Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

Assembleia Municipal aprova “voto de reconhecimento” aos oliveirenses pelo esforço na recuperação após incêndio

A Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital acaba de aprovar, por unanimidade, um “voto de reconhecimento ao executivo Municipal de Oliveira do Hospital (MOH),…

…Juntas de Freguesia, povo, equipas de funcionários, entidades públicas e privadas e associações cívicas” pelo esforço e empenho e sentido de missão na recuperação do concelho após o grande incêndio. Após a votação por unanimidade, no salão Nobre da autarquia quase todos os deputados disseram: “muito bem”.

– Maria Alice Gouveia, deputada do CDS-PP, referiu que comunga das preocupações do presidente do Município de Oliveira do Hospital sobre a proliferação do Eucalipto, mas a deputada quer saber qual a estratégia do executivo para travar aquela proliferação.

-Nuno Rafael, deputado do CDS-PP, protagonizou, há instantes, uma contundente intervenção em relação à reportagem da TVI. O jovem deputado acusou o presidente do Município oliveirense de “passividade, laxismo” e “cumplicidade” com a presidente da CCDRC. “Não defendeu o interesse dos oliveirenses… Não houve demarcação dos atos incompetentes da CCDRC”, referiu.

– Carlos Maia, presidente da União de Freguesias de Ervedal e Vila Franca da Beira, acusou hoje a Infraestruturas de Portugal de ter cometido um “crime ambiental” ao proceder ao corte de plátanos “centenários” na freguesia.

– Por proposta da Junta de Freguesia de Meruge, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, um voto de pesar pelo falecimento do Dr. Agostinho de Almeida Santos, que se “notabilizou na medicina reprodutiva”, como referiu Joaquim Garcia, elemento da Junta de Freguesia.

– Agostinho Marques, autarca de Alvôco de Várzeas, ameaça com uma “revolta pública” o hipotético abate de plátanos na freguesia, à semelhança do que aconteceu em Ervedal da Beira.

– João Brito, deputado do PSD, lamentou o atraso nas obras de requalificação do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital. Questionou ainda o presidente do MOH se tem intenção de se demitir, se o Governo não avançar com uma data para início e fim do IC6. Interrogou ainda José Carlos Alexandrino sobre a substituição da sinalética ardida no concelho.

– João Esteves, deputado do PSD, disse em reunião da Assembleia que, em matéria de sinalética, “pouco ou nada se alterou” no concelho. Entre outros assuntos, focou também a “desorganização na recuperação das casas” que ficou demonstrada na reportagem da TVI.

– Bruno Amado, autarca de Santa Ovaia e Vila Pouca da Beira (PSD) questionou sobre a requalificação da EN230 e colocação de saneamento…

– João Ramalhete, deputado do PS, compara a intervenção do deputado do CDS-PP à reportagem da TVI para “ter mais vendas e mais votinhos” no “campeonato da dor”.

– O presidente do Município de Oliveira do Hospital acusou de hipocrisia os deputados que votaram a favor do voto de reconhecimento e depois o criticaram tomando por base a reportagem da TVI.
“Quem criticou o esforço do executivo fez mal…as pessoas que falam do que não sabem, são ignorantes” referiu José Carlos Alexandrino que fez questão de apresentar todos os números quanto à recuperação das habitações. Disse que não pode responsabilizar a presidente da CCDRC pelo atraso nas obras. “Não há embuste, nem falta de coragem reivindicativa… aqui houve um grande rigor e grande trabalho”, disse ainda o autarca, considerando que o deputado do CDS, Nuno Rafael, utilizou “uma linguagem rafeira”.

-José Carlos Alexandrino mostrou hoje o Visto do Tribunal de Contas, que ontem chegou à autarquia, para a requalificação da escola sede do Agrupamento de Escolas de Oliveira do Hospital.

–  Sobre o IC6 e intenção de demissão de que foi questionado por João Brito, Alexandrino questionou o deputado do PSD, que é presidente do partido, se também não se deveria ter demitido ao conseguir o pior resultado para o PSD nas últimas eleições autárquicas.

[Em atualização…]

Previous Alvôco de Várzeas transforma-se, neste fim de semana, num "centro de cultura" (com vídeo)
Next Município de Seia apoia estudantes do ensino superior com bolsas de estudo

Artigos Relacionados

Informação

Ministro da Economia na inauguração da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital

  A 26.ª edição da Festa do Queijo Serra da Estrela de Oliveira do Hospital que abre portas este sábado, 11 de março, será inaugurada pelo Ministro da Economia, Manuel

Sociedade

Misericórdia de Galizes promove mais uma Gala “Dr. António Vaz Patto”

É já no próximo domingo, dia 27 de novembro, que a Santa Casa da Misericórdia de Galizes realiza a 4ª Gala “Dr. António Vaz Patto”. Na Gala que serve de

Informação

Casa da Cultura de Oliveira do Hospital vai ter auditório para 300 pessoas

Maior e mais moderna. Assim vai ser a futura Casa da Cultura César Oliveira, em Oliveira do Hospital, fruto da ligação ao Colégio …

Destaque

Confraria do Queijo Serra da Estrela encara morte de Grão Mestre com “profunda tristeza”

O momento é de pesar no seio da Confraria do Queijo Serra da Estrela, diante da perda de Manuel Leal Freire, fundador e único grão mestre da história da confraria.

Informação

António Lopes assume candidatura à Câmara de Oliveira do Hospital

O destituído presidente da Assembleia Municipal de Oliveira do Hospital, António Lopes, assumiu na última reunião daquele órgão que vai ser candidato à Câmara Municipal oliveirense com vista a corrigir

Informação

Região: Ministro do Ambiente visita obras de compensação pela não construção da Barragem de Girabolhos

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, visita os concelhos de Nelas, Gouveia, Mangualde e Seia, no próximo dia 5 de setembro,…

Destaque

Incêndio em Oliveira do Hospital (Quintas de S. Pedro), está praticamente resolvido.

Foi graças à pronta intervenção dos bombeiros e de 3 meios aéreos (helicópteros), que o fogo que deflagrou junto às Quinta de S. Pedro em Oliveira do Hospital no início desta

Última Hora

Incêndio numa casa provoca queimaduras num residente

Hoje, pelas 14:00, os Bombeiros Voluntários de Oliveira do Hospital foram acionados para um incêndio urbano, na povoação de Catraia de S. Paio, originado pelo sistema de aquecimento. O incêndio

Destaque

Ténis de Mesa: Sporting e Benfica disputam Supertaça em Oliveira do Hospital

A acontecer pela primeira vez em Oliveira do Hospital, a SuperTaça em Ténis de Mesa vai ser disputado, no próximo sábado, dia 24 (15h00), pelo Sporting e Benfica…

Nacional

Operação Todos os Santos termina com 1 157 acidentes e cinco mortos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) registou 1.157 acidentes que provocaram cinco mortos e 18 feridos graves durante os cinco dias da operação Todos os Santos, em que foram detidos 147

Informação

Miguel Ventura convidado para Adjunto do Ministro da Agricultura Capoulas dos Santos

Miguel Ventura, até aqui presidente da ADIBER, passa a partir desta segunda-feira, a exercer funções como adjunto no gabinete do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural liderado por Capoulas

Última Hora

Esplanadas de Oliveira do Hospital continuam isentas de taxas entre 1 de maio e 30 de setembro

Os cafés, bares e restaurantes de Oliveira do Hospital voltam este ano a estar isentos do pagamento de taxas de esplanadas entre 1 de maio e 30 de setembro. A