeto pioneiro leva jovens exploradores à descoberta da Serra do Açor

A primeira edição do programa “Exploradores – [email protected]çor” decorreu, entre os dias 10 e 13 de setembro, na freguesia da Benfeita e evelou-se “uma verdadeira viagem pelos recantos da Paisagem

Informação

Derrocada na Serra da Estrela condicionou trânsito. Situação já está resolvida

As fortes chuvas que se fazem sentir no distrito da Guarda provocaram uma derrocada no acesso a Manteigas, na Serra da Estrela.